O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Vantagens de se tornar um franqueado: 11 motivos que vão te fazer investir agora!

Acesse uma parte específica do artigo

Homem fazendo sinal de positivo. Imagem ilustrativa do texto sobre vantagens de se tornar um franqueado.

Vantagens de se tornar um franqueado: 11 motivos que vão te fazer investir agora!

Existem muitas vantagens de se tornar um franqueado. No texto de hoje, você vai entender melhor quais são elas.

Mas antes de tudo, vamos analisar o setor de franchising. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2022, a estimativa é de um crescimento de 9% do faturamento.

Sendo assim, as franquias são um modelo procurado por quem busca abrir o próprio negócio. Confira!

Advertisement

Saiba as vantagens de se tornar um franqueado

Advertisement

As vantagens de se tornar um franqueado são grandes. Vamos citar algumas delas logo abaixo. Já adianto que no sistema de franquias você não vai precisar se preocupar com as burocracias que são comuns na hora de abrir uma empresa.

Isso porque, o franqueado recebe uma réplica de um negócio bem-sucedido e todo know-how da marca.

Desse modo, você precisará seguir os padrões do modelo de negócio e deverá aplicar em suas novas unidades franqueadas.

Então, a seguir você saberá mais sobre essa e outras vantagens. Portanto, basta continuar a leitura conosco e aprender tudo sobre o assunto!

1. Modelo já definido do negócio

Uma franquia é um modelo já testado e aprovado e que possui um plano de negócio de sucesso.Logo, o franqueador deverá ensinar todo o modelo de negócio para o franqueado.

Assim, o investidor que tenha interesse em adquirir uma unidade, pode pedir também a opinião de outros franqueados e aprender com a troca de experiências.

Isso possibilita entender melhor como é a atuação na franquia no dia-a-dia, a gestão e estratégias etc. Além de ajudar a evitar erros já cometidos por outros.

2. Suporte da franqueadora

Outra grande vantagem de abrir uma franquia é todo o suporte recebido ao fazer parte de uma rede do setor.

O suporte da franqueadora é um grande diferencial, por exemplo, entre os negócios abertos do zero. Isso porque, ao comprar uma franquia, você nunca estará sozinho para tomar decisões estratégicas da empresa.

Dessa forma, a franqueadora oferece suporte em todo o tempo, tanto antes como depois da abertura da sua unidade. Nesse sentido, os apoios podem ser na escolha do ponto, estudo do perfil de clientes, campanhas de marketing e muito mais.

Homem usando terno sentado no sofá lendo. Imagem ilustrativa do texto sobre vantagens de se tornar franqueado.
A franqueadora pode auxiliar o franqueado com uma série de suporte.

3. Treinamentos para atuar

Os treinamentos também fazem parte das vantagens de se tornar um franqueado. Então, você pode participar deles durante todo o contrato, já que eles são bem diversos. Desse modo, é possível que sejam operacionais ou de gestão.

Além disso, eles possibilitam que empreendedores abram o seu negócio mesmo sem ter experiência no ramo.

Por fim, além dos treinamentos, o franqueado também recebe materiais para aprender a gerir o seu próprio negócio. 

4. Investimento com menor risco

Uma franquia é um investimento que possui um risco menor. Isso porque, como dito, ele já foi testado no mercado por outros franqueados.

Além disso, os valores de investimento estão descritos na Circular de Oferta de Franquia (COF). Dessa forma, antes de fechar o contrato, você pode ter acesso aos custos de itens, como: compra ou aluguel do ponto, a padronização do espaço, gastos com estoque, taxa de franquia etc. 

Portanto, o franqueado tem a oportunidade de se adaptar financeiramente à realidade do negócio. Por último, terá uma noção do prazo de retorno e dos lucros.

5. Análise do potencial do negócio

Quando o franqueado deseja abrir um negócio e procura a franqueadora, ela vai analisar se a localidade do interessado tem potencial para o investimento.

Para isso, a franqueadora usa diversas estratégias, como: avaliação de pontos comerciais existentes, dados históricos e análise do mercado local.

Desse modo, na análise também entra a definição do público-alvo, se existe a demanda, avalia a localização dos concorrentes, além do estudo dos locais de maior fluxo. 

6. Estudo do ponto comercial

Entre outras vantagens de se tornar um franqueado, está o estudo do ponto comercial. Mas para as marcas que possuem unidade de Loja Física, o franqueado pode contar com ajuda na escolha do ponto.

Sendo assim, a localização diz muito sobre o sucesso do empreendimento. Isso porque, se você abrir uma loja em um local onde não existe público para ela, não adiantará nenhum investimento em marketing e você estará arriscando o futuro do negócio.

Fachada de uma loja. Imagem ilustrativa do texto sobre vantagens de se tornar um franqueado.
A escolha do ponto comercial adequado é uma decisão importante para o negócio.

