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Ter uma franquia é uma boa opção para quem tem o sonho do negócio próprio?

Sumário

Você quer empreender com o seu próprio negócio e gostaria de saber se ter uma franquia é uma boa opção? Neste texto, você vai aprender mais sobre este assunto.

O setor de franquias se se mostra atrativo para investidores, destacando que o mercado apresentou um aumento de 14,3% em 2022, em comparação ao ano anterior. Logo, teve um faturamento positivo de R$ 211,4 bilhões. Dessa forma, os números do segmento são promissores.

No mo delo de negócio da franquia é preciso se adequar às normas estipuladas pela franqueadora. Ou seja, submeter-se aos padrões da marca e procedimentos estipulados. No entanto, investir em uma franquia é também garantia de que estará investindo em um negócio de sucesso. Nesse sentido, tem menores riscos, além de ser muito rentável. Continue a leitura e saiba mais!

Qual a diferença de uma franquia para um negócio novo?

São muitas as diferenças entre os dois modelos. Então, para começar, na franquia existem taxas fixas, que em um modelo de negócio comum não tem. As taxas de franquias podem ser pagamento de royalties e verbas para investir em marketing. Mas, em contrapartida, o modelo de negócio no formato de franquia concede a negociação de preços melhores.

Já para o empresário sozinho, custos com a publicidade podem custar mais e o resultado pode ser menor, pouco impactante. Sem contar com todos os suportes que uma franqueadora oferece e o próprio reconhecimento da marca no mercado. Confira mais!

Vantagens de abrir uma franquia

Entre as vantagens de uma franquia estão todo o suporte que um franqueado de uma rede pode contar. Outro ponto é que para o dono de uma franquia o risco de fracasso é bem menor. Afinal, fará parte de um negócio forte no mercado, tem um público fiel, que já conhece e gosta da marca.

O modelo de franquia também conta com marketing personalizado. Portanto, para se ter uma ideia da importância disso, é possível ter uma publicidade abrangente para chamar a atenção de potenciais clientes. Sendo assim, fazem parte da estratégia a comunicação de promoções e produtos diferentes.

As vantagens são inúmeras. Por exemplo, o financiamento fácil e seguro, pontos de vendas privilegiado e análise de investimentos. Além da experiência que é transferida ao franqueado.

Know-how da franqueadora

Vale frisar que para um negócio se fortalecer e ficar estável no mercado é essencial acertar alguns pontos. Como impactar o público-alvo, atrair a clientela, comandar e gerenciar a fluidez de entrada e saída do setor financeiro. Além disso, acompanhar as tendências do mercado.

Essas são algumas necessidades no começo de uma empresa. Já um negócio independente começando do zero é uma escolha mais insegura e com muitos pontos para analisar. Por conta disso, o investimento em franquias vem ganhando mais destaque. Afinal, é possível contar com inúmeras facilidades para você.

Assim, o modelo atua proporcionando benefícios referentes ao know-how da marca. Logo, contribui consideravelmente para diminuir os riscos para o empreendimento, além de intensificar os resultados. Por todos esses benefícios, muitos investidores desistem de empreender em um negócio novo e independente. Por fim, acabam optando por entrar para uma rede de franquias tradicional, por ter uma história bem-sucedida no mercado.

Modelo de negócio já testado

A fama das franquias é devido ao seu modelo de negócio. Sendo assim, trata-se de um formato já testado e que obteve resultados positivos. Inclusive, a prova disso é que sentiram segurança para abrir outras unidades da mesma marca.

Desse modo, o sistema é considerado um modelo de sucesso. Assim, o formato está atrai cada vez mais pessoas com os mesmos propósitos. Até porque, abrir um negócio do zero é muito inseguro e necessita de testes. Com o sistema de franquia, existe um produto ou serviço que foi aceito, com valor específico e um público-alvo.

Com isso, o risco de abrir uma empresa como franquia é mínimo. Ao escolher investir em uma franquia, você pula muitos passos em relação a um negócio fora do franchising.

Inclusive, esse é um dos assuntos abordados no curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas. Assim, potencialize o seu conhecimento sobre ter uma franquia de sucesso.

Marca reconhecida no mercado

Toda empresa que se preza pode ser bem-sucedida. Além disso, conta com uma forma de estratégia de gestão de marca. Por meio dessa técnica, torna-se mais reconhecida pelo público-alvo e atuante no mercado. A estratégia visa também agregar valores aos produtos ou serviços para atrair a atenção e admiração do público.

Criar um branding em torno da marca é importante porque permite aos clientes fazer suas escolhas baseadas no que conhecem. Dessa forma, criando um laço de confiabilidade, influenciando-os pelo nível de qualidade da empresa. Uma marca reconhecida no mercado tem um processamento bem delineado, é uma empresa idônea.

Portanto, tudo isto vai ser um diferencial relevante diante da franquia. É a reputação da marca que está à frente. Afinal, o franqueado inicia o seu negócio com um plano pronto, testado e aprovado.

Risco do negócio é menor

O risco de falência é bem menor em relação a negócios independentes. Então, para explicar melhor, vamos analisar a situação. A franqueadora entende de todo o processo do negócio no mercado. Sendo assim, sabe o que fazer em relação ao atendimento e marketing. Esses são os principais fatores de funcionamento que movimentam a empresa.

Sendo assim, fica claro que os negócios de modelo de franquias já são consolidados e reconhecidos no mercado. Os riscos de falir são bem menores em relação a um modelo começado do zero. Inclusive, segundo o Sebrae, 80% desses negócios fecham as portas ao decorrer de cinco anos. Ao contrário dos negócios franqueados, em que esse percentual cai para 15%.

Previsão do investimento

Entretanto, para garantir que exista lucro, é preciso fazer bem a sua parte como em qualquer outro negócio. Logo, os resultados podem ter muito mais possibilidades de ter o retorno esperado. Conforme a ABF, 61% das franquias existentes no país têm retorno financeiro do empreendimento inicial em até três anos.

Porém, esse tempo varia conforme os tipos e segmentos de franquias. Até porque, cada mercado tem suas especialidades e seu tempo de retorno conforme cada setor.

Suportes da franqueadora

Uma das maiores seguranças que os franqueados podem contar é com o suporte da marca. Uma empresa leva tempo para estruturar o seu negócio, para se consolidar. Sendo assim, é necessário muito investimento para se alcançar pilares estabelecidos.

Portanto, é preciso investir tempo, dinheiro, entre outros. Desse modo, para a empresa ser reconhecida no mercado, houve muitos erros e acertos. Nesse sentido, o sucesso não aconteceu da noite para o dia. Além disso, pode ocorrer muito cansaço mental, físico e até emocional para enfim chegar ao topo onde atualmente está.

O bom de investir em uma franquia é que todo fruto desse trabalho é transferido para o franqueado de forma prática. Isso acontece por meio de treinamentos. Desa forma, são esses suportes que serão repassados para sua franquia e que sustentam há anos a franqueadora.

O suporte começa a partir da seleção do ponto comercial apropriado para o tipo de negócio. Um local que tenha fluidez de público-alvo e consumidores dos seus produtos ou serviços. Além disso, a marca oferece treinamentos periódicos para você e sua equipe e mais.

Cuidados para abrir uma franquia

O primeiro passo para abrir uma franquia são os cuidados que você deve tomar antes de assinar o contrato. Por exemplo, pesquisar sobre a história da empresa. Como tem sido a trajetória da marca até aqui, o tempo de atuação no mercado, verificar toda papelada com trâmites legais.

Além disso, avaliar o relacionamento com outras unidades, reputação da marca, bem como, analisar quando o negócio se tornou uma franquia, quanto tempo de mercado tem etc. A gestão financeira é outro fator muito importante. Assim como é o sistema da gerência em relação à organização. Isso ajuda muito a diminuir o tempo de atuação e também custos com as despesas da empresa.

Inclusive, muitas marcas têm um software que contribui para otimizar os negócios. Ainda, armazena dados de forma bem organizada e dispensa até gastos com mão de obra humana. Agora, descubra para quem esse modelo de negócio é indicado.

Para quem franquia é indicado?

Qualquer empresa ou empreendedor que esteja dentro das normas pode iniciar no sistema de franchising. Ao escolher uma franquia, como dito, a franqueadora realiza a transferência de know-how. Dessa forma, compartilha todos os seus conhecimentos e segredos de sucesso com os empreendedores.

No entanto, é preciso lembrar que você deverá seguir sempre os padrões da marca. Desse modo, é importante lembrar que as franquias têm vários setores e nichos. Além de variados modelos de negócio acessíveis aos investidores que não dispõem de um grande capital de investimentos. Portanto, basta escolher a que se ajusta ao seu perfil empreendedor.

As melhores franquias para você investir

Descubra as oportunidades de investimento mais promissoras com nossa seleção exclusiva das melhores franquias. Em um mercado dinâmico, escolher a franquia certa pode ser o caminho para o sucesso financeiro.

Confira a lista que preparamos, pois abrange setores diversificados, proporcionando alternativas para diferentes perfis de investidores. Analisamos minuciosamente o desempenho, a rentabilidade e a reputação de cada franquia para oferecer a você uma visão estratégica. Aproveite a oportunidade de ingressar no mundo dos negócios. Acompanhe!

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Passos para abrir uma franquia de sucesso

O primeiro passo consiste em estabelecer contato direto com a marca desejada, compreender sua visão e valores. Em seguida, a análise minuciosa do negócio é importante, avaliando seu desempenho no mercado e potencial de crescimento.

A verificação da Circular de Oferta de Franquia (COF) é uma etapa indispensável para entender as obrigações e direitos. Planejar suas finanças é essencial, considerando custos iniciais e despesas operacionais. Ao negociar com a franqueadora, alinhe expectativas e defina termos contratuais transparentes.

Por fim, o investimento na franquia demanda comprometimento e execução eficiente do plano estratégico delineado. Ao seguir esse passo a passo, você aumenta as suas chances de abrir e gerir uma franquia bem-sucedida.

Ao longo do conteúdo, você aprendeu que ter uma franquia é uma boa opção para empreender. Ainda, conferiu dicas e opções de marcas para investir. Agora que está por dentro do assunto, abra o seu negócio e ganhe dinheiro.

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