O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Aqui está a resposta do porquê franquear um negócio vale a pena

Acesse uma parte específica do artigo

Aqui está a resposta do porquê franquear um negócio vale a pena

Gostaria de saber porque franquear? Nesse texto, você vai aprender tudo sobre o assunto.

Inclusive, os números do setor são promissores. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), somente no ano de 2021, o setor conseguiu um aumento de 10,7%.

Inclusive, muitos negócios têm entrado para o modelo de franquias nos últimos tempos. Isso porque, enxergaram nesse sistema um meio de fazer sua empresa crescer, sem precisar fazer um investimento tão grande.

Advertisement
Advertisement

No post de hoje, nós vamos lhe mostrar por quais motivos franquear seu negócio vale a pena.

Se você tem um negócio que já está no mercado a um tempo e ele tem dado certo, você já pode ter pensado em franqueá-lo. De fato, isso pode trazer vários benefícios para ele. Leia mais.

QUERO FORMATAR UMA FRANQUIA

Veja porque franquear sua empresa

Ao franquear seu negócio, você dará os direitos de seus produtos e serviços a outros investidores que também acreditam neles.

Dessa forma, eles vão criar várias lojas da sua empresa, por diversos lugares. Isso trará mais reconhecimento e credibilidade para sua marca.

Mas antes de franquear sua empresa, você vai precisar fazer uma análise de franqueabilidade. Assim, saberá se sua empresa tem os números e resultados necessários para se tornar uma franquia.

Desse modo, isso vai ser importante para saber se franquear seu negócio realmente lhe trará lucro. Até porque, sua empresa pode operar de uma forma que no modelo de franquia não seria lucrativo e não funcionaria.

Mas se o seu negócio se encaixar nos quesitos, com o modelo de franquias você terá um crescimento muito maior.

Desse modo, você vai ganhar muito mais relevância no mercado de forma muito mais rápida e sem fazer um investimento milionário.

Muitas dúvidas e inseguranças podem surgir na hora de transformar seu negócio em uma franquia. Afinal, realmente será uma mudança grande na empresa, principalmente em gestões internas.

Inclusive, terá uma equipe para treinar seus novos franqueados e outras gestões do tipo. Assim, você precisará manter contato com os novos investidores da sua franquia. 

O modelo de negócio de franquias conta com muitas vantagens. Confira abaixo quais são elas e por que franquear o seu negócio.

Expansão facilitada

Imagine ter a sua marca em cada esquina. É isso que você pode alcançar com o modelo de franquias.

Ao mudar seu negócio para uma franquia, você terá novos investidores para sua marca. Isso levará o seu empreendimento para outros lugares, expandindo muito mais rápido a sua empresa.

Vale lembrar que há muita gente transformando suas empresas em franquias. Porém, também tem várias pessoas que estão abrindo unidades franqueadas.

Isso porque, muitas delas encontram no modelo a forma de realizar o sonho de abrir o primeiro negócio. Mas sem ter que fazer um investimento alto e ainda contando com uma parceira que já tem experiência no mercado.

Então, assim como você terá muitas vantagens, o seu investidor também terá. Isso atrairá mais pessoas a quererem abrir uma franquia do seu negócio.

No entanto, é claro que você deverá apresentar bons resultados no mercado para que isso aconteça.

Menor custo de expansão

Ao abrir uma franquia você poderá expandir de forma muito mais barata que o normal.

Isso porque, você vai contar com investidores para abrir suas lojas. Além de não precisar fazer altos investimentos com novas unidades do seu negócio.

Sendo assim, o seu empreendimento poderá apresentar um alto crescimento. A partir dos valores investidos também por outras pessoas que acreditam no seu negócio.

Dessa forma, o maior problema de uma microempresa na hora de expandir é a falta de capital para fazer esse investimento.

Sendo assim, agora você já não tem mais desculpas para não expandir o seu negócio, o seu problema foi resolvido com o modelo de franquias!

Inclusive, com o modelo, várias empresas pequenas se tornaram multinacionais.

É importante notar como no modelo de franquias a relação entre franqueador e franqueado é justa e boa para ambos os lados.

Afinal, o franqueador precisa do investidor para expandir, e o franqueado precisa do franqueador para ter o seu próprio negócio.

Acúmulo de know-how

Conhecimento e experiência são duas coisas muito valiosas, pois nunca poderão ser roubadas de você. Além disso, é o que lhe permite ter vantagens em várias áreas da sua vida.

Dessa forma, é isso que você ganhará com o modelo de franquias. Ao franquear seu negócio, você não terá somente novos investidores para a marca, que vão abrir uma loja.

Sendo assim, você deve acompanhar de perto cada franqueado para ajudá-lo, dando dicas e sugestões. Isso acontecerá mutuamente, pois o investidor pode lhe dar novas ideias para evoluir. Ou até mesmo dar soluções para problemas que você não conseguiu resolver antes.

Desse modo, o know-how é o nome dado à expertise que vários investidores adquirem no mercado. Conhecimento este acumulado por anos trabalhando com a sua empresa e no ramo de negócios como um todo.

Portanto, ao franquear a sua empresa, você também terá acúmulo de know-how. Afinal, conviverá com outros investidores, trabalhará duro e estudará o mercado, ganhando experiência para desafios futuros.

Fortalecimento da marca

“Quem não é visto não é lembrado”. Essa frase é muito popular e se aplica nesse caso. Se seu negócio não for bem conhecido pelo público, muito provavelmente ele fracassará.

Mas a adoção do modelo de franquias trará muito mais reconhecimento e força para sua marca.

Com a expansão que esse modelo irá lhe proporcionar, sua empresa terá um reconhecimento e uma força muito maior.

Dessa forma, o público conhecerá sua marca. Assim, ao saber do seu serviço ou produto, retornará a sua loja e trará novos consumidores.

Para ter uma marca realmente forte, você precisa de um bom serviço sendo prestado pela sua empresa.

Além disso, é importante que ela não tenha nenhum problema jurídico. Também não pode estar envolvida em alguma polêmica que estrague a reputação da marca.

Então, tenha sempre uma boa conduta com a sua franquia, assim, com a expansão dela. Dessa forma, os resultados de reconhecimento e fortalecimento da marca virão naturalmente.

Além disso, como o franqueado começa o negócio com um plano pronto e aprovado, existe uma maior segurança de fidelização dos clientes.

Outra vantagem é que as franquias procuram sempre melhorar os seus produtos e serviços. Isso garante uma marca atualizada e antenada às tendências do mercado.

Aperfeiçoamento do negócio

Quando se está na mesmice, nós também limitamos nosso cérebro a ter apenas os mesmos conhecimentos. Afinal de contas, não buscamos aprendizados novos.

Dessa forma, saiba que não aprender coisas novas, não evoluir e não se adequar ao mercado pode acabar com o seu negócio.

Isso porque, o mundo e principalmente as tecnologias estão em constante evolução.

Desse modo, com os novos e antigos franqueados da sua marca, você terá uma rede de contatos muito variada. Com pessoas diferentes, com pensamentos e formas variadas de resolver problemas.

Essa base de conhecimento trará aperfeiçoamento dos processos e serviços. Além de novas visões de mercado, o que vai lhe ajudar a melhorar o seu negócio.

Com um bom grupo de investidores ao seu lado e de novos mercados, o seu negócio com certeza vai evoluir. Desse modo, ele vai passar para outros níveis, podendo se tornar uma multinacional.

O fato é que esse conhecimento de mercado ou know-how é muito importante para qualquer empresa, independentemente do seu tamanho.

Mas para uma franquia é ainda mais importante, por ser um negócio em constante crescimento. Então, aprenda com seus investidores e aperfeiçoe seu negócio.

Agora, conheça algumas opções de franquias para investir no texto: Franquias baratas e rentáveis: conheça as melhores opções no Brasil.

QUERO FORMATAR MINHA FRANQUIA
Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje