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Franquia tem um plano de negócios eficiente? Entenda finalmente

Sumário

Você sabia que pode contar com um plano de negócios eficiente para sua franquia? Neste texto, você vai entender melhor como ele funciona!

As franquias apresentaram bons resultados mesmo em meio à crise. Inclusive, o faturamento do setor em 2021 foi 10,7% maior do que em 2020.

Dessa forma, para você que quer começar um negócio, pode ser uma boa opção. Mas, comece de maneira certa, pesando os prós e os contras, estudando minuciosamente todos os fatores.

Portanto, para o futuro da empresa é essencial ter um plano de negócios eficiente. Afinal, de modo geral, ele é o responsável por boa parte do sucesso do franchising. Além disso, facilita a atuação do investidor, mesmo sem experiência. Continue a leitura e saiba mais!

O que é um plano de negócios eficiente?

É fundamental ter um plano de negócios eficiente antes de abrir sua franquia, para definir todos os padrões dela.

Afinal, cada uma delas possui sua forma de atuação. Por exemplo, uma franquia que atua home office tem processos bem diferentes de uma tradicional.

Desse modo, por meio do plano de negócios, você terá um desenho do mercado. Além de entender sobre comportamentos, produto, fornecedores, concorrência, clientes etc.

Além disso, ficará por dentro dos pontos mais frágeis e dos mais fortes do negócio. Também entende todos os fatos que vão contribuir para o seu empreendimento, como a viabilidade e gestão da marca.

Portanto, para ter um bom embasamento, faça um planejamento eficaz. Então, use estratégias, busque informações dos produtos ou serviços e procure conhecer bem a marca.

Afinal, o mercado está bastante competitivo no setor de franquias. Sendo assim, é uma oportunidade única para se sobressair frente aos seus concorrentes no sistema de franquias.

Como funciona um plano de negócios na franquia?

Um plano de negócios funciona como um guia para que o empreendedor siga as regras e alcance todas as possibilidades que a marca oferece. Ou seja, ele compreende padrões, metas e objetivos.

Além disso, a competitividade está cada vez mais crescente no mercado. Sendo assim, os consumidores, por terem tantos produtos ou serviços à disposição, ficam cada vez mais exigentes na hora de escolher.

Dessa forma, quanto melhor for a organização, maiores serão as suas chances de sucesso. No que diz respeito ao franchising, planejar é necessário.

No início, principalmente, enquanto está só nos planos, todo negócio precisa de uma direção. Então, esse posicionamento ajudará a alcançar resultados positivos.

Afinal, quanto mais você investir nessa ideia, melhor será para os negócios, projetos e estratégias.

Lembre-se de que sua empresa tem vários concorrentes, isso é indiscutível. Então, capriche no planejamento e ofereça algo para inovar, que seja atraente aos olhos dos clientes.

Procure ter todas as informações pertinentes ao plano de negócios. Dessa forma, quando se tem conhecimento de tudo que envolve a marca, é mais fácil saber onde aprimorar.

Confira mais informações importantes de um plano de negócios eficiente.

Produtos e serviços predefinidos

Em um plano de negócios os produtos e serviços são personalizados, exclusivos, criados geralmente pela franqueadora.

Dessa forma, tudo deve estar bem detalhado. Como, por exemplo, o conjunto de produtos e processos, dos quais a empresa detém os direitos de exclusividade.

Desse modo, tudo é predefinido conforme os padrões da marca. Isso para deixar todo ensinamento disponível ao franqueado.

Modo de atuar já estabelecido

As franquias são um modelo de negócio já estabelecido. Ou seja, no plano de negócios precisa constar a reprodução do modelo, suas atividades, a administração da empresa etc.

Sendo assim, a franquia deve seguir minuciosamente todos os critérios da franqueadora. Bem como todo processo de reprodução da marca, que inclui administração, produtos e serviços predefinidos, gerenciamento, entre outros.

Resumindo, as franquias são uma réplica das empresas a qual estão associadas. Ou seja, a uniformidade da marca, toda a reprodução deverá ser padronizada com o modelo da franqueadora. Como, por exemplo, cores, logomarca, estilos.

Dessa forma, no caso das franquias, ter funcionários e até mesmo questões sobre o vestuário são relevantes. Afinal, no modelo de negócio todos devem estar com o mesmo uniforme.

Padronização rígida

Todos os padrões devem funcionar da melhor forma possível para garantir a qualidade da marca.

Assim, a formatação de uma rede de franquias padronizada passa por todos os aspectos. Por exemplo, franqueabilidade, manuais, jurídico, marketing, gestão e expansão, tudo isso deve ser feito com rigor.

Inclusive o franqueado assina o contrato concordando com várias cláusulas. Nelas conterão todas as obrigatoriedades que devem ser seguidas. Isso tanto pelo franqueador, como pela franquia.

Portanto, para que seja uma potência no ramo, o franqueado deve procurar fazer tudo certo, conforme o plano de negócios.

Por isso, enquanto estiver escolhendo em qual franquia vai investir, é muito importante ler a Circular de Oferta de Franquia (COF). O documento traz informações completas, como quais são os suportes oferecidos.

Planejamento de gastos

Não tem como realizar o seu negócio sem organizar a parte financeira, não é verdade? O planejamento de gastos é uma espécie de ferramenta administrativa financeira.

Dessa forma, por meio do planejamento, você pode ter o controle total dos gastos financeiros de sua empresa. Isso inclui saber qual rumo está tomando o capital e planejar metas de aumento dele.

Tudo isso é importante porque a receita está em constante mudança. Por isto, é fundamental constar no plano as projeções de gastos e ganhos financeiros futuros.

Dessa forma, fazendo o planejamento de gastos financeiros, será mais fácil tomar decisões estratégicas para atingir metas.

Além disso, por meio dele, a empresa consegue acompanhar com precisão os seus gastos, faturamento e lucros.

No caso das franquias se torna mais fácil porque o planejamento já existe, está embasado nas unidades em atuação.

Além disso, ele está sempre sendo revisado pela equipe responsável da franqueadora, que é a maior interessada.

Sendo assim, o investimento se torna mais seguro e com grandes probabilidades de crescer em termos de rentabilidade.

Estratégias de marketing predefinidas

As estratégias de marketing são muito importantes para o sucesso de um negócio.

Sendo assim, elas também precisam constar no plano de negócios. É preciso avaliar como será realizada a divulgação da marca.

Além disso, como ela será repassada ao franqueado? Serão disponibilizados materiais informativos? Quais serão as estratégias para captação e retenção de clientes?

Essas são algumas informações relevantes para estarem presentes no plano de negócios.

Entendimento do mercado

Para esse tópico, primeiro você deve fazer uma análise do mercado das franquias. Abrir uma franquia e administrar um local com apoio de uma rede faz toda a diferença. Afinal, a marca já é conhecida no mercado. Isto significa que você terá um modelo testado, aprovado e mais garantido.

Dessa forma, é preciso entender o mercado geral e os dados do segmento em específico, considerando os fatores essenciais internos e externos.

Os fatores externos, por exemplo, são aqueles incontroláveis pela franquia, mas que causam bastante impacto direto. Então, o investidor deve ser criativo, além de buscar meios para atrair a atenção do público-alvo.

Uma pesquisa de campo pode ajudar a entender melhor sobre o perfil consumidor, a idade, a renda, o gênero, o estado civil, entre outros.

A saúde financeira é importante de ser avaliada também, considerando o fator interno. 

Dessa forma, constam informações como há quanto tempo a marca está no mercado, a contabilidade da franqueadora, entre outras.

Objetivos da rede de franquias em longo prazo

No momento em que a franquia está validada, a marca tende a pensar na expansão.

Dessa forma, é importante estar presente no plano dela o objetivo em longo prazo, sua visão de negócio. Aonde a marca pretende chegar em um certo prazo?

Essa definição é muito importante para estabelecer metas em prol desse objetivo.

Para facilitar todo o processo, é preciso traçar objetivos e o caminho. Sendo assim, é possível ter sucesso e enxergar os resultados.

Dessa forma, em primeiro lugar, analise a viabilidade da marca de ser uma franqueadora e realizar a formatação do negócio. Então, realize os planejamentos para expansão do empreendimento no plano.

Desse modo, a franquia precisa ser bem-sucedida e ter uma boa administração. Sendo assim, ela já pode pensar em expansão até mesmo internacional.

Já que você conheceu o plano de negócios para franquia, que tal conhecer algumas opções de investimento? Separamos esse texto para lhe ajudar: Franquias baratas e rentáveis: conheça as melhores opções no Brasil.

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