O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Franquias internacionais: conheça as franquias de sucesso no Brasil

Acesse uma parte específica do artigo

Mapa-mundi em cores azul, amarelo, vermelho e mais. Observa-se pessoa segurando um pequeno avião de brinquedo. Ilustração do texto sobre franquias internacionais.

Franquias internacionais: conheça as franquias de sucesso no Brasil

Apostar em franquias internacionais pode ser um dos melhores caminhos para quem sonha em mudar de vida. Pensando nisso, separamos as vantagens e os riscos que você pode correr ao apostar nesse tipo de empreendimento, além de algumas opções de franquias atraentes no mercado. Acompanhe!

Não é à toa que cada vez mais franquias internacionais se interessam por instalar suas unidades em mercados brasileiros. Dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostraram que, em 2022, o mercado de franquias teve aumento de 14,3%, comparado a 2021. Assim, alcançando um faturamento

Advertisement
de R$ 211,4 bilhões.

Quando uma empresa busca expandir sua área de atuação, seja por um estado ou em outros países, uma das melhores estratégias é o sistema de franquias. Dessa forma, saiba que para se instalar no Brasil, essas empresas precisam oferecer suportes e treinamentos aos franqueados.

Advertisement
Advertisement

Tudo isso é o que acaba transformando esse tipo de negócio em um dos mais seguros do Brasil. No caso das franquias internacionais, sendo sua primeira tentativa de firmar negócios em outro país, um máster franqueado é escolhido para ajudar na divulgação e na proliferação da marca. Continue a leitura!

Quais as vantagens de investir em uma franquia internacional?

Abrir algumas das opções de franquias internacionais disponíveis no mercado é o sonho de muitos empresários. Afinal, são marcas com história e reconhecimento em todo o mundo. Dessa forma, a tendência é que o sucesso se torne mais fácil de ser alcançado em comparação com outras empresas.

Mas isso não quer dizer que uma empresa nacional seja ruim. Porém, muitas marcas brasileiras não são conhecidas no exterior, o que acaba prejudicando no desenvolvimento delas. Como resultado, suas operações podem ficar mais restritas ao público nacional, o que já significa bastante coisa.

De qualquer forma, ao investir em uma franquia de alcance mundial, o empresário terá acesso a outro padrão de qualidade e a novos modelos de trabalho.

Isso acontece, pois cada país tem sua maneira de enxergar o público, com suas ideias do que pode ou não ser feito, ou como o cliente deve ser tratado.

Assim, costumam trazer um diferencial para o mercado interno. Nesse sentido, o empresário encontra uma nova forma de crescer e chamar a atenção do público.

Mas lembre-se de que uma das principais vantagens de abrir uma franquia é ter algo já conhecido pelo consumidor. Alinhado a essas questões, existem outras vantagens que podemos considerar sobre esse tipo de negócio.

Advertisement

O ponto que podemos destacar tem relação com a imagem que as pessoas têm de um empreendimento internacional, de acordo com uma pesquisa. O estudo identificou que o brasileiro não costuma consumir produtos nacionais, principalmente quando o assunto é a Moda.

Ainda, segundo o levantamento, boa parte do mercado nacional não transmitiria uma boa imagem para os consumidores. Ou seja, existiria um “mundo encantado” para quem aposta em marcas estrangeiras.

Riscos de investir em uma empresa internacional

Abrir uma franquia internacional também tem seus problemas. No entanto, são questões que podem ser facilmente evitadas.

Mas, a primeira vista, o maior risco é com relação à comunicação, pois se você não tem o pleno domínio da língua nativa de onde a empresa está situada, dificilmente o diálogo entre as partes será compreendido.

Dependendo da marca, pode ter um escritório no Brasil e assim, esse problema deixa de existir. Ao contrário disso, se uma franqueadora continua buscar um espaço no mercado nacional, é muito provável que você tenha que conversar e fazer as reuniões em outra língua.

Advertisement

Acontece que questões relacionadas a falha de comunicação são comuns até entre as franquias e franqueados brasileiros.

Seja como for, isso é algo que pode ser evitado se você fizer uma boa pesquisa para encontrar a marca que realmente se alinha com seus limites e objetivos futuros.

A diferença no idioma também pode impactar nos treinamentos oferecidos pela marca, uma vez que, essas atividades podem ser ministradas na língua nativa do país de onde a franqueadora vem, por meio de aulas gravadas, online ou presenciais.

Outro ponto que precisamos destacar diz respeito às diferenças culturais entre os países. Abrir uma empresa internacional não é sinônimo de sucesso, mesmo com todo o encanto do público, sobretudo no Brasil. Existem diversas empresas que vieram de fora e não conseguiram se manter por aqui.

Inclusive, existem aquelas que chegaram em um primeiro momento, não tiveram sucesso e, algum tempo depois, retomaram suas atividades no país de outra maneira.

Advertisement

Dessa forma, por mais seguro que seja apostar nas franquias internacionais, todo cuidado é bem-vindo. A seguir, confira as opções de franquias internacionais para empreender e lucrar.

Top 5 franquias internacionais para você conhecer

Agora que você já conhece as vantagens de apostar em franquias internacionais, além dos principais perigos, chegou o momento de apresentarmos algumas opções de negócio para você. São marcas que operam no Brasil há anos e fazem muito sucesso.

1. Não+Pêlo

A Não+Pêlo é uma empresa voltada para depilação, líder mundial no segmento. Com mais de 10 anos de atuação no mercado nacional, a franqueadora é conhecida por oferecer serviços inovadores no ramo de estética.

Um dos motivos do sucesso é o conceito de tarifa única por área e sessão de depilação. A marca está presente em mais de 14 países e contabiliza cerca de mil unidades, sendo mais de 200 delas no Brasil.

Parte do seu reconhecimento resulta da utilização de equipamentos modernos e a ambientação dos locais de atendimento.

Advertisement
  • Investimento inicial: não informado
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

2. KFC

Para quem deseja investir no ramo alimentício, temos o KFC. A marca é conhecida em todo o mundo por oferecer os tradicionais baldes de frango frito.

O empreendimento nasceu em 1930, no Kentucky, Estados Unidos. Desde então, tem inaugurado diversas unidades em todo o mundo.

Em mais de dez anos de operação, o KFC alcançou a marca de 600 unidades. Atualmente, a rede está presente em 120 países, atendendo, em média, 14 milhões de pessoas por dia e sempre preza pela qualidade e sabor de seus pratos.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 2,2 milhões
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: até 48 meses

3. McDonald’s

Certamente estamos falando de uma das maiores redes de franquias em todo o mundo. O McDonald’s conta com o maior faturamento entre todas as empresas que atuam com fast-food.

São quase 36 mil unidades ao redor do globo, tendo como carro-chefe o tradicional Big Mac. Quem deseja se tornar um franqueado da empresa no Brasil precisa se preparar para nove meses de estudos e treinamento antes de assumir a unidade. A marca atua no país desde a década de 1970.

Advertisement
  • Investimento inicial: a partir de R$ 2.670.000,00
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

4. Jan-Pro

Referência no segmento de Limpeza e Conservação, a Jan-Pro está no mercado desde 1991, quando surgiu, nos Estados Unidos.

Devido ao sucesso dos serviços oferecidos, a marca passou a crescer no mundo e, atualmente, se faz presente em 15 países e conta com cerca de 9 mil unidades.

Embora tenha um histórico, a empresa chegou ao Brasil apenas em 2011. Desde então, tem oferecido diversas soluções para conseguir atender a demanda e se manter no topo entre as franquias do segmento. Recentemente, a empresa levou o título de uma das melhores do país para investir.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 5 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

5. Johnny Rockets

Com mais de 30 anos de história, a Johnny Rockets é uma das empresas com menos tempo de atuação no Brasil. Ainda assim, a franqueadora tem alcançado grandes resultados, se firmado como uma referência para quem busca um tradicional restaurante americano.

A marca é especialista em hambúrgueres, sanduíches e milkshakes, levando co estilo american dining dos anos 1950. Atualmente, está presente em mais de 35 países. No Brasil, são mais de 24 unidades, mesmo tendo chegado somente em 2017 por aqui.

Advertisement
  • Investimento inicial: a partir de R$ 189 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

Franquias de sucesso para você considerar abrir o seu negócio

Até aqui você aprendeu que na busca por oportunidades de negócios, considerar franquias de sucesso pode ser decisivo. Isso porque, as marcas consolidadas oferecem estrutura, suporte e reconhecimento.

Explorar franquias de sucesso é uma abordagem a considerar ao buscar oportunidades de negócios. Tais empreendimentos estabelecidos oferecem estrutura e suporte, e há diversas opções a serem exploradas.

Além disso, confira a lista a seguir, pois abrangerá uma variedade de setores, proporcionando percepções para você investir e prosperar no universo das franquias tanto nacionais quanto internacionais. Confira!

...Carregando..

Como escolher a melhor franquia para investir?

Escolher a franquia ideal para investir demanda cuidadosa análise e pesquisa. Primeiramente, considere seu perfil e interesses. Em seguida, avalie setores em ascensão e identifique tendências promissoras.

Além disso, investigue a reputação da franqueadora, examine o histórico e feedback de franqueados atuais. Avalie os custos totais, incluindo taxas iniciais e despesas operacionais, para evitar surpresas financeiras.

Depois, analise o suporte oferecido pela franqueadora. Isso porque, é fundamental para alinhar expectativas e garantir crescimento consistente da sua unidade.

Por fim, consulte especialistas e, se possível, visite unidades em funcionamento. A escolha acertada requer diligência, mas pode levar a uma jornada lucrativa no mundo das franquias.

Inclusive, esse é um dos assuntos abordados no curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas.

Passo a passo para começar a sua franquia

Primeiramente, entre em contato com a marca para demonstrar interesse. Em seguida, dedique tempo a analisar o modelo de negócios, compreenda seus detalhes e requisitos. Avaliar a Circular de Oferta de Franquia (COF) é crucial para entender os termos contratuais e obrigações.

Depois, é essencial planejar suas finanças, considere taxas iniciais, investimento em estoque e despesas operacionais. A negociação com a franqueadora é o próximo passo, onde você pode alinhar expectativas e discutir detalhes do contrato.

Por fim, ao tomar a decisão, invista na franquia selecionada e siga as orientações da franqueadora. Esse roteiro estruturado pode proporcionar um início sólido e bem-sucedido no mundo das franquias. Agora que você está por dentro do assunto, empreenda com o seu próprio negócio e lucre.

Advertisement

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje