O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Visão de negócio a longo prazo: por que é importante?

Acesse uma parte específica do artigo

homem pensando com caneta na boca e olhando para notebook visão de negócio a longo prazo

Visão de negócio a longo prazo: por que é importante?

Definir uma visão de negócio a longo prazo é importante para qualquer empresa. Sabe por quê? Porque assim haverá uma razão para o trabalho.

Lidar com a empresa no dia a dia sem visualizar o futuro torna mais difícil ter bons resultados. Seja com um negócio próprio, seja com uma franquia.

Advertisement

Para ajudar você com isso e facilitar a abertura da sua franquia, produzimos este conteúdo. Acompanhe!

Advertisement

O que é uma visão de longo prazo nos negócios?

Ter visão de longo prazo em uma empresa significa visualizar o futuro do negócio. É saber onde ele pretende chegar e como vai se posicionar no mercado em determinado momento no tempo.

Ou seja, uma visão de longo prazo define metas pelas quais o empreendimento vai trabalhar. Essa definição ajuda a estabelecer estratégias e modos de fazer que vão desenvolver o negócio.

Como ela se aplica no modelo de franquias?

Uma franquia é um modelo de negócio mais simples de investir. Com ele, você vai iniciar uma nova unidade de um negócio que já existe no mercado.

Uma unidade do McDonald’s, por exemplo. Ou então, uma franquia Acquazero, que é a Maior Rede de Estética Automotiva do Mundo.

Mesmo que esse negócio já tenha um modelo predefinido, é preciso ter uma visão de negócio a longo prazo para ele. Até porque, grande parte das franquias tem contrato de cinco anos, pelo menos.

Isso quer dizer que você vai trabalhar, no mínimo, cinco anos com a marca. Saber onde você quer chegar com ela vai ajudar a trabalhar para esse propósito.

Esse aspecto também é interessante para se avaliar na hora de escolher uma franquia. A franqueadora (dona do negócio) também precisa ter uma visão a longo prazo. 

Assim, o empreendedor vai saber que os planos são crescer e firmar a marca no mercado, o que vai favorecer o faturamento de toda a rede.

Benefícios da visão de longo prazo

Existem várias vantagens de estabelecer uma visão de longo prazo, para qualquer tipo de negócio. Veja abaixo.

Visão de futuro mais clara

Ter visão de futuro ajuda a se manter trabalhando com o máximo de afinco possível. Significa visualizar onde se pode chegar, para que esse objetivo seja um motor para o dia a dia.

Além disso, a visão de futuro permite definir planos e a realização de sonhos. Se o plano de uma empresa é, por exemplo, se tornar a maior em seu setor em cinco anos, seu dono consegue imaginar um faturamento maior. Então, pode almejar realizar algo que deseja em sua vida pessoal neste período.

Objetivos e resultados mensuráveis

Se um negócio não tem metas definidas, fica difícil entender se ele está alcançando o que deveria em determinado período.

Claro que costuma ser possível verificar crescimento nos lucros e de clientes, por exemplo. Porém, será que o crescimento foi suficiente? A empresa vai se manter bem? Era possível ter feito melhor?

Se o negócio tiver metas predefinidas, vai conseguir mensurar sua evolução ao longo do tempo.

Mas é importante lembrar o seguinte: é essencial definir objetivos possíveis. Isso pode ser feito por meio de vários cálculos e a análise do mercado.

Estabelecer que sua empresa, que nasceu agora, vai superar o maior negócio do seu ramo em apenas dois anos parece irreal, concorda? Mantenha os pés no chão e estabeleça metas realistas, independente do tipo do seu negócio.

Evolução constante 

Como falamos, uma visão de longo prazo funciona como um motor para todo o trabalho em um negócio.

Assim, é algo que ajuda a fazer a empresa evoluir cada dia mais, em vez de mantê-la estagnada e correndo o risco de ser ultrapassada pelos concorrentes.

Como definir objetivos de longo prazo para sua franquia

A franquia é uma opção de negócio mais simples não só por contar com um modelo predefinido. Além desse aspecto, há o suporte da franqueadora, que dá dicas e apoio para o dia a dia da operação.

Por isso, uma forma de definir objetivos de longo prazo para a sua franquia é conversar com a franqueadora e entender os objetivos dela para o negócio.

O mesmo processo pelo qual você vai passar, outros franqueados já passaram. Assim, a marca vai conseguir indicar a você quais são metas possíveis e os resultados prováveis no seu negócio.

Você também pode definir alguns objetivos pessoais. Mas lembre-se de combiná-los com os que a franqueadora já conhece, e mantenha-os realistas.

Saiba a hora de investir em seu negócio

Agora que você já sabe o que é a visão de negócio de longo prazo e como isso acontece em uma franquia, pode estar se perguntando: é hora de investir?

Para saber o melhor momento de abrir seu negócio, você precisa considerar alguns aspectos. Primeiro, suas condições financeiras. Você tem dinheiro hoje para iniciar seu empreendimento, ou tem meios de consegui-lo? Como vendendo um bem ou obtendo um empréstimo?

Mesmo para abrir uma franquia barata em 2022, você vai precisar de certo valor. Então, vale a pena colocar suas finanças na ponta do lápis e entender qual sua realidade.

Outra coisa importante é entender no que você quer investir. É essencial escolher algo que chame sua atenção e que você terá prazer em trabalhar. Assim, será mais simples manter o entusiasmo para o dia a dia.

Sabendo o que você quer fazer, será hora de analisar o mercado deste negócio. Ele está em derrocada? Tem enfrentado grandes problemas? Se sim, pode ser melhor adiar um pouco seu investimento.

Por último, se planeje. Saiba se você vai precisar sair do emprego, quanto tempo vai dedicar, se vai precisar mudar de hábitos, de cidade etc. 

Um planejamento detalhado, para abrir um negócio próprio ou uma franquia, vai facilitar realizar ações mais assertivas. Assim, seu lucro também será mais simples.

Viu só como uma visão de negócio a longo prazo é importante? Tanto para você saber quando investir, quanto para entender o que fazer com o negócio.

Além dela, será essencial manter o controle financeiro da sua empresa e organizar bem a operação. E no caso de uma franquia, lembre-se de seguir as orientações e padrões da franqueadora. Isso vai facilitar o desenvolvimento do seu negócio.

Artigo produzido pela equipe Juros Baixos.

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje