O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Suporte da franqueadora que você vai receber abrindo sua franquia

Acesse uma parte específica do artigo

Mulher séria, sentada, trabalhando em notebook cinza. Ilustração do texto sobre suporte da franqueadora.

Suporte da franqueadora que você vai receber abrindo sua franquia

O suporte da franqueadora é um dos aspectos mais importantes do sistema de franquias. Quer saber como funciona? Então, leia o texto e saiba mais sobre esse apoio que é um dos responsáveis pelo sucesso desse mercado.

Você sabia que entre os diversos modelos de negócio, a franquia é um dos mais seguros? Segundo um levantamento, as franquias têm apenas 5% de chances de fechar

Advertisement
dois anos após a data que foram abertas. Portanto, se considerarmos empresas que não estão dentro do franchising, esse número vai para 23%.

Esse número é um dos indicativos de que o suporte da franqueadora é efetivo e tem resultado nos bons números do franchising. Sendo assim, pode ser um motivo para quem ainda está em dúvida sobre investir ou não em franquias.

Advertisement
Advertisement

Por que o suporte da franqueadora é importante?

O suporte da franqueadora é um grande diferencial desse tipo de negócio. Além disso, é o que torna as franquias um negócio vantajoso. Assim, o franqueado terá uma marca já reconhecida no mercado. Bem como conta com um modelo de negócio pronto para ser aplicado.

Com isso, o suporte da franqueadora é a base que possibilita o empreendedor, mesmo sem experiência prévia, iniciar e gerenciar o seu próprio negócio. Esse apoio geralmente começa desde a escolha do ponto, em caso de Lojas Físicas, até auxílio nas estratégias de gestão da unidade.

Assim, é feita uma seleção considerando diversos fatores e oferece o máximo de eficiência para impulsionar os negócios e as vendas nesse primeiro momento. Ou seja, com o suporte, você tem maior facilidade para prospectar o seu negócio.

Do mesmo modo, é possível consolidar no mercado local e tornar-se uma referência. A franqueadora também oferece esse suporte para manter o bom nome da marca, com seus padrões de qualidade, visuais, de comunicação e atendimento.

Por esse motivo, a relação entre franqueado e franqueadora deve ser próxima, objetiva e clara para que os melhores resultados sejam alcançados.

Nesse sentido, o franqueado recebe todo o suporte necessário para ter uma unidade de sucesso. Esse suporte também serve para que as expectativas dos clientes sejam atendidas em qualquer unidade da marca que visitar. Dessa forma, os franqueados contam com treinamentos iniciais e recorrentes, para si e seus funcionários. 

Além de outras assessorias com uma equipe da franqueadora pronta para tirar dúvidas, oferecer dicas, entre outros. Por exemplo, o apoio em questões complexas, como: o marketing, jurídico e financeiro.

Advertisement

Suportes que a franqueadora oferece ao franqueado

Embarque em uma jornada empreendedora com confiança ao explorar os diversos suportes que uma franqueadora comprometida pode oferecer a seus franqueados. Essa relação de parceria vai além da simples concessão de uma marca estabelecida, pois engloba uma rede de apoio robusta.

Desde treinamentos especializados até assistência operacional, descubra como a franqueadora pode ser uma aliada estratégica no desenvolvimento do seu negócio.

Agora, apresentaremos alguns suportes, destacando a importância de escolher uma franqueadora que não apenas compartilhe seu sucesso, mas também ofereça as ferramentas necessárias para alcançá-lo. Acompanhe!

Apoio para implantação da franquia

O apoio para a implantação da franquia é muito importante. Assim, você terá ajuda na escolha do ponto comercial para instalar a sua unidade franqueada. Além disso, a franqueadora oferece profissionais para auxiliar no projeto arquitetônico, em caso de Lojas Físicas.

Dessa forma, a marca realiza estudo de campo, geomarketing e a análise do comportamento do público consumidor da área. Além de estudo sobre a movimentação do local, outras empresas concorrentes atuantes, custo-benefício, entre outros.

Advertisement

Isso inclui padronização do espaço, com a parte visual e arquitetônica para que o ambiente seja reconhecido pelos clientes.

A franqueadora também oferece auxílio para a compra de estoque, quando é o caso. Bem como orientações para o registro legal da empresa nos órgãos responsáveis. Ou seja, você terá apoio da franqueadora até mesmo antes de começar as operações do negócio. O que permite que a rede comece com diversas vantagens no mercado entre os concorrentes.

Isso além de oferecer economia de tempo e dinheiro para o franqueado, com a possibilidade de começar o seu negócio já com diversas vantagens. Então, você pode se destacar no mercado e alcança os melhores resultados.

Treinamento do franqueado

Com uma franquia, você também irá receber treinamentos iniciais para si e a sua equipe. Dessa forma, o objetivo é familiarizar os colaboradores com o modelo de negócio, atuações e administração da unidade. Além de aprenderem os padrões de atendimento e qualidade oferecidos pela marca.

Geralmente, também há manuais sobre diversos assuntos. Desse modo, a franqueadora oferece o seu know-how nos treinamentos e materiais. Logo, você aprende a realizar o seu trabalho, entendendo todas as questões principais. Os treinamentos de negócios mais complexos também envolvem visitas a uma unidade padrão da marca.

Advertisement

Nesse sentido, você tem a oportunidade de acompanhar de perto as operações, bem como ter reuniões com o franqueadora. Além disso, algumas marcas oferecem colaboradores para acompanhar a unidade nos primeiros momentos. Sendo assim, garantem um reforço para os treinamentos e adaptação para a melhor performance do franqueado e da sua equipe.

Há também, em muitas franqueadoras, uma universidade interna e exclusiva da rede. Ou seja, uma estrutura física e/ou online com diversos cursos envolvendo o negócio, como: administração, mercado de atuação, empreendimento etc. Por fim, essa estrutura além de auxiliar no aprendizado, ensina os franqueados ao longo do tempo. 

Suporte para operação

O suporte oferecido da franqueadora também envolve o apoio nas operações do dia a dia, com retirada de dúvidas, reuniões e outras orientações. Portanto, esse suporte oferecido é primordial e depende da boa relação entre as partes. Desse modo, a franqueadora prepara o franqueado para enfrentar os desafios e contratempos do mercado em sua unidade.

Além disso, o suporte permite que mesmo pessoas sem experiência possam empreender e começar o seu primeiro empreendimento.

Ou seja, é uma boa forma de se inserir no mercado do empreendedorismo. Então, o processo é contínuo para auxiliar você a corrigir erros e encontrar soluções para o seu negócio. Sempre com o acompanhamento de profissionais capacitados do mercado.

Advertisement

Esse é um dos fatores mais atrativos para quem deseja empreender com um sistema de franquias. Assim, o suporte para a operação deve ser feito com a maior eficácia possível. Isso porque, a finalidade é oferecer maior segurança para o investidor atuar na sua unidade.

Bem como, a segurança de poder contar com colaboradores da franqueadora altamente preparados. Depois, podem oferecer direcionamentos, resolução de problemas, dicas e estratégias que surgem em todo empreendimento.

Por esse motivo, o suporte é constante. Logo, o franqueado sempre pode tirar dúvidas com a franqueadora por meio dos canais de comunicação. Além de, como dito, participar de reuniões recorrentes para atualizar sobre as novidades da franquia e do mercado.

Consultoria de campo

No modelo de franquias, a consultoria de campo é um dos principais canais de comunicação entre a franqueadora e o franqueado. Esse elemento é algo fundamental para a manutenção dos padrões da marca.

O consultor de campo faz visitas às unidades e irá seguir um roteiro de ações com a intenção de verificar a conformidade e elaborar um relatório assinado por si e o franqueado. Esse documento indicará também uma data para possíveis correções dos problemas identificados.

Advertisement

A consultoria de campo tem o objetivo de identificar as necessidades dos franqueados. Isso por meio de avaliações periódicas em cada unidade franqueada.

Em seguida, relata-se à franqueadora as dificuldades enfrentadas por esse empresário. Nas franquias também existem os canais de comunicação que são incorporados na rotina de suporte oferecida pela marca.

Assim, esses canais recebem notificações e solicitações dos franqueados para buscar soluções para os problemas identificados. Desse modo, os consultores de campo vão receber essas informações sobre o desempenho de cada unidade que são de sua responsabilidade e oferecer as soluções possíveis em cada caso.

Esse contato próximo do consultor da marca com a unidade permite que esse profissional conheça o histórico do relacionamento. Além disso, serve para antecipar possíveis problemas, reduzir os conflitos entre franqueadora e franqueado, fortalecer a parceria e padronizar a rede. Bem como criar relatórios de supervisão e suporte para uma melhor gestão dos franqueados e das unidades.

Ferramentas para operação

No modelo de franquias, a franqueadora também oferece ferramentas para operação. Tais ferramentas, como softwares de gestão, são muito úteis para que o negócio tenha uma boa organização das atividades e resultados. Afinal, empreender traz muitos desafios que envolvem controle de gastos, gestão de pessoas, contabilidade, gestão de estoque, marketing, entre outros.

Advertisement

Por esse motivo, essas ferramentas de gestão são altamente importantes. Além de oferecer muito mais do que questões apenas organizacionais, mas estratégicas. Logo, a franqueadora sempre atualiza a gestão, oferece diferenciais e otimiza os lucros da unidade franqueada.

Nesse sentido, você tem várias vantagens competitivas com o seu negócio, com resultados melhores e um controle maior do gerenciamento. Portanto, tais ferramentas atualmente são diversas e atendem inúmeras necessidades, pois são escolhidas pelas franqueadoras. Logo, muitas delas tem um software de gestão próprio.

Assim, pode ser usado para agendar reuniões, tirar dúvidas, solicitar materiais de marketing, entre outros. Tudo isso facilita muito o trabalho do franqueado no dia a dia, também ajuda na gestão da rede no geral e gera um atendimento melhor para todos os franqueados. Isso por causa de uma comunicação mais organizada e assertiva. 

Por fim, a tecnologia das plataformas disponibilizam ao franqueado a possibilidade de acompanhar as solicitações, conferir prazos e até mesmo trocar experiências com outros franqueados da marca.

Franquias de sucesso para ter suporte da franqueadora

Explore nossa lista criteriosa de franquias que não apenas prosperam, mas também oferecem suporte excepcional da franqueadora. Nesse guia, apresentamos opções que vão além do convencional, destacando aquelas que entendem a importância de uma parceria sólida.

Descubra como escolher uma franquia que não apenas compartilhe seu resultado positivo, mas também ofereça suporte estratégico, desde treinamentos especializados até assistência operacional. Esteja preparado para alcançar seus objetivos empresariais com a segurança e suporte que uma franqueadora comprometida pode proporcionar. Acompanhe!

Qual a melhor franquia para investir?

A escolha cuidadosa é determinante para o sucesso empresarial. Para tomar uma decisão acertada, avalie suas habilidades e interesses, alinhando-os ao setor da franquia. Depois, realize uma pesquisa de mercado abrangente, identifique as oportunidades promissoras e demanda.

O histórico e reputação da franqueadora são fatores-chave. Portanto, analise seu desempenho e a satisfação dos franqueados atuais. Considere também a adaptação da franquia às tendências de mercado.

Ao adotar uma abordagem estratégica e alinhada aos seus objetivos, você estará mais preparado para escolher a franquia ideal e iniciar sua jornada empreendedora com confiança.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia.

Passo a passo para abrir uma franquia

Primeiramente, estabeleça contato direto com a marca desejada, buscando informações essenciais sobre a franquia. Em seguida, conduza uma análise detalhada do negócio, compreenda sua estrutura e potencial de mercado. A avaliação da Circular de Oferta de Franquia (COF) é indispensável, pois fornece informações detalhadas sobre os termos contratuais.

Posteriormente, planeje suas finanças de forma estratégica, considere investimentos iniciais e custos operacionais. A negociação com a franqueadora é uma etapa vital, onde esclarecer dúvidas e alinhar expectativas são fundamentais.

Então, ao investir na franquia, esteja preparado para seguir as diretrizes estabelecidas, garantindo uma integração eficiente ao modelo de negócio. Siga esses passos para construir um caminho sólido para o sucesso empreendedor.

Ao longo do conteúdo, você aprendeu sobre o suporte da franqueadora para ajudar a alvancar a sua unidade. Ainda, conferiu dicas estratégicas e opções de marcas para empreender. Agora que está por dentro do assunto, abra o seu negócio e ganhe dinheiro.

Advertisement

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje