O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Como ter uma vida de empreendedor de sucesso e sem atrapalhar o pessoal?

Acesse uma parte específica do artigo

mulher com cara de assustada. Imagem ilustrativa do texto sobre vida de empreendedor

Como ter uma vida de empreendedor de sucesso e sem atrapalhar o pessoal?

Hoje, vamos revelar o segredo para ter uma vida de empreendedor de sucesso sem atrapalhar o pessoal. É simples, basta escolher um modelo de negócio flexível, como, por exemplo, uma franquia home office.

Inclusive, esse setor pode movimentar cerca de R$ 200 bilhões, em 2022. Logo, pode ser uma excelente opção para investir com segurança.

Afinal, todo mundo deseja alcançar a estabilidade financeira para poder viver tranquilamente e com qualidade de vida. Mas, para chegar a isso, é preciso trabalho e dedicação na vida de empreendedor.

Advertisement
Advertisement

Cuidados para ter uma vida de empreendedor

Existem alguns cuidados necessários na vida de empreendedor. Como, por exemplo, estabelecer uma rotina. Isso é algo fundamental para se ter sucesso.

Dentro do empreendedorismo, de fato, às vezes é uma boa correr riscos.

Mas até mesmo para isso é necessário um planejamento. Assim, caso tudo dê errado, você terá uma saída de emergência.

Se planejar dentro do empreendedorismo é a chave para o sucesso, tanto nos negócios quanto na vida pessoal.

Afinal, se você souber separar cada situação no lugar onde deve estar, vai poder se deleitar com cada uma delas.

Sendo assim, vai ter que controlar melhor suas finanças, aprender a separar as tarefas e definir certas prioridades. Afinal, não dá para fazer tudo de uma vez só.

São cuidados que irão facilitar sua vida e lhe ajudar a não ser pego de surpresa com situações que você não sabe resolver.

Além de todo o preparo dentro do negócio, você terá facilidade de conciliar o trabalho com a sua vida pessoal. Podendo ter tempo para lazer e sua família.

Então, sim, é possível ter os dois, mesmo tendo um negócio para gerenciar, você só precisa se planejar desde o início. Antes mesmo de escolher em qual área deseja investir.

Com isso, aqui vão algumas dicas para que você possa controlar melhor o seu tempo.

Afinal de contas, no mercado existem franquias que são mais vantajosas para o seu perfil.

Tenha uma rotina

Sabemos que há uma preocupação maior para quem é dono do próprio negócio. Até porque nada ali irá caminhar sem que o dono dê a última palavra.

Porém, o dia tem 24 horas e, por mais que pareça vantajoso apenas focar no trabalho o dia inteiro, o descanso é necessário. Por isso, saiba separar um tempo certo para se dedicar a isso.

Com a ajuda de uma agenda, defina seus horários. Principalmente por ser comum que um empreendedor leve o trabalho para casa.

Mesmo em um modelo de negócio home office essas circunstâncias dificultam a separação da vida pessoal com o trabalho.

Separando seus horários, o empreendedor não irá acatar nenhum compromisso fora do seu horário de expediente.

É preciso ter uma rotina de trabalho, pois, sem ela, o seu dia ficará cansativo. Assim, as chances de você querer desistir serão maiores.

Além disso, o tempo de descanso será muito mais vantajoso, já que no outro dia estará mais disposto. Logo, poderá tomar decisões difíceis com mais energia e eficiência.

De nada adianta se sobrecarregar se isso pode prejudicar seu desempenho no trabalho.

O tempo para descanso é essencial, não só para o lazer e tempo com a família. Descansar a mente é importante para que não acabe afetando sua saúde mental.

Afinal de contas, sem a saúde mental não temos condições nem de ter uma vida pessoal quanto mais profissional.

Cuide-se independentemente da sua área de atuação. Não é besteira ter seu tempo definido. É apenas uma forma de conseguir aproveitar melhor a vida mesmo com trabalho a fazer todos os dias.

Controle suas finanças

Assim como seu horário, separar suas finanças também é importante. Deixe tudo que tiver relação com o negócio em pastas separadas com contas mais pessoais.

Afinal, misturar ambas finanças pode virar uma grande bagunça e trazer só dor de cabeça.

É interessante inclusive ter até mesmo contas bancárias separadas com suas finalidades bem definidas.

A conta física deve ser de uso exclusivo da família e do empreendedor, enquanto a jurídica apenas para uso da empresa.

Desse modo, irá evitar que gastos pessoais se misturem com a conta empresarial.

Até porque, uma falta de limite de gastos pode lhe causar muitos problemas. Além de atrapalhar seus planos futuros em que iria precisar de uma certa quantia para investir.

Assim que seu CNPJ for gerado, já solicite ao banco para que uma conta específica seja aberta. Inclusive, você terá acesso a linhas de crédito e outros proventos empresariais.

Aprenda a delegar tarefas

Entender a importância em liderar sua equipe pode lhe trazer grandes vantagens. Para isso, é bom compreender melhor o que é ser um líder e o que é ser um chefe.

A diferença entre os dois está na forma em como o poder é exercido. Enquanto o chefe exerce com seus funcionários uma atitude mais autoritária, o líder, uma relação mais democrática.

É essencial que o empreendedor assuma essa postura de líder e conduza o negócio com liderança. Assim, mantém uma parceria com os colaboradores e fornecedores.

E, para que isso aconteça, você terá que distribuir algumas funções para que cada um faça sua parte e a empresa funcione.

Separar essas funções também irá economizar tempo, além de agregar valor ao negócio. Logo, você precisa fazer uma boa gestão.

Isso faz com que a equipe cresça e acredite no seu negócio, ser um bom líder. Inclusive, alimenta a vontade do colaborador de trabalhar e trazer resultados para a empresa.

Dessa forma, passará a se dedicar mais e com mais cuidado.

Saiba separar corretamente as atividades, para que todos tenham a oportunidade de se destacar. Assim, evita deixar atividades mais chatas apenas para os colaboradores.

Nesse processo de escolher uma franquia, você receberá das marcas a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse é um documento que será a base de comparação, inclusive financeira, entre as franqueadoras.

Defina prioridades no negócio

Como foi citado mais acima, não dá para fazer tudo ao mesmo tempo, nem mesmo se tirar o dia inteiro para trabalhar.

A forma como você prioriza as atividades também mostra o tipo de líder que é. Sendo assim, saiba definir as prioridades dentro do seu negócio em sua vida de empreendedor.

O hábito de sempre estar conectado pode causar uma sensação de que tudo precisa ser feito naquela hora. Mas é impossível atender todas as demandas da empresa com a mesma velocidade da internet.

O empreendedor precisa ser claro ao tomar decisões e ao instruir seus colaboradores. Além de estar atento ao processo, para que dessa forma possa avaliar o trabalho de cada um e saber o que é preciso cobrar ou não.

Então, ele também irá aprender com erros e acertos, podendo assim facilitar na hora de instruir outra atividade.

Todo esse cuidado serve para evitar refazer um trabalho que poderia ter sido feito muito bem na primeira tentativa. Afinal, além de perder tempo, é mais trabalhoso refazer algo que deu errado.

Hoje em dia, tudo parece demandar uma certa urgência. Por conta disso, acaba sendo difícil definir qual atividade é prioridade.

Assim, sabendo como cada um trabalha e sendo claro em suas decisões, esse processo será facilitado.

Escolher suas prioridades inclusive define um plano de ação a ser seguido. Portanto, ficam mais claros os momentos que precisa agir e isso facilita a ver e alcançar seus objetivos.

Tire sempre um tempo para você

Sabemos que quem está à frente de um negócio tem muitas coisas para fazer e resolver. Como consequência, o tempo para si acaba sendo esquecido.

Já vimos a importância de tirar um certo tempo para o trabalho, assim seu negócio tem uma rotina. Porém, você também precisa tirar um tempo para você.

Não deixe que suas obrigações ofusquem todas as áreas de sua vida. Isso pode afetar sua convivência com família e amigos e, quando perceber, pode ser tarde demais para consertar.

Momentos para esquecer um pouco o trabalho irão ajudar tanto no seu bem-estar físico quanto mental.

Além disso, se conecte com você mesmo, tire um tempo para autocuidado e mantenha isso em sua rotina.

Vale ressaltar que esses momentos descontraídos ajudam inclusive na hora de voltar ao trabalho. Assim, terá mais clareza na hora de tomar decisões importantes.

Escolha o negócio certo para abrir

Não é impossível conciliar sua vida pessoal com a profissional. Entretanto, a melhor opção para que isso funcione bem é entrar no mercado de franquias e escolher uma área que você goste de atuar.

Quando você se torna um franqueado, você terá algumas vantagens que facilitam o exercício de suas funções.

Por ser uma marca já consolidada, eles possuem um modelo de negócio já testado e aprovado. Então, não terá uma preocupação em expandir a marca.

Além disso, a franqueadora irá lhe garantir suporte desde o início do investimento. Assim, ajudando na escolha do local ideal para abrir sua unidade, lhe oferecendo o know-how da empresa.

Inclusive, com toda a padronização que você só irá precisar reproduzir na sua unidade.

Inclusive, poderá contar com apoio de marketing e gestão de pessoas.

O tempo que você gastaria abrindo um negócio do zero será diminuído. Assim, abre a oportunidade de passar essas horas cuidando de si mesmo e de sua família.

E se ainda tem preocupações de como irá se manter atualizado, a franqueadora também irá ajudar.

O suporte da franqueadora não é apenas para o início das operações, e sim durante todo o seu contrato.

Dessa forma, você receberá treinamentos, orientações, cursos e assessorias. Tudo o que você precisa para que tenha sucesso no negócio.

Outra vantagem de investir em uma franquia é que você terá acesso a uma precisão de gastos e ganhos. Assim, poderá se organizar melhor financeiramente.

Agora que já sabe que com uma franquia você tem mais vantagens, escolha sua área de atuação de acordo com o que você goste.

Trabalhar em algo em que não se tem nenhum prazer pode lhe desmotivar e ser cansativo.

Motivos para você abrir um negócio

Se você ainda está em dúvida se deve abrir um negócio ou não, aqui vão algumas vantagens de entrar para a vida de empreendedor.

Um dos principais motivos que levam alguém a decidir empreender é poder trabalhar com o que realmente gosta. Dessa forma, pode pegar aquilo que uma vez foi um hobby e investir.

Você também terá autonomia, podendo decidir quando, como e onde trabalhar. Mas não se deixe levar muito por essa parte, afinal nada irá para frente sem suas decisões.

Se conseguir se organizar bem, terá mais tempo livre. Sendo um empreendedor, você tem uma liberdade maior de gerenciar seu tempo da forma como achar melhor.

Para que você aprecie cada vantagem, é necessário investir no momento certo.

Sendo assim, tenha uma atenção no mercado que deseja ingressar. Pesquise e se atualize constantemente de como as coisas estão se encaminhando.

De nada adianta investir em um momento em que o mercado só está caindo.

Como já foi citado, no mundo do empreendedorismo tudo precisa ser bem planejado. Então, se planeje antes, durante e depois. Dessa forma, irá garantir que saiba cada passo a seguir, para enfim alcançar o sucesso.

Por isso, é importante entender como escolher a franquia certa para investir no franchising em sua vida de empreendedor.

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje