O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Planejamento Empresarial: o que é, como e por que fazer o seu

Acesse uma parte específica do artigo

Pessoas olhando mapas. Imagem ilustrativa do texto sobre planejamento empresarial.

Planejamento Empresarial: o que é, como e por que fazer o seu

Um bom planejamento empresarial é importante para garantir a sobrevivência da empresa no mercado. Principalmente com as constantes mudanças digitais e os tempos de crise.

O setor de franchising tem se recuperado da crise econômica causada pela pandemia. Uma pesquisa ressaltou que as redes faturaram 10,7%

Advertisement
a mais em 2021, comparando-se com 2020.

Por isso, o investimento nas estratégias certas faz toda a diferença para alcançar bons resultados.

Advertisement

Dessa forma, o planejamento empresarial pode ajudar a empresa a se destacar no mercado. Nesse sentido, é por meio da gestão de processos que é possível estabelecer objetivos para que as metas sejam cumpridas.

Portanto, com um bom planejamento empresarial, a sua empresa vai conseguir saltar os obstáculos de forma mais rápida. Entenda mais sobre o tema. Continue a leitura!

Afinal, o que é planejamento empresarial?

O planejamento empresarial é uma ferramenta usada na gestão de processos. Sendo assim, ele faz parte do gerenciamento de projetos, que garante uma visão do futuro da empresa no mercado.

Dessa forma, a estratégia é uma forma para avaliar os rumos de um negócio, montando possíveis cenários para facilitar a tomada de decisão. Assim, é possível pensar na gestão de tarefas e riscos.

Logo, essa é a melhor maneira de estudar todas as variáveis do mercado. Então, a sua empresa conseguirá traçar um planejamento estratégico para definir os melhores caminhos e recursos para alcançar o sucesso.

O gerenciamento de projetos contribui para monitorar o desempenho dos recursos estratégicos, evitando prejuízos no negócio.

O planejamento empresarial também vai ajudar na integração de todos os departamentos da empresa. Portanto, ele facilita o compartilhamento de informações. Isso é essencial para o trabalho, assim como para o aumento da produtividade.

Outra grande vantagem do planejamento é poder aproveitar a ajuda da tecnologia. Pode-se fazer o uso de softwares de gestão para aprimorar a administração de processos produtivos.

Por fim, você consegue eliminar retrabalhos e erros e garantir maior segurança nos resultados. Além disso, é possível controlar o desenvolvimento da equipe e reduzir despesas e custos desnecessários.

Pessoas rindo em volta do computador. Imagem ilustrativa do texto sobre planejamento empresarial.
O planejamento empresarial é usado para gestão de processos e tomada de decisões.

Importância do planejamento empresarial para o negócio

A importância do planejamento empresarial é que ele garante que, a partir deste momento, todos os passos sejam tomados em prol de um objetivo.

Nesse sentido, com uma gestão eficiente, a empresa consegue evitar desperdícios e aumentar a produtividade de todos os setores. Além disso, facilita a sobrevivência dela em períodos de instabilidade.

Por isso, uma empresa que não estabelece objetivos e metas, fica sem saber qual caminho seguir. Dessa forma, ela deixa de ser competitiva e fica estagnada no mercado.

O planejamento empresarial é importante também para a conclusão de metas e análise do caminho certo rumo ao objetivo final.

Como fazer o planejamento da empresa?

Agora chegou o momento de saber como fazer o planejamento da empresa. Embora o mercado esteja em constante transformação, é possível estabelecer algumas medidas importantes para dar o primeiro passo.

Primeiramente, execute um diagnóstico para entender como está o desempenho da rede de franquias. 

Desse modo, é possível entender as áreas em que a sua franquia precisa receber atenção. Ao fazer um diagnóstico, você obtém estatísticas, dados e métricas para elaborar estratégias no futuro. 

Em seguida, verifique quais foram as dificuldades enfrentadas, quais metas foram alcançadas e quais ainda precisam ser.

Depois, o diagnóstico lhe ajudará a ter uma visão do desempenho da empresa, estabelecendo as fraquezas e os pontos fortes.

Então, na hora de criar o planejamento estratégico, você pode usar o Ciclo PDCA, que é uma das técnicas de administração para aprimorar procedimentos dentro de uma empresa, para alcançar a alta performance.

Já a análise SWOT é outra técnica recomendada. Ela serve para verificação do cenário interno e externo. Por último, ajuda a identificar os pontos fortes e fracos, além das oportunidades e ameaças.

Pessoas reunidas em volta de uma mesa com um notebook e vários papéis. Imagem ilustrativa do texto sobre planejamento empresarial.
O primeiro passo é executar um diagnóstico para entender como está o desempenho da rede de franquias.

Além disso, para fazer o planejamento da empresa é importante aprender com a concorrência. Ao analisar outras marcas que atuam no mesmo segmento que a sua, você identifica as estratégias usadas por eles e que podem ser úteis para você.

O marketing digital também é essencial para o planejamento empresarial. Com ele é possível promover a marca e manter relacionamento com público. Sendo assim, existem estratégias diversas. Entre elas podemos citar, a divulgação em redes sociais, produção de conteúdo e anúncios.

Por fim, os indicadores de desempenho e suas análises são parte importante de um planejamento empresarial.

Como funciona o planejamento empresarial para franquia?

Agora você saberá como funciona o planejamento empresarial para franquia. Sendo assim, o modelo de franquias é procurado por investidores. Isso devido às suas inúmeras vantagens.

Com este formato, fica mais simples de realizar o planejamento empresarial. O franchising tem um plano de negócio previamente estabelecido, uma operação pronta, além de produtos e serviços que passaram por teste e aprovação do público.

Nesse sentido, a franquia conta com uma previsibilidade. Isso porque, a franqueadora realizou estudos com o modelo de negócio e já possui experiência com outras unidades. Logo, o empreendedor sabe o valor do investimento, custos e ganhos que pode ter.

Portanto, o franqueado tem informações também do histórico da marca. Logo, consegue prever possíveis cenários positivos e negativos que podem impactar o seu negócio.

Além disso, o modelo de franquia é bem atrativo, pois conta com o suporte da franqueadora. Desse modo, o empreendedor recebe treinamentos para conhecer a operação da franquia, o mercado no qual irá trabalhar e como deve fazer o marketing de sua unidade.

Mulher escrevendo em um postite. Imagem ilustrativa do texto sobre planejamento empresarial.
O planejamento estratégico é fundamental para a organização de metas e objetivos de um negócio, como aumentar as vendas.

O empreendedor também tem acesso a Circular de Oferta de Franquia (COF), onde estão os valores do negócio, como: estoque, taxas, entre outros.

Nesse sentido, o franqueado consegue realizar um planejamento mais eficiente para os próximos passos do seu negócio.

Agora que você está por dentro do assunto, continue os estudos sobre as franquias. Assim, separamos um conteúdo interessante para você. Leia, “Franquias baratas e rentáveis: conheça as melhores opções no Brasil”.

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje