O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » Quais as vantagens de abrir uma franquia? Veja 5 delas para você se decidir por investir

Quais as vantagens de abrir uma franquia? Veja 5 delas para você se decidir por investir

Sumário

Anda se perguntando quais as vantagens de abrir uma franquia e se esse negócio é mesmo para você? Então, você veio ao conteúdo certo!

As franquias faturam alto no Brasil e, por isso, podem ser uma boa opção de negócio. Para se ter uma ideia, apenas em 2020, um ano de pandemia, o franchising rendeu mais de R$ 167 bilhões.

Para aproveitar a oportunidade, só é importante você conhecer o modelo e escolher bem sua franquia. Acompanhe!

Como funciona o modelo de franquia

Uma franquia é um modelo de negócio em que um empreendedor abre uma nova unidade de uma empresa que já existe. É uma opção de empreendimento que segue o padrão da marca, e então oferece os mesmos serviços e produtos ao consumidor.

A McDonald’s, por exemplo, é uma das franquias mais conhecidas do mercado. Suas unidades vendem exatamente os mesmos hambúrgueres e combos. 

Então, o cliente sabe o que esperar do negócio. Essa é uma das vantagens do franchising, pois o consumidor tem maior confiança na empresa. 

Reflita bem: você estaria disposto a experimentar uma marca da qual nunca ouviu falar? Muitos consumidores não estão, e uma franquia ajuda a contornar o problema.

Para que uma franquia funcione, o franqueado, que é o empreendedor, é treinado pela marca. Então, aprende a seguir os padrões da empresa e a cuidar da sua unidade.

A franqueadora também garante suporte ao franqueado. Com dicas para ele administrar o negócio, como fazer o marketing, contratar funcionários etc. Assim, o processo de desenvolver o negócio se torna mais simples.

5 vantagens de abrir uma franquia

São vários os atrativos de investir em uma franquia. Abaixo listamos quais as vantagens de abrir uma franquia, para você conhecer.

1. Credibilidade de um negócio já conhecido

Para vender, é preciso conquistar o cliente, mostrar para ele que você tem algo bom a oferecer. Em uma franquia, isso não é necessário.

Afinal de contas, uma franquia é uma nova unidade de um negócio. Significa que a empresa já é conhecida no mercado, então transmite confiança ao consumidor.

Mesmo que a loja seja a primeira da cidade, ou o cliente nunca tenha consumido da marca, isso continua valendo. Até porque, o usuário pode pesquisar sobre o negócio e verificar que outros clientes já foram satisfeitos por ele.

2. Plano de negócio estruturado

Na hora de abrir um negócio, é importante definir um plano de negócio. Porém, o empreendedor que escolher uma franquia já recebe esse plano pronto.

Então, ele só precisa executar o que a marca determina. Todo o modo de fazer da empresa, como cuidar das finanças etc. já estará definido. 

3. Menor risco de fracasso

Existem duas razões pelas quais uma franquia é mais segura que um negócio aberto do zero.

Primeiro, o risco é menor porque o modelo de negócio está predefinido. Logo, ele já terá sido testado e corrigido em outras unidades. O franqueado só precisa executá-lo para ter os resultados previstos.

A segunda razão importante para o risco menor de fracasso é o suporte que a marca oferece. São vários, e eles variam por franquia. Porém, normalmente incluem suporte para operação, jurídico, de marketing e outros.

Os suportes auxiliam o empreendedor no seu dia a dia. Se tiver dúvidas ou problemas, pode recorrer à franqueadora. Então, conseguirá resolver a situação sem prejudicar seu negócio.

4. Economia de escala

Quando um negócio precisa de fornecedores, ele paga um valor determinado por esses produtos. Agora, se mais de um negócio se une para comprar em maior quantidade, o custo dos produtos diminui.

É essa economia de escala que acontece nas franquias. Como a unidade faz parte de uma rede maior, com várias marcas, o franqueado consegue comprar com um valor mais baixo de seus fornecedores. Então, na hora de vender para o cliente final, sua margem de lucro pode ser maior.

5. Padronização do negócio

Outra das vantagens de uma franquia é que ela será padronizada. Isso facilita executar o trabalho, porque o empreendedor não precisa “inventar” o que fazer. Basta seguir o que já está definido.

Além disso, há o reconhecimento pelo cliente, que já citamos antes. Se o consumidor sabe o que esperar, ele tem mais confiança no negócio e compra com mais facilidade.

Abaixo, selecionamos um vídeo com mais informações sobre o modelo de franquia, para você conferir. Assista!

Como conseguir capital para abertura de franquia?

Agora que você já sabe quais as vantagens de abrir uma franquia, já pode pensar em abrir o seu negócio. 

Se você não tem dinheiro para isso, saiba que existem formas de conseguir financiar a empresa. Falaremos delas logo abaixo.

Mas antes, vale destacar que existem franquias bastante baratas no mercado. Entre as associadas à ABF, por exemplo, há negócios a partir de R$ 3.164,50. A ABF é a Associação Brasileira de Franchising.

Crédito privado para franquias

Uma opção para financiar seu negócio é conseguir dinheiro em instituições privadas. Ou seja, nos bancos. 

Com um empréstimo, você poderá pagar pelo início do negócio e ainda ter capital de giro para mantê-lo por um tempo.

Empréstimo com garantia

Para abrir uma franquia, você pode fazer um refinanciamento. Ou seja, um empréstimo com garantia de imóvel, de carro, moto ou outro.

Esse tipo de empréstimo funciona da seguinte forma: primeiro, você precisa ter um bem em seu nome. Então, oferecerá esse bem como garantia de pagamento ao banco. A partir daí, a financeira vai liberar os valores de crédito desejado.

A posse continuará sendo sua, e você poderá usá-la normalmente. Se você fizer um refinanciamento de imóvel, por exemplo, poderá continuar morando na casa dada como garantia. O banco só vai “tomar” o bem se você deixar as parcelas em aberto.

Então, a dica é planejar o orçamento para conseguir pagar os valores normalmente. Com esse cuidado, não haverá problemas.

Sabendo quais as vantagens de abrir uma franquia, você já se sente mais seguro para abrir seu negócio, não é mesmo?

Porém, lembre-se que é preciso cuidado. Você deve escolher um negócio que combine com o seu perfil. Ou seja, com o qual você queira realmente trabalhar.

Isso vai ajudar a manter o entusiasmo e a dedicação ao negócio. Esses são fatores fundamentais para o sucesso de qualquer empresa.

Se você quer conhecer franquias baratas para abrir, pode continuar sua leitura no nosso texto: Franquias baratas e rentáveis: conheça as melhores opções no Brasil.

Outra dica é contar com uma consultoria gratuita para entender qual o melhor negócio para seu perfil. Neste caso, acesse: henriquemol.com.br.

Artigo produzido pela equipe Juros Baixos.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje