Destaques ★FranchisingEmpreendedorismoSegmento: AlimentaçãoSegmento: Comunicação, Informática e EletrônicosSegmento: Limpeza e Conservação

9 melhores ramos para empreender, mesmo em momentos de crise

Empreender fazendo sinal de positivo. Imagem ilustrativa do texto sobre ramos para empreender.

Se você está em busca de bons ramos para empreender, aqui é o lugar certo! Então, para abrir o seu próprio negócio e ganhar dinheiro, confira as ideias que trouxemos para você.

Em 2020, 13 milhões de pessoas estavam desempregadas no Brasil durante a pandemia. Dessa forma, abrir o próprio negócio se tornou uma opção para cerca de 20 milhões de pessoas, de acordo com dados do Ministério da Economia.

Diante da crise, onde muitos estão tentando começar a empreender, as franquias são boas opções, com modelos de negócios e produtos já testados e aprovados pelo público. Por isso, confira mais informações sobre segmentos lucrativos para se iniciar um negócio, mesmo em momentos de crise.

Advertisement

Qual a melhor forma de abrir um negócio?

A melhor forma de abrir um negócio é por meio da franquia. Isso porque, o modelo de negócio está pronto, com um plano testado e aprovado. Sem contar que o franqueado recebe todo o apoio da rede franqueadora.

A franquia também é uma opção mais barata quando comparada a outra oportunidade de negócio, já que o investimento inicial é previsto e pode ser menor do que abrir uma empresa do zero.

O fraqueado recebe também uma série de treinamentos para se preparar, como: informações sobre a marca e o modelo de negócio.

Outra vantagem do modelo de franquia é que é possível saber com antecedência sobre todos os valores de investimento e as possibilidades de ganhos.

O negócio é um formato de empreendimento seguro, onde se tem a garantia de uma marca consolidada no mercado.

Mas além disso, você não precisa gastar com campanhas de publicidade e marketing para promover a marca, já que isso faz parte do suporte no modelo de franquia.

Desse modo, é importante achar a franquia ideal para o seu perfil, entre as várias opções de ramos para empreender disponíveis no mercado. Assim, você poderá fazer um investimento lucrativo.

Logo, os ramos que separamos abaixo, são boas ideias de negócios lucrativos, mesmo em momentos de crise. Portanto, confira a lista que preparamos de boas oportunidades de negócios práticos.

Descubra ramos para empreender e lucrar!

Para descobrir os melhores ramos para empreender e ter a certeza de realizar um negócio lucrativo, basta fazer uma boa pesquisa, entre as diversas opções presentes no mercado. Mas para essa pesquisa você pode usar sites confiáveis, como este que você está usando agora mesmo.

Por isso, realize as suas anotações para fazer as devidas comparações. Em seguida, dê a devida atenção para as informações mais relevantes sobre as franquias do ramo, como os valores para investimento, faturamento médio mensal e o prazo de retorno do investimento.

Desse modo, lembre-se que os nichos sempre podem oferecer boas ideias rentáveis de franquias para investir. Continue a leitura!

1. Marketing digital

A pandemia só aumentou as possibilidades para o marketing digital e suas estratégias, como a produção de conteúdo que oferece promoção para as marcas, contribuindo com o crescimento delas.

Cerca de 62,6% das empresas consideram a presença em redes sociais importante para suas estratégias de negócio. Logo, existem muitas franquias que oferecem serviços para que as empresas possam melhorar os seus resultados com a internet.

Dessa forma, as empresas podem ofertar consultoria de marketing digital, que engloba a criação de sites personalizados, lojas virtuais, campanhas de SEO, links patrocinados, hospedagens em sites, e-mail marketing, inbound marketing e outros serviços de consultoria de Marketing Digital.

É importante que o franqueado, ao optar pelo negócio, reconheça que o Marketing Digital é uma tendência, além de se identificar com o segmento.

A Guia-se Agências Digitais é uma boa opção entre os ramos para empreender, já que é no modelo Home Based. Portanto, pode-se gerir a agência digital em casa.

Homem tirando foto com celular. Imagem ilustrativa do texto sobre ramos para empreender.
A pandemia aumentou as possibilidades para o ramo do marketing digital.

2. Loja virtual

Os números desse segmento são promissores. Para se ter ideia, em 2020, as vendas on-line tiveram um crescimento de cerca de 68%.

Já o segmento cresceu mais com a pandemia. Isso porque, com as pessoas presas dentro de casa, as vendas foram impulsionadas.

A Bellaza é uma boa opção neste mercado, já que é pioneira no Brasil em oferecer um modelo de franquia virtual, por meio de loja on-line, no segmento de maquiagens multimarcas.

3. Estética automotiva

As franquias do segmento de Estética Automotiva podem ser um tipo de negócio que oferece boa oportunidade. Afinal de contas, todos os veículos precisam de serviços voltados para sua conservação. Desse modo, não vai faltar clientes para serem atendidos em um estabelecimento do setor. 

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de Serviços Automotivos alcançou um faturamento de R$ 5,9 bilhões, em 2020.

Do mesmo modo, no Brasil, temos em torno de 65,8 milhões de veículos em circulação. Ou seja, um mercado amplo que demanda serviços de limpeza, manutenção e conservação. 

Então, quem deseja empreender com franquias do tipo, pode encontrar opções de negócios em formatos distintos. Por exemplo, existem as oficinas e lava rápidos, que podem ficar em ruas movimentadas ou dentro de outros espaços, como em postos de gasolina. 

Ainda, temos lojas que trabalham com produtos voltados especificamente para automóveis. Elas podem ficar em pontos comerciais em ruas, ou em shoppings e galerias.  

Mas atualmente também já existem serviços de estética automotiva que são feitos pelo atendimento delivery. Dessa forma, o franqueado pode levar a solução até o cliente.

Para esse negócio, é interessante um franqueado muito dedicado e versátil, já que também precisará lidar com a parte administrativa e, dependendo do negócio, com a parte operacional.

Por isso, o empreendedor gostar de automóveis e se identificar com o ramo já é um grande diferencial.  

Outro ponto é que, seja trabalhando com produtos ou serviços, o franqueado deve se manter atualizado em relação às soluções disponíveis no mercado.

Assim sendo, a Acquazero é uma boa opção entre as ideias de ramos para empreender, já que é uma marca em expansão constante. A franquia é especialista em limpeza ecológica e serviços de estética automotiva.

4. Infoprodutos

Os infoprodutos são, nada mais nada menos, que produtos digitais. Durante a pandemia, houve um crescimento de empresas de venda e consumo de infoprodutos, assim como em educação, por meio de cursos on-line. Isso porque, as escolas tradicionais tiveram que fechar as portas devido ao coronavírus.

Desse modo, a Beetools é uma escola de inglês que desenvolveu um método de ensino-aprendizagem de idiomas mais rápido. A marca usa as melhores tecnologias, como realidade virtual, inteligência artificial e gamificação. 

5. Seguros e planos de saúde

O acesso e aquisição de convênios pela população, tanto empresariais ou individuais, têm crescido.

Homem e mulher no negócio. Imagem ilustrativa do texto sobre ramos para empreender.
Os planos de saúde são um dos benefícios mais comercializados do país. 

E por qual motivo você escolheria esse segmento? Porque ele cresce, mesmo em meio à crise, a uma taxa média de 10% ao ano. Além disso, com as corretoras, é possível oferecer várias soluções de seguros para pessoas e empresas, além de previdência privada e até financiamentos. 

Desse modo, a franquia Quisto Corretora de Seguros é uma opção rentável entre os ramos para empreender em meio à crise. Com ela é possível oferecer seguro de automóvel, seguro saúde, seguro de vida, plano de saúde pet e convencional, consórcio, crédito consignado, entre outros serviços.

6. Alimentação saudável

O ramo de alimentação vem apresentando números positivos ao longo dos anos, se posicionando como um dos mais importantes do cenário nacional. 

Isso porque, para esse setor não há crise. Afinal de contas, as franquias da área trabalham para vender produtos de necessidade básica e que são consumidos por um público grande e diverso. 

Desse modo, os franqueados podem abrir um negócio com vários tipos de alimentação, desde refeições, lanches, bebidas e sobremesas. São muitas opções de franquias para quem quer se tornar um empreendedor. 

O segmento é o de maior faturamento no franchising brasileiro. Segundo os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2020, o setor teve um faturamento de R$ 40,8 bilhões, mesmo em um contexto de crise. 

Os franqueados podem escolher entre diferentes modelos de negócio nesse segmento. Embora seja bem comum ter um ponto comercial físico, com um ambiente propício para o atendimento e consumo no local, é possível trabalhar com outras alternativas atualmente. 

O delivery, por exemplo, é uma forma de atendimento que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado, aumentando as chances de venda dos estabelecimentos. 

Alimentação saudável. Imagem ilustrativa do texto sobre ramos para empreender.
A alimentação saudável é um segmento em crescimento.

Sem contar que algumas franquias podem ser operadas no formato quiosque, com carrinhos, trailers e food truck. Há também ambientes compartilhados de consumo, como praças de alimentação em shoppings e galerias. 

Já a alimentação saudável é um nicho desse mercado que está crescendo. Isso porque, a procura de brasileiros por uma alimentação balanceada tem sido grande, seja por questões de saúde ou de estética. Desse modo, o segmento registrou um grande crescimento nos últimos anos no país.

Nesse ramo atua o Sucão, que é a única franquia do ramo com a nota máxima no Guia de Franquias da Pequena Empresas & Grandes Negócios, em 2020 e 2021.

7. Telemedicina

Com a pandemia, esse é um negócio que ficou ainda mais evidente. Isso aconteceu para evitar o risco de contaminação pelo coronavírus. Desse modo, as consultas on-line se popularizaram, inclusive as maiores operadoras de planos de saúde já oferecem a teleconsulta aos seus clientes.

Segundo dados da Federação Nacional de Saúde Complementar, a Fenasaúde, cerca de 88% dos atendimentos foram feitos nessa modalidade.

Desse modo, um número muito maior de pessoas conseguiram ter acesso à assistência médica, mesmo aqueles que estavam em locais com difícil acesso, dificultando o uso dos serviços de saúde.

Nesse ramo a ConnectClin se destaca como uma empresa pioneira, que visa promover soluções para uma nova era da saúde no Brasil e no mundo, aproximando especialistas renomados da área da saúde à população mais afastada dos grandes centros.

8. Pets

Cachorro olhando para cima.
O segmento é ideal para os amantes de animais de estimação.

O segmento de Pet Shop faz parte do setor de Serviços e Outros Negócios, que teve um faturamento de R$ 26,6 bilhões no ano de 2020.

Desse modo, o segmento é indicado para quem quer começar um negócio rentável e que tem amor pelos animais domésticos. O mercado oferece serviços diversos para o seu público, incluindo cuidados com a saúde e serviços voltados para a estética dos animais.

Dessa forma, se você está em dúvida sobre qual entre os ramos para empreender, ser um franqueado UPVET é uma boa opção. A empresa é uma rede de farmácias de manipulação voltada ao público PET.

9. Cursos online

Em 2020, as buscas por educação on-line e software educacional aumentaram muito. E a tendência é que esse aumento continue mesmo depois da pandemia, já que a população já se acostumou e encontrou vantagens nesse modelo de aprendizagem.

O home office, consultas e aulas on-line e outras diversas situações que se tornaram tão comuns depois da pandemia, nos mantém conectados por muito tempo. Assim, as empresas que enxergam a oportunidade nesse cenário só crescem.

O Grupo Multivix se enquadra nesse cenário, pois atua na modalidade EaD, sendo uma das principais instituições de ensino do Espírito Santo, com nota máxima no MEC e está entre as 12 melhores faculdades do Brasil.

Ficou claro como existem muitas opções para você escolher entre os ramos para empreender e ter um negócio lucrativo?

Então, aproveite para conhecer também outras franquias para que você possa iniciar um investimento lucrativo. Veja o texto, franquias baratas e rentáveis: conheça as melhores opções no Brasil.

Dicas para empreender: 9 cuidados para fazer e lucrar sem se complicar financeiramente

Artigo anterior

Como começar um negócio lucrativo sem complicação? 19 opções para fazer

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.