O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Destaques ★ » Existe plano de negócios para franquia? Como funciona? Entenda tudo aqui

Existe plano de negócios para franquia? Como funciona? Entenda tudo aqui

Sumário

Você sabia que existe plano de negócios para franquia? Neste texto, você vai entender como funciona, quais as vantagens e muito mais!

A Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2022, divulgou dados que mostraram que o modelo de negócio de franquias faturou R$ 211,4 bilhões. Assim, representando um aumento de 14,3% em comparação com o ano de 2021.

De modo geral, boa parte deste sucesso se deve ao fato deste tipo de empreendimento contar com um plano de negócio. Isso facilita a atuação do investidor, mesmo sem experiência. Continue a leitura e saiba mais!

Afinal, o que é uma franquia?

Neste sistema, o modelo de negócio criado por uma marca é copiado e repassado para outros investidores.

Sendo assim, a empresa, chamada de franqueadora, abre sua marca para investidores, os franqueados. Por meio de um contrato, a matriz e os empreendedores passam a trabalhar juntos oferecendo os produtos e serviços de forma padronizada.

Este é um dos diferenciais entre o sistema de franquias e negócios abertos do zero. Isso porque, nas franquias as operações funcionam de forma padronizada.

Dessa maneira, após o franqueado quitar a taxa de franquia, a franqueadora transmite o seu know-how. Ou seja, quem optar por uma franquia, vai aprender a forma de atuar do negócio, as operações e tudo mais que for necessário.

Isso aumenta muito as chances de sucesso do negócio. Afinal, você não precisa formatar sua empresa do zero, sabe previamente qual o capital de giro necessário, algo que gera muitas dúvidas, sobretudo para quem não tem experiência.

Mas para passar a representar uma franquia, os investidores precisam estar dispostos a se adequar a uma série de exigências. Inclusive financeiras, já que o sistema de franchising conta com uma série de taxas.

Resumidamente, ao abrir uma franquia, é como se você adquirisse uma versão menor daquela marca. Por exemplo, se a franqueadora atua na venda de alimentos, sua unidade também vai realizar o mesmo procedimento.

Porém, você vai vender os alimentos estabelecidos pela marca, nas embalagens padronizadas, executando todas as ações do modo como a rede estipulou. Ou seja, você vai copiar o que a marca estabeleceu e colar na sua empresa. Muito mais simples, não é mesmo?

O que é o plano de negócios para franquia?

Como você aprendeu no tópico acima, no sistema de franchising o investidor vai seguir os padrões estabelecidos pela franquia. Mas, para isso, a rede precisa criar meios de transmitir seus conhecimentos aos franqueados.

O plano de negócios é uma das principais formas pelas quais o franqueado aprende a como administrar a unidade. Assim, funciona como uma forma de estruturar um padrão de operações e serviços usados por todos da rede.

O plano de negócios para franquia tem ainda as estratégias que o franqueado deve seguir para conseguir seguir as exigências feitas pela rede.

Sendo assim, este documento funciona como um manual detalhado que o franqueado recebe ao entrar para a rede. Logo, deve ser um guia para que o empreendedor explore ao máximo as possibilidades da marca.

De modo geral, o plano de negócios conta também com os investimentos necessários e projeta os resultados. Além de ser rentável para a franqueadora, o modelo de negócio deve ser acessível para os empreendedores.

Ainda, o plano de negócios para franquia não é elaborado de forma arbitrária. Como a franqueadora já testou e sabe que funciona, é nesta experiência que vai se basear a transferência do know-how.

Dessa forma, por meio dos dados colhidos pela franqueadora, é possível definir o que e como as unidades devem fazer para garantir bom funcionamento e lucratividade.

Afinal, cada franquia tem sua forma de atuação. Uma rede que atua home office, por exemplo, não vai ter as mesmas operações de uma loja física. Logo mais, descubra outras vantagens do franchising. Mas antes, entenda por qual motivo o plano de negócio é a principal vantagem da franquia.

Plano de negócio é principal vantagem da franquia

O plano de negócios para franquia é uma das principais vantagens do sistema de franchising. Afinal, colocar um planejamento em prática é muito mais simples do que formatar a empresa do zero.

Pense, por exemplo, em abrir uma empresa de bebidas. Além de todos os aspectos burocráticos, você teria que cuidar de fornecedores. Depois, divulgar a marca, estabelecer procedimentos, contratar uma equipe e muito mais.

Parece infinito! Mas, no caso das franquias, tudo isso é facilitado. Isso porque, a franqueadora já tem o plano de negócios. Assim, você terá que colocá-lo em prática.

Além disso, o plano de negócios para franquia facilita a compreensão do mercado. Ao empreender, você deve conhecer sua marca, mas também o meio em que ela está inserida.

Neste sentido, o documento reúne as principais informações da marca de forma simplificada em um só lugar. Desse modo, por meio do plano é possível ter uma visão do próprio negócio a longo prazo.

Então, é essencial facilitar o dia a dia das empresas. Mas fazer projeções a longo prazo é o que garante a longevidade da marca.

Por fim, o plano de negócios para franquia garante que cada unidade esteja alinhada aos valores e padrões da marca. Consequentemente, o empreendedor mantém um padrão de excelência.

Outras vantagens do franchising

Embora o plano de negócios para franquia seja uma das principais vantagens, há outros fatores que fazem do franchising uma boa opção. Entre eles, a escolha de uma marca com um bom faturamento, apoios especializados para alcançar o público-alvo etc. A seguir, você poderá conhecer melhor quais são esses benefícios. Confira!

Suporte da franqueadora

Como primeiro passo, faz parte do sistema de franquia oferecer suporte para seus investidores. Dessa forma, os franqueados nunca estarão sozinhos ao cuidar de seus negócios.

Entre os principais suportes estão: escolha do ponto comercial, análise de viabilidade econômica, treinamentos, campanhas de marketing, SAC para tirar dúvidas e muito mais.

Mas as franquias não são todas iguais. Sendo assim, cada uma delas auxilia e acompanha os franqueados de uma forma específica.

Por isso, enquanto estiver escolhendo a franquia em que vai investir, leia a Circular de Oferta de Franquia (COF). Neste documento, você confere quais são os suportes oferecidos por cada rede.

Porém, a COF não é o mesmo que o plano de negócios para franquia. Portanto, atente-se e analise a circular antes de assinar o contrato com a rede.

Agora, potencialize o seu conhecimento sobre ter uma franquia de sucesso. Conte com o curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas.

Reconhecimento da marca no mercado

Outro fator importante das redes de franquias é a possibilidade de representar uma marca reconhecida no mercado. Logo, você não precisa gastar tempo para sua empresa se posicionar.

Além disso, atuar com uma marca já conhecida garante mais confiança por parte dos clientes e um melhor relacionamento com parceiros e fornecedores. Dessa maneira, mesmo sem experiência é possível atuar com uma marca referência em seu segmento.

Economia de escala

A Economia de Escala se trata de um conceito econômico em que o preço de um produto reduz pela diluição dos custos fixos em um número maior de unidades produzidas.

Ou seja, por ter muitas unidades, uma franqueadora pode oferecer negócios a um preço mais acessível. Nesse sentido, é possível começar a empreender com um investimento menor.

Por isso, há tantas opções de franquias com baixo investimento e que mesmo assim oferecem bom retorno financeiro. Agora que você está por dentro do assunto, abra o seu negócio de sucesso e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje