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Valores de franquias: quanto custa e quais as taxas de uma franquia?

notas de dolares sobrepostas. Imagem ilustrativa texto valores de franquias

Os valores de franquias são pontos primordiais para avaliar se um negócio realmente vale a pena ou não. Afinal, sem conhecê-los, seria muito fácil apostar em um empreendimento para o qual você não estava preparado.

Abrir um negócio do zero não é algo simples. Você precisa ficar atento a diversas questões e, normalmente, não sabe o quanto irá gastar no final das contas. Mas quando se trata das franquias, a história é um pouco diferente.

Todas as marcas conseguem oferecer uma previsão mais assertiva sobre esse ponto. Por isso é tão importante ter conhecimento sobre todas as taxas necessárias para tirar o projeto do papel, saber quais e como são calculadas. Essa transparência é um traço fundamental do modelo.

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Tanto que, de acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas 15% das unidades franqueadas fecham antes de completar 10 anos. Esse cenário confere ao modelo de negócio das franquias o posto de empreendimento mais seguro do país.

Nesse sentido, para evitar que você corra riscos desnecessários, preparamos o texto a seguir explicando quais e como são calculadas as principais taxas de uma franquia. Acompanhe a leitura.

Quais as taxas comuns em uma franquia?

Para que você compreenda os valores de franquias, é preciso entender, antes de tudo, as principais taxas que movem esse empreendimento. Ou seja, graças a esses valores, será possível realmente ter um negócio bem estruturado.

Falamos de algo essencial para o desenvolvimento das redes como um todo. É o que torna o sistema de franquias realmente atrativo. Se não fosse por esses aparatos, o sistema poderia oferecer mais problemas do que os enfrentados por quem decide abrir um negócio do zero, por exemplo.

Essas taxas existem para que o direito de todos os franqueados se mantenham por igual. 

Taxa de franquia

Em primeiro lugar, entre os valores de franquias, está a taxa de franquia. Ela se refere à aquisição dos direitos do franqueado explorar comercialmente os produtos e serviços da marca em questão. Esse é o primeiro passo para que um franqueado formalize suas operações como um membro da rede.

Além disso, graças a taxa de franquia, você garantirá o acesso aos treinamentos e ao suporte oferecidos pela franqueadora. Dessa forma, são concedidos auxílios para aquisição de pontos comerciais ou para contratação do seu quadro de funcionários, por exemplo.

Geralmente, para calcular o valor dessa taxa, leva-se em consideração alguns pontos importantes. Entre eles costuma entrar o custo da operação como um todo, o know-how, o tempo de contrato, o valor da marca, e até os seus concorrentes diretos.

Royalties

Enquanto a taxa de franquia permite que você inicie os trabalhos como franqueado, os royalties funcionam como uma manutenção desse direito. Pagos regularmente, seu valor possui um calculo diferente da taxa de franquia. As franqueadoras podem optar entre dois formatos:

O primeiro, calcula-se por meio de uma porcentagem do faturamento da unidade (formato mais utilizado em grandes empreendimentos), e o segundo, por meio de uma taxa fixa e estipulada após a assinatura do contrato. Durante a vigência desse contrato, esse valor permanece o mesmo, podendo sofrer alterações somente no momento da sua renovação.

Em suma, os royalties vão permitir a troca efetiva dos serviços prestados pelo franqueador ao franqueado a qualquer momento da sua jornada. Isso significa suporte disponível, que fará toda a diferença para que seu empreendimento seja realmente um sucesso.

Vale ressaltar, existem algumas marcas que, por terem uma estratégia de inserção no mercado mais agressiva, não cobram essa taxa.

Fundo de marketing

Três homens e uma mulher estão reunidos em volta de uma mesa. Vemos, à mesa, copos com água, muitos papéis e um notebook, utilizado por um dos homens. Juntos, eles parecem discutir estratégias (imagem ilustrativa). Texto: valores de franquias.
O fundo de marketing é uma forma da franqueadora conseguir desenvolver ações publicitárias para toda a rede.

O fundo de marketing é uma taxa estabelecida em contrato e que consta na Lei de Franquias. Essa diretriz visa criar uma reserva destinada à criação de campanhas publicitárias para a rede como um todo. Nesse sentido, o franqueado não precisa se preocupar com nada relacionado à promoção do seu empreendimento.

Sendo assim, basta acessar a biblioteca da marca e fazer a divulgação da unidade. O pagamento pode ser feito da mesma forma que os royalties, variando entre uma porcentagem fixa do faturamento ou uma taxa pré-estabelecida.

Importante frisar, para que você tenha mais segurança e a certeza de que o dinheiro está sendo utilizado da melhor maneira possível, a Lei permite que o franqueado tenha acesso à prestação de contas desse fundo a cada 12 meses.

Todavia, caso você queira fazer algo que fuja aos padrões do que a franqueadora oferece, será necessário obter uma autorização para essa divulgação. Essa é uma diretriz que visa preservar a identidade visual da marca. Do contrário, haveria complicações de ordem contratual.

Capital para instalação da franquia

Para franqueados que vão optar por uma loja física, e não home office, é necessário separar o capital para instalação da sua unidade. Todas as marcas têm padrões que precisam ser seguidos. Alguns exemplos são os tipos de mesas, balcões, cor das paredes, materiais de uso do cliente, tamanho da sala etc.

São valores de franquias que não costumam ser fixados no contrato, justamente por dependerem de aspectos espaciais que, muitas vezes, podem extrapolar o planejamento inicial. O mesmo valor para a reforma em uma região pode ser o dobro em outra, por exemplo. Sendo assim, existe apenas uma estimativa média do que pode ser gasto.

Para que você tenha uma ideia mais real dos valores, pesquise bastante com as marcas e comece a analisar os preços de material e mão de obra para uma eventual reforma em lojas de construção, por exemplo, assim como custos operacionais, como pedreiros.

Caso queira, você pode recorrer aos bancos para acessar uma linha de crédito exclusiva para futuros franqueados. Quase todas as instituições financeiras do país possuem condições exclusivas e bastante atraentes para novos empreendedores.

Capital de giro

Por fim, mas não menos importante, temos o Capital de Giro, fechando os valores de franquias. Ele é responsável por manter o seu negócio funcionando nos primeiros meses, momento em que o empreendimento ainda não possui forças para se manter sozinho. Aqui, é preciso considerar pontos como salários, estoque inicial, despesas, entre outros.

Apesar das franqueadoras exigirem apenas um mês de reserva, é aconselhável que esse valor seja equivalente a, pelo menos, seis meses. Podemos dizer que essa é a margem mais segura para um empreendimento se manter de pé e sem correr riscos na hora de deduzir alguns gastos.

Em todo caso, passado esse meio tempo, é aconselhável, também, que essa reserva se mantenha ou seja sempre alimentada. Em caso de eventuais problemas operacionais ou em um cenário de crise, você não fica prejudicado, muito menos o seu negócio.

Quais os valores de franquias famosas no Brasil?

Agora que você sabe quais são os valores de franquias e suas taxas, separamos algumas das marcas mais famosas do Brasil como exemplos. Assim, você poderá se inteirar sobre empreendimentos de sucesso e suas nuances.

Valor da franquia Cacau Show

Imagem de bolo partido com cobertura e sabor de chocolate
A Cacau Show é uma das referências quando o assunto é de chocolate no Brasil.

A Cacau Show é uma das principais marcas quando falamos no ramo alimentício voltado para chocolates e doces. Com mais de 30 anos de história, a empresa oferece um mix de produtos. Para se ter uma ideia, atualmente, são mais de duas mil unidades espalhadas pelo Brasil.

Especialista no assunto, a empresa busca inovar sempre com seus produtos, o que acaba refletindo na qualidade e no sucesso da marca. Além disso, um dos grandes diferenciais da Cacau Show é a sua capacidade de entender e atender a todos os gostos, estando presente em diversos momentos da vida de seus consumidores.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 75 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 18 e 24 meses

Valor da franquia Havaianas

Certamente você conhece a Havaianas. Podemos dizer que essa é uma das empresas brasileiras mais conhecidas do mundo. Sendo assim, para aproveitar o sucesso da franqueadora, existe o modelo de franquia para seus produtos exclusivos, como as tradicionais sandálias, além de alpargatas e acessórios.

Para se ter uma ideia do alcance da empresa, atualmente, são mais de 120 países comercializando seus produtos, que somam mais de 200 modelos com cores e estilos diferenciados. Vale ressaltar, a Havaianas é uma das empresas que não cobram royalties.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 300 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 e 36 meses

Valor da franquia Burger King

Entre as marcas mais tradicionais de fast-food, a estadunidense Burguer King surgiu com a ideia de inovar e proporcionar a seus clientes uma experiência diferenciada: produtos de alta qualidade, atendimento diferenciado e algumas vantagens bem competitivas, se comparada aos concorrentes.

No mercado mundial desde a década de 1950, a empresa chegou no Brasil em 2004. Desde então, tem alcançado grandes resultados, contabilizando cerca de 600 unidades em todo o país e mais de 11 mil colaboradores em todos os estados brasileiros.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 2,2 milhões
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

Valor da franquia Acquazero

A Acquazero é a maior franquia de limpeza ecológica do mundo, incluindo cuidados para estética automotiva. Natural de São Paulo, a marca nasceu em meados de 2009, com o intuito de oferecer a lavagem a seco como modalidade mais acessível. À época existiam marcas que faziam o mesmo, com a diferença no valor, que era mais alto.

Dessa forma, ela desenvolveu sua própria tecnologia capaz de oferecer o serviço de limpeza automotiva utilizando apenas 300 ml de água. Para se ter uma ideia, um lava-jato tradicional gasta, em média, mil vezes mais, ou seja, 300 litros. Com um bom preço e serviços de qualidade, não demorou muito para a marca começar a crescer.

Seu grande boom veio durante a crise hídrica que atingiu algumas regiões do país, entre 2014 e 2016. Nesse período, diversas cidades adotaram o rodízio como forma de manter o abastecimento. Sendo assim, clientes passaram a procurar por soluções mais responsáveis na hora de realizar a limpeza de seus veículos.

Atualmente, o franqueado da empresa tem condição de ofertar diversos serviços, como limpeza técnica do motor, polimento, limpeza interna, remoção de chuva ácida etc. Além de carros, o franqueado Aquazero também pode realizar os serviços em motos, ônibus, caminhões, barcos, aviões e alguns objetos domésticos.

Quem quiser abrir uma unidade da Acquazero poderá optar por dois modelos de negócio. O primeiro, home office, em que o franqueado vai até o cliente, e o formato loja física, que possui valor de investimento mais alto, mas aumenta a capacidade de atendimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

Para que você conheça tudo sobre a Acquazero, separamos o vídeo a seguir. Confira!

Valor da franquia McDonald’s

Os arcos dourados da franquia McDonald ‘s são um dos símbolos mais famosos em todo o mundo. Não à toa, estamos falando da maior empresa de fast-food que existe. Presente em quase 120 países, a empresa conta com cerca de 36 mil restaurantes e dois milhões de funcionários.

Para se ter ideia do tamanho da franqueadora, existe o índice Big Mac, principal sanduíche da marca. Graças a esse dado, é possível medir a paridade e o poder de compra de diversos países. O Brasil conta com o terceiro maior preço do mundo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 2,5 milhões
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

Ao longo do texto, você pôde compreender as taxas que compõem os valores das franquias. Graças a elas, é possível abrir um empreendimento de sucesso e com boas perspectivas no mercado. No entanto, é importante ficar atento às características de cada uma.

Existem aquelas que constam em contrato, outras opcionais e suas variáveis. Seja como for, mesmo com todas essas instâncias, o modelo de negócio das franquias segue oferecendo as melhores condições e sendo o mais seguro do Brasil.

Gostou do nosso conteúdo sobre valores de franquias? Continue explorando o nosso site e leia o artigo “Opções de franquias baratas: invista pouco e tenha seu próprio negócio”.

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