Por isso, a sua unidade precisa estar bem localizada e ser de fácil acesso ao público desejado. Assim, profissionais capacitados da franqueadora vão analisar o lugar ideal para você abrir a sua unidade. 

Desse modo, esse momento de escolha do ponto é essencial, pois aumenta as chances do negócio ter sucesso ao atingir um número maior de clientes.

7. Marketing personalizado

As franqueadoras também oferecem o suporte em marketing personalizado. Logo, elas contam com uma equipe de profissionais bem preparados.

Então, o franqueado tem oportunidade de ter acesso às campanhas gerais da marca e de marketing para sua unidade franqueada.

Nesse último caso, entram campanhas para o público local, promoções da unidade, além de peças digitais ou impressas.

Já no suporte também entra o planejamento e criação de propagandas, o que aumenta a visibilidade da marca.

Afinal de contas, o marketing é um diferencial para que empresas promovam seus produtos e serviços, com a finalidade que eles se destaquem no mercado onde estão inseridas.

Portanto, em uma franquia você encontra estratégias de marketing definidas. Elas podem ser criadas por meio de experiência, estudo e análise de profissionais especializados. 

Além disso, como dito, a equipe de marketing da franqueadora realiza ações locais e gerais. Isso garante que o franqueado possa contar com o marketing tanto para o público local, quanto para o público geral. Portanto, as chances de conquistar novos clientes são maiores.

8. Padronização­­ do negócio

A padronização do negócio é uma das principais vantagens de se tornar um franqueado. Nesse sentido, a padronização é uma característica do sistema de franchising. A franquia vai lhe passar um plano de negócio com descrição desse padrão e exigências.

Depois, o franqueado deve seguir um padrão da marca desejada. Isso pode incluir montar o espaço exatamente como a franqueadora estabelece. Além disso, ele deve oferecer serviços e usar produtos determinados pela franquia.

Fachada de uma loja japonesa. Imagem ilustrativa do texto sobre vantagens de se tornar um franqueado.
Seguir a identidade visual é um dos itens de padronização do negócio.

Essa é a fórmula de sucesso da marca. Porém, cabe ao franqueado seguir os padrões e se dedicar para que a unidade tenha o crescimento esperado.

Isso porque, por mais que o modelo de franquias traga tantas vantagens e suporte da franqueadora, a administração do negócio em si é feita pelo próprio franqueado. Então, é aquela velha história de que o dono do negócio é responsável pelo sucesso dele.

Por fim, quanto mais tempo e dedicação o franqueado investir, maiores são as chances de êxito no empreendimento.

9. Reconhecimento da marca

Como mencionado, ao adquirir uma franquia, o empreendedor terá um negócio já testado e aprovado. Logo, a marca já possui um reconhecimento, ou seja, um fator que traz segurança aos empresários. 

Desse modo, uma rede conhecida pelo público, se apresenta como uma empresa consolidada no mercado.

Isso garante que ela possui grande experiência, know-how de mercado, profissionais qualificados, entre outros fatores. Nesse sentido, a expansão de uma franquia atesta o sucesso da marca e do seu modelo de negócio.

Além disso, esse reconhecimento, também oferece mais segurança ao público que já recebe um serviço e atendimento de qualidade.

Portanto, o reconhecimento tem potencial de trazer bons resultados financeiros. Por conta de um plano de negócio aprovado, o empreendedor terá uma estratégia sólida de negócio. 

10. Compras mais baratas

Entre outras vantagens de se tornar um franqueado, está a possibilidade de realizar compras com preços melhores. Isso porque, uma rede de franquias pode realizar uma maior quantidade de compras em relação a uma pessoa sozinha.

Sendo assim, essas compras serão realizadas com os mesmos fornecedores que atendem a marca. Por isso, aumenta-se muito a chance de negociação de preços, para conseguir um valor menor de compra.

Por último, o franqueado consegue gerar uma boa economia e lucrar mais com o seu investimento.

11. Gestão de resultados

Outra grande vantagem do sistema de franquias é a gestão de resultados. Como dissemos, a franqueadora acompanha de perto o seu negócio. Isso para garantir que você nunca estará sozinho e para lhe ajudar a tomar decisões importantes.

Ela possui muito conhecimento baseado na experiência dos outros franqueados e por saber tudo sobre o modelo de negócio e mercado.

Dessa forma, a franqueadora ajuda o franqueado a entender os resultados das unidades. Além disso, ela fornece dicas de estratégias que podem ser feitas para melhorar o desempenho da franquia. Assim como ajudará a traçar novos caminhos, caso seja necessário.

Ainda está em dúvida sobre o sistema de franquias? Confira tudo o que você precisa saber sobre o franchising no vídeo abaixo. Assista!

Viu como existem muitas vantagens de se tornar um franqueado? Hoje, você conferiu 11 motivos que provam que investir em uma franquia vale muito a pena.

Então, agora que você está por dentro do assunto, descubra algumas opções de franquias baratas e rentáveis: conheça as melhores opções no Brasil.

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje