Destaques ★FranchisingEmpreendedorismo

Trabalhar em casa: 23 ideias de trabalho remoto com negócio próprio

Trabalhar em casa: Casal e uma filha abaixo de um toldo simulando um telhado e dentro de casa

Trabalhar em casa é o sonho de muitas pessoas, não apenas por oferecer a oportunidade de estar no conforto de um ambiente conhecido, mas também por permitir que esteja sempre próximo das pessoas que ama. Sem contar no valor baixo para empreender num negócio home office. 

Um dos melhores empreendimentos para quem busca mudar de vida, as franquias oferecem boas oportunidades de investimento.
Apesar de parecer que elas precisam de um investimento alto, existe o modelo de microfranquia, que permite que o empresário tenha gasto apenas com a aquisição e manutenção do direito de explorar a marca. 

As microfranquias são empreendimentos que exigem um investimento de até R$ 90 mil. Esse cálculo é feito por meio da Associação Brasileira de Franchising (ABF), que considera o valor do Produto Interno Bruto (PIB) per capita, multiplicado por três.

Para que você possa conhecer as vantagens desse negócio e seus desafios, preparamos o texto a seguir. Acompanhe a leitura. 

Por que abrir uma franquia para trabalhar em casa?

Apostar em uma franquia para trabalhar em casa pode trazer diversos benefícios para o empresário que fizer essa escolha.
São possibilidades e confortos que dificilmente você teria em um escritório ou em um espaço físico. A seguir, vamos conhecer um pouco dessas características tão atrativas do negócio.  

Opções baratas de negócio

Abrir uma franquia pode trazer a impressão de ser algo mais caro do que realmente é. Muito dessa impressão acontece as grandes marcas que conhecemos e que trabalham com modelos grandes e super estruturados. 

Porém, as franquias para trabalhar em casa são bem mais baratas, principalmente por não necessitar de uma estrutura para existir, apenas um computador e acesso à internet.  

Independência financeira

Com um custo tão baixo para tirar o projeto do papel, abrir as franquias home office também permite ao empresário conseguir mais rapidamente a sua tão sonhada independência financeira.
Por isso, uma das características desse modelo é oferecer um bom retorno financeiro e grande rentabilidade. 

Franquias têm risco menor de investimento

Devido ao seu formato em que um terceiro tem o direito de explorar comercialmente uma marca, recebendo todo o suporte e treinamento para ter sucesso, as franquias são considerados empreendimentos de baixo risco. 

Segundo o Serviço Brasileiros de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas 15% delas fecham antes de completar 10 anos. Em comparação com os negócios aberto do zero, a diferença é cinco vezes maior, registrando um valor de 75% no mesmo período. 

Como franqueado você recebe suporte da franqueadora

Trabalhar em casa: Mulher conversando com um cara durante uma reunião de negócios
O franqueado consegue receber diferentes tipos de suportes para ajudar no desenvolvimento da sua unidade

Um dos fatores que fazem uma franquia para trabalhar em casa funcionar é o suporte oferecido pela franqueadora. Ou seja, durante a validade do contrato, você contará com a ajuda da marca para conseguir fazer o projeto se desenvolver da melhor maneira possível. 

Além disso, caso você consiga ter um bom destaque entre as unidades, a empresa também lhe consulta para descobrir o que foi feito e aconselhar outros franqueados. É um processo mútuo de ajuda. 

Reconhecimento da marca pelos consumidores

As franquias são empresas que já possuem um certo reconhecimento do público. Assim, ao abrir a sua unidade, a tendência é que logo nos primeiros meses a sua unidade já registre um movimento bem atrativo. Algo completamente diferente de quem opta por iniciar as uma empresa do zero. 

Treinamentos para atuação com o negócio

Como você estará entrando em uma rede de franquias, representando uma marca e toda a história dela ao longo dos anos, nada mais justo que passar pelo aprendizado para não cometer nenhum erro que possa colocar em cheque todos os benefícios que apresentamos até aqui. 

Para entender a importância desse treinamento, eles funcionam como um trabalho novo. Antes de começar a colocar a mão na massa, você precisa conhecer todo o processo da empresa para que consiga pegar o ritmo e trazer bons resultados. O mesmo acontece com as franquias.

Franquia tem menos risco de quebrar

As franquias, devido ao seu formato de ajuda por meio dos treinamentos e suportes, oferece todas as condições possíveis para evitar que uma pessoa quebre.
Claro que não é impossível, mas é mais complicado que um negócio aberto sozinho. Toda essa segurança se passa pela transferência de know-how e expertise da franquia. 

Vantagens e desvantagens de trabalhar em casa

Agora que conhece um pouco mais sobre os benefícios de abrir uma franquia para trabalhar em casa, chegou o momento de apresentarmos as vantagens e desvantagens de ter o seu escritório em casa.
Mesmo que pareça algo simples, existem alguns fatores que precisam ser superados para o negócio funcionar de maneira correta. 

Sem tempo gasto no trânsito

Uma das principais vantagens de quem optar por trabalhar em casa é a possibilidade de não precisar perder tempo em trânsito para chegar até o trabalho.
Ou seja, não há motivos para acordar tão cedo e enfrentar uma maratona de horas perdidas no caminho até o escritório, ou o estresse causado por essa situação tão comum nas grandes cidades. 

Mais tempo com a família

Outro ponto que podemos apresentar como vantagem é poder ficar mais tempo com a família. Como você montará a sua agenda e seus horários, a tendência é que sempre sobre mais tempo para ficar com quem gosta. Providenciando almoços, lanches e até passeios, por que não?

Trabalho com horário flexível

Nesse tipo de trabalho, como você ficará responsável 100% pela sua demanda, a agenda ficará toda a seu encargo. Somente o franqueado poderá montar os horários, determinar as pausas, o horário para descanso e até os dias da semana que irá trabalhar. Claro, que tudo isso dependerá da quantidade de clientes que tiver que atender.  

Economia financeira

Entre as grandes vantagens de apostar em uma franquia para trabalhar em casa é a economia que esse empreendimento oferece.
Como não é necessário ter gastos com aluguel, reformas, quadro de funcionários, estruturação entre outros, o franqueado direciona todo o ganho praticamente para ele. 

Os gastos serão apenas relacionados às taxas para manter o negócio funcionando e o serviço de internet, praticamente. Se não tiver um computador, no máximo as parcelas para adquirir o equipamento.

Queda na produção

Olhando agora para algumas das desvantagens de apostar em uma franquia home office, podemos apontar a queda na produção.
O ambiente de casa traz diversas distrações que podem prejudicar o desenvolvimento do seu negócio caso não tenha um bom controle das suas obrigações. 

Para evitar isso, é muito importante que consiga montar a sua agenda e a siga à risca. Compartilhe-a com seus familiares ou outras pessoas que moram com você e evite ficar em espaços que possam criar uma tentação como em frente a televisão, próximo a cama etc. 

Mais tempo gasto com trabalho

Caso você não consiga seguir essa organização, a tendência é que as suas horas de trabalho sejam maior.
Por mais que abrir um negócio seja sinônimo de expediente maior que as tradicionais oito horas da carteira assinada, você precisa conseguir separar os horários para cada função como gestor, administrador e executor. 

Isolamento social ao trabalhar sozinho

Outra desvantagem de trabalhar em casa é que não terá o contato de outras pessoas de fora do seu ciclo familiar como está acostumado em outros ambientes.
Os momentos de distração serão reduzidos e não haverão amigos de trabalho enquanto operar em home office. Para ter um momento com as amizades precisará planejar bem a sua agenda. 

Você está preparado para o home office?

Trabalhar em casa: mulher em frente ao computador em seu escritório
Para que consiga ter um bom trabalho como home officer é preciso ter bastante organização e cuidados

Sabendo os desafios que encontrará ao longo da sua jornada como franqueado que trabalha em casa, separamos alguns questionamentos para facilitar a sua organização.
Assim, você consegue identificar quais os pontos podem ser melhorados e quais você já possui para dar continuidade ao seu processo de franqueamento no futuro. 

Você é organizado?

O primeiro ponto que você precisa responder é o quão organizado é. Aqui não falamos apenas em manter as coisas no lugar ou evitar bagunças, mas sim como lida com suas obrigações no dia a dia. As vezes temos várias coisas para fazer e chega uma hora que só de cabeça, fica difícil lembrar de tudo. 

Caso não tenha a prática de anotar suas obrigações e organizar suas coisas de maneira mais objetiva, comece a fazer esse exercício. Ele será fundamental para que a sua unidade tenha sucesso esperado. 

Tem automotivação?

A automotivação é com certeza uma das questões mais importantes para qualquer pessoa que irá trabalhar home office.
São diversos desafios, como vimos, que podem interferir no processo. Haverá dias bons e ruins, clientes bons e maus, resultados além do esperado ou abaixo. Isso é normal, por isso é tão importante ter a meta para cumprir. 

Essa simples prática permitirá que você tenha uma ideia do caminho que está seguindo e tomar decisões realmente efetivas para o seu desenvolvimento como empresário. 

Consegue resolver sozinho suas atividades profissionais?

Apesar de ter todo o suporte e treinamentos das franqueadora a sua disposição, você precisa ter a capacidade para resolver as suas pendências.
Nem todos os assuntos devem ser direcionados a franqueadora. É muito importante que consiga tomar as suas próprias decisões e consulte a marca apenas em casos extremos. 

Para isso, uma das características mais importantes do franqueado é ser proativo. Ou seja, enxergar além do horizonte e ter a capacidade de agir antes que algo possa acontecer, visando no bom resultado da ação. 

Tem confiança no seu projeto de negócio?

Todo esse processo, não será possível se não tiver confiança no que está fazendo. Não tem como ser proativo, ter confiança nas suas ações, ser organizado e motivado, se não tiver confiança no projeto que está desenvolvendo. 

Assim, busque encontrar aquela marca que mostre para você, com clareza, as boas perspectivas do negócio, como ela poderá ajudar no seu desenvolvimento profissional e o que ela pode oferecer para que isso possa acontecer. Estude bastante o setor e as tendências do segmento. 

A franqueadora vai prestar o suporte necessário?

Por fim, por mais que tenhamos falado anteriormente de conhecer a franqueadora e o suporte prestado, nem todas as empresas oferecem ajuda em todos os casos.
Cada uma trabalha de uma maneira diferente, as marcas não são iguais. Podem haver aquelas que vão ajudar você em questões de gestão e outras que não. 

Leve em consideração esses pontos antes de tomar a sua decisão final. Essas informações podem ser encontradas na Circular de Oferta de Franquia (COF), documento importante que mostrará todas as questões que envolvem o negócio em questão. 

23 ideias de franquias para trabalhar em casa

Depois de todas as dicas que passamos para quem deseja trabalhar em casa, separamos algumas franquias que podem servir para ajudar você a mudar de vida. Confira. 

1. Quisto Corretora de Seguros

Trabalhar em casa: Carrinho ao lado de moedas e uma calculadora, sobre algumas contas
Para quem deseja trabalhar com seguros a Quisto é uma das melhores opções do mercado

A Quisto é uma corretora de seguros que está no mercado desde o início dos anos 2010 e conta com um catálogo com 90 serviços que contam também com planos de saúde, soluções financeiras etc.
Além disso, o franqueado poderá fazer aproximadamente 20 orçamentos diferentes para o seu cliente, permitindo que ele escolha a melhor.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

2. Encontre Sua Viagem

Para quem deseja trabalhar em casa com uma agência de viagem, a Encontre Sua Viagem é uma das melhores opções que existem no mercado.
A empresa é responsável por montar diversos pacotes fechados ou personalizados, sem contar na parceria com mais de 400 mil opções de hotelaria e aproximadamente 130 companhias aéreas ao seu lado.
 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses 

3. SMS Digital

A SMS Digital é uma empresa para quem busca trabalhar com marketing digital por meio das tradicionais mensagens de texto. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,9 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses 

4. PremiaPão

Quem deseja oferecer uma oportunidade para as empresas de uma determinada região de destacarem, a PremiaPão oferece espaço publicitários em sacos como os de padaria. Além de outras opções. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12,1 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 14 mil
  • Prazo de retorno: entre 1 e 16 meses 

5. CI

Voltada para planos de intercâmbio, a CI está no mercado montando pacotes e viagens exclusivas para estudantes ou profissionais que desejam ter uma experiência no exterior. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5,5 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 250 mil
  • Prazo de retorno: entre 1 e 36 meses 

6. Brasil Nutri Shop

Trabalhar em casa: Mulher segurando suco detox formando um coração
A Brasil Nutro Shop é uma empresa voltado para comercialização de suplementos para quem busca uma alimentação saudável

Considerada a maior franquia de suplementos on-line da américa latina, a Brasil Nutri Shop permite que o franqueado apenas divulgue o seu site. Enquanto isso, toda a logística é feita pela franqueadora. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 e 24 meses 

7. The Kids Club

A escola de idiomas para crianças The Kids Club é uma das opções para quem busca trabalhar em casa e ter bons resultados. Afinal, o que não faltam são pais querendo proporcionar a melhor educação para seus filhos.  

  • Investimento inicial: a partir de R$ 23 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 12 mil
  • Prazo de retorno: entre 13 e 36 meses

8. Portal da Cidade

O Portal da Cidade é uma franquia para o franqueado que sempre sonhou em ter seu site de notícias. Ela oferece toda a estrutura necessária para que divulgue os principais acontecimentos da sua região.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 24 meses 

9. RH Franquia On-line

A empresa, como o próprio nome sugere, oferece uma central voltada para recursos humanos, ajudando empresas a ter uma estrutura totalmente direcionada para a execução de serviços de contratação, desligamento, seleção de candidatos etc. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 6 meses 

10. Echosis

A Echosis é uma franqueadora que oferece serviços para colocar diversas empresas na internet. Permitindo, assim, ampliar a visibilidade e se posicionando junto as grandes do segmento em sites de buscas e campanhas de publicidade. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 19,9 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 14 meses 

11. Só Multas

Especialista em multas, a Só Multa atua em serviços como defesa de processo administrativo, entrada de recursos e monitoramento para que o cliente possa acompanhar novas pontuações na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

  • Investimento inicial: a partir de R$ 14,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 24 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses 

12. Mazze Semi Joias

Quem deseja trabalhar em casa oferecendo semi-joias de qualidade, pode oferecer as peças produzidas pela Mazze. A empresa é uma das referências e é reconhecida pelos consumidores pelo design e materiais utilizados na fabricação. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: entre 8 e 16 meses 

13. Rapidão App

Trabalhar em casa: Homem fazendo a entrega de uma mercadoria embalada
Trabalhar com delivery oferece boas oportunidades de crescimento e uma das opções é a Rapidão App

A Rapidão App é uma franqueadora que está no mercado aproveitando o crescimento dos aplicativos de delivery. A empresa busca franqueados para levar a marca em suas cidades e regiões, expandindo a sua área de atuação. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 19,6 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses 

14. Drs. Protect

O franqueado que optar pela Drs. Protect irá atuar com uma corretora de seguros que oferece diversas soluções para as pequenas empresas. Facilitando, assim, que o crescimento profissional do franqueado e a ascensão do seu empreendimento.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 8 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Prazo de retorno: entre 12 e 18 meses  

15. Sustentare

Criada em 2007, a Sustentare é uma empresa que nasceu para oferecer diversos seguros para seus clientes. Não à toa, conta com parcerias que atende diferentes benefícios e com aproximadamente 100 unidades espalhadas pelo País. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5,5 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 1 e 24 meses 

16. Tutores

A Tutores é uma das franquias para quem deseja trabalhar em casa e que conta com um mercado promissor. A premissa da empresa é oferecer ajuda para alunos com dificuldade de aprendizado, independentemente do nível escolar ou idade. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses 

17. Monitorias

Outra empresa que oferece opção home office, a monitorias é uma das mais importantes escolas de reforço escolar do Brasil. Apesar de ter apenas cinco anos de existência, ela tem se destacado pelo modelo de negócio chamativo e a metodologia exclusiva de ensino. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 1,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 2 e 6 meses 

18. Achei no Pão

A empresa Achei no Pão funciona oferecendo espaços publicitários em diferentes tipos de sacos, seja para padaria ou supermercados. O franqueado precisará trabalhar para encontrar as empresas que queiram expor suas marcas. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 4,5 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 30 mil
  • Prazo de retorno: entre 1 e 6 meses 

19. Clube Turismo

Outra franquia para quem deseja trabalhar em casa, o Clube Turismo oferece diversos pacotes de viagens para seus clientes. Criada em 2003, a empresa busca se manter ainda mais presente no mercado. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 200 mil
  • Prazo de retorno: entre 4 e 24 meses 

20. Brazil Health

Trabalhar em casa: mulher deitada na cadeira de dentista passando por tratamento
A Brazil Health é uma empresa voltada para quem deseja trabalhar com planos odontológicos etc

Considerada uma das principais marcas de consultoria especializada em planos de saúde, odontológico e de vida, a Brazil Health conta com boas soluções para os franqueados que buscam crescer oferecendo esse tipo de serviço. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 7,5 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 12 meses 

21. Vida de Ouro

A corretora de seguros Vida de Ouro é uma das franquias para trabalhar em casa que oferece diversos benefícios para seus franqueados. Ao todo, são mais de 20 anos de experiência atuando no segmento. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 9,9 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 9,5 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses 

22. Trust Intercâmbio

Para quem busca atuar na área de hotelaria e turismo, a Trust Intercâmbio oferece boas opções para o desenvolvimento do franqueado. Sem contar nas possibilidade de crescimento profissional oferecendo serviços e pacotes de viagens para estudantes. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3,5 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 45 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 48 meses 

23. Conta 4U

A empresa de contabilidade digital, Conta 4U permite que o franqueado ofereça serviços a seus clientes com o intuito de facilitar os processos contábeis de suas empresas, prezando pela agilidade, qualidade e transparência. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18,7 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 43 mil
  • Prazo de retorno: entre 2 e 11 meses 

Vimos ao longo do texto as vantagens e desvantagens de apostar num empreendimento voltado para o home office.

Apesar de parecer simples, existem alguns desafios que precisam ser cumpridos para que o sucesso venha de maneira natural e sem grandes problemas.

Gostou do nosso conteúdo sobre franquias para quem deseja trabalhar em casa? Continue explorando nosso blog e conheça mais franquias em nosso site.

Master House oferece bônus na taxa de franquia

Artigo anterior

9 MELHORES IDEIAS de negócios em alta que tendem a crescer

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.