O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Notícias » Setor de Alimentação: vale a pena abrir negócio, mesmo na pandemia?

Setor de Alimentação: vale a pena abrir negócio, mesmo na pandemia?

Sumário

O setor de Alimentação é um dos segmentos atrativos do franchising, com diversos nichos de atuação e um amplo público em potencial. Por isso, é uma boa opção de investimento, principalmente por meio de uma franquia, como mostraremos aqui.

Ao longo dos anos o setor de Alimentação tem se apresentado como um dos maiores faturamentos no franchising. Em 2020 esteve no topo dos ganhos, com quase R$ 41 bilhões em faturamento segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Por este desempenho, é um mercado bastante atrativo para empreendedores. Contudo, cabe aos interessados analisar bem os diferentes nichos de oportunidades que se apresentam.

Por que investir no setor de Alimentação agora?

Mesmo na pandemia, não é preciso ter receio para investir em um negócio para trabalhar com alimentação. Isso porque, o mercado se manteve aquecido ao longo deste tempo de incertezas e restrições de circulação de pessoas.

Além disso, com a volta ao normal em diversos ramos do comércio com a reabertura dos estabelecimentos, rapidamente o setor de alimentação apresentou uma boa recuperação.

Assim, alguns fatores merecem atenção e são fundamentais para solidificar ainda mais o crescimento deste setor para torná-lo ainda mais atrativo. Veja a seguir!

Vacinação avançando

O Brasil sempre teve reconhecimento mundial em termos de vacinação por conta das políticas que sempre foram empregadas para imunizar a população desde recém-nascidos.

No último semestre, o número de doses aplicadas diariamente se multiplicou. Assim, o país superou outras potências em porcentagem de imunizados e viu despencar a quantidade de mortes e casos graves provocados pelo coronavírus.

Dessa forma, cerca de 78% da população nacional recebeu a primeira dose até meados de janeiro de 2022, segundo a plataforma Our World in Data, que compila dados mundiais da pandemia.

Já a população com o esquema vacinal completo (sem considerar as doses de reforço) está próximo a 68%.

Por conta deste avanço na vacinação, as autoridades passaram a permitir cada vez mais a reabertura do comércio, viagens, para que a Economia pudesse voltar a se movimentar.

Nesse sentido,esse avanço permite uma maior segurança para quem deseja investir, principalmente em negócios com bastante contato com o público, como o de alimentação.

Economia está aquecendo

Na trilha da vacinação vem o aquecimento da Economia como um todo, por conta da diminuição de restrições e a maior confiança dos empresários e consumidores.

Dessa forma, depois de um 2020 complicado, o movimento é de retorno das atividades econômicas e de crescimento no mercado.

Segundo a ABF, no terceiro trimestre de 2021 o segmento de Alimentação-Foodservice teve um aumento de 7,9% no faturamento se comparado com o mesmo período de 2020.

Do mesmo modo, a ABF projeta que o franchising nacional deve ter um crescimento geral de 9% em 2021 mesmo com as instabilidades causadas pela pandemia.

Estes números apresentam apenas um pouco do que se vê nas ruas: a grande circulação de pessoas e os comércios retomando a normalidade na medida do possível.

Oportunidade de ser o próprio chefe

Infelizmente a pandemia foi a responsável por diversas demissões, por conta das restrições que fizeram com que muitas empresas fechassem as portas.

Contudo, para muitos destes desempregados o empreendedorismo se tornou uma chance de retomar seus ganhos e ainda, a oportunidade de ser o seu próprio chefe.

Segundo Roney Montier, gestor comercial de uma franquia do setor Alimentação, quem foi mandado embora não quer voltar para a CLT, quer aproveitar a chance da Economia se aquecendo.

Ainda, este processo de ser o próprio chefe pode ser facilitado com um modelo de negócio de franquias, pois além de um mercado sólido, é um formato mais simples.

Franquia do setor de Alimentação para investir

Investir em uma franquia no setor de Alimentação oferece uma entrada estratégica no universo empreendedor. Aqui, apresentamos uma lista selecionada de franquias que podem ser a chave para o seu sucesso no mercado de alimentos.

A diversidade de opções abrange desde restaurantes a nichos específicos e proporciona escolhas alinhadas aos seus interesses e ao perfil do público-alvo.

Logo, ao considerar a expansão ou entrada no segmento, analise fatores como demanda do mercado, suporte oferecido pela franqueadora e potencial de retorno.

A seguir, vamos lhe orientar na busca por oportunidades sólidas de investimento no setor de alimentação. Acompanhe!

[raio_x_esf]

Franquia do setor de Alimentação não enfrenta sazonalidade

O setor de Alimentação, ao contrário de muitos outros, não enfrenta sazonalidade significativa. A demanda por refeições e opções alimentares permanece constante ao longo do ano e oferece estabilidade e oportunidades para os investidores.

Assim, você pode optar por uma franquia nesse segmento e ter vantagens estratégicas, pois a regularidade na procura contribui para um fluxo de receita mais consistente.

Além disso, as opções no setor permite que os empreendedores escolham franquias alinhadas aos seus interesses e ao perfil do mercado local, o que pode ampliar as chances de sucesso a longo prazo.

Bom resultado da rede

Escolher uma franquia com bom desempenho no mercado é importante para o sucesso do empreendimento.

Dessa forma, optar por uma rede que já demonstrou resultados positivos oferece uma base sólida para o investimento. O histórico bem-sucedido de uma franquia não apenas inspira confiança, mas também sugere que o modelo de negócio está alinhado com as demandas do mercado.

Portanto, ao considerar oportunidades de franchising, é essencial realizar uma pesquisa aprofundada sobre o desempenho passado e atual da rede. Assim, você pode garantir uma escolha informada e aumentar as chances de alcançar resultados positivos no cenário empresarial.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Suporte completo desde o início

Optar por uma franquia que oferece suporte completo desde o início é um importante passo para o sucesso do franqueado.

Isso porque, ao escolher uma rede que prioriza o suporte, demonstra o comprometimento da franqueadora com o êxito do empreendedor.

Desde a fase inicial, ter acesso à orientação, treinamento e suporte operacional é fundamental para superar desafios e maximizar o potencial de crescimento do negócio.

Portanto, ao considerar investir em uma franquia, a busca por uma parceira que forneça suporte abrangente não só facilita a entrada no mercado, mas também estabelece as bases para uma jornada empreendedora mais segura e bem-sucedida.

Taxas fixas mensais

As taxas fixas mensais desempenham um papel importante. Isso porque, são fundamentais para o planejamento financeiro e facilitar a gestão do negócio.

A principal é a taxa de franquia, um pagamento regular que confere ao franqueado o direito de operar sob a marca estabelecida.

Essa taxa faz parte do investimento inicial, viabiliza o acesso a todo o suporte e experiência da franquia. Ao quitar as taxas, você também investe em ações como marketing digital e demais estratégias fundamentais para o desenvolvimento da sua unidade.

Ao longo do texto, você aprendeu sobre o setor de Alimentação. Ainda conferiu dicas para empreender e marcas para abrir. Agora que está por dentro do assunto, invista no seu negócio e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje