O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » TOP 10 segmentos para empreender e prosperar financeiramente este ano

TOP 10 segmentos para empreender e prosperar financeiramente este ano

Sumário

Para investir com segurança é preciso conhecer bem os segmentos que estão se destacando para empreender. Por isso, falaremos sobre alguns setores para quem quer começar o próprio negócio com o pé direto.

Em 2022, com uma taxa de mais de 11,2% de desempregados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os brasileiros enxergaram no empreendedorismo uma forma para ganhar dinheiro.

Logo, para começar um negócio, você deve pesquisar bem, avaliar os melhores segmentos para empreender como os que trazemos aqui. Continue a leitura!

Melhores segmentos para empreender e ganhar dinheiro

Entre os variados mercados, os melhores segmentos são aqueles com bons números. Por exemplo, um setor que esteja em crescimento, ou que tenha um tipo de negócio que está na moda, ou um amplo público em potencial.

Nesse sentido, um bom mercado para uma região pode não ser para outra, ou ainda, um segmento que esteja bem neste ano pode não estar no ano que vem. Então, você deve ficar atento à essas oscilações.

Além disso, alguns segmentos para empreender são mais constantes, sólidos, com milhões de pessoas para vender produtos ou oferecer serviços. Estas são boas ideias de franquia para quem quer empreender.

Confira agora alguns destes segmentos, com números positivos para você prestar atenção e veja com cuidado como investir em um negócio nestes setores. Acompanhe!

1. Alimentação

O segmento de Alimentação é um destes setores sólidos dos quais falamos. Isso porque, se trata de um item de primeira necessidade e que oferece inúmeras opções. Assim, você pode focar em um nicho específico mais atrativo.

Por exemplo, dentro do setor temos o nicho de comidas saudáveis, que cada vez mais tem tido destaque no mercado. O consumo de alimentos saudáveis, que já vinha ganhando força entre os brasileiros, foi acelerado pela pandemia.

Em 2020, as vendas que incluem produtos sem glúten ou com menor teor de sódio a orgânicos certificados, atingiram R$ 100 bilhões no país, segundo a Euromonitor Internacional.

Logo, cabe a você analisar com que tipo de produto gostaria de trabalhar, aquele que tem mais afinidade ou até alguma experiência.

Além disso, avaliar seu mercado regional, pode ter algum tipo de carência, com alguma lacuna. São muitas opções dentro do mercado de alimentação para atuar.

Enfim, esta pesquisa inicial antes de investir é importante e pode fazer você selecionar uma boa oportunidade neste atrativo mercado.

2. Telemedicina

A pandemia fez avançar um nicho de mercado que agora tende a ser uma oportunidade para novos empreendedores. A Telemedicina veio para ficar e você pode ganhar dinheiro com isso.

De acordo com dados da Saúde Digital Brasil, mais de 7,5 milhões de atendimentos foram realizados via telemedicina, por mais de 52,2 mil médicos, no Brasil entre 2020 e 2021.

Portanto, se trata de um mercado em crescimento, com opções de negócios para variados tipos de empreendedores. Outro ponto é que este mercado é muito amplo regionalmente.

Nesse sentido, você pode ter uma empresa em uma cidade e atender clientes há centenas de quilômetros dali. Assim, com um bom trabalho de divulgação nas redes sociais, não há limites para seus atendimentos.

Porém, as franquias nesta área de saúde exigem um certo cuidado, seja com a regulamentação, como também na escolha de profissionais e tecnologias usadas para os atendimentos.

3. Estética automotiva

O brasileiro é um povo apaixonado por carros. Por isso, o mercado de Estética Automotiva é um dos bons segmentos para empreender.

Segundo levantamento do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o Brasil já tem um automóvel para cada 4,4 habitantes. São mais de 45 milhões de veículos do tipo.

Dentro do mercado existem diversas opções, seja para um negócio mais robusto como também aquele pequeno empreendimento na garagem de casa. Por exemplo, atuar com um lava jato, que pode ser fixo ou móvel, levando até os clientes os serviços.

Do mesmo modo, cuidados especiais para a pintura e outros detalhes do carro são serviços cada vez mais procurados para deixar o veículo com uma nova aparência.

Em outras palavras, o mercado é atrativo não apenas pela grande quantidade de clientes em potencial, mas também pela variedade de perfis que você consegue atender e ainda oferecer variados serviços.

4. Mercado pet

Se na sua família não há um animal de estimação, pode saber que no seu vizinho deve ter, ou no vizinho dele. No Brasil, são milhares de casas com pets dos mais variados.

Isso porque, o país tem a segunda maior população de cães, gatos e aves canoras e ornamentais em todo o mundo e é o terceiro maior em população total de animais de estimação.

Nesse sentido, são 54,2 milhões de cães, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes, 39,8 milhões de aves e mais 2,3 milhões de outros animais. O total é de 139,3 milhões de pets segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet)

Isso mostra ser um dos segmentos para empreender dos mais atrativos, pois o mercado é amplo e em tendência de crescimento.

O setor permite investir em nichos mais específicos, como animais exóticos, serviços veterinários, mas também os tradicionais cuidados para cães e gatos, acessórios e alimentação.

Por fim, o empreendedor neste mercado deve ter uma afinidade, gostar de animais ou ter uma certa facilidade para que possa ter sucesso em seu negócio.

5. Marketing

Em mercados cada vez mais concorridos, fazer a sua marca ser vista pelos consumidores se tornou fundamental para o sucesso do negócio.

Assim, se em um pequeno negócio de bairro ou em uma grande empresa, o trabalho de marketing é um diferencial, é certo que este serviço é um bom setor para investir.

De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), no Brasil foi possível ver um aumento de mais de 50% no tráfego de usuários na internet durante a pandemia.

Com isso em vista, para se manter ativo no mercado, o investimento em Marketing Digital foi uma estratégia que grandes e pequenas empresas usaram.

Muitas empresas menores não têm um setor específico nem profissionais para este trabalho. Logo, buscam terceirizar o seu marketing. Então, é ai que você entra!

Este mercado permite um negócio enxuto, para trabalhar em casa, por meio de um computador conectado à internet. Para isso, busque cursos online para se capacitar e assim aproveitar o bom mercado.

6. Beleza e bem-estar

Segundo pesquisa, o Brasil é o quarto maior mercado de Beleza e Cuidados Pessoais do Mundo. Por si só, esta informação já mostra que este setor é um dos segmentos para empreender dos mais sólidos.

Ainda conta com variados nichos que cabem no bolso de diferentes empreendedores. Por exemplo, é possível abrir um salão de beleza, uma loja virtual ou física de cosméticos, oferecer serviços de estética dos mais variados, entre outros.

Outro ponto atrativo é a mudança neste setor. Antigamente era mais direcionado aos produtos e serviços para as mulheres. Porém, o público masculino tem se tornado cada vez mais forte neste segmento.

Nesse sentido, você pode avaliar que tipo de público tem na sua região, qual o negócio com maior potencial para investir com maior segurança e efetividade.

7. E-commerce

Um dos segmentos para empreender com maior crescimento, isso, impulsionado pela pandemia foi o de e-commerce. Até porque, as restrições de circulação mudaram o modo de consumir de muitas pessoas.

Portanto, pensando na comodidade e para evitar transito e aglomeração de pessoas, as vendas pela internet tiveram um salto, mudando o perfil do consumidor.

Nesse sentido, o e-commerce brasileiro registrou um faturamento recorde em 2021, totalizando mais de R$ 161 bilhões, um crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior.

Então, para empreender, além de um mercado aquecido, você pode encontrar oportunidades para investir pouco, como em uma loja virtual, por exemplo.

Assim, consegue trabalhar de casa, ou ainda, pode servir como uma fonte de renda extra, por este tipo de negócio permite uma flexibilidade de horário de trabalho.

8. Agronegócio

O setor de Agronegócio é um dos segmentos que mais chamam a atenção no Brasil por conta dos robustos números. Isso porque, é responsável por 27,4% no PIB brasileiro em 2021, a maior taxa desde 2004.

Neste segmento, você pode investir em negócios variados, que vão desde pequenas vendas de insumos até a comercialização de máquinas agrícolas.

Além disso, o Agronegócio é sólido, pode ter algumas oscilações e ainda apresentar grandes ganhos. Por outro lado, permite que você invista em um negócio robusto e que pode demorar um pouco mais a dar o retorno.

Contudo, é preciso analisar bem a região onde vai atuar, se tem um público em potencial para aquilo com o que você vai trabalhar. Em alguns lugares, o Agronegócio é pequeno, e por isso, exige um cuidado maior.

9. Limpeza residencial

A pandemia do novo coronavírus e a consequente necessidade de mais produtos e cuidados com a higiene colocou em evidência o setor de Serviço de Limpeza, assim como os fabricantes de produtos desinfetantes.

Dentro deste mercado, você pode investir em uma empresa de prestação de serviços, terceirizando este cuidado que muitas pessoas não têm tempo de fazer por si.

Do mesmo modo, pode investir em um negócio de venda de produtos de limpeza, um nicho que teve um aumento de 8,5%, em 2020, em relação ao ano anterior segundo dados.

Por fim, você precisa redobrar a atenção a estes segmentos para empreender, para oferecer os melhores serviços ou produtos voltados para a limpeza residencial.

10. Seguros

O mercado de Seguros é um setor que costuma ter grandes cifras e nos últimos anos isso não foi diferente. Isso porque, se trata de um segmento atrativo para empreender e ganhar dinheiro com vários tipos de negócios.

Portanto, para se ter uma ideia, dados da Superintendência de Seguros Privados mostram que o mercado de seguros arrecadou R$ 306,21 bilhões em 2021, um crescimento de 11,8% em relação ao ano anterior.

Sendo assim, existem várias maneiras de atuar com seguros de vida, de residência, para empresas, veículos, entre diversos outros. Seja por meio de uma Corretora de Seguros ou como um agente de seguros.

Como abrir um negócio de sucesso?

Entre os segmentos para empreender, você pode abrir um negócio de sucesso de várias maneiras. Mas para isso, deve analisar primeiro o seu perfil e o mercado local para investir da melhor forma.

Desse modo, busque um tipo de negócio que combine com suas paixões ou suas aptidões. Ainda, saiba identificar oportunidades abertas no mercado local.

Além disso, uma forma mais simples e segura para investir neste segmento é por meio de franquias. Este formato consiste em uma empresa preestabelecida no mercado, com uma operação e estruturas prontas.

Este modelo de negócio tem as vantagens da facilidade de implantação, bem como os suportes oferecidos pela franqueadora. São treinamentos, um plano de negócios, orientações para a gestão e para o trabalho de marketing.

Do mesmo modo, o franqueado conta com uma marca reconhecida, com produtos ou serviços já testados e aprovados no mercado. Em todos estes segmentos que citamos, existem franquias para investir com valores de investimento variados.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Ao longo do conteúdo, você aprendeu quais são os top dez segmentos para empreender e prosperar. Ainda, conferiu dicas estratégicas. Agora que está por dentro do assunto, você está preparado para investir no seu negócio e lucrar.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje