O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Quais são os tipos de empresas mais seguras para abrir?

Acesse uma parte específica do artigo

Homem sério, usando suéter azul, enquanto trabalha em um notebook cinza. Ilustração do texto sobre tipos de empresas.

Quais são os tipos de empresas mais seguras para abrir?

Você conhece quais são os tipos de empresas para abrir? Leia esse artigo para entender mais sobre cada um desses modelos de negócio.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias cresceu 14,3% em 2022. Esse dado demonstra como o mercado está aquecido e pode ser promissor para quem quer empreender e lucrar.

Entretanto, muitas pessoas que desejam abrir um negócio próprio, acabam desistindo pelas inseguranças do mercado. Bem como pelo medo de falir com o negócio.

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Mas existem modelos que podem trazer uma segurança maior na hora de abrir o próprio empreendimento. No conteúdo de hoje, vamos lhe mostrar alguns tipos de empresas, para você investir com mais segurança.

Tipos de empresas para iniciar e ganhar dinheiro

O mercado está cheio de tipos de empresas, que têm formas de trabalhar diferentes. Conheça algumas opções no conteúdo de hoje. Dessa forma, os tipos de negócios têm processos internos e gestões diferentes umas das outras.

Assim, como ponto importante para se ter uma empresa consolidada é preciso entender um processo correto. Além de identificar uma boa gestão. Replicando esses pontos positivos que outras empresas têm no seu próprio negócio, a chance de ter um bom desempenho é maior.

Então, existem vários processos no mercado que já funcionam e que são os fundamentos dos negócios existentes. Sendo assim, ao ter uma boa base para seu empreendimento, será muito mais fácil fazer com que ele funcione. 

Com um bom modelo de negócio, seu investimento terá muito mais chance de trazer lucro. Pois será melhor trabalhado e estudado por você e seus funcionários. Assim, fazendo com que o negócio dê mais certo do que um empreendimento sem nenhum planejamento.

Modelos de negócio definidos são a base do sucesso. Por isso, é muito importante que você os conheça e trabalhe com eles de forma certa. Dessa forma, a sua empresa trará muitos lucros para você. Por isso, vamos lhe mostrar alguns modelos de negócio que podem ser boas opções para empreender.

Negócio novo

Ao abrir um negócio novo, como o próprio nome fala, será uma novidade no mercado. Nele, você terá que fazer todos os seus processos e gestão interna e externa.

Advertisement

Ou seja, você terá que criar tudo do negócio. Por exemplo, ao abrir uma cafeteria, uma xícara de café servida ao cliente, é apenas o produto final.

Mas, por trás dessa xícara existem muitas coisas. Você perceberá que existem os grãos de café, as máquinas, os funcionários, o copo térmico, a identidade visual dele, como é servido etc.

Enfim, são muitos outros processos até chegar ao produto final. Essa é apenas uma parte de tudo o que acontece por trás do negócio, e que o cliente não sabe.

Então, ao abrir um negócio do zero, você deverá esquematizar todos os processos e prezar para que eles funcionem da melhor forma. Assim, terá um negócio criado por você e que esterá dentro de todos os parâmetros do mercado.

Franquia

O modelo de franquia é um formato em que o franqueador, dono da marca, concede o direito de uso dos produtos ou serviços. Assim, permite aos franqueados comercializar algo e ter uma unidade da marca, pagando uma taxa mensal.

Advertisement

Além disso, a franquia ajuda o franqueado com diversos suportes, como equipes de especialistas da marca. Sendo assim, já existem padrões e a forma de gestão para ensinar ao franqueado. Bem como para colocar a sua franquia para funcionar o quanto antes e da melhor forma possível.

Então, no modelo de franquias, você terá a segurança de investir em uma marca já conhecida no mercado. Afinal, contará com todo um modelo de atuação pronto. Desse modo, você pode escolher uma marca que trabalhe com o modelo, tendo a liberdade de empreender na área que quiser.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Existem vários tipos de franquias do mercado. Com esse modelo, você poderá escolher em qual investir. Ainda, poderá analisar antes suas condições.

Além de definir se realmente você deve investir nessa franquia ou em outra no mercado. Por fim, você terá um leque de escolhas muito bom, onde você decidirá com o que quer trabalhar. 

Advertisement

Licenciamento

No sistema de licenciamento, você vai comprar a licença de uso de uma marca. Ao ter o licenciamento de uma marca, você poderá usar o nome dela e, assim, vender os seus produtos e serviços.

Mas no caso do licenciamento, o investidor compra apenas a licença para vender produtos da marca. Então, a gestão é sua, e você não terá muita ajuda da marca da qual você adquiriu os direitos.

O que, ao mesmo tempo, traz mais autonomia para pessoas que queiram abrir um negócio por meio do licenciamento. Porém, também é uma operação com mais riscos. Afinal de contas, não inclui todo suporte que uma pessoa que entrou para o modelo de franquias tem, por exemplo.

Ao entrar para o modelo de licenciamento, você também estará junto de uma grande marca do mercado. Porém, como dito, não terá um suporte tão grande assim da empresa.

Qual o modelo de negócio mais seguro?

Dos modelos de negócio citados acima, o que mais traz segurança e benefícios para quem investe nele é o modelo de franquias.

Advertisement

Isso porque, é um modelo de negócio muito simples e bem estruturado. Nesse sentido, tanto franqueado quanto franqueadora se beneficiam, fazendo com que mais pessoas queiram ter uma franquia.

No modelo de franquia, como aprendeu até aqui, você já começará seu negócio com uma grande marca do mercado ao seu lado. O que vai lhe trazer uma vantagem em relação a outros investidores que estiverem começando do zero.

Afinal, você já terá uma marca de renome do mercado, que mais pessoas irão conhecer e confiar. Além disso, no modelo de franquia, o franqueado recebe auxílio em todo o processo de abertura da sua empresa.

Por exemplo, para achar o melhor lugar para abrir sua loja, ou com os processos da empresa e mais. Ou seja, tendo um problema futuro no qual você não saiba lidar, a franqueadora estará lá para lhe dar o apoio necessário.

Outra vantagem do modelo, inclusive, são os valores investidos. Afinal, o investimento inicial não será tão alto, se comparado com outros modelos. A seguir, descubra quais são os tipos societários de empresas.

Advertisement

Tipos societários de empresas para você registrar

Um ponto muito importante para se ter uma boa empresa no mercado, é entender qual o regime dela. Bem como em qual tipo se encaixa melhor no ponto de vista da lei.

Sobre o tipo societário se trata de um modelo predefinido. Logo, indica-se como uma empresa é representada juridicamente, além de suas responsabilidades e direitos com o negócio.

MEI

O MEI é o Microempreendedor Individual. Nesse formato se enquadram aquelas empresas nas quais os rendimentos não ultrapassam o valor de R$ 81 mil ao ano. Para o funcionamento da empresa, o MEI pode ter um único funcionário contratado.

Esse modelo pode ser um bom tipo de empresa para abrir por ser fácil e rápido. Mas os empreendimentos precisam atender a lista de atividades que são permitidas no MEI.

Empresário Individual

Com o crescimento da sua empresa e o aumento no faturamento, ela não poderá operar como MEI. Isso porque, com o aumento dos lucros, você excede as condições para ser um Microempreendedor Individual.

Advertisement

Então, você passa a ser um EI, um empresário individual. Logo, você terá mais responsabilidades com sua empresa, ainda se mantendo sozinho no negócio.

Esse tipo societário é voltado para empresas que cresceram no mercado. Tendo um faturamento anual de até a R$ 4,8 milhões de reais por ano.

EIRELI

Esse é outro tipo de empresa para quem quer empreender de forma individual, porém com maior segurança patrimonial. Isso porque, nesse tipo societário você não responderá de forma integrada por suas obrigações financeiras.

Porém, para que possa abrir uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada há requisitos. O principal deles é ter capital inicial mínimo correspondente a 100 salários mínimos.

Sociedade Empresária Limitada

Com a sociedade empresária limitada, você poderá ter um sócio. Inclusive, pode surgir durante a abertura do negócio ou até mesmo depois.

Ao tomar essa decisão, você entende que tem um negócio onde não dá mais para cuidar sozinho. Então, você define ter um sócio para lhe ajudar na gestão.

Sendo assim, cada sócio terá sua porção de responsabilidade e participação nos lucros da empresa. A negociação precisa ser realizada por meio de um Contrato Social. Além disso, em caso de dívidas, os bens pessoais dos sócios não são tomados.

Sociedade Simples

A sociedade simples é um modelo recomendado para exercer atividades intelectuais. Por exemplo, médicos, dentistas, arquitetos, contadores. Dessa forma, geralmente, a empresa é composta por dois ou mais sócios do mesmo ramo.

Nesse modelo societário existem duas modalidades: a Sociedade Simples Limitada e a Sociedade Simples Pura.

No tipo de Sociedade Simples Pura não existe a separação dos bens pessoais dos sócios com o patrimônio da empresa. Já o outro modelo, a Simples Limitada, não deixa que o patrimônio pessoal dos sócios seja tomado.

Sociedade Anônima

A Sociedade Anônima é um tipo societário que conta com suas próprias características. Os sócios são conhecidos como acionistas.

No modelo, os acionistas têm liberdade de comprar e vender as ações. O tipo societário exige pelo menos sete acionistas. Assim, as responsabilidades são divididas tendo como base as ações.

Sociedade Limitada Unipessoal

Esse tipo societário é outro que protege o patrimônio pessoal do empreendedor. No entanto, não existe a necessidade de outros sócios ou de um investimento alto como no modelo EIRELI. Nesse formato, não há necessidade de sócio para abertura e o patrimônio pessoal é separado da empresa.

Ao buscar empresas mais seguras para abrir, como você aprendeu, é essencial considerar modelos de negócios consolidados e escolher setores estratégicos. Logo, a segurança do empreendimento está diretamente ligada à análise cuidadosa desses elementos.

Por fim, você deve considerar o tipo societário mais adequado para garantir estabilidade e sucesso a longo prazo. Agora que você já sabe quais são os tipos de empresas disponíveis no mercado, abra o seu negócio e ganhe dinheiro.

Advertisement

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje