O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » Como montar uma franquia de açaí: passo a passo para você fazer com sucesso

Como montar uma franquia de açaí: passo a passo para você fazer com sucesso

Sumário

O mercado de Alimentação é um ramo interessante e uma das formas de investir nele é com uma franquia de açaí. Este modelo de negócio tem chamado a atenção. Por isso, confira algumas dicas de como montar uma franquia de açaí.

O mercado de açaí apresenta um crescimento de cerca de 15% ao ano. Sendo assim, o consumo da fruta é alto, o que demonstra que é uma boa alternativa de investimento.

O Açaí é uma sobremesa que já está presente na vida e no gosto dos brasileiros, sendo consumido por grande parte da população. Isso faz com que esse mercado esteja muito movimentado e em constante crescimento.

No post de hoje, vamos lhe mostrar como montar uma franquia de açaí. O mercado de franquias está crescendo muito com o tempo. Isso acontece porque, as franquias é um bom modelo de negócio, que beneficia ambos os lados do acordo. Continue a leitura e saiba mais!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS DE AÇAÍ. Acesse!

O mercado de açaí no Brasil

O mercado de açaí no Brasil está em constante ascensão, impulsionado pelo seu sabor único e benefícios à saúde. Assim, as companhias adaptam-se e oferecem diversas formas do produto. Isso desde polpas congeladas até sorvetes e barras energéticas.

Logo, a demanda internacional coloca o Brasil como líder na exportação da fruta. No entanto, é importante ressaltar o consumo interno significativo, com cerca de 150 toneladas consumidas anualmente em São Paulo, 500 toneladas no Rio de Janeiro e 200 toneladas nos demais estados.

Já em 2022, o país consumiu 1,5 milhão de toneladas. Desse modo, gerou uma receita expressiva de R$ 50 bilhões. Esses números evidenciam a importância econômica e cultural do açaí no Brasil.

Para quem uma franquia de açaí é indicada?

Uma franquia de açaí é indicada para empreendedores apaixonados por saúde e bem-estar. O perfil ideal do franqueado é aquele que busca um negócio lucrativo em um mercado em expansão.

Ou seja, pessoas com habilidades de gerenciamento e atendimento ao cliente se destacam nesse ramo. Além disso, é indispensável ter afinidade com o produto e compreensão do mercado local.

Inclusive, esse é um dos assuntos abordados no curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas. Assim, potencialize o seu conhecimento sobre ter uma franquia de sucesso.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

A franquia de açaí atrai tanto jovens em busca do primeiro negócio quanto empresários experientes que desejam diversificar seus investimentos.

Por fim, a chave para o sucesso está na dedicação, comprometimento e capacidade de acompanhar as tendências do setor. A seguir, confira quais são as melhores opções de franquias de açaí para abrir.

Franquias de açaí para você investir

Como você viu até aqui, a franquia de açaí desponta como uma escolha atraente no mercado atual. Com o aumento da demanda por alimentos saudáveis e convenientes, investir em uma franquia de açaí pode ser uma boa opção.

Então, imagine-se como parte desse mercado em expansão, oferecendo aos clientes uma alternativa deliciosa e nutritiva.

Com uma variedade de modelos de negócio disponíveis, desde quiosques em shoppings até lojas de rua, há uma franquia de açaí adequada para cada perfil de investidor.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Agora, explore as alternativas de negócios e descubra a melhor franquia para você iniciar sua jornada empreendedora. Acompanhe!

[raio_x]

Veja como montar uma franquia de açaí!

Para quem deseja lucrar, mas não sabe com o que atuar no mercado, por falta de experiência ou por medo de sair investindo em qualquer ramo, essa alternativa pode ser uma boa solução.

O mercado de açaí está crescendo muito. Isso faz com que o ouro roxo, como é carinhosamente chamado o açaí, seja cada vez mais apreciado no país, sendo consumido pelos brasileiros no seu dia a dia.

Ou seja, ter uma franquia de açaí, pode lhe garantir um lucro muito grande, pois de fato é um mercado em ascensão.

Mas ainda que seja um bom mercado, você precisa tomar alguns cuidados para que sua franquia seja formulada corretamente, e não acabe passando por dificuldades ao longo do tempo.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Então, saber como montar uma boa franquia de açaí é um fator importante para que todo o seu negócio dê certo, tanto a curto como a longo prazo também.

Por fim, veja a seguir o passo a passo para você ter uma franquia de açaí de sucesso e começar com o pé direito nesse mercado promissor.

Tenha certeza que tem o perfil

Para começar a trabalhar com qualquer tipo de franquia, mesmo que não seja no setor de açaí, o franqueado precisa se encaixar em alguns aspectos que a franqueadora coloca.

Sendo assim, isso é importante para que seus franqueados realmente sejam aqueles que estejam mais engajados com o negócio e que vão desempenhar o melhor serviço possível. Nesse sentido, haverá mais lucros, tanto para a marca em geral, mas também para seus franqueados.

Essas informações sobre o perfil de franqueado que a franqueadora busca, geralmente estão presentes no site da franquia, onde terá todas as orientações sobre o negócio.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Por exemplo, o perfil do franqueado, mas também, as condições da marca, como investimento inicial, taxa de franquia e lucro mensal. Esse tipo de informação sobre os negócios em geral da franquia podem lhe auxiliar muito na hora de escolhê-la.

Mas voltando ao perfil de franqueado, analise se você tem todas as características que a própria franqueadora pede, ou até mesmo, avalie se você pode se adequar a eles. Em seguida, estará apto a começar a escolher uma boa franquia para você.

Avalie seu desejo de atuar com açaí

Achar uma boa franquia de açaí é um ponto importante para o futuro do seu empreendimento. Mas antes de escolher a franquia, é importante verificar as opções que se encaixam ao seu perfil e aos seus interesses.

Ou seja, o futuro franqueado precisa descobrir o empreendimento que é mais adequado às suas características e aos seus gostos, para que possa desempenhar o melhor trabalho possível nessa área.

Então, faça uma autoavaliação e veja se você gostaria e teria aptidão para trabalhar com essa área, analise se você realmente teria prazer em trabalhar no setor de açaí. Se a resposta for sim, você já está a mais um passo de ter sua franquia de açaí e esse ponto é importante.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Isso porque, ao trabalhar com algo que você não gosta, a chance de não se empenhar e deixar o negócio fracassar é muito maior do que se você trabalhasse em uma área que gosta ou domina.

Entenda sua capacidade financeira

Analisar e entender de fato como funcionam as coisas é o que você vai ter que fazer na hora de escolher uma franquia.

Isso porque, analisar e saber o que será melhor para você em termos de lucro, de qualidade de serviço ou outros quesitos é o que definirá se você terá sucesso ou não com o seu negócio.

Então, analise e entenda a sua capacidade financeira para investir em um determinado empreendimento. Veja de fato quanto você pode aplicar em um negócio e invista corretamente o seu dinheiro.

Por último, estará realizando de forma correta, onde vai lhe trazer lucro e melhorar a sua franquia para o público. Assim, você deixará seu negócio cada vez melhor e lucrativo.  

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Pesquise por marcas de franquias

Como já falado, saber sobre alguns pontos do negócio é algo importante e que fará muita diferença durante o processo de abertura da sua franquia.

Caso não exista a transmissão das informações, não há como você saber de nada. Mas para resolver isso, hoje temos a internet que nos informa sobre tudo, até mesmo sobre as empresas.

Logo, pesquise por marcas de franquias de açaí, para que você possa ter o conhecimento. Mesmo que goste muito de açaí, tenho certeza que você não conhecerá todas as franquias do mercado.

Então, pesquise no Google ou em outras plataformas por diversas franquias de açaí, para que você tenha um leque maior de escolha.

Analise várias franquias de açaí

Existem várias franquias de açaí no mercado, o que é bom, pois possibilita um número maior de escolhas para os investidores. Mas se o investidor não tiver experiência de mercado isso pode acabar sendo ruim, pois só o deixará ainda mais confuso.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Porém, com a internet você pode pesquisar a fundo todas as franquias do mercado, fazendo com que conheça antes de entrar para a marca.

Nesse sentido, para entender mais sobre como como montar uma franquia de açaí pesquise e analise cada uma delas, veja suas características, condições e tudo que puder saber.

Por fim, conseguirá achar uma boa marca para você de forma muito mais fácil e prática, sem ter que sair do conforto da sua casa.

Entre em contato com as franqueadoras

Entre em contato com as franqueadoras das redes que você se interessou no mercado, após fazer as pesquisas e ver se encaixam com você. Ao entrar em contato com a marca, já demonstre seu interesse em ser um franqueado.

Mas ao entrar em contato, faça perguntas sobre a franquia. Dessa forma, realize questionamentos que vão clarear ainda mais sua visão sobre o negócio.

Busque saber se o que você pesquisou realmente é verdade e como a empresa funciona internamente. Portanto, você vai se aprofundar ainda mais nos negócios que estão chamando a sua atenção no mercado de açaí.

Visite unidades das franquias

Para conhecer algo ou alguém de verdade é importante ter proximidade e prestar bem atenção em tudo que é feito. Mas para conhecer uma franquia, não tem nada melhor do que ir em uma unidade dela.

Assim, você conseguirá enxergar alguns aspectos internos da marca, tendo uma proximidade maior e atenção como as coisas funcionam dentro da unidade.

Então, ao visitar uma unidade, analise alguns pontos importantes dessa franquia. Por exemplo, como o atendimento é feito, como a franquia ficará quando estiver montada e o fluxo de pessoas que irão nela.

Tudo isso para que você tenha noção de como as coisas vão funcionar na sua unidade. Portanto, procure conversar com o dono e pergunte sobre números da empresa.

Entenda também como a franqueadora ajuda o franqueado e faça outras perguntas que vão lhe apoiar na escolha de uma boa franquia.

Converse com franqueados de cada negócio

Procure entrar em contato com algumas lojas da rede para falar com os franqueados e entender de perto como tudo funciona. Sendo assim, ao falar com os franqueados da rede, já se planeje com um roteiro de perguntas.

Em seguida, entenda durante a conversa se o franqueado está satisfeito com a marca. Além disso, verifique se há um apoio adequado da empresa e sobre valores. Por exemplo, a franquia é lucrativa?

Lembre-se que é interessante entender também se a marca é competitiva no mercado e qual é sua rentabilidade. Depois, procure entender como funciona a participação do franqueado no empreendimento, seus direitos e deveres.

Uma conversa com ex-franqueados também vale a pena para saber quais foram os motivos que levaram a desistência do negócio.

Compare as marcas

Agora é hora de fazer um estudo sobre as marcas que você levantou do mercado. Após realizar as visitas e conversas de todas as franquias, já ficou claro seus pontos positivos e negativos.

Então, analise com calma todos após listá-los. Pense quais estão mais dentro das vontades e necessidades. Além disso, procure participar de feiras do setor para conhecer propostas de negócios.

Ainda, entre os fatores importantes a serem analisados estão o investimento necessário, prazo médio de retorno, entender o funcionamento do cotidiano da franquia etc.

Porém, é bom saber também o número de franqueados, dados do contrato, como o prazo de retorno do investimento e ter mais informações sobre o público-alvo.

Além disso, procure saber quais os diferenciais da marca e os custos de operação, suas perspectivas etc. Mas e quanto aos suportes? Com o que você poderá contar? São bons pontos de comparação? Busque as respostas.

Tire todas as suas dúvidas

Nesse momento, tirar todas as dúvidas é fundamental. Logo, não se precipite em sua decisão e tenha calma. Saiba que a melhor franquia para você é aquela que se encaixa ao seu perfil do empreendedor, bem como no seu bolso.

Após isso, antes de investir, analise todos os outros pontos levantados, o seu conhecimento sobre a marca e faça mais perguntas se necessário. Mas além disso, procure achar uma rede que tenha uma taxa de franquia que você pode pagar.

Portanto, não se esqueça também do fundamental que é conhecer o produto. Na hora de como montar uma franquia de açaí, se deliciar com a fruta da marca é essencial!

Abra sua franquia!

Pronto! Chegou o momento tão aguardado de abrir a sua franquia. Então, procure pela franqueadora. Geralmente você consegue entrar em contato pelo site da franquia, por meio do preenchimento de um formulário.

Existem algumas etapas necessárias a partir daí, como a leitura e assinatura do contrato e realizar o pagamento da taxa de franquia.

Você será informado de todos os passos quanto a parte burocrática. O investidor poderá ser dispensado de alguma fase na hora da abertura da empresa, de acordo com cada franquia, regras municipais e estaduais.

Por outro lado, se o empresário não tiver um negócio em seu nome, a abertura do CNPJ e o registro na Junta Comercial são necessários. Ao longo do texto, você aprendeu como montar uma franquia de açaí.

Ainda, conferiu dicas e opções de marcas para empreender. Agora que está por dentro do assunto, abra o seu negócio e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje