Sem dúvida, uma das vantagens de abrir uma franquia são os suportes da franqueadora para o franqueado.
Com ele, desde o início o empreendedor aprende a gerenciar o seu negócio para alcançar bons resultados.
Abrir uma franquia também pode ser uma opção muito interessante para quem quer empreender utilizando um modelo de negócio pronto e que já seja conhecido pelo público.
7 suportes da franqueadora comuns nos negócios
Vale dizer que cada franqueadora oferece um tipo de suporte. Algumas oferecem treinamento comercial, por exemplo. Outras também ajudam no marketing, orientando sobre a criação das redes sociais, landing pages e outras estratégias utilizadas para divulgar e vender mais.
Mas como existem vários tipos de suportes da franqueadora, resolvemos separar neste post sete modelos de apoio que as franquias podem oferecer a você. Confira quais são eles; assim, você terá mais facilidade de escolher a sua franquia.
1. Escolha do ponto comercial
Muitas franquias trabalham com lojas físicas. Portanto, a escolha do ponto comercial é uma decisão muito importante e que pode influenciar diretamente o seu sucesso nas vendas.
Ou seja, uma escolha errada pode trazer muitos prejuízos ao seu negócio. Ou então, até fazer com que o investimento no local e na franquia não tenha resultado.
Para evitar que isso aconteça, as franqueadoras oferecem suporte na hora de escolher o ponto comercial. Para isso, elas realizam um estudo de geomarketing, para definir o melhor local para a sua franquia.
Nesse estudo são considerados aspectos como:
- O volume de pessoas no local;
- Público-alvo que costuma passar pela região;
- entre outros pontos importantes.
Além da escolha do local, muitas franqueadoras também oferecem um projeto arquitetônico. Assim, é possível criar todo o design de interiores do estabelecimento, de forma que ele fique “com a cara da marca”.
2. Cursos e treinamentos
Outro tipo dos suportes da franqueadora são cursos e treinamentos gerais, para que você consiga lidar com o negócio.
A partir deles, você consegue aprender mais sobre:
- Como administrar o negócio;
- Como cuidar do financeiro;
- A cuidar do estoque e de outros departamentos relacionados etc.
Além disso, muitos desses treinamentos podem ser oferecidos aos colaboradores da sua franquia. Dessa forma, eles entenderão os processos utilizados no negócio, aprendendo a fazer um bom atendimento.
Vale dizer que os treinamentos podem ser disponibilizados como cursos online em um portal da franqueadora, por videoconferências ou até mesmo como um e-book. Também existem treinamentos presenciais, geralmente na unidade que será aberta.
3. Suporte financeiro
Muitas franqueadoras também podem oferecer um apoio financeiro interessante para que o empreendedor consiga levar o seu negócio adiante. Aqui, elas podem, por exemplo, facilitar o acesso a crédito nos bancos.
Em outras situações, quando as franqueadoras atuam como instituições financeiras, elas conseguem financiar para o empreendedor o valor da franquia no momento da compra.
Além disso, conforme você cuida do seu negócio, é possível enviar à franqueadora informações sobre as finanças do estabelecimento. A partir disso, ela pode ajudá-lo por meio de uma consultoria de gerenciamento dos gastos e dos investimentos do negócio.
4. Assistência para a operação
O lado operacional de um negócio é uma parte muito importante e que influencia os resultados que o estabelecimento busca alcançar.
Essa área corresponde a atividades diversas, como:
- Gestão de estoque;
- Contato com fornecedores;
- Gerenciamento das atividades de cada colaborador etc.
Para ajudar a realizar essas atividades, algumas franquias oferecem suporte operacional. Assim, oferecem contatos de fornecedores e até sistemas para gerenciar o estoque e o quadro de funcionários.
5. Apoio ao marketing e publicidade
Hoje em dia, cuidar do marketing de um negócio é essencial para que ele obtenha sucesso. Por isso, as franqueadoras ajudam o empreendedor a fazer uma boa divulgação.
Nesse sentido, elas podem oferecer treinamentos mostrando a você o tipo de comunicação a ser feita e os principais canais utilizados, como redes sociais, jornais, rádios e até e-mail marketing.
Além disso, a franqueadora pode oferecer artes e materiais de divulgação para você utilizar no seu marketing. Assim, você só precisa divulgar.
Outras franquias oferecem ainda um serviço completo de marketing digital. Assim, ao pagar uma taxa todo mês, a franqueadora consegue fazer todo o marketing da franquia com seus profissionais experientes na área.
6. Apoio à implementação do checkout
O checkout é um ponto importante em um negócio. Afinal, ele permite que o estabelecimento receba pelas vendas realizadas.
Para isso, é importante contar com um bom sistema de checkout, que permita que o cliente pague pela compra com segurança. Ele também deve permitir que você consiga receber sua parte com tranquilidade.
Além disso, esse sistema precisa ser facilmente integrado com todos os seus canais de vendas. Como o caixa, uma página de vendas na internet ou até mesmo uma loja virtual.
Muitas franqueadoras já possuem parceria com alguma empresa específica de checkout. Por isso, elas conseguem entregar a franquia com o checkout implementado e pronto para uso.
7. Auxílio jurídico
Um outro suporte interessante oferecido por algumas franqueadoras é em relação ao aspecto jurídico de uma empresa.
Aqui, elas oferecem apoio no momento de você abrir a sua franquia e para iniciar suas vendas, podendo ajudá-lo:
- A registrar a empresa na Junta Comercial;
- Abrir o CNPJ;
- A se enquadrar no modelo certo de empresa etc.
A franquia pode ainda indicar escritórios de contabilidade para cuidar dessa parte jurídica da sua empresa. Assim, você consegue seguir realizando as vendas sem maiores problemas.
Lembrando que esses são os principais tipos de suportes da franqueadora. Porém, cada marca tem seu próprio tipo de apoio. Assim, na hora de abrir a franquia, é fundamental conferir o que a rede garante ao franqueado.
Este artigo foi escrito pela equipe do HeroSpark.