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Tudo sobre franquias: como funciona esse negócio na prática?

Sumário

Quer saber tudo sobre franquias, como funciona o sistema e suas vantagens e desvantagens? Então, você veio ao lugar certo! Confira mais informações sobre o modelo de negócio a seguir.

Em 2022, as informações divulgadas pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostraram que o segmento de franquias teve um crescimento de 14,3% na receita em comparação com o ano anterior. Sendo assim, alcançou um faturamento acumulado de R$ 211,4 bilhões. Logo, pode ser uma boa opção para quem quer empreender de lucrar.

Por isso, veja o texto a seguir para que você entenda tudo sobre as franquias e os benefícios do modelo de negócio. Em seguida, você verá que esse sistema pode ser uma boa alternativa para você. Continue a leitura!

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Como funciona o sistema de franquias?

Entenda que uma rede de franquias funciona de uma forma bem prática. Isso porque, se trata de uma réplica da franqueadora matriz.

Desse modo, ensina para os seus franqueados o “como se faz da marca” e todo o funcionamento da empresa para que consigam gerenciar o modelo de negócio com sucesso.

As regras estabelecidas pela franqueadora são fundamentais para o desenvolvimento da rede, assim como as estratégias que condizem com o know-how da empresa.

Nesse sentido, o conhecimento é passado por meio de treinamentos, suportes, manuais e orientações sobre o negócio. Por fim, quando uma empresa deseja crescer, o sistema de franquias aparece como um modelo seguro, rentável e prático.

Quem é o franqueador?

O franqueador é a pessoa jurídica dona da marca. Portanto, é o responsável por formatar um modelo de negócio. Então, pode ceder aos franqueados o direito de uso desta marca e do know-how desenvolvido. Desse modo, deve ser remunerado por isso.

Assim, no modelo de franquias é preciso seguir os padrões estipulados pela marca franqueadora, para expansão do sistema. Logo mais, descubra quais são as taxas cobradas em um franquia. Mas antes, entenda quem é o franqueado.

Quem é o franqueado?

O franqueado é a pessoa física ou jurídica que tem uma unidade da rede de franquias. Mas para isso realiza o pagamento de um determinado valor para receber o direito de uso da marca e todo o conhecimento dela, assim como seus produtos ou serviços.

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Dessa forma, conta com um modelo de negócio pronto. Porém, precisa seguir os padrões estipulados pela franqueadora.

Taxas cobradas na franquia

As taxas cobradas na franquia podem variar. Por isso, é importante conferir na COF esses valores. Dessa maneira, você entenderá melhor esse documento.

Mas antes, saiba que as taxas do modelo de franquia são importantes para o desenvolvimento do sistema. Nesse sentido, confira a seguir mais informações sobre essas taxas que garantem o sucesso dos negócios no franchising.

Taxa de Franquia

A taxa de franquia é um valor único referente aos direitos do franqueado para explorar comercialmente os produtos e serviços da marca.

Desse modo, esse é o primeiro passo para que você possa ter acesso aos treinamentos e aos suportes oferecidos pela franqueadora.

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Na hora do cálculo da taxa, entram fatores, como: o custo da operação, o know-how, além do valor da marca. O preço da taxa de franquia varia de marca para marca. Mas no contrato, as formas de pagamento são acordadas.

Royalties

Os royalties funcionam como uma taxa para manutenção do direito de explorar o uso da marca franqueada. Desse modo, são pagos de forma regular. Além disso, o valor pode ser calculado de duas maneiras.

A primeira, é por meio de uma porcentagem do faturamento da unidade. Já na segunda maneira, a taxa é fixa e determinada no contrato. Portanto, os royalties cobrem despesas do franqueador de treinamentos, convenções de vendas etc.

Fundo de Propaganda

O fundo de propaganda corresponde a um valor arrecadado por mês pelo franqueador para investir em ações promocionais e de marketing da rede.

O fundo não é usado apenas para divulgação de uma unidade específica da franquia e sim para toda rede. Como as demais taxas cobradas, o está previsto pela Lei de Franquias, que não estabelece o valor da taxa.

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Taxa de sistema

A taxa de sistema é o valor que a franqueadora pode cobrar mensalmente do franqueado autorizando que use o sistema da marca. Dessa forma, esse sistema otimizar os processos de gestão da unidade e pode ser um programa de vendas, de gestão, entre outros.

Passo a passo para abrir uma franquia

Para começar, é preciso preencher uma ficha de cadastro, no site da marca, para avaliar o perfil do candidato. Depois, se a marca aprovar, convidará a você para uma reunião. Nesse momento, você recebe a Circular de Oferta de Franquia (COF), que tem todas as informações relevantes sobre a empresa.

Em seguida, você pode escolher algumas unidades para visitar para conferir o atendimento. Além disso, não feche negócio sem antes avaliar minuciosamente a minuta do contrato.

Após isto, será necessário escolher o ponto comercial, com apoio da franqueadora. Em seguida, fechados os detalhes em relação ao ponto, é hora de assinar o contrato e abrir a empresa. Isso deve ser feito antes da inauguração da unidade.

Portanto, tranquilize-se, pois você e sua equipe vão passar pelo treinamento para aprender os padrões da rede. Por último, sempre que precisar, conte com o suporte do franqueador.

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Circular de Oferta de Franquia

A COF é o documento responsável por apresentar diversas informações importantes sobre o formato do negócio do sistema de franquia.

Desse modo, após a leitura, você entenderá o potencial da marca, seus direitos e deveres, terá acesso a relação de fornecedores, entre outros. 

Sendo assim, você terá um intervalo de pelo menos dez dias entre o envio da COF até a assinatura do contrato de franquia. Isso facilitará para que você possa estudar o documento com tempo e calma.

Destaques da Lei de Franquias

A Lei de Franquias surgiu com o intuito de regularizar as informações tanto para o franqueador quanto para o franqueado. Entre os pontos de destaque, estão a lista de atuais e de ex-franqueados nos últimos 24 meses.

Dessa forma, o futuro franqueado tem a oportunidade de ter acesso aos contatos. Sendo assim, no documento consta o nome, endereço e telefone. Outro ponto importante da COF, de acordo com a Lei de Franquia, são os valores exigidos para abrir a unidade.

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Outro destaque são as regras de transferência ou sucessão, segundo a Lei. Desse modo, caso existam as regras, precisam estar presentes na COF. Por isso, o sistema de franquias é interessante. As regras garantem mais segurança e organização ao modelo de negócio.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Vantagens de abrir uma franquia

As vantagens de abrir uma franquia são diversas. Agora, você verá que o modelo de negócio é bem mais seguro do que se arriscar a abrir um empreendimento do zero. Por isso, separamos algumas dicas importantes para você anotar e considerar na hora de seguir em frente para empreender com a franquia de sucesso. Acompanhe!

Modelo já testado

Em uma franquia, o modelo de negócio já está testado. Isso porque, o empreendimento é replicado em diferentes locais, de forma padronizada e bem-sucedida.

Sendo assim, a franquia já validou sua atuação de forma a aplicar o melhor método de trabalhar a unidade, garantindo o sucesso do negócio.

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Reconhecimento da marca

Ao adquirir uma franquia, o reconhecimento da marca também é uma grande vantagem. Nesse sentido, o franqueado começa o seu negócio com um plano pronto e aprovado no mercado. Isso garante a segurança na hora da fidelização dos clientes.

Mas além disso, as franquias estão sempre em busca de melhorias de seus produtos e serviços. Assim, você pode contar com uma marca em constante atualização e antenada às tendências do mercado.

Suporte ao franqueado

O suporte ao franqueado também é uma grande vantagem do sistema de franquias. Isso porque, é feito por meio de treinamentos e cursos, além de consultorias em diversas áreas.

Desse modo, você pode contar com o apoio da franqueadora para fazer um estudo do mercado, escolha do ponto, em marketing, entre outros.

Todo o planejamento de marketing, por exemplo, é feito pela franqueadora. Isso porque, é responsável por montar as artes, criar as campanhas e conferir o posicionamento da marca no mercado. Sendo assim, você conta com uma equipe qualificada e exclusiva para ajudá-lo.

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Desvantagens de abrir uma franquia

Como tudo, abrir uma franquia pode trazer desvantagens. Ou seja, como um formato de negócio vai ter dois lados e isso é natural em todo empreendimento.

Mas é importante que você esteja por dentro do cenário completo para avaliar qual o melhor modelo, segundo os seus próprios interesses. Confira a seguir!

Padronização dos negócios

A padronização do negócio é uma característica do sistema de franchising. Sendo assim, o franqueado deve seguir o padrão da marca desejada, oferecendo os serviços e usando produtos estabelecidos pela franqueadora.

Mas é importante dizer que os padrões são uma espécie de fórmula de sucesso da marca. Por isso, o franqueado deve seguir as normas para que a unidade cresça.

Ao seguir um padrão previamente estabelecido, todas unidades franqueadas podem oferecer os mesmos serviços e produtos. Dessa forma, fica claro que, embora você seja o seu próprio chefe, você terá algumas restrições com relação ao modelo de seu negócio.

Sendo assim, é necessário ter um perfil adequado para seguir regras, já que a liberdade será reduzida. Mas além disso, a administração do negócio em si é feita pelo franqueado. Então, se não seguir os padrões da rede, estará colocando o seu empreendimento em risco.

Flexibilidade reduzida

Como dito, a padronização das unidades é uma das principais características da franquia e o que garante o sucesso dela e o reconhecimento da marca.

Portanto, se você pretende abrir uma unidade com ponto comercial, por exemplo, pode ser necessário adaptar o espaço de acordo com orientações da marca.

Logo, pode-se reduzir a flexibilidade ao optar pelo franchising. Isso porque, não há muito espaço para mudanças, já que existem regras estabelecidas e que já funcionam. Afinal de contas, estamos falando de um modelo de negócio pronto.

Problemas com a franqueadora

Para que possa obter sucesso no negócio, você precisa ter afinidade com a marca que escolheu para abrir sua empresa. Desse modo, o franqueado deve respeitar todas políticas adotadas pelo franqueador para manter uma comunicação clara e eficaz.

Isso porque, caso contrário, podem surgir problemas e a relação entre eles não será mais de parceria. Então, para o sucesso do negócio, a confiança é fundamental. Mas antes de escolher a marca para abrir o seu negócio, verifique a reputação da empresa, além dos suportes e treinamentos oferecidos.

Agora que você já sabe tudo sobre franquias, é preciso entender como escolher o negócio certo para você. Nesse sentido, analise com calma o setor em que você deseja atuar. Por outro lado, procure não escolher visando apenas o fator financeiro.

Senão, você poderá perder uma oportunidade perfeita para fazer o que gosta. Afinal de contas, esse é o sonho de muita gente. Mas depois de uma boa pesquisa, separe as marcas que mais chamaram a sua atenção para fazer uma comparação.

Sendo assim, busque entender a percepção do público sobre a marca e as vantagens dela. Essa comparação entre as marcas pode ser feita com o acesso as redes sociais e com o estudo da COF.

Você pode ainda procurar consumir os produtos ou contratar serviços para análise. Agora, confira o vídeo que separamos para você com cinco verdades que ninguém lhe conta sobre abrir uma franquia.

Ao longo do texto, você aprendeu tudo sobre franquias. Ainda, conferiu dicas estratégicas para investir. Agora que está por dentro do assunto, empreenda e ganhe dinheiro.

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