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Conversão de bandeira: vantagens de virar uma franquia

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vários bloquinhos de madeira com desenho de loja na frente e um em vermelho mostrando crescimento e em vermelho. Imagem ilustrativa texto conversão de bandeira

Conversão de bandeira: vantagens de virar uma franquia

Apostar na conversão de bandeira tende a ser o melhor caminho para uma empresa que busca crescer ou voltar a ter bons resultados. Mas você sabe o que isso quer dizer?

Essa modalidade de empreendimento é facilmente vista em setores mais simples do varejo ou de prestação serviços cuja competitividade é muito alta.

É o caso de farmácias, supermercados, lojas de construção, bares, restaurantes, escolas, consultórios etc. Sendo assim, o empresário se une a uma franquia para voltar a crescer.

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Esse modelo de negócio é um dos mais seguros, de acordo com o Sebrae. Dessa forma, para descobrir se essa é a melhor solução para o seu negócio, nós preparamos o texto a seguir. Acompanhe!

O que significa fazer a conversão de bandeira?

Os empreendedores que estão interessados em fazer a conversão de bandeira precisam entender o que isso quer dizer na prática.

Esse modelo de adesão empresarial é feito para que o investidor, dono de uma empresa, possa adquirir uma franquia para se ajustar ao mercado.

Resumidamente podemos dizer que a sua marca deixa de existir e assume uma nova identidade. No geral, existem pelo menos três situações que devem ser avaliadas antes de tomar essa atitude.

Afinal, estamos falando de uma mudança que trará consequências. A princípio, a estratégia é muito bem-vinda caso o seu empreendimento não esteja alcançado os resultados esperados.

Ou seja, rendimentos abaixo do normal ou em queda. Outra possibilidade é quando a sua empresa alcança o limite e não se consegue expandir.

Unindo sua empresa a uma franqueadora, a tendência será a expansão das suas ações com maior facilidade.

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Por fim, outro ponto que motiva a realização dessa mudança é a busca por algo mais consistente, com soluções que permitam aumentar o faturamento.

Dessa forma, ao lado de uma franqueadora, e com a integração realizada, a nova empresa contará com diversas vantagens oferecidas pela franquia.

Pois assim, haverá a possibilidade de trabalhar com preços mais competitivos e com um melhor custo-benefício para os clientes.

Vantagens de fazer conversão de bandeira

Vemos a silhueta de um homem de terno ao fundo; em foco, vemos ele retirar uma peça do jogo Jenga (imagem ilustrativa). Texto: conversão de bandeira.
Fazer a conversão de bandeira permite ter um equilíbrio maior no desenvolvimento do seu negócio.

Fazer uma mudança como essa gera diversas transformações no seu negócio e, por isso, o processo de escolha da franqueadora é tão importante. Logo, deve-se analisar detalhadamente a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Com a garantia de que a marca tem o que você precisa, o caminho se torna mais fácil. Esse será o momento de aproveitar as diversas vantagens que essa junção oferece.

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Vale destacar que essa estratégia tem um custo mais reduzido em comparação com o formato tradicional de franquias. Esse é apenas um dos benefícios que ajudam com o sucesso do seu empreendimento.

Uso de uma marca reconhecida

Primeiramente, podemos falar que a conversão de bandeira permite que você tenha uma marca reconhecida por trás do seu negócio. Ou seja, num mercado competitivo, esse simples detalhe fará toda a diferença.

Dependendo do segmento em que você está, o melhor caminho será se unir a uma franqueadora. Você estará juntando a credibilidade da sua empresa a uma marca renomada em território nacional.

Com isso você poderá alcançar um novo público, tendo um diferencial contra a concorrência.

Plano de negócio da franquia

Ao decidir abrir a sua empresa, certamente você teve que passar pela etapa do plano de negócio e sabe o quão complicado é fazê-lo, mantê-lo atualizado, de acordo com as mudanças do mercado.

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Mas ao se unir a uma franquia, essa não será mais uma preocupação sua. Toda essa parte fica por conta da franqueadora.

Com isso, você ganha tempo para cuidar de outras questões importantes para o desenvolvimento da sua unidade, como as estratégias para ganhar ainda mais público na sua região.

Importante destacar que qualquer alteração feita pela franquia no plano de negócio será informada aos franqueados. Portanto, não se preocupe. Pois a marca sabe o que é preciso fazer para se manter viva no mercado.

Suportes oferecidos pela franqueadora

Uma das questões que mais chamam a atenção na hora de realizar a conversão de bandeira é com relação ao suporte oferecido pela franqueadora.

Essa ajuda permite que você tenha acesso a uma gama de auxílios que terão impacto direto na sua unidade. Na maioria dos casos, há um time específico para cada área.

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Sendo assim, você poderá contar com ajuda no marketing, para resolver algum problema relacionado à gestão do negócio, ou para a aplicação dos padrões estabelecidos pela franquia.

Sem contar nos treinamentos oferecidos para que você possa entender e conhecer a missão e a cultura da franqueadora. Essas ações também são oferecidas aos seus colaboradores.

Inteligência de mercado

Pessoas reunidas com documentos e gráficos sobre a mesa (imagem ilustrativa). Texto: conversão de bandeira.
O estudo de inteligência de mercado ajuda nos momentos de tomada de decisão de modo mais assertivo.

O processo de inteligência de mercado é fundamental para o sucesso de toda empresa. Sem isso, você não tem condições de conhecer o seu público e de compreender como suas ações os impacta.

Nenhuma estratégia funciona sem esse tipo de relatório. E quando você decide unir o seu negócio a uma franqueadora, ela oferece essa percepção de maneira contínua.

Assim, ela consegue desenvolver ações levando em consideração as necessidades do público-alvo, entender como a marca é vista, adaptar a logística da rede, mudanças do mercado etc.

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Previsão de crescimento

Por fim, uma das maiores vantagens de assumir uma franquia é com relação à previsão de crescimento.

Todas as franqueadoras apresentam os resultados médios esperados de suas unidades. Para conseguir alcança-los, basta seguir todas as orientações da matriz e fazer uma boa administração.

Lembrando que você não tem que se preocupar com nada que não seja conseguir chegar nos resultados esperados.

Não há estratégias de marketing, plano de negócio para estudar ou até mesmo relatórios infinitos para definir o que deve ser feito.

3 marcas que permitem fazer a conversão de bandeira

Apesar de a conversão de bandeira ser algo comum, algumas marcas não oferecem essa possibilidade. Por isso, caso se interesse por alguma empresa, entre em contato com ela e saiba mais detalhes.

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A seguir, vamos apresentar três franqueadoras que trabalham com esse modelo.

1. 5àsec

Referência em lavanderias pelo mundo, a 5àsec é uma das empresas que oferecem ao franqueado a opção de conversão de bandeira.

Presente em diversos países, a líder do segmento opera no Brasil desde a década de 1990, e tem se popularizado cada vez mais.

São mais de 440 unidades por diversos estados brasileiros. Entre os motivos do sucesso da marca está a qualidade dos seus serviços e o atendimento de primeiro alta qualidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 65 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 40 meses

2. Sorridents

Vemos uma mulher sendo examinada por uma dentista. Sorridente, a mulher olha para a profissional que, devidamente paramentada, parece falar alguma coisa (imagem ilustrativa).
A Sorridents é uma franquia com amplo histórico no ramo de odontologia.

A rede de clínicas odontológicas Sorridents oferece uma oportunidade de negócio com grande destaque.

Com mais de 25 anos de história, a marca já atendeu mais de 4,5 milhões de pacientes no Brasil. Muito desse sucesso se dá pela infraestrutura e os especialistas que compõem o time da franqueadora.

Atualmente, a empresa conta com 325 unidades espalhadas pelo país, levando a missão de fazer com que todos sorriam com tranquilidade e sem medo.

Essa é uma ótima oportunidade para você que atua na área e pensa em fazer essa mudança.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 250 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 150 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

3. KNN Idiomas

Considerada a escola de idiomas que mais cresce no Brasil, a KNN idiomas possui pouco mais de 15 anos de história. Ela está presente em pelo menos 23 estados, compondo uma rede de aproximadamente 445 unidades.

Seu grande diferencial é o suporte vitalício oferecido para os franqueados. Além disso, as práticas pedagógicas que ajudam a reter os alunos também são ponto alto da empresa.

Oferecendo estabilidade e lucratividade atrativa, a empresa acaba se destacando pela segurança. Os idiomas ensinados na escola são Inglês, Espanhol, Alemão e Francês.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

Ao longo do texto, você pôde entender que, se a sua empresa não está alcançando os resultados desejados, existe uma possibilidade de dar uma “chacoalhada”. Ou seja, tornando um franqueado de uma marca de renome.

Gostou de conhecer sobre o processo de conversão de bandeira? Continue com a gente e leia o artigo “Empreendedores de sucesso: tudo que você precisa saber para ser um”.

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