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Quais são as vantagens de franquear: realmente vale a pena abrir um negócio franquia?

Computador aberto em tela com mapa mundi. Imagem ilustrativa do texto sobre vantagens de franquear.

Existem muitas vantagens de franquear. Entenda aqui quais são elas de forma clara e definitiva.

Antes de tudo, é importante analisar o setor. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de novas unidades aumentou 9,1% entre 2020 e 2021.

Em outras palavras, as franquias são um modelo de negócio cada vez mais procurado por quem busca abrir o próprio negócio. O motivo dessa busca maior pelo franchising é evidente e você vai descobrir a seguir!

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9 vantagens de franquear, para incentivar a abertura da sua franquia

São inúmeras as vantagens em ter o seu próprio negócio por meio de franquias. Vamos citar uma delas logo aqui.

Com uma franquia de beleza por exemplo, você não vai precisar se preocupar com as burocracias referente a abertura de uma empresa. Você terá em suas mãos, a réplica da franqueadora.

Desse modo, você vai precisar seguir todos os padrões do modelo de franquia para que o seu negócio tenha sucesso.

Vamos explicar melhor sobre essa e também outras vantagens. Então, continua a leitura conosco!

1. Padronização do negócio

A padronização do negócio é uma das principais vantagens de franquear. Afinal, colocar em prática um plano de negócio pronto é muito mais simples do que criar a própria empresa do zero.

De modo geral, a padronização é uma característica do sistema de franchising. Então, a empresa franqueadora vai permitir que investidores comprem o direito da marca e a usem em uma unidade própria.

Caso você pense em abrir uma franquia de automóveis por exemplo, significa que vai montar o espaço exatamente como a franqueadora estabelece. Além disso, você só pode oferecer serviços e usar produtos determinados pela marca.

Isso facilita muito o dia a dia do franqueado. Sem contar que a franquia vai te passar um plano de negócio com todas essas exigências, padrões e determinações.

Em outras palavras, a estrutura do negócio estará pronta em suas mãos. Mas, cabe a você se comprometer com essa padronização e se dedicar para que sua unidade tenha o crescimento esperado.

2. Acordos com fornecedores

Outra grande vantagem de franquear, é o acordo com grandes fornecedores. As redes de franquias costumam ser negócios robustos. Por isso, acumularam com o tempo parcerias com grandes colaboradores e fornecedores.

Dessa forma, o franqueado tem acesso a produtos e serviços com melhor preço. Bem como parcerias com grandes marcas e distribuidoras, por exemplo. 

Central de distribuição de produtos com diversas caixas. Imagem ilustrativa do texto sobre vantagens de franquear.
Fornecedores homologados garantem preços mais justos a franqueados.

Isso também facilita a atuação do franqueado. Além de poupar tempo de pesquisa em busca de fornecedores, a franqueadora deve fazer os contratos para que as marcas homologadas já estejam prontas para entregarem os produtos.

3. Reconhecimento da marca

Ao adquirir uma franquia, o empreendedor terá um negócio próprio já testado e aprovado. Desse modo, o reconhecimento da marca é um aspecto que leva segurança aos investidores. 

Além disso, é uma marca conhecida pelo público,aprovada e que se apresentou como uma empresa forte e consolidada.

Isso permite um acúmulo de experiência, know-how de mercado, profissionais altamente capacitados, entre outros. Além disso, a expansão de uma franquia é também um atestado do sucesso da marca e do seu modelo de negócio.

O fato da marca ser reconhecida também oferece mais segurança aos consumidores. Pois, já existe uma expectativa sobre a franquia, como atendimento de qualidade. Dessa forma, o empreendedor não precisa fazer o marketing da unidade sozinho.

Esse reconhecimento também costuma trazer ótimos resultados financeiros. Por conta de um plano de negócio consolidado, o empreendedor terá uma estratégia pronta para a sua atuação. 

Finalmente, uma marca que já é conhecida pelo público, serve como marketing orgânico.

4. Custo previsto para o negócio

O contrato da franquia já possui o valor previsto para o negócio. Tanto o investimento inicial para habilitar o funcionamento, quanto outros gastos de manutenção depois da abertura. 

Além disso, todos os custos estão listados, mostrando o valor que precisa ser investido em cada momento. Como na compra ou aluguel do ponto, a padronização desse espaço, gastos com estoque ou taxa de franquia. 

Também está previsto o número de funcionários de acordo com o modelo de negócio escolhido. Esta e outras informações estão na Circular de Oferta de Franquia (COF), documento disponível para qualquer interessado.

Assim, o franqueado tem a oportunidade de se adaptar financeiramente para investir. Além disso, poderá ter uma noção de quando o negócio vai se pagar e começar a dar lucros. Isso facilita muito na hora do planejamento financeiro.

Homem sentado em sofá lendo documento. Imagem ilustrativa do texto sobre vantagens de franquear.
Você pode solicitar a COF entrando em contato com a franqueadora.

Dessa forma, você tem menos chances de se surpreender com gastos que não tinha conhecimento. Saberá ainda exatamente para onde o seu dinheiro está indo. 

5. Suporte da franqueadora

O suporte da franqueadora muitas vezes é a grande diferença entre os negócios abertos do zero. Assim, ao adquirir uma franquia, você não estará sozinho para delimitar diversos aspectos-chave de toda empresa.

A franqueadora oferece suporte tanto antes como depois da abertura da unidade. Dessa forma, presta auxílio no planejamento estratégico, escolha do ponto, estudo de clientes, campanhas de marketing e muito mais.

Assim como em outras questões como o planejamento financeiro, assessoria jurídica e treinamentos recorrentes. Por isso, o empreendedor pode focar melhor na sua atuação e no gerenciamento do negócio no dia-a-dia.

Logo, quando encontrar problemas, pode contar com a franqueadora para traçar estratégias. Em outras palavras, terá toda a ajuda de profissionais capacitados à disposição para o seu negócio alcançar os melhores resultados.

6. Experiência de outros franqueados

Uma franquia costuma ser um negócio já testado e aprovado. Assim, o investidor que tenha interesse em adquirir um dos modelos, pode pedir também a opinião de outros franqueados e aprender com suas experiências.

Isso possibilita entender como funciona o relacionamento da franqueadora com os seus franqueados. Do mesmo modo, pode ter uma melhor noção de como é a atuação do dia-a-dia, o gerenciamento e estratégias. Além de saber como evitar erros cometidos por outros.

Dessa forma, a rede de franqueados costuma se dispor a compartilhar dicas com seus colegas. Assim, ajuda a fortalecer a marca como um todo. Além de um alto número de diferentes experiências, aumentando o know-how da empresa e de seus colaboradores.

Toda essa troca ajuda a franquia a melhorar por meio de experiências reais. Portanto, faz com que a marca esteja sempre atualizada dentro do mercado. 

7. Redução dos riscos

Homem com calculadora de celular aberta e contando notas. Imagem ilustrativa do texto sobre vantagens de franquear.
Investimento em franquia é feito de forma mais segura.

Muitos negócios que começam do zero podem fechar as portas em um período de dez anos. Há diversas causas para que isso aconteça são o mau planejamento, dificuldade de engajamento do público ou a falta de estratégias para momentos difíceis.

Além do fato de ser um negócio que precisa começar sem ser conhecido pelo público. Muitas vezes, o empreendedor precisa resolver todas essas questões sozinho.

Dessa forma, ao adquirir uma franquia o empreendedor tem uma maior segurança para gerir seu negócio sem maiores preocupações. Afinal, muitos aspectos como financeiro, jurídico e gerencial são assessorados por profissionais da franqueadora.

O suporte oferecido além do reconhecimento da marca dão uma maior segurança para o empreendedor. Desse modo, ele estará assegurando em diversos aspectos extremamente importantes para a saúde do negócio e sua prospecção.

Dessa forma, saber exatamente onde está investindo- graças às informações da COF- gera mais confiança ao investidor. Por fim, é muito mais seguro ter com quem contar, como é o caso das franqueadoras.

8. Marketing personalizado

As franqueadoras também oferecem o suporte em marketing personalizado. Com uma equipe de profissionais altamente preparados para atender essa necessidade.

Dessa forma, o franqueado tem oportunidade de ter acesso a campanhas gerais da marca, promoções, entre outros.

Assim como a oportunidade de marketing para sua unidade franqueada. Com campanhas para o público local, promoções da unidade, peças para o marketing, tanto digital quanto no impresso.

Além disso, muitas franqueadoras possuem diversas opções de peças pré-definidas. Desse modo, o franqueado pode adicionar os dados da sua unidade e preencher a publicidade de acordo com as suas estratégias.

A equipe de marketing também ajuda a planejar e criar propagandas. Dessa forma, o franqueado pode ter uma consultoria para atender melhor às suas necessidades. De forma personalizada para campanhas para o público-alvo além da prospecção do negócio.

Afinal de contas, o marketing é um fator diferencial para que empresas promovam seus produtos e serviços se destaquem em um mercado competitivo. Ao ter acesso a um marketing personalizado, os franqueados têm muito mais chances de sucesso.

9. Linhas de crédito para abrir a franquia

Pessoa sacando dinheiro em caixa eletrônico.
Empreender facilita a obtenção de linhas de crédito.

Outra vantagem de franquear são as linhas de crédito. Afinal, geralmente costuma ser difícil conseguir crédito em grandes bancos, com prazos e taxas atrativas. Porém, a franquia costuma ser um negócio seguro e que gera resultados.

Dessa forma, as linhas de crédito para abrir uma franquia costumam ser facilitadas. Muitas até possuem parcerias com grandes bancos. 

Em primeiro lugar, muitas franquias demandam que os investidores tenham um CNPJ. Por si só, esse é um fato que facilita a obtenção de linhas de crédito.

Atualmente, muitos bancos e instituições financeiras contam com linhas especiais para empreendedores. Por outro lado, muitas franquias demandam apenas o registro de Microempreendedor Individual (MEI.)

Neste caso também é possível conseguir linhas de crédito. Esses valores podem ser importantes para que você consiga o dinheiro necessário para abrir a franquia.

Mas, também é comum que empreendedores usem as linhas de crédito para comprar máquinas, ampliar a rede ou fazer reformas.

Agora que você já sabe as vantagens de franquear, é hora de conhecer algumas opções de negócios Franquias baratas e rentáveis: conheça as melhores opções no Brasil

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