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Pequenos negócios: 11 opções para você escolher e investir

Homem com celular na mão. Imagem ilustrativa do texto sobre pequenos negócios.

No conteúdo de hoje você confere opções de pequenos negócios. Reunimos aqui as melhores ideias de negócios lucrativos para você abrir o seu empreendimento. Ou seja, o seu próprio negócio com baixo investimento. 

Dessa forma, as franquias são boas alternativas de modelos de negócio para quem quer ser um empreendedor de sucesso. Por meio delas é possível ter um negócio rentável e com um investimento inicial baixo.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), no segundo trimestre de 2021, o faturamento do franchising teve uma uma variação positiva de mais de 48% em comparação ao mesmo período de 2020. Isso mostra o quanto esta é uma boa oportunidade de negócio. Acompanhe a leitura conosco!

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Qual o melhor negócio para abrir em 2022?

As franquias são o melhor negócio para abrir em 2022 para quem está em busca de pequenos negócios. Isso porque, estamos falando de um modelo mais seguro, que pode oferecer vários benefícios ao empreendedor.

Desse modo, se você decidir começar um negócio do zero, precisará desenvolver cada parte dele e pensar em cada um dos produtos e serviços a serem ofertados e suas estratégias para serem conhecidas.

Nesse sentido, será inevitável fugir da fase de testes e correr vários riscos. Por outro lado, ao apostar em uma rede franquia você já conta com um plano de negócios pronto e já validado.

Isso porque, a sua unidade será a réplica de uma marca estabelecida no mercado. Assim, poderá contar com toda a credibilidade da marca no mercado, o que facilitará a captação de clientes.

Fica claro como o método de negócio é mais seguro, e ainda há o suporte da franqueadora ao longo da implantação e operação. Dessa maneira, você passará por um treinamento para aprender tudo o que precisa sobre a empresa. 

Do mesmo modo, contará com suporte especializado, como: o apoio em marketing, gestão de vendas, administração.

Então, para escolher o melhor negócio entre as franquias disponíveis é essencial avaliar o seu próprio perfil para verificar com qual segmento você tem mais afinidade. Logo, só assim você pode garantir que vai trabalhar com o que realmente gosta e manter sua motivação durante todo o processo.

Portanto, lembre-se também de avaliar o mercado local. Essa análise é muito importante, pois às vezes, a franquia que você deseja não é a mais adequada para uma região. Isso devido a vários fatores como mercado saturado e concorrência.

Melhores pequenos negócios para investir

Homem com contrato na mão. Imagem ilustrativa do texto sobre pequenos negócios.
Acompanhe a relação dos melhores negócios para investir.

Na hora de escolher uma opção de melhores pequenos negócios para investir, é importante que você entenda como tomar a decisão certa. Desse modo, antes de optar por uma marca, é necessário analisar vários fatores importantes.

Dessa forma, já falamos sobre a importância de avaliar seu próprio perfil e entender qual tipo de negócio gostaria de conduzir.

Ao mesmo tempo, falamos sobre avaliar o mercado e tentar entender qual tipo de negócio pode dar certo na sua região. Assim, é preciso entender se a marca pode atender as necessidades desses consumidores locais.

Mas além disso, é importante avaliar se a sua franquia vai ter um público-alvo adequado para conseguir realizar suas vendas. Isso porque, os hábitos de consumo podem variar dependendo da região.

Ainda assim, na hora de fazer um investimento, você também precisa conhecer bem o negócio no qual você está entrando. Portanto, saiba que, para aumentar as chances de ter um negócio de sucesso, será necessário apostar em uma marca confiável. 

Por isso, na hora de optar pela sua franquia, faça uma pesquisa detalhada sobre o setor de franchising, busque todas as informações que você considerar relevantes para tomar a sua decisão.

Procure saber também sobre a reputação da empresa no mercado. Tudo isso contribui para que você invista em um negócio mais seguro. 

Dessa forma, depois dessas dicas ficou mais fácil investir em pequenos negócios, não é mesmo? Separamos abaixo opções de franquias interessantes que podem ser boas soluções para quem quer ter uma ideia de negócio próprio.

Logo, existem alternativas em diversos segmentos, para os mais diferentes perfis e com investimento inicial atrativo.

Nesse sentido, aproveite para conhecer as melhores opções que separamos no conteúdo abaixo. Acompanhe a leitura e confira! 

1. Quisto

Homem de terno lendo papel. Imagem ilustrativa do texto sobre pequenos negócios.
Com um baixo investimento, o franqueado poderá ter a sua própria corretora de seguros.

Quisto é uma corretora de seguros conceituada e é um tipo de negócio para quem busca uma opção rentável e flexível, além de ser barata. A empresa foi criada em 2012 e conta com mais de 100 unidades.

Desse modo, os franqueados podem oferecer uma série de serviços. Entre eles estão o financiamento de automóveis, crédito consignado, empréstimo com garantia de imóvel, rastreamento veicular, financiamento imobiliário e muito mais.

Nesse sentido, a Quisto Corretora de Seguros é o seu atalho para você se tornar um corretor de seguros e financeiro de sucesso, sem burocracia.

O segmento da franquia cresce, mesmo em meio à crise, a uma taxa média de 10 % ao ano. Isso porque, a variedade de serviços permite atender tanto pessoa física como jurídica, com uma cartela de mais de 95 serviços. Então, esse fato aumenta o ticket médio do cliente e o seu faturamento.

Entre os serviços que você poderá oferecer estão também seguro de automóvel, saúde, vida, plano de saúde pet e convencional, consórcio e muito mais!

Os acordos comerciais têm preços competitivos e o franqueado conta com acesso aos sistemas de todas as principais seguradoras do país para realizar as cotações de forma autônoma. O tempo de atuação da Quisto também é um diferencial.

Segundo o portal Segs, em crescimento, o mercado segurador teve uma receita total de R$272,2 bilhões em 2019, tornando a Quisto uma boa opção de negócio.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 22 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Tempo de retorno: de 6 a 18 meses

Se você deseja conhecer mais sobre a Quisto, assista ao vídeo abaixo com as informações que separamos!

2. Acqio 

A Acqio é uma franquia que surgiu como fintech. Dessa forma, ela atua oferecendo meios de pagamento para empreendedores de todas as áreas e possui foco em entregar as melhores soluções de pagamento.

Nesse sentido, a marca brasileira foi fundada em Recife por profissionais com expertise que passaram pelas empresas Rede, Microsoft e Google.

Além disso, foi a primeira empresa de meios de pagamento a criar um canal de microfranquias para distribuição de produtos financeiros com foco no fomento ao empreendedorismo, investindo na capacitação e suporte dos seus franqueados.

Desse modo, a marca está presente em 2,5 mil estabelecimentos. E ainda, o franqueado recebe comissão cada vez que as máquinas instaladas por ele são usadas pelos clientes.

Logo, a franquia oferece suporte e atendimento personalizado para os franqueados, até mesmo por meio da Universidade Acqio, que conta com curso de capacitação.

O franqueado possui também uma série de serviços para atender empreendedores. Presente no Brasil, são mais de 100 mil estabelecimentos usando os produtos de maneira ativa.

Nesse sentido, o franqueado tem total suporte para empreender com sucesso em seu próprio negócio de soluções financeiras.

Além disso, não existem custos para aquisição de estoque e há campanhas para acelerar as vendas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 8 mil
  • Tempo de retorno: de 5 a 12 meses

3. Chicken in House 

Na área de Alimentação, a Chicken in House é uma boa opção de pequenos negócios. A empresa, que já está no mercado desde 2015, tem como prato principal o famoso frango frito no balde. 

Desse modo, o cardápio da marca conta com diversas opções de combos e combinações. Além do frango, os clientes possuem opção de outros acompanhamentos e petiscos. O franqueado da marca pode escolher entre os formatos delivery, loja de rua ou de shopping. 

Frango frito no balde. Imagem ilustrativa do texto sobre pequenos negócios.
Os frangos crocantes são saborosos e preparados com uma receita secreta.

Além disso, o empresário terá acesso a um treinamento completo com manuais, fornecedores selecionados, assistência para implantação e receberá o suporte constante na hora de oferecer serviços. Inclusive, a marca possui uma equipe de pós-venda de apoio.

A primeira unidade Chicken in House foi inaugurada em Volta Redonda, na casa dos fundadores da marca. Depois disto, nasceu a primeira loja na mesma cidade, onde hoje é um sucesso.

Em 2016 a Chicken in House iniciou o processo de expansão da marca. Atualmente, são 36 lojas em operação e 12 à inaugurar. A marca está em 7 estados brasileiros, sendo eles: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Acre e Pará.

Os deliciosos frangos crocantes e demais produtos do mix são preparados com uma receita secreta, no estilo norte-americano.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Tempo de retorno: entre 12 e 14 meses 

4. Limpeza com Zelo 

A Limpeza com Zelo é uma empresa de serviços de limpeza residencial e comercial. A marca possui uma atuação consolidada em todo o Brasil.

Desse modo, a empresa é uma referência em soluções integradas de serviços de limpeza, gestão e acompanhamento. Além disso, ela conta com uma plataforma própria, que é essencial para o negócio, desenvolvida para atender 100% das necessidades e mostrar a transparência dos serviços prestados.

Nesse sentido, os clientes e colaboradores têm o controle total dos contratos, das atividades executadas, gestão dos prestadores, controle de produtos usados e muito mais. 

Homem limpando vidro. Imagem ilustrativa do texto sobre pequenos negócios.
A Limpeza com Zelo é uma empresa de serviços de limpeza residencial e comercial.

A Limpeza com Zelo oferece também total suporte ao franqueado. Com mais de 10 anos de mercado em limpeza profissional. Já o fundador Renato Ticoulat possui mais de 20 anos de experiência em franchising.

Mas além disso, ele possui atuação na ABF e associação de limpeza. E ainda, foi eleito pela revista do empreendedor de 2001, empreendedor do ano. 

A marca está em crescimento para novos franqueados, com uma gigante expansão de mercado. Dessa forma, a franquia é uma boa opção devido a sua facilidade, tanto para franqueados quanto para clientes, prestando serviços de limpeza, desinfecção e conservação, seja residencial ou comercial.

Portanto, a marca ainda oferece formação técnica completa, ferramentas de gestão, suporte administrativo que lhe permitirão em 6 meses alcançar um nível de profissionalismo avançado. Para se ter ideia, o conhecimento adquirido, um empresário no setor demoraria pelo menos 6 anos para alcançar.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 15 mil
  • Tempo de retorno: 12 a 18 meses

5. Mapa da Mina 

A Mapa da Mina iniciou o seu negócio em 1995. Desde então, a empresa cresceu e aumentou a variedade de seus produtos, acompanhando as tendências de mercado.

Os produtos da marca são produzidos com as melhores matérias-primas disponíveis no mercado. A confecção dos folheados usa equipamentos modernos e tecnologia de eletrodeposição de metais.

Dessa forma, as semijoias são folheadas em ouro 18k, com uma camada segura de aplicação de ouro que proporciona maior durabilidade da peça.

Além disso, possuem componentes antialérgicos. Além das semijoias, a empresa trabalha com uma grande variedade de marcas mais renomadas do mercado de relógios.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 39 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Tempo de retorno: não informado

6. CEOPAG

Mulher com cartão e carteira ao lado de homem. Imagem ilustrativa do texto sobre pequenos negócios.
A franquia possui baixo investimento e alta lucratividade.

 Entre os pequenos negócios, a CEOPAG, é uma fintech de alta tecnologia, uma franquia de meios eletrônicos de pagamento inteligente!

Com foco em PMEs e MEIs, a rede une os dois segmentos que mais crescem no Brasil: delivery e meios de pagamentos.

Dessa forma, a marca está presente em diversos estados, e possui mais de 350 franquias. A marca possui baixo investimento e alta lucratividade, e atua sem a necessidade de ter ponto fixo e funcionários.

Portanto, no modelo de negócios da CEOPAG, o franqueado é responsável pela prospecção, cadastramento, delivery e o atendimento às empresas que utilizarão os meios de pagamentos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 11,5 mil 
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Tempo de retorno: entre de 6 a 12 meses

7. Parça

Entre os pequenos negócios, a Parça tem como objetivo democratizar o acesso de milhões de brasileiros a serviços bancários e oferecer soluções customizadas, que atendam às principais demandas da população de forma simples e prática.

Nota de dois reais e de cinquenta reais. Imagem ilustrativa do texto sobre pequenos negócios.
A Parça tem como objetivo democratizar o acesso a serviços bancários e oferecer soluções customizadas.

Desse modo, a empresa é uma fintech para as pessoas que estão endividadas ou podem entrar para as estatísticas de inadimplentes.

Nesse sentido, por meio de terminais de autoatendimento implantados em pontos estratégicos e com alto fluxo de circulação de pessoas, os usuários conseguem pagar ou parcelar boletos e contas de consumo, tributos municipais, estaduais e federais.

Portanto, entre outros serviços é possível também realizar recarga de celular, consulta de CPF e CNPJ, solicitar crédito consignado ou empréstimo pessoal, verificação veicular completa, entre outros. 

  • Investimento inicial: a partir de R$ 45 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Tempo de retorno: não informado

8. Chicken Town

Entre os pequenos negócios, a Chicken Town é uma rede de franquias de frango frito empanado do estilo Americano. A marca atua com foco em delivery e refeições rápidas, estilo fast food.

Nesse sentido, criada em Uberlândia, cidade do interior de Minas Gerais, está no mercado desde 2019. Com apenas dois anos de operação, já possui mais de 21 unidades pelo país. Para 2022, a meta da marca é dobrar o número de unidades.

Portanto, a rede trabalha com diversas opções, servindo porções individuais até combos. Optando pela franquia, o empreendedor investe em um modelo de negócio com bons índices de rentabilidade.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 95 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Tempo de retorno:  12 a 18 meses

9. Monitorias

Entre os pequenos negócios, a Monitorias surgiu em 2015, na cidade de São Paulo. A marca foi gerada a partir das experiências pessoais enfrentadas pelos sócios Rafael Leonardo Rocha e Carolinne Serrano Coutinho, em buscar uma renda extra durante os estudos.

Auditório vazio.
A Monitorias oferece serviços de reforço escolar e aulas particulares.

Dessa forma, a empresa foi idealizada para ajudar pais que buscam assistência para melhorar o desempenho dos filhos na escola e evitar reprovações.

Portanto, foi assim que surgiu a ideia da criação da rede de franquias, que oferece serviços de reforço escolar e aulas particulares, tanto para ensino fundamental e médio, quanto para o ensino superior.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 6.990,00
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Tempo de retorno: não informado

10. CNA

Com 48 anos de experiência na didática de inglês e espanhol, o CNA é uma das maiores redes de ensino de idiomas do país, com mais de 650 escolas em todo o território nacional.

Dessa forma, em 2020, o CNA foi escolhido Franqueador do Ano pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o maior prêmio do setor. Ainda, em 2021, conquistou, pela 30ª vez consecutiva, o Selo de Excelência em Franchising.

Nesse sentido, segundo levantamento realizado pela ABF, 90% dos franqueados do CNA indicariam a franquia para alguém que estivesse buscando um novo negócio e 80% deles afirmam que abririam uma escola de novo.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 35 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Tempo de retorno: 18 a 36 meses

11. Turquesa Esmalteria

Cartela de esmaltes.
A Turquesa conta com mais de 60 unidades distribuídas em vários estados brasileiros.

Entre os pequenos negócios, a marca nasceu em 2014 com objetivo de entregar uma experiência diferenciada para clientes que procuram serviços de manicure.

Nesse sentido, a Turquesa é baseada nos conceitos do marketing sensorial, visando excelência no serviço e no atendimento.

A rede conta com mais de 60 unidades distribuídas em vários estados brasileiros e foi certificada pela ABF como franquia internacional com operação na América Latina.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 82,4 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Tempo de retorno: não informado

Como montar seu negócio com sucesso

Para abrir uma franquia e montar seu negócio de sucesso você precisa seguir alguns passos. O primeiro passo é escolher em qual segmento você deseja atuar. Isso porque, o setor de franquias é muito diverso.

Nesse sentido, neles, você pode encontrar diferentes produtos e serviços para atrair os clientes. Cada um desses setores possui suas características para diferentes perfis. Por isso, pesquise-os bem.

É necessário também avaliar qual modelo de franquia você irá escolher. Os modelos podem ser voltados para criar uma loja, quiosques, home based, ou atuar com venda de produtos por meio de uma loja virtual nas redes sociais, por exemplo, sem necessidade de ponto físico, e ainda assim atrair clientes. 

Dessa forma, ao escolher a rede, você deve entrar em contato com a franqueadora para tirar dúvidas e passar pelo processo de seleção e elaboração da Circular Oferta de Franquia (COF), onde consta todas as responsabilidades do franqueado e deveres da franqueadora.

Computador na mesa.
Basta seguir alguns passos para montar seu negócio de sucesso.

Nesse sentido, agora, se você for abrir uma loja física, é essencial a escolha do ponto comercial. Então, é preciso analisar o local mais adequado junto da franqueadora, que auxilia na escolha. 

Além disso, é preciso assinar o contrato de franquia e realizar os treinamentos, onde o franqueado aprenderá a operação da rede.

Então, viu como existem várias opções de pequenos negócios para você? Mas antes de realizar qualquer investimento, é essencial se preparar e fazer pesquisas sobre o mercado. 

Inclusive, temos vários conteúdos aqui no Portal Top Franquias que podem lhe ajudar. Não deixe de conferir nosso artigo: “qual a franquia perfeita para o seu perfil? Saiba como escolher!”. 

*Informações publicadas em MAIO/2022. Os preços das franquias podem sofrer alterações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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