Destaques ★FranchisingEmpreendedorismo

Quais as vantagens e desvantagens da franquia para franqueadores e franqueados?

Mulher falando ao celular e mexendo no computador. Imagem ilustrativa do texto sobre vantagens e desvantagens da franquia para fraqueadores e franqueados.

Gostaria de saber quais as vantagens e desvantagens da franquia para franqueadores e franqueados? Neste texto, você vai aprender tudo sobre o assunto.

Antes de mais nada, saiba que os números do setor são promissores. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2021 o segmento de franchising conseguiu se recuperar da crise e apresentou um crescimento de 10,7%.

Portanto, optar por um modelo de franquias pode ser a escolha certa para ter o seu negócio próprio. No entanto, para te ajudar nessa análise, reunimos todas as vantagens e desvantagens em um só texto. Continue a leitura e entenda!

Advertisement

9 vantagens e desvantagens da franquia para franqueadores e franqueados

Confira agora as vantagens e desvantagens da franquia para franqueadores e franqueados. O sistema de franquias é um formato de negócio onde o franqueado pode contar com o uso do direito comercial de uma marca.

Ou seja, o franqueado deve investir e a franqueadora transfere seus direitos em um contrato para que ele possa explorar de forma comercial o negócio.

A principal diferença entre franqueadora e franqueado é que um deles se trata da marca e o outro é o investidor.

Dessa forma, o franqueador é a pessoa jurídica que detém os direitos de uma marca. Já o franqueado é quem compra esses direitos para abrir unidades franqueadas.

O modelo de negócio de franquias, assim como começar um negócio do zero, conta com vantagens e desvantagens. Confira abaixo quais são elas e entenda mais sobre esse assunto!

Vantagens para franqueados

Existem muitas vantagens no sistema de franchsing que um franqueado pode contar. Entre elas estão ter um modelo de negócio pronto, transferência de conhecimento, suportes e muito mais.

Dessa forma, as franquias baratas em home office por exemplo, podem ser uma ótima opção para quem deseja empreender. Sendo assim, o franqueado conta também com a credibilidade da marca conhecida no mercado e pelo público. Entenda melhor as vantagens neste artigo.

Dois homens sentados conversando em uma sala. Imagem ilustrativa do texto sobre vantagens e desvantagens da franquia para franqueadores e franqueados.
As franqueadoras fornecem uma série de suportes ao franqueado.

1. Modelo de negócio já estabelecido

O modelo de franquia oferece um negócio que pode ser replicado em diferentes locais, com formato de atuação e padronização já conhecido e bem-sucedido.

Dessa forma, para uma empresa conseguir se expandir como franquia ela já testou sua atuação de forma suficiente para entender qual a melhor forma de trabalhar com o negócio.

2. Suporte da franqueadora

Outra vantagem, é o suporte que o franqueado recebe da franqueadora por meio de treinamentos e cursos presenciais ou até mesmo em uma plataforma de aprendizado exclusiva.

Além disso, o franqueado conta com o apoio da franqueadora em diversos assuntos como fazer um estudo do mercado, escolha do ponto, entre outros. Isso acontece, porque você será um representante da marca.

Sendo assim, a franqueadora preza por auxiliar os franqueados a obterem os melhores resultados.

3. Reconhecimento da marca

O reconhecimento da marca também é uma grande vantagem. Como o franqueado começa o seu empreendimento com um plano de negócio pronto, testado e aprovado, existe uma maior segurança e garantia de fidelização dos clientes.

Além disso, as franquias procuram sempre melhorar os seus produtos e serviços. Isso garante ao franqueado uma marca que sempre busca a atualização e está antenada às tendências do mercado e às necessidades dos seus clientes.

4. Menos riscos do negócio

Um franqueado pode contar com um planejamento dos custos e do espaço da sua futura unidade franqueada.

Sendo assim, é possível perceber que a franquia é um modelo de negócio mais seguro, devido a esses fatores e as outras vantagens descritas anteriormente, como o reconhecimento da marca e contar com um formato pronto.

Calculadora em uma superfície e uma mão segurado notas de dinheiro. Imagem ilustrativa do texto sobre vantagens e desvantagens da franquia para franqueadores e franqueados.
Em uma franquia, é mais fácil calcular os custos do negócio.

Desvantagens para franqueados

Existem também algumas desvantagens do sistema de franchising para franqueados. Entre eles estão a pouca flexibilidade do negócio e o pagamento da taxa.

5. Inovação limitada

A padronização das unidades é uma das principais características da franquia. Então, por exemplo, se você pretende abrir uma franquia no modelo de loja física, é provável que vai precisar adaptar o espaço de acordo com especificações da marca.

Dessa forma, em uma franquia não existe muito espaço para inovação, já que é necessário seguir o modelo de negócio que já está pronto.

6. Pagamento de taxas

É preciso pagar algumas taxas em uma franquia. Esses valores são importantes para cobrir os custos.

Entre eles estão os royalties, taxas mensais cobradas do franqueado, devido ao know-how do franqueador. O dinheiro costuma ser investido em pesquisa para novos produtos e serviços. 

Além de cobrir despesas do franqueador com diversas ações voltadas aos franqueados como treinamentos, convenções de venda etc. A forma de calcular a taxa de royalties varia de acordo com o tipo de franquia.

Outra taxa é a de propaganda, que corresponde a um valor arrecadado por mês pelo franqueador para investir em ações institucionais para promover a marca e financiar todas as ações de marketing da rede.

A divulgação não é voltada para nenhuma unidade específica da franquia, mas para toda rede. Assim como as demais taxas cobradas, a taxa de propaganda está prevista pela Lei de Franquias, que não estabelece limites para a cobrança da mesma.

Vantagens para franqueadores

Agora confira as vantagens dos franqueadores de uma franquia, como a expansão da marca e a força que possui uma rede.

7. Expansão da marca

Um negócio abrangente, com diversas unidades franqueadas em todo o país, é o sonho de todo franqueador, não é mesmo?

Esta é uma grande vantagem do modelo de franquias, já que o formato acelera a expansão da marca. Dessa forma, a abertura de novas unidades permite que mais clientes sejam fidelizados, o que possibilita um aumento de participação no mercado de forma mais rápida.

mulher fazendo reunião online. Imagem ilustrativa do texto sobre vantagens e desvantagens da franquia para franqueadores e franqueados
A expansão do negócio é uma das vantagens para franqueadores e franqueados.

8. Força de rede

Contar com a força de uma rede é uma grande vantagem para os franqueadores. Principalmente se pensarmos em um formato de negócio fora do franchising.

Por exemplo, nas franquias, as compras juntas proporcionam redução dos valores dos serviços e produtos. Isso porque, devido ao volume da compra o poder de negociação é maior, o que contribui para o aumento dos lucros do negócio.

Além disso, as ações de marketing costumam ter os valores rateados entre todos. Dessa forma, é possível realizar campanhas que atingem todo o país.

Desvantagens para franqueadores

Confira agora as desvantagens para os franqueadores.

9. Abertura dos segredos da marca

Ao escolher uma franquia, a fraqueadora realiza a transferência de know-how, que é quando uma marca compartilha seus conhecimentos e os seus segredos de sucesso com os investidores no sistema de franchising.

A desvantagem é que pode acontecer uma perda de sigilos operacionais e estratégicos da empresa. Isso porque no franchising, as informações são mais compartilhadas do que em um negócio comum.

Afinal, os franqueados precisam estar por dentro do posicionamento da empresa ao investir no negócio. 

Sendo assim, o franqueador pode expor o seu negócio a candidatos que, talvez, não sejam confiáveis ou eficientes. Por isso, o Contrato de Franquia deve apresentar cláusulas claras sobre a conduta do franqueado.

Agora, conheça algumas opções de franquias neste texto, “Franquias baratas e rentáveis: conheça as melhores opções no Brasil.”

Franquias automotivas baratas: veja opções que vão te surpreender

Artigo anterior

9 formas de ter franquia corretora de seguros barata mais lucrativa

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.