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Melhores segmentos de franquia para empreender este ano e lucrar

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A foto traz uma mulher jovem, loira usando blazer branco, falando ao telefone e sorrindo. Imagem ilustrativa do texto segmentos de franquia para empreender.

Melhores segmentos de franquia para empreender este ano e lucrar

O setor de franchising conta com muitos segmentos de franquia para empreender. Aqui você confere quais são e conhece opções de empreendimentos para investir ainda este ano.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), há mais de 3 mil franqueadoras no país. Ou seja, não faltam opções para investir nos mais variados segmentos.

Além disso, as franqueadoras oferecem suporte desde a escolha do ponto comercial até a administração do negócio. Assim, o setor de franchising pode ser uma boa opção para quem deseja abrir o próprio empreendimento.

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TOP 10 segmentos de franquia para você empreender

Antes de escolher entre os melhores segmentos de franquia para empreender, é importante conhecer tudo sobre o negócio pelo qual você mais se identifica.

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Isso porque, trabalhar com um empreendimento que você tem afinidade, é ainda mais fácil e prazeroso. Além disso, você vai poder aproveitar diversas oportunidades como as feiras de franquias para ampliar o seu negócio.

Dessa forma, para saber como escolher uma franquia, uma das primeiras coisas que você precisa fazer, é solicitar a COF da marca que você se interessou.

Sendo assim, saiba que COF significa Circular de Oferta de Franquia. Nesse documento estão todas as informações úteis que você precisa saber sobre o empreendimento.

Entre elas, o valor de investimento, prazo de retorno, suportes e muito mais. Agora, vamos à lista!

1. Estética automotiva

O ramo de estética automotiva atende um grande público no país. Sejam cuidados com o veículo para um bom preço de revenda ou até mesmo para hobbistas. Dessa forma, é um dos investimentos mais rentáveis para se fazer.

Na franquia Acquazero por exemplo, o franqueado terá a oportunidade de oferecer diversos serviços de lavagem ecológica. Também vale destacar a Dryjet, que faz lavagem de carros e a Flip Wash, que realiza o serviço lavagem a seco. 

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2. Setor pet

Segundo o Instituto Pet Brasil (IPB), o faturamento no setor foi de R$ 60,2 bilhões em 2022. Além disso, dados apontam que cada vez mais brasileiros optam por ter um bicho de estimação em casa. 

Outra pesquisa, feita pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET) afirma que o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial em população total de pets. E esse número cresce cada vez mais. 

Atualmente, diversas franquias atuam nesse setor. Entre elas estão a UpVet Franchising, uma farmácia de manipulação pet; a Cão Cidadão, que faz o adestramento de cachorros e a Petplace, que é uma franquia de petshops.

3. Farmácias

A Federação Brasileira das Redes Associativas e Independentes de Farmácias (Febrar) apresentou dados que apontam o crescimento de 16,2% do setor em 2022. Apesar disso, esse setor necessita de buscar inovações. 

Algumas tendências, de acordo com especialistas são protetores solar, tonalizantes e tinturas de cabelo, além de toda a linha de skincare.

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Ainda, por conta da pandemia mundial, as pessoas estão cuidando cada vez mais da saúde. Assim, o mercado oferece ao futuro franqueado diversas opções de franquias nesse setor.

Entre elas, estão as redes São Rafael, que oferece uma visita à loja Piloto da marca para novos franqueados. Além disso, há a Santa Marta que se destaca pela entrega por telefone; e A Fórmula, que trabalha com produtos sob manipulação.

4. Mercado de bebidas

Durante a pandemia, o brasileiro mudou a forma de comprar bebidas. De acordo com um levantamento, de março a outubro de 2020, a venda de bebidas on-line cresceu 960%.

Além disso, os comércios precisaram se adaptar, investindo em delivery e em outros formatos como drinks na garrafa. Assim, as inovações podem ser muito bem-vindas neste, que é um dos segmentos de franquias para empreender.

Entre as opções desse segmento, temos a Only Mule, que oferece drinks originais podendo vender em lojas ou na bicicleta, a Vinho & Ponto que é uma loja que vende a bebida e a Moncloa que é uma boutique especializada em chás.

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5. Setor delivery

O Brasil bateu recordes no delivery durante a pandemia. Não só de alimentos, mas de todos os produtos possíveis: medicamentos, bebidas, compras de supermercado, petshop e muito mais.

De acordo com uma pesquisa da Statista, o Brasil foi responsável por 48,7% de todo o delivery da América Latina em 2020.

Ou seja, este é um dos segmentos de franquias para empreender. Assim, entre as opções de franquias de delivery temos a Pede.aí, que faz delivery em cidades de médio e pequeno porte; a Play Delivery que atua em entregas de tudo com agendamento e a Postex Express que faz a entrega de encomendas.

6. Ramo de seguros

Segundo a Confederação Nacional das Seguradoras (CNSegs) de janeiro a setembro de 2020, o desempenho do setor foi 3,4% melhor que no mesmo período do ano anterior.

Além disso, os serviços oferecidos pelas seguradoras passaram a representar 6,6% do PIB nacional. O crescimento também está associado à pandemia, que elevou a preocupação das pessoas com o futuro.

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Neste sentido, pode ser interessante investir em franquias de seguro. Por exemplo, aquela com maior rendimento para corretores, a Quisto; a especialista em seguro de vida, Reiback e a Ana Terra, que oferece também seguros de viagem.

7. Beleza, saúde e bem-estar

Seja oferecendo serviços, seja vendendo produtos e cosméticos, o mercado da beleza no Brasil segue aquecido.

Uma pesquisa feita pela Ticket apontou que três em cada cinco brasileiros afirmaram estar mais preocupados com a saúde física.

Além disso, 34% dos entrevistados disseram que pretendem adotar hábitos de vida mais saudáveis, como alimentação e exercícios físicos.

Ou seja, beleza e saúde são segmentos de franquias para empreender e lucrar. As opções são muitas, por exemplo, a Suav, de salões de beleza multisserviços; a Emagrecentro, de emagrecimento saudável e a Odontoclinic, que oferece serviços odontológicos diversos.

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8. Alimentação

Você já deve ter ouvido falar que o setor de Alimentação não tem crise. De fato, mesmo em períodos de instabilidade, as vendas de comida e os serviços de alimentação continuam em alta, pois são prioridades das famílias.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), o setor de food service cresceu 11% ao ano na última década. Ou seja, a alimentação fora de casa e os serviços desse setor aumentaram.

Assim, pode ser interessante investir em franquias de comida como a Cream Berry, de açaí com receita original; a Montana Grill, famosa pelo churrasco e a Sucão de alimentação saudável.

9. Lojas virtuais

Com lojas fechadas, a maior parte dos brasileiros buscou fazer compras por meio de lojas digitais, o chamado e-commerce. Além da praticidade, é possível vender quase tudo pela internet.

Assim, os segmentos mais procurados foram equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, móveis e eletrodomésticos.

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Em seguida estão tecidos, vestuário e calçados, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, outros artigos de usos pessoal e doméstico, hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo e papelaria.

Ou seja, praticamente tudo pode ser vendido on-line. Por isso, este se tornou um dos segmentos de franquias para empreender.

Alguns exemplos são a Brasil Nutri Shop, de suplementos alimentares; a Mazze, de semi jóias e a franquia Comics, que vende camisetas temáticas.

10. Produtos de limpeza

Com a pandemia, a preocupação com serviços de limpeza cresceu. Afinal, as pessoas buscaram higienizar superfícies e locais com mais frequência para evitar a proliferação do Coronavírus.

De acordo com uma pesquisa encomendada pela SC Johnson, em setembro de 2020, 60% dos entrevistados mudaram os hábitos de higienização do lar. Além disso, produtos como álcool e desinfetante venderam 85% a mais.

Segundo a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), os serviços de limpeza terceirizados são uma das atividades de maior crescimento no mercado.

A ABF também apresenta boas perspectivas para as franquias voltadas para a limpeza. Assim, 47% das franquias deste segmento conseguiu se manter ou expandir a empresa durante a pandemia.

Nesta perspectiva, pode ser interessante investir neste segmento. Algumas dessas franquias são a Zaplus, uma distribuidora de produtos voltados para limpeza de automóveis; a Maria Brasileira, especializada em limpeza de ambientes e Dr. Sofá, que realiza a limpeza de estofados.

Vale a pena investir em uma franquia?

Investir em uma franquia é uma decisão relevante que exige análise cuidadosa. O modelo de franquia envolve uma parceria entre a franqueadora (dona da marca) e o franqueado (investidor).

Ou seja, onde o franqueado adquire o direito de usar a marca, o know-how e o suporte da franqueadora para operar um negócio seguindo seu modelo de negócios estabelecido.

Entre as vantagens de investir em uma franquia, destaca-se a segurança. A franqueadora fornece um modelo de negócios testado e comprovado, o que reduz consideravelmente os riscos em comparação com empreendimentos independentes.

Além disso, você recebe treinamento e suporte contínuo, o que é fundamental, principalmente se você é um empreendedor iniciante.

A marca já estabelecida também é uma vantagem significativa, pois atrai clientes desde o início, economizando tempo e esforço na construção de reputação e clientela. Do mesmo modo, as economias de escala podem levar a custos operacionais mais baixos devido ao poder de compra coletivo da rede de franquias.

Por outro lado, existem desvantagens a considerar. A maior delas é a necessidade de seguir as diretrizes e regras estabelecidas pelo franqueador, o que limita a flexibilidade e criatividade do franqueado.

Além disso, há custos iniciais substanciais, incluindo taxas de franquia e investimentos em equipamentos e estoque.

O sucesso em uma franquia também não é garantido e depende do desempenho individual do franqueado e das condições do mercado local.

Confira a seleção com as melhores opções de franquias para você investir!

Melhores franquias para você considerar abrir

O mercado de franquias oferece uma ampla gama de oportunidades de negócios em diversos setores. É um cenário onde é possível encontrar modelos de negócios adaptáveis a diferentes perfis de investidores, independentemente de possuírem muito ou pouco capital para investir.

A diversidade de opções é notável, abrangendo desde setores como alimentação, serviços, saúde, beleza, educação e tecnologia, até outros nichos menos convencionais. Isso significa que há oportunidades para empreendedores com interesses variados e especializações diversas.

Para quem possui recursos financeiros mais robustos, franquias de grande porte e investimentos substanciais podem ser consideradas. Essas franquias geralmente oferecem uma base de clientes já estabelecida, estrutura sólida e suporte significativo da franqueadora.

Por outro lado, se você tem um orçamento mais limitado, o mercado de franquias também oferece alternativas acessíveis. Muitas franqueadoras desenvolvem modelos de negócios econômicos que permitem aos franqueados entrar no mercado com investimentos mais modestos.

Sabendo de tudo isso, confira a seleção com as melhores franquias para investir e lucrar ainda esse ano!

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Agora que você já conheceu algumas marcas e modelos de investimento, que tal intensificar o seu conhecimento para se tornar um franqueado de sucesso? Para isso, conte com o curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas.

Como escolher um segmento de franquia para investir?

Escolher o segmento de franquia adequado para investir é uma decisão crucial que exige análise e reflexão cuidadosas.

O primeiro passo é identificar o melhor segmento para você, levando em consideração seus interesses, experiência e afinidades. Isso é fundamental, pois estar envolvido com um setor que lhe interessa torna o trabalho mais gratificante.

Uma vez definido o segmento, é hora de selecionar a franquia específica que melhor se encaixa em seus objetivos. Comece pesquisando diversas opções dentro do segmento escolhido.

Avalie o histórico da franqueadora, sua reputação no mercado e a quantidade de franqueados bem-sucedidos. Isso fornecerá insights sobre a credibilidade da marca.

É importante também entrar em contato com franqueados existentes para obter informações de primeira mão sobre suas experiências. Pergunte sobre os desafios enfrentados e o suporte fornecido pela franqueadora.

Considere o mercado local e a concorrência. Avalie se há espaço para a franquia escolhida prosperar em sua região.

Finalmente, leve em conta seu próprio perfil como empreendedor. Avalie sua capacidade de investimento, disposição para o trabalho árduo e habilidades necessárias para operar a franquia com sucesso.

A escolha de um segmento de franquia e da franquia específica demanda pesquisa, análise e autoavaliação.

Passo a passo para começar a sua franquia

Para iniciar sua jornada como franqueado, é crucial seguir um passo a passo bem definido. Esse processo, quando seguido com atenção, pode aumentar suas chances de sucesso ao abrir uma franquia.

O primeiro passo é estabelecer contato com a marca da franquia que despertou seu interesse. Isso pode ser feito através do site da empresa ou pelos canais de comunicação disponíveis. Esse contato inicial é fundamental para obter informações básicas sobre a franquia e seu processo de seleção de franqueados.

Após esse contato inicial, é hora de mergulhar na análise detalhada do negócio. Nessa fase, você deve conhecer profundamente a proposta de valor da franquia, seu mercado-alvo e a concorrência.

A próxima etapa envolve a análise minuciosa da COF. Esse documento contém informações cruciais, como custos, taxas, suporte da franqueadora e histórico financeiro.

Compreender os custos totais é fundamental, incluindo a taxa de franquia, investimento em equipamentos e estoque, royalties e despesas operacionais. Certifique-se de que suas finanças pessoais e recursos estejam alinhados com esses gastos.

Após essa fase, inicie as negociações com a franqueadora para esclarecer dúvidas, discutir termos contratuais e, sempre que possível, negociar condições mais favoráveis. Esta é uma etapa crucial para alinhar expectativas e garantir que ambas as partes estejam satisfeitas com os termos do acordo.

Por fim, após concluir a negociação e assinar o contrato, você estará pronto para investir na franquia. Prepare-se para a abertura do seu negócio seguindo o plano estabelecido e aproveitando o suporte da franqueadora para garantir um início de operações bem-sucedido.

Cada um desses passos desempenha um papel crucial no caminho para se tornar um franqueado de sucesso. Boa sorte!

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