O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Quais são as tendências do franchising para 2023? Saiba no que e por que investir

Quais são as tendências do franchising para 2023? Saiba no que e por que investir

Sumário

O empreendedor deve conhecer as tendências do franchising para 2023 e assim investir de forma certeira em um negócio. Aqui trouxemos um pouco sobre alguns mercados atrativos para você conhecer.

A ABF projeta um crescimento de cerca de 12% no faturamento do setor de franquias em 2022. É um aumento ainda maior do que os 10,7% de 2020 para 2021.

Esses números mostram um viés de alta solidez do mercado, um atrativo a mais para abrir o próprio negócio em 2023.

Contudo, é fundamental estar atento a movimentos do setor, como algumas tendências que se destacam.

Por que investir em uma franquia em 2023?

Os motivos para investir em uma franquia em 2023 estão em vários fatores que envolvem esse modelo de negócio.

Como, por exemplo, o fato de ser uma maneira mais simples de iniciar um negócio, e muitas vezes mais barato.

O modelo de franquia oferece diversas vantagens para o empreendedor. Primeiro, é um tipo de negócio que já existe no mercado, tem uma estrutura pronta e uma marca reconhecida no mercado.

Nesse sentido, o empreendedor não precisa estruturar todo o negócio, montar cada etapa da empresa. Ele recebe um modelo pronto, que foi pensando por uma outra empresa, a franqueadora.

Começar um negócio do zero exige bastante tempo para que sua marca seja conhecida por seu público-alvo. Com as franquias, você pula essa longa etapa de maturação.

Do mesmo modo, a franqueadora oferece suportes para os empreendedores. Seja por meio de treinamentos para conhecer o mercado no qual vai atuar seja por manuais da operação.

Além disso, o franqueado conta com auxílio da franqueadora para o trabalho de marketing. Como, por exemplo, produção de conteúdo e direcionamento para as ações.

Contudo, mesmo com tantas vantagens, esse negócio também precisa de dedicação. Então, comece avaliando o mercado local no qual vai atuar.

É um cuidado importante visualizar as tendências do franchising para 2023 para investir de forma certeira.

O empreendedor também deve investir em algo que goste de fazer ou que tenha afinidade e queira aprender. Assim, deve pesquisar muitas opções de franquias para que possa buscar a melhor oportunidade.

Analise cada uma das marcas, se estão com boa fama junto aos consumidores e franqueados. Veja se ela oferece os suportes que promete aos parceiros.

Enfim, é importante ter cuidado e não ter pressa, avaliar as franquias com cuidado.

Tendências do franchising para 2023

Quem quer empreender com franquias deve ficar atento para as tendências do franchising para 2023. Existem alguns nichos de mercado que estão em alta e outros que são sólidos, e por isso, um pouco mais seguros.

É cada vez mais importante avaliar os rumos do mercado, entender quais são as tendências. Assim, você não é surpreendido por mudanças dos consumidores.

Além disso, consegue identificar com base em números, o que pode ser um negócio mais rentável para investir.

Aqui separamos sete tendências do franchising para 2023, com negócios em home office ou loja física.

Saúde, Beleza e Bem-estar

Esse é o segmento de maior faturamento do franchising e com uma grande variedade de oportunidades para empreender. Nele, você encontra franquias de investimentos diversos.

O empreendedor pode abrir uma franquia de beleza, com um salão, maquiagem, depilação, entre diversos outros.

Além disso, na área de Saúde tem franquias de emagrecimento, tratamentos estéticos, massagens e por aí vai.

Nesse sentido, é um mercado muito amplo, com muitas opções e também um público bem atrativo. Quem nunca precisa de um tipo de serviço ou produto nessa área, sejam mulheres sejam homens?!

Isso é um dos atrativos desse setor, que teve um faturamento de mais de R$ 21 bilhões no primeiro semestre de 2022. Esse valor foi 16,9% a mais do que no mesmo período de 2021.

É uma das tendências do franchising para 2023 por ter um grande público em potencial. Bem como tipos de negócios para todos os perfis de investimentos e empreendedores.

Moda

O setor da Moda é uma das tendências, pois o empreendedor pode trabalhar com diversos tipos de produtos. Além disso, pode optar por um negócio online ou de loja física.

Dentro desse setor alguns nichos se destacam, como, por exemplo, o de brechós e de vendas pela internet. Fique atento também a opções de lojas de roupas infantis dos mais variados tipos.

Em 2022, o setor de Moda faturou quase R$ 10 bilhões, 14,7% a mais do que no mesmo período de 2021. Isso mostra um viés de crescimento que deve se manter em 2023.

Muitas franquias do setor trabalham com vendas por meio de uma loja online, na qual o franqueado pode atuar de casa. Assim, não precisa de ponto comercial, funcionários e nem estoque.

Dessa forma, diminui muito os seus custos de implantação e manutenção da franquia. Isso é interessante para empreendedores iniciantes.

Alimentação – Foodservice

O mercado de alimentação é muito amplo e com oportunidades para todos os tipos de negócios. Esse setor do franchising é um dos mais sólidos, por ser um item de primeira necessidade das pessoas.

O segmento de Alimentação – Foodservice trabalha com todos os todos os tipos de comidas prontas.

Por exemplo, restaurantes, lojas de doces e salgados, creme de açaí, comidas congeladas, alimentação saudável etc.

São muitas opções para investir, com negócios de baixo investimento, para o franqueado atuar de casa. Mas também franquias caras voltadas para praças de alimentação de shopping.

Dessa forma, é um mercado que atrai todos os tipos de empreendedores e de clientes, e tem um amplo público em potencial. Assim, é sempre uma tendência por ser um setor bastante sólido.

Casa e Construção

O mercado de reformas, compras de materiais de construção, aluguel de maquinário e outros itens é bem amplo. São diversos tipos de negócios para investir.

Esse segmento do franchising teve um crescimento de 13,2% no faturamento no primeiro semestre de 2022.

É um mercado aquecido no Brasil, que teve destaque durante a pandemia, quando diversos comércios tiveram que fechar as portas. Mesmo depois da volta ao normal das atividades, o segmento segue em alta.

Hotelaria e Turismo

Se tem um setor que sofreu com a pandemia foi o de Hotelaria e Turismo. Mas, nos últimos meses, tem se recuperado e mostra sinais positivos.

Por conta de uma demanda reprimida durante os anos de 2020 e 2021, o setor tem recuperado os clientes e deve seguir em alta. Em 2022, já faturou no semestre mais de R$ 4 bilhões.

As franquias do setor são interessantes, podem ser uma agência de turismo, intercâmbio, aluguel de carro, entre outros. Muitas delas com modelos home office, ou seja, de baixo custo.

Dessa forma, é um segmento amplo, com opções de maior investimento, mas também de negócios mais simples. Assim, o empreendedor pode escolher aquele que melhor se encaixa nas suas possibilidades.

Comunicação e Marketing

Uma das tendências do franchising para 2023 são as franquias que trabalham com serviços de comunicação em geral. Seja um marketing digital, produção de conteúdo, divulgação de marcas etc.

Existem negócios dos mais variados, muitos deles para trabalhar em casa. Além disso, é um mercado amplo, pois empresas de todos os tamanhos buscam uma maneira de divulgar suas marcas.

Nesse sentido, pequenas empresas buscam maneiras mais baratas de terceirizar um bom trabalho de marketing e divulgação. Assim, abre-se um amplo leque de clientes em potencial para sua franquia.

Vendas Online

A pandemia alterou muito os hábitos dos consumidores, fazendo com que muitos agora sequer queiram sair de casa para comprar.

As vendas online tiveram grande crescimento nos últimos anos e devem manter essa tendência.

O empreendedor encontra franquias das mais variadas para atuar com uma loja online e aproveitar essa modalidade.

Além disso, esses negócios online exigem um baixo investimento e oportunidade para atuar em diferentes nichos.

Pode ser para a venda de diversos produtos, desde alimentos, cosméticos, perfumes, roupas e vários outros.

É um mercado que é tendência por ter também uma oportunidade de atingir um vasto público. Isso porque sua loja online, atuando na internet, chega a consumidores de vários lugares.

Enfim, é um setor ao qual você deve ficar atento, pois as oportunidades são muitas e sem precisar investir muito.

Franquias que estão em alta para 2023

Você viu algumas das tendências do franchising para 2023 e observou que existem opções variadas. Pode ser para trabalhar em casa ou em uma grande loja.

Cabe ao empreendedor avaliar quanto tem para investir e o que tem maior potencial no seu mercado local. Além disso, busque um negócio que combine com o seu perfil.

O mercado conta com algumas opções nestes e outros setores que são bastante atrativos. Logo, essa é a sua oportunidade para empreender no mercado de franchising em 2023.

[raio_x]

Enfim, o setor é amplo, com os mais variados tipos de negócios. Então, observe bem as tendências e invista em um negócio para 2023.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje