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Visão de negócio a longo prazo: por que é importante?

Sumário

Definir uma visão de negócio a longo prazo é importante para qualquer empresa. Sabe por qual motivo? Porque assim haverá uma razão para o trabalho.

Lidar com a empresa no dia a dia sem visualizar o futuro dificulta ter bons resultados. Seja com um negócio próprio, ou com uma franquia.

Então, para ajudar você com isso e facilitar a abertura da sua franquia, produzimos este conteúdo. Continue a leitura e saiba mais!

O que é uma visão de longo prazo nos negócios?

Ter visão de longo prazo em uma empresa significa visualizar o futuro do negócio. Nesse sentido, se trata de saber onde pretende chegar e como vai se posicionar no mercado em determinado momento no tempo.

Ou seja, uma visão de longo prazo define metas pelas quais o empreendimento vai trabalhar. Essa definição ajuda a estabelecer estratégias e modos de fazer que vão desenvolver o negócio.

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Como ela se aplica no modelo de franquias?

Uma franquia é um modelo de negócio mais simples de investir. Com ele, você vai iniciar uma nova unidade de um negócio que já existe no mercado.

Uma unidade do McDonald’s, por exemplo. Ou então, uma franquia Acquazero, que é a maior rede de estética automotiva do mundo.

Mesmo que essa franquia já tenha um modelo predefinido, é preciso ter uma visão de negócio a longo prazo. Até porque, grande parte das franquias tem contrato de cinco anos, pelo menos.

Isso quer dizer que você vai trabalhar, no mínimo, cinco anos com a marca. Dessa forma, saber onde você quer chegar vai ajudar a trabalhar para esse propósito.

Esse aspecto também é interessante para se avaliar na hora de escolher uma franquia. Isso porque, a franqueadora (dona do negócio) também precisa ter uma visão a longo prazo. 

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Por fim, você saberá que os planos são crescer e firmar a marca no mercado, o que vai favorecer o faturamento de toda a rede. Logo mais, entenda como definir objetivos de longo prazo para a sua franquia. Mas antes, veja as vantagens.

As vantagens da visão de longo prazo

Existem várias vantagens de estabelecer uma visão de longo prazo, para qualquer tipo de negócio. Aqui, separamos algumas das principais para você conhecer. Veja abaixo:

Visão de futuro mais clara

Ter visão de futuro ajuda a se manter trabalhando com o máximo de afinco possível. Significa visualizar onde se pode chegar, para que esse objetivo seja um motor para o dia a dia.

Além disso, a visão de futuro permite definir planos e a realização de sonhos. Se o plano de uma empresa é, por exemplo, se tornar a maior em seu setor em cinco anos, seu dono consegue imaginar um faturamento maior. Então, pode almejar realizar algo que deseja em sua vida pessoal neste período.

Objetivos e resultados mensuráveis

Se um negócio não tem metas definidas, fica difícil entender se está alcançando o que deveria em determinado período.

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Claro que costuma ser possível verificar crescimento nos lucros e de clientes, por exemplo. Porém, será que o crescimento foi suficiente? A empresa vai se manter bem? Era possível ter feito melhor?

Se o negócio tiver metas predefinidas, vai conseguir mensurar sua evolução ao longo do tempo. Mas é importante lembrar o seguinte: é essencial definir objetivos possíveis. Isso pode ser feito por meio de vários cálculos e a análise do mercado.

Estabelecer que sua empresa, que nasceu agora, vai superar o maior negócio do seu ramo em apenas dois anos. Parece irreal, concorda? Mantenha os pés no chão e estabeleça metas realistas, independente do tipo do seu negócio.

Evolução constante 

Como falamos, uma visão de longo prazo funciona como um motor para todo o trabalho em um negócio. Assim, é algo que ajuda a fazer a empresa evoluir cada dia mais, em vez de mantê-la estagnada e arriscando ser ultrapassada pelos concorrentes.

Sustentabilidade e resiliência

Uma visão de negócio a longo prazo é essencial para promover sustentabilidade e resiliência. Ao traçar metas e estratégias alinhadas com valores sustentáveis, as empresas se tornam mais capazes de enfrentar desafios e crises.

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Sendo assim, investimentos em tecnologias ecoeficientes e práticas responsáveis não apenas reduzem custos operacionais, mas também fortalecem a reputação da marca. Por fim, podem garantir sua relevância em um mundo em constante mudança.

Atração de talentos

Empresas que demonstram compromisso com valores, sustentabilidade e crescimento atraem profissionais que buscam estabilidade e propósito em suas carreiras.

Ao investir em programas de desenvolvimento profissional e oferecer um ambiente de trabalho que valoriza o bem-estar dos colaboradores, as organizações garantem uma vantagem competitiva na aquisição e retenção de talentos.

Construção de um legado

A construção de um legado empresarial é facilitada por uma visão de negócio a longo prazo. Ao planejar estrategicamente, as empresas podem estabelecer fundamentos sólidos para o crescimento sustentável ao longo dos anos.

Isso permite que elas deixem um impacto duradouro não apenas no mercado, mas também na sociedade. Por último, geramos confiança e lealdade entre os clientes e as partes interessadas.

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Como definir objetivos de longo prazo para sua franquia

A franquia é uma opção de negócio mais simples não só por contar com um modelo predefinido. Além desse aspecto, há o suporte da franqueadora, que dá dicas e apoio para o dia a dia da operação.

Por isso, uma forma de definir objetivos de longo prazo para a sua franquia é conversar com a franqueadora e entender os objetivos dela para o negócio.

O mesmo processo pelo qual você vai passar, outros franqueados já passaram. Assim, a marca vai conseguir indicar a você quais são metas possíveis e os resultados prováveis no seu negócio.

Você também pode definir alguns objetivos pessoais. Mas lembre-se de combiná-los com os que a franqueadora já conhece, e mantenha-os realistas.

Saiba a hora de investir em seu negócio

Agora que você já sabe o que é a visão de negócio de longo prazo e como isso acontece em uma franquia, pode estar se perguntando: é hora de investir?

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Então, para saber o melhor momento de abrir seu negócio, você precisa considerar alguns aspectos. Primeiro, suas condições financeiras. Você tem dinheiro hoje para iniciar seu empreendimento, ou tem meios de consegui-lo? Como vender um bem ou obter um empréstimo?

Mesmo para abrir uma franquia barata, você vai precisar de certo valor. Então, vale a pena colocar suas finanças na ponta do lápis e entender qual sua realidade.

Outra coisa importante é entender no que você quer investir. Portanto, é essencial escolher algo que chame sua atenção e que você terá prazer em trabalhar. Assim, será mais simples manter o entusiasmo para o dia a dia.

Sabendo o que você quer fazer, será hora de analisar o mercado deste negócio. Está enfrentando grandes problemas? Se sim, pode ser melhor adiar um pouco seu investimento.

Por último, se planeje. Saiba se você vai precisar sair do emprego, quanto tempo vai dedicar, se vai precisar mudar de hábitos, de cidade etc. 

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Um planejamento detalhado, para abrir um negócio próprio ou uma franquia, vai facilitar realizar ações mais assertivas. Assim, seu lucro também será mais simples.

Viu só como uma visão de negócio a longo prazo é importante? Tanto para você saber quando investir, quanto para entender o que fazer com o negócio.

Além dela, será essencial manter o controle financeiro da sua empresa e organizar bem a operação. E no caso de uma franquia, lembre-se de seguir as orientações e padrões da franqueadora. Isso vai facilitar o desenvolvimento do seu negócio.

Artigo produzido pela equipe Juros Baixos.

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