Destaques ★FranchisingEmpreendedorismo

Por que investir em franquia? Entenda finalmente as vantagens do modelo!

Grupo de pessoas apontando para um mapa. Imagem ilustrativa do texto sobre por que investir em franquia.

Por que investir em franquia? Saiba tudo sobre as vantagens deste tipo de negócio e sobre as facilidades para quem está começando.

Mas, vamos começar com alguns números. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de franquias cresceu 9,1% entre 2020 e 2021.

O crescimento mostra que os brasileiros têm encontrado no sistema de franquias uma boa oportunidade de empreender. Quem sabe você não entre para os números do próximo ano?!

Advertisement

Afinal, por que investir em franquia?

Se você se pergunta por que investir em franquia, saiba que esse o momento de ler algumas das vantagens sobre o modelo de negócio abaixo. Confira!

Modelo de negócio pronto para executar

Um dos primeiros pontos para saber como funciona a franquia, é entender que elas oferecem um negócio próprio para os franqueados, com um modelo de negócio testado e aprovado, pronto para ser executado. 

Dessa forma, a franqueadora oferece um plano estruturado que faz parte da experiência de diversos especialistas no negócio. Assim, você pode investir em um empreendimento seguro e com mais chances de resultados.

Além disso, o know-how é passado para o franqueado por meio de treinamentos, materiais para estudo e assessorias. Dessa maneira, você pode iniciar a sua franquia com um plano de negócio pronto para ser executado e sem a necessidade de ter que começar tudo do zero.

Muitas franqueadoras também costumam ter diferentes modelos de negócio para se adequar a diferentes realidades e capacidades de investimento. 

Assim, você terá auxílio na escolha do melhor modelo para o mercado local, bem como na adaptação para a capacidade de dedicação ao negócio.

Reconhecimento da marca

Outra grande vantagem de investir em franquia é o reconhecimento da marca. Afinal, uma marca só entra para o sistema de franchising quando já tem bons resultados no mercado.

Além disso, o modelo de negócio já é aprovado pelo seu público consumidor. Assim, as franquias costumam ser marcas já reconhecidas por diversos clientes. Isso ajuda na prospecção do negócio e dessa forma, atrai cada vez mais clientes.

Mulher em shopping com sacolas. Imagem ilustrativa do texto sobre por que investir em franquia.
Marcas reconhecidas tendem a ter faturamentos maiores.

Porém, é necessário analisar bem o negócio, sua relação com colaboradores e franqueados, além do desempenho no mercado. Também é interessante analisar a reputação da marca e opinião dos clientes sobre seus produtos ou serviços. 

Essa análise ajuda muito na escolha de uma marca reconhecida e consolidada. Afinal, ninguém quer investir em algo sem ter resultados positivos. 

Então, ao escolher uma franquia reconhecida o empreendedor tem mais segurança para aplicar seu dinheiro. Além de receber auxílio da franqueadora para resolver problemas e encontrar soluções.

Suporte da franqueadora

O suporte da franqueadora é um dos pontos mais fortes para o sucesso das franquias e de seus franqueados. Assim, o franqueado tem um negócio próprio, sem precisar fazer tudo sozinho e começar do zero. 

Isso porque, a franqueadora também tem o objetivo de alcançar os melhores resultados em todas as suas unidades franqueadas. 

Afinal, isso ajuda na boa reputação da marca, seu reconhecimento e qualidade nas atividades exercidas. O investidor também tem o interesse de bons resultados e melhores lucros. Assim, é uma parceria onde ambos os lados ganham e têm objetivos alinhados.

Entre os suportes oferecidos pela franqueadora estão o treinamento do franqueado e de seus funcionários, o repasse de know-how e as estratégias de negócio. Além disso, é comum ter outros materiais de apoio para estudo e treinamentos recorrentes. 

No mais, as franqueadoras oferecem assessorias em questões jurídica, de marketing e financeira. Além disso, conta com uma equipe de profissionais prontos para tirar dúvidas e auxiliar os franqueados com seu empreendimento a qualquer momento.

Modelos variados de negócio

Como citado anteriormente, as franquias podem oferecer diferentes modelos de negócios. Essas questões são excelentes para englobar o máximo possível de investidores com diferentes realidades e expectativas. 

Assim, é possível escolher por quantidade demográfica da região, capacidade de investimento inicial, entre outros aspectos. Assim, os empresários podem escolher por exemplo, entre os formatos home based ou home office. 

Homem servindo hamburguer em food truck. Imagem ilustrativa do texto sobre por que investir em franquia.
Franquias funcionam também com espaços reduzidos e equipe pequena.

Nesse modelo o franqueado tem a possibilidade de empreender em casa, sem necessidade de um espaço físico. Até mesmo com vendas, já que a franqueadora cuida do estoque, transporte e entrega para os clientes finais.

Há também a possibilidade de trabalhar em unidades físicas como lojas, quiosques e contêiner. Assim, o franqueado escolhe a melhor opção para o ponto de implantação e o modelo de loja de acordo com a sua capacidade de investimento. 

Ou seja, mesmo com um ponto físico é possível investir em negócios mais baratos. Os quiosques ou contêineres por exemplo, costumam ser espaços reduzidos, com menor taxa de manutenção e demandam uma equipe pequena.

Ainda existe a opção de delivery, que pode trabalhar em conjunto com o ponto físico. Dessa forma, o empreendedor aumenta a possibilidade de maiores faturamentos com a sua unidade franqueada. 

Como você pode ver, são inúmeras possibilidades de investir em franquias. Essa variedade dá ao empreendedor a chance de investir de acordo com a sua capacidade financeira.

Estudo do ponto comercial

Para as franquias que possuem uma unidade franqueada de forma física, existe o auxílio para a escolha do ponto. Assim, você recebe ajuda de profissionais capacitados para analisar o lugar ideal para abrir o seu negócio. 

A escolha do ponto é muito importante, pois eleva as possibilidades de bom desempenho do negócio e contribui para um alcance maior no número de clientes.

Para isso, a franqueadora usa diversas estratégias como avaliação de pontos comerciais existentes, dados históricos e análise do mercado local. Dessa forma, também engloba a definição do público-alvo e mapeamento dos lugares de grande fluxo. 

Treinamento para saber o que fazer

Outra grande vantagem de investir em franquia é a possibilidade de empreender mesmo sem ter experiência no ramo. Isso porque, as franqueadoras oferecem treinamentos e materiais para o franqueado aprender a gerir o seu negócio. 

Isso é possível graças à equipe da franqueadora que conta com diversos especialistas capacitados que prestam auxílios em questões técnicas e estratégias.

Assim, mesmo sem ter nenhum conhecimento na área, o investidor pode começar a empreender e ter um negócio próprio. Além da segurança que a franqueadora oferece para alcançar os melhores resultados com a unidade. 

Pessoas reunidas em uma sala. Imagem ilustrativa do texto sobre por que investir em franquia.
A franqueadora oferece capacitação para os investidores e para a equipe.

Caso tenha funcionários na unidade, eles também irão receber treinamentos. Muitas vezes, as capacitações são periódicas, com o objetivo de trazerr novas estratégias e apresentar novos planos de ação.

Estratégias de marketing já definidas

Por fim, investir em franquia significa ter acesso a estratégias de marketing definidas. Elas são criadas por meio de experiência, estudo e análise de profissionais do mercado. 

Assim, você não precisa se preocupar com a criação de propagandas e ações. Isso porque, geralmente as franqueadoras se encarregam de criar peças, promoções e outras ações de marketing para ajudar a alavancar o negócio.

Além disso, a equipe de marketing da franqueadora também realiza ações locais e gerais. Assim, o franqueado pode contar com o marketing tanto para o público local quanto para o público mais geral.

Dessa forma, são maiores as chances de conquistar novos clientes e a fidelidade deles.

Para não acreditar em mentiras sobre por que investir em franquia, continue aprendendo sobre este modelo de negócio. Assista ao vídeo abaixo!

Agora que você já sabe por que investir em franquia, confira algumas opções de negócio. Leia aqui: Franquias baratas e rentáveis: conheça as melhores opções no Brasil

Como ser empreendedor: 7 passos para abrir um negócio de sucesso

Artigo anterior

15 ideias para trabalhar sozinho e ter sucesso (de casa ou delivery)

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.