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Qual a razão do sucesso das franquias? Descubra!

Lâmpada ao lado de uma pilha de moedas com uma mudinha no topo. Chão de terra. Imagem ilustrativa texto sucesso das franquias.

Está na dúvida se é melhor abrir o próprio negócio ou apostar no sucesso das franquias? Existem algumas questões que fazem toda a diferença e podem ajudar você a tomar a melhor decisão.

Um dos melhores modelos de negócio que existem no mercado é o sistema de franchising. Graças a ele, qualquer pessoa, mesmo sem experiência, tem plenas condições de se destacar e se tornar um empreendedor de sucesso. Tudo graças a todos os auxílios que o sistema oferece.

Tendo isso em mente, preparamos o texto a seguir para explicar algumas características desse sistema e suas vantagens. Acompanhe a leitura.

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Entenda o motivo do sucesso das franquias

As redes de franquias são empreendimentos que auxiliam na expansão de uma marca. Ou seja, em vez de ela abrir várias unidades e gerenciar uma por uma, o que demanda gasto e uma estratégia mais complicada, ela permite que um empresário terceiro possa explorar comercialmente seus produtos e serviços. 

Assim, ela precisa se preocupar apenas com os treinamentos e suportes necessários para que o negócio possa funcionar da melhor maneira possível. Afinal, é o reconhecimento e fama da marca que está em jogo. Além disso, elas definem as regras que devem ser seguidas por todos os membros da rede. 

Apesar dessa limitação, o sucesso das franquias também passa pela liberdade de gerenciamento e administração do negócio por você, empreendedor. Não à toa, esse é considerado um modelo semi-independente. Graças a essa junção de fatores, como uma via de mão dupla, a tendência é que ambas as partes consigam crescer no mercado. 

Para se ter uma ideia, todo esse suporte e apoio de uma grande marca por trás torna esse modelo de negócio o mais seguro do Brasil, como mostra o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). De acordo com eles, num período de 10 anos, apenas 15% das franquias fecham as portas, contra quase 75% dos empreendimentos abertos do zero. 

Existem ainda outros pontos que acabam tornando esse tipo de negócio tão seguro. São questões fundamentais para chegar a esse nível de facilidade, e que vão beneficiar o seu empreendimento. Veja a seguir.

Reconhecimento da marca pelos consumidores

Blocos de madeira com símbolo de loja e uma sendo destacada. Imagem ilustrativa texto sucesso das franquias
Uma das grandes vantagens das franquias é a segurança que modelo traz.

Inicialmente, uma das coisas que mais fazem as franquias serem um bom investimento, é a possibilidade de trabalhar com uma marca reconhecida pelo público.

O “novo” ainda é algo que assusta as pessoas, principalmente os consumidores. Ainda mais se você estiver entrando num mercado de franquias com muitos concorrentes. 

Não à toa, um levantamento realizado pelo Reclame Aqui identificou que pelo menos 60% dos brasileiros são fiéis a uma marca. Além disso, para quase 50% dos entrevistados, a história da marca importa na hora de tomar a decisão de compra de um produto ou serviço. Sem contar que mais de 70% das pessoas influencia a família a comprar da mesma empresa.

Esse é um dos motivos de ser tão difícil consolidar um empreendimento aberto do zero no Brasil. Agora, quando você aposta em uma franquia, esse fator reduz drasticamente e há uma influência sobre o sucesso das franquias. Você estará com uma marca reconhecida pelo público e com história.

Por isso é tão importante fazer uma busca detalhada sobre como o mercado enxerga a marca que você deseja abrir uma franquia. Seja por meio das redes sociais ou sites de pesquisa, é fundamental que você faça essa análise antes de fechar um contrato com a franqueadora. 

Plano de negócio já testado

Antes de abrir uma empresa do zero, a primeira coisa que deve ser feita é um plano de negócio. Esse documento é responsável por registrar diversas informações sobre o mercado, seus concorrentes, tipo de produto ou serviço que irá oferecer, investimento necessário, prazo do retorno financeiro etc. 

Porém, por mais caprichoso que seja seu levantamento, ele só será colocado à prova a partir do momento que o empreendimento sair do papel. E isso pode gerar mudanças drásticas no seu plano e, assim, retardar ainda mais o crescimento da sua marca. Sem contar as constantes atualizações que precisam ser feitas. 

Agora, quando olhamos para as franquias, esse passo deixa de existir. Afinal, você estará assumindo um negócio com uma marca por trás. Para chegar nesse nível, todo esse processo que foi citado já foi feito. Sem contar que você não precisará se preocupar com mais nada, apenas com a gestão da sua unidade. 

O caminho para se tornar um franqueado fica mais fácil e simples. Além disso, todo o foco passa a ser apenas no sucesso da sua franquia. Com todas as forças concentradas em um só lugar, as chances de entrar num processo de falência é muito menor, em comparação com uma marca nascida do zero. 

Padronização do negócio

Outro ponto muito importante que influencia no sucesso das franquias é a padronização do negócio. Apesar de limitar as ações espontâneas, esse ponto é fundamental para garantir que todas as unidades franqueadas estão respeitando a identidade da marca. Imagine o que poderia acontecer se cada unidade tivesse um comportamento diferente?

Devido a essa necessidade de manter uma estrutura coesa e forte, são colocados padrões para serem seguidos. E para auxiliar nesse processo, todas as franqueadoras oferecem um time de suporte. Essa atividade é obrigatória de acordo com a Lei de Franquias e é fundamental para conseguir manter o negócio com baixo risco.

Além disso, existem os treinamentos feitos assim que você se torna um franqueado da rede. Assim, fica mais fácil entender o objetivo da franqueadora, sua missão, seus valores, como o trabalho precisa ser feito, de que maneira o público deve ser tratado de acordo com as características da marca etc. 

Sem contar que a padronização torna mais simples o dia a dia do negócio. Se você não precisa inovar, não precisa gastar tempo e dinheiro com pesquisas de mercado e desenvolvimento de produtos.

Graças a todo esse processo, o caminho se torna muito mais prático e seguro para qualquer pessoa, inclusive aqueles que nunca tiveram essa experiência. A seguir, vamos entrar em mais detalhes sobre o suporte das franqueadoras.  

Suporte oferecido pela franqueadora

Homem estudando em frente ao computador e fazendo anotações.
O suporte é fundamental para conseguir manter a franquia com bons números.

Esse serviço de apoio para os franqueados é o principal alicerce para a estruturação do negócio, como vimos no tópico anterior.

Nesse tipo de serviço de apoio, são utilizadas diversas ferramentas pela franqueadora. Assim, ela pode sistematizar, averiguar os prazos e entregar um canal de diálogo para os empresários apresentarem questões sobre o empreendimento.

Por exemplo, se um problema financeiro é identificado na sua unidade, o time de suporte da franqueadora entrará em contato, ou você pode tomar a iniciativa e apresentar soluções para evitar uma quebra e, assim, recuperar o negócio.

Agora, caso esteja se destacando muito na gestão, a franqueadora pode conversar com você para entender o que tem feito. 

Assim, caso ela considere uma boa solução, ela entra em contato, entende o que foi feito e passa para outros franqueados que estão em necessidade.

Ou seja, o suporte da franqueadora vai ajudar dando dicas no dia a dia, e também sugerindo mudanças, quando necessário. Ao mesmo tempo, vai servir como um canal para verificar histórias de sucesso e sugerir novas formas de fazer com base nessas histórias.

É um enorme auxílio para gerenciar o negócio e ter maior rendimento com ele. Qualquer problema ou dificuldade que tiver em sua unidade, o franqueado pode procurar pela orientação da franqueadora. Assim, ele terá auxílio para solucionar a questão.

Como escolher uma franquia de sucesso?

Conhecendo todas as vantagens que contribuem para o sucesso das franquias, vamos falar mais a fundo sobre o processo para conseguir escolher uma boa marca para você.

O importante nessa etapa é conseguir achar aquela franqueadora que mais combina com o seu perfil e que esteja alinhada com seus objetivos. 

Para isso, a primeira dica é optar por um segmento que você gosta de trabalhar ou sempre teve a vontade de fazer parte.

Não escolha um empreendimento apenas pelo retorno financeiro que ele pode lhe oferecer. Considerar apenas essa questão pode ser o primeiro passo para o insucesso da unidade. Após ter esse conhecimento, siga os seguintes passos. 

Reputação da marca

No começo do texto, falamos brevemente sobre como essa análise é necessária. Assim, entre nas redes sociais das franqueadoras, verifique todas as críticas que são feitas a ela, repare na frequência e como a empresa lida com isso.

Para completar a sua pesquisa, faça um levantamento com as pessoas próximas a você, perguntando se já tiveram alguma experiência com a marca em questão. Fazendo esse pequeno recorte, você terá uma perspectiva animadora ou não sobre o empreendimento em questão. 

Outra coisa que pode fazer diferença na sua tomada de decisão é consumir os produtos ou serviços oferecidos pela marca. Procure conhecer mais sobre a marca indo até ela, analisando o cardápio, a qualidade do serviço prestado ou do produto comercializado. Repare como o atendimento é feito e todos os pontos que considerar importante. 

Graças a esse levantamento, você terá plenas condições de encontrar um empreendimento que realmente converse com os seus objetivos. Porém, ainda existem outros dois pontos que são importantes antes da sua tomada de decisão. Continue lendo!

Perfil do empreendedor

A próxima orientação para você conseguir encontrar o melhor negócio e fazer parte de uma franquia de sucesso é traçar o seu perfil. No geral, existem dois tipos de empresários, mas isso não quer dizer que um seja melhor que o outro, apenas que existem pontos fortes e fracos que podem influenciar no desenvolvimento da sua unidade. 

Inicialmente, podemos destacar os empreendedores que conseguem ter um trato mais humano. Ou seja, são aquelas pessoas que gostam de conversar, lidam bem com os conflitos, estão na linha de frente, atuam junto com seus colaboradores, têm poder de persuasão etc. 

Há também aquele empresário mais voltado para as questões gerenciais do negócio. Para ele, é mais fácil tomar as decisões com base nos relatórios da unidade. Ele consegue tomar ações estratégicas com base nos números, têm mais facilidade para negociar com fornecedores e outros. 

Repare como todas as características que apresentamos têm sua importância no sucesso de uma empresa. O melhor empresário é aquele que consegue identificar o que lhe faz forte e aprimora os pontos fracos. Mesmo que a franqueadora tenha um perfil mais ligado ao público, você precisa ter atitudes mais administrativas e vice-versa. 

Traçando esse perfil, você vai conseguir entender que franquia combina com o que você tem facilidade de fazer. Então, as demais características necessárias, você poderá trabalhá-las.

COF do negócio

Após escolher a franqueadora, o último passo para o sucesso das franquias é entrar em contato com a empresa.

Você passará por algumas entrevistas, para que a marca tenha certeza de que seu perfil está alinhado com os planos dela. Lembre-se que é uma união de mão dupla, onde ambas as partes devem estar em sintonia. 

Sendo aprovado, a franqueadora irá lhe encaminhar a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é responsável por apresentar diversas informações importantes sobre o negócio. Tais como o histórico da marca, os valores envolvidos,  as taxas cobradas, as regras a serem seguidas etc. 

Para se ter ideia da importância desse documento, de acordo com a Lei de Franquias, ele deve ser entregue pelo menos 10 dias antes da assinatura do contrato. Assim, utilize esse tempo para estudar todos os pontos e não deixe de consultar um advogado para esclarecer suas dúvidas. 

A seguir, separamos um vídeo explicando detalhadamente como funciona a Circular e suas particularidades. Confira!

Ao longo do texto, você pôde conhecer um pouco sobre porque o sistema de franchising é tão seguro. É a chance que o empresário tem de iniciar sua jornada já com força para bater de frente com os concorrentes e um plano de negócio pronto para aplicar. 

Gostou do nosso conteúdo explicando o sucesso das franquias? Continue explorando o nosso portal e veja o artigo: “Invista bem! Conheça agora 7 franquias que dão certo”.

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