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Seleção de franqueados: como selecionar pessoas qualificadas para a rede?

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Mulher séria, usando blusa preta, concentrada ao usar o notebook. Ilustração do texto sobre seleção de franqueados.

Seleção de franqueados: como selecionar pessoas qualificadas para a rede?

A seleção de franqueados é um passo importante para quem já tem uma franquia. Ou ainda para quem pensa em formatar sua empresa nesse modelo de negócio. Por isso, aqui você confere tudo sobre o assunto.

O setor de franquias apresentou um crescimento de 14,3%, em 2022, em comparação com 2021, conforme anunciado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Como resultado, o setor faturou uma receita total de R$ 211,4 bilhões. Diante desse desempenho positivo, evidencia-se como uma opção promissora para empreendedores em busca de oportunidades lucrativas.

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Sendo assim, com mais pessoas buscando por redes de franquias, o franqueado deve analisar qual tem o perfil ideal. Portanto, é fundamental fazer uma análise cuidadosa dos interessados. Isso porque, a assinatura do contrato implica em uma longa relação com a franqueadora. Logo, uma seleção de franqueados assertiva evita problemas futuros para todas as partes. Continue a leitura!

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Passos para fazer a seleção de franqueados no negócio

Ao escolher franqueados para seu negócio, é importante seguir um processo organizado para garantir parcerias sólidas. Estabelecer critérios claros desde o início é fundamental, assegurando a seleção de candidatos alinhados com a visão da franquia. A análise minuciosa de experiências e habilidades permite uma escolha mais precisa.

Mas, além disso, manter uma comunicação transparente durante todo o processo fortalece o relacionamento desde o início. Agora, abordaremos as diretrizes essenciais para conduzir uma seleção de franqueados estratégica e bem-sucedida.

Então, para ajudar você a fazer a seleção de franqueados, preparamos um passo a passo que vai ajudar a escolher de forma assertiva. Leia com calma, já que essa decisão é chave para uma franquia lucrativa. Acompanhe!

Defina um perfil ideal de franqueado

A primeira etapa é definir o perfil ideal do investidor. Assim, entre as características, devem estar competências e traços de personalidade que de fato agreguem ao negócio. No caso de um negócio home office, é preciso, por exemplo, ter boa capacidade de comunicação. Mas tenha em mente que cada franquia demanda um perfil.

Dessa forma, é preciso analisar quais são as competências necessárias ao novo franqueado. Algumas redes exigem que os investidores tenham formação específica ou experiência na área. Enquanto outras pedem apenas que o franqueado tenha interesse no setor e disponibilidade de tempo. De todo modo, esse perfil deve ser bem delimitado e repassado para os interessados na rede.

Avalie o perfil dos candidatos

Após definir o perfil dos investidores, é importante colocar em prática e analisar os interessados. Afinal de contas, nem todos que entrarem em contato realmente estão aptos para se tornarem franqueados.

Desse modo, muitas franquias criam formulários que o candidato preenche quando demonstra interesse na marca. Logo, esse documento serve como um primeiro contato entre as duas partes. Caso o perfil do interessado esteja nas exigências da franqueadora, você pode entrar em contato e marcar uma conversa. Nesse processo, aproveite para conhecer mais sobre o candidato.

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Sendo assim, faça perguntas, peça comprovações (caso precise de experiência) e apresente a franquia. Do mesmo modo, não se esqueça de dar um retorno mesmo para quem não passar para as próximas etapas.

Controle a ansiedade de venda

Outro passo importante na seleção de franqueados é controlar a vontade de vender logo as unidades. Afinal de contas, não adianta vender para uma pessoa que não tenha o perfil e que pode se arrepender futuramente. Assim, tenha em mente que o sucesso das unidades também é o sucesso da rede como um todo. Dessa forma, as vendas feitas por impulso podem não considerar o perfil do franqueado da melhor forma.

De fato, assim que você formata sua empresa em franquia, pode ser que demore um tempo até prospectar investidores. Mas isso não significa que você deve fechar o negócio com qualquer interessado. Tenha certeza que, com o tempo e uma boa divulgação, muitos investidores vão aparecer.

Entregue a COF ao candidato

Outra etapa essencial do processo de seleção de franqueados é entregar a Circular de Oferta de Franquia (COF) ao candidato. Desse modo, pode analisar todas as informações importantes e decidir se realmente se interessa pelo negócio.

Até porque, na COF estão informações como investimento inicial, detalhes sobre a empresa. Além de possíveis processos, contato de outros franqueados e muito mais. Então, o candidato deve analisar com calma e procurar a rede para tirar dúvidas. A COF é essencial para que o investidor saiba exatamente o que vai aderir.

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Do mesmo modo, o documento assegura que a franqueadora não seja prejudicada em possíveis questões com os investidores. Afinal, na COF estão as obrigações de todas as partes envolvidas. Inclusive, esse é um dos assuntos abordados no curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas. Assim, potencialize o seu conhecimento sobre ter uma franquia de sucesso.

Esteja disponível para tirar dúvidas

O franqueador é responsável por atender os candidatos e acompanhar a jornada até a assinatura do contrato. Por isso, é essencial estar disponível para conversar com os candidatos e tirar dúvidas. Essa disposição pode ser um diferencial no momento de fechar a decisão. Isso porque, muitas vezes, o candidato está em dúvida sobre alguns detalhes e acaba não levando o negócio adiante.

Sendo assim, é importante criar canais de comunicação e facilitar o contato com os candidatos. Então, esclareça as possíveis dúvidas e aproveite para conhecer mais de perto seu futuro franqueado.

Continue a análise constante do franqueado

Mesmo após analisar o perfil, continue acompanhando o franqueado. Dessa forma, você antecipa problemas e pode orientar as melhores estratégias de comunicação, vendas, gestão e muito mais.

Além disso, imprevistos acontecem e o franqueado pode querer repassar a franquia ou mesmo adquirir dívidas. Quando você continua analisando, é possível perceber e antecipar essas questões. Do mesmo modo, essa análise contínua aproxima franqueador e franqueado e facilita o sucesso da unidade.

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Detalhe as regras do contrato

Durante a seleção de franqueados, também é preciso apresentar todas as regras, que devem estar no contrato. Assim, quanto mais detalhes e clareza, melhor. No contrato estão informações sobre regras, prazos, modelo de negócio e valores, por exemplo. Dessa forma, é necessário ser elaborado por um profissional jurídico ou de outra área que entenda dos aspectos legais.

O contrato também precisa detalhar todas as regras e demais questões do negócio. Nesse sentido, evita problemas futuros e é uma forma de ambas as partes terem seus direitos garantidos. Assim que entregar o contrato ao franqueado, repasse os pontos mais importantes. Também reforce a importância de analisar com calma. O ideal é que o investidor leia sem pressa e depois de dez dias, assine.

Só feche contrato se os dois lados estiverem seguros

Depois de todos os passos anteriores, assegure que a franqueadora e o franqueado estão seguros e confiam um no outro. Afinal de contas, essa parceria vai durar um tempo e precisa se basear em confiança mútua. Então, não apresse as etapas acima. Deixe que o candidato se planeje e amadureça a ideia de fechar o negócio. Por outro lado, você também pode continuar conhecendo o futuro investidor e estreitando a relação.

Apenas assim é possível saber se ele está de fato interessado e se é uma pessoa de confiança. Do mesmo modo, o investidor precisa se sentir seguro com sua empresa para poder fechar o negócio.

Quando o relacionamento se consolidar e ambas as partes estiverem seguras, feche o negócio. Então, dê início a uma parceria de sucesso. Na hora de estruturar a sua rede de franquias, você pode contar com o apoio especializado de uma consultoria.

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Por exemplo, por meio da Formatação de Franquia, um serviço oferecido pela Encontre Sua Franquia, uma holding com mais de 13 anos de experiência, é possível transformar sua marca em uma rede de sucesso, expandindo para diversas unidades.

A consultoria abrange todas as fases do processo, começando por um diagnóstico profundo da sua empresa para identificar áreas a serem aprimoradas. Em seguida, define um modelo de negócio replicável e lucrativo. Dessa forma, você recebe orientações sobre a elaboração de documentos legais, como manuais, COF e contratos, simplificando assim a expansão do seu negócio. Conte com essa solução para receber o suporte necessário!

Ao longo do texto, você aprendeu como fazer a seleção de franqueados. Além disso, conferiu dicas sobre estratégicas sobre o tema. Agora que está por dentro do assunto, formate e sua franquia e lucre.

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