O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Suporte ao franqueado: 5 vantagens para você que quer abrir uma franquia

Acesse uma parte específica do artigo

Mulher sorridente, usando blusa na cor laranja, quanto segura celular e trabalha em notebook. Ilustração do texto sobre suporte ao franqueado.

Suporte ao franqueado: 5 vantagens para você que quer abrir uma franquia

Abrir uma franquia pode ser mais vantajoso do que você imagina. Por isso, nesse conteúdo você poderá conferir as vantagens do suporte ao franqueado.

Você sabia que entre os diversos modelos de negócio, a franquia é um dos mais seguros? Segundo um levantamento, as franquias têm apenas 5% de chances de fechar dois anos após a data que foram abertas. Então, se considerarmos empresas que não estão dentro do franchising, esse número vai para 23%.

Advertisement

Ou seja, abrir uma franquia pode ser uma forma bem mais segura de ter o seu próprio negócio. Sendo assim, essa segurança se deve a fatores como um plano de negócio pronto e o suporte ao franqueado.

Advertisement
Advertisement

Logo, ao se tornar um franqueado, você conta com uma equipe especializada para lhe apoiar. Continue a leitura!

Entenda as vantagens de contar com o suporte ao franqueado

Entre as opções, você encontra fatores como: o conhecimento dos franqueados, resolução de problemas, estratégias mais acertadas, prevenção de danos e padronização da franquia.

Mas antes, lembre-se que, para escolher uma franquia, é preciso ter alguns cuidados. Entre eles estão procurar um modelo de negócio que você goste, comparar marcas, analisar o mercado etc.

Desse modo, também é preciso pesquisar os suportes da franqueadora antes de iniciar sua franquia. Todas as marcas oferecem suporte, mas cada uma delas atua junto ao franqueado de uma forma diferente.

Por isso, leia a Circular de Oferta de Franquia (COF) para que você esteja ciente de tudo que está no documento. Em seguida, poderá cobrar da marca os treinamentos.

Afinal, esses suportes garantem a transferência do know-how para você aprender a conduzir sua unidade franqueada. Depois, fica mais fácil escolher um negócio promissor que vai atender aos seus objetivos. Por fim, confira as vantagens de contar com um suporte na hora de começar uma franquia. Acompanhe!

Conhecimento de outros franqueados

A franqueadora está em contato com franqueados o tempo todo. Dessa forma, aprende sempre coisas novas com a experiência deles.

Advertisement

Sendo assim, quando você precisar pedir ajuda para sua franqueadora, receberá o auxílio com base em situações que outros franqueados já viveram e superaram. Desse modo, a franqueadora terá a resposta certa para você resolver da melhor forma possível.

Resolução de problemas

Outra vantagem de um suporte é que você conseguirá resolver os problemas de forma mais rápida na sua unidade franqueada.

Isso porque, devido à experiência, a franqueadora terá as respostas certas. Logo, você não vai precisar procurar em outras fontes ou ter que aprender praticando, o que demandaria mais tempo.

Estratégias mais acertadas

Contar com um suporte também facilita a hora da adoção de boas estratégias. Isso porque, o suporte vai sugerir para você modos de fazer que já foram testados com sucesso em outras unidades da rede. Nesse sentido, você pode confiar no resultado para o sucesso do seu negócio.

Prevenção de danos

Outra vantagem é que o suporte previne que você cometa erros. Isso porque, se você não pudesse contar com essa vantagem e tivesse que aprender sozinho, certamente enfrentaria alguns tropeços no caminho.

Advertisement

Então, imagine a quantidade de erros que seriam necessários até que você chegue à fase de acertos? Portanto, com a ajuda da franqueadora você pode perguntar antes de fazer, prevenindo danos e prejuízos.

Padronização na franquia

Outro pilar do franchising é a padronização, tanto dos processos como dos produtos. Essa padronização garante o sucesso da franquia em todas as unidades. Inclusive, o reconhecimento da marca também é graças a ela.

Desse modo, o suporte facilita para que você, como franqueado, consiga aplicar a padronização corretamente. Assim, garantindo que tudo seja seguido. Inclusive, o treinamento é fundamental para um resultado satisfatório desta etapa.

Portanto, é necessário muito treinamento, apoio e orientação por parte da franqueadora, pois faz a monitoria esse processo padrão. Agora entenda melhor sobre quais os suportes que a franqueadora pode oferecer ao franqueado.

Quais são os tipos de suporte ao franqueado?

Explore o universo das franquias com nossa análise detalhada sobre os tipos de suporte ao franqueado. Em um mercado dinâmico, entender as formas de apoio oferecidas pela franqueadora é importante para o sucesso do empreendimento.

Advertisement

Desde treinamentos especializados até assistência operacional, descubra as diversas maneiras pelas quais as franquias proporcionam suporte essencial aos seus parceiros.

Aqui, apresentamos uma visão abrangente dos benefícios e recursos disponíveis, ajudando você a tomar decisões embasadas ao considerar a adesão a uma franquia. Sendo assim, descubra como o suporte ao franqueado pode ser um diferencial significativo na jornada empreendedora. Confira!

Treinamentos na franquia

Um dos grandes suportes na franquia são os treinamentos que a franqueadora realiza. Nesse sentido, desde o início, o franqueado passa por uma série de treinamentos para entender o modo de fazer da marca.

Além desses treinamentos operacionais, também são oferecidos ensinamentos durante todo o contrato em diferentes áreas, como em vendas e gestão.

Por último, a franqueadora também sempre está antenada com as atualizações do mercado. Por isso, pode acrescentar novos treinamentos, de acordo com a necessidade da marca ou do franqueado.

Advertisement

Escolha de ponto

No caso das unidades Loja Física, a franqueadora oferece apoio na escolha do melhor ponto comercial para você. Sendo assim, é disponibilizado todo estudo para achar o local perfeito.

Depois, é preciso analisar se o lugar está bem posicionado e tem demanda de público, por exemplo. Já no caso das franquias de Home Office, esse tipo de suporte não se aplica.

Projeto arquitetônico da unidade

Para as unidades de Loja Física, existe outro suporte essencial da franqueadora que é o apoio no projeto arquitetônico da unidade.

Dessa forma, antes de iniciar a expansão, a franqueadora contrata um escritório de arquitetura para montar um projeto padrão que será aplicado em todas as unidades da rede.

Logo, o franqueado é responsável por adaptar este projeto ao seu ponto, com suporte da franqueadora. No entanto, existem franquias que não exigem que o franqueado siga o projeto, por exemplo, as Home Office.

Advertisement

Auxílio jurídico

Outro suporte oferecido pela franqueadora é o apoio jurídico. Dessa forma, os serviços jurídicos e administrativos do escritório são disponibilizados para cuidar dos processos da marca.

Portanto, na prática, o apoio jurídico consiste em orientações para o contrato social e outras formalidades legais e burocracias, como orientações para abertura da loja.

Sendo assim, é necessário realizar o registro na Junta Comercial, Inscrição na Receita Federal, CNPJ, entre outros. Além disso, o apoio da franqueadora também pode ser oferecido, como orientações sobre a seleção e contratação de funcionários.

Logo, atuaria indicando o perfil de cada cargo e realizando os cálculos necessários para pagamento de salários e outros benefícios.

Apoio de marketing

Entre as taxas que o franqueado paga para a franqueadora, existe uma que vai para o fundo de marketing. Desse modo, esta contribuição é recolhida de todas as unidades da rede para fins de divulgação da marca. Nesse sentido, o objetivo da taxa é para realizar ações de marketing e dar visibilidade às lojas da marca.

Advertisement

Então, este dinheiro é aplicado em estratégias de marketing diversas. Entre elas estão campanhas em rádio, televisão, revistas, jornais e internet. Além disso, existe a divulgação em anúncios e banners.

Esse apoio é muito importante na medida que é responsável pelo reconhecimento da marca no mercado e todo o seu sucesso.

Logo, é indispensável reservar o dinheiro para pagar as taxas que a franqueadora estabelece. Mas caso não tenha, tente outras alternativas. Porém, evite precisar recorrer a empréstimos. Afinal de contas, ninguém deseja começar um investimento com dívidas.

Viu como os apoios são relevantes e fazem toda a diferença? Um fator importante na hora de escolher sua franquia, é pesquisar o tempo de retorno e o faturamento. Assim, essas informações estão presentes na COF.

Dessa forma, fica mais fácil se planejar até que a franquia comece a dar lucros. Depois de cada um desses passos, entre em contato com a franqueadora e realize o investimento para abrir o seu negócio. Portanto, não exite em entrar em contato para conversar e tirar suas dúvidas.

Franquias de sucesso com suporte da franqueadora

Nesta lista, destacaremos algumas opções que oferecem modelos lucrativos e proporcionam um suporte sólido aos franqueados. Ao optar por uma franquia com apoio estratégico, você potencializa suas chances de prosperar no mundo empreendedor.

Explore essas alternativas criteriosamente selecionadas e descubra como a parceria com uma franqueadora comprometida pode ser a chave para o seu êxito no mercado.

Prepare-se para conhecer oportunidades que vão além do padrão, impulsionando seu caminho rumo ao sucesso nos negócios. Confira!

...Carregando..

Como escolher a melhor franquia para abrir?

Primeiramente, avalie suas paixões e habilidades, alinhando-as ao setor de atuação da franquia. Depois, realize uma análise de mercado para identificar oportunidades e demandas.

Além disso, considere o histórico da franqueadora, verifique seu desempenho e a satisfação de franqueados atuais. A transparência e clareza nos termos contratuais também são aspectos essenciais a serem considerados.

Ao adotar uma abordagem estratégica e alinhada aos seus objetivos, você estará preparado para escolher a melhor franquia e iniciar sua jornada empreendedora com confiança.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia.

Passo a passo para ter uma franquia

O primeiro passo é estabelecer contato com a marca desejada, seguido pela análise aprofundada do negócio. Depois, como já dito, a avaliação da COF é indispensável, pois o documento fornece informações essenciais para tomar decisões informadas.

Em seguida, é importante planejar suas finanças de maneira estratégica, considerando os investimentos iniciais e os custos operacionais. A negociação com a franqueadora é uma etapa chave, onde alinhar expectativas e esclarecer dúvidas são fundamentais.

Finalmente, ao investir na franquia, esteja preparado para seguir as diretrizes estabelecidas, garantindo uma integração eficiente ao modelo de negócio.

Ao longo do conteúdo, você aprendeu sobre as vantagens de contar com o suporte ao franqueado. Ainda, conferiu dicas estratégicas e marcas para empreender. Agora que está por dentro do assunto, abra o seu negócio e ganhe dinheiro.

Advertisement

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje