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O que perguntar para um franqueado da marca antes de comprar sua própria franquia?

Sumário

Na hora de saber o que perguntar para um franqueado da marca, existem alguns pontos interessantes a serem avaliados. Aqui, você vai aprender alguns deles.

Mas antes, você deve entender que abrir a própria franquia é algo relevante para muitos empreendedores que desejam ter sucesso. Inclusive, no Brasil, cerca de 50 milhões de pessoas desejam abrir um negócio nos próximos três anos.

Sendo assim, o franchising aparece como uma boa oportunidade de negócio, devido à segurança que proporciona para quem quer empreender e lucrar. Portanto, não perca a oportunidade de entender melhor esse modelo antes de abrir o próprio negócio. Continue a leitura!

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Vantagens do sistema de franchising

O sistema de franchising traz muitas vantagens. Primeiro, pelo seu próprio modelo de negócio. Isso porque, franquia é quando uma empresa já consolidada no mercado autoriza um empreendedor a usar sua marca e método de negócio em troca de uma contrapartida prevista contratualmente.

Logo, uma das vantagens é que você terá menos riscos, pois usa uma marca já conhecida pelos clientes. Além disso, recebe suporte e treinamento, o que facilita a gestão da sua unidade.

Outro benefício é que o franqueado segue um modelo de negócio testado e aprovado. Portanto, aumenta suas chances de sucesso.

Por que é bom conversar com franqueados da marca?

Na hora de abrir uma unidade de redes de franquias, é bom conversar com franqueados da marca. Afinal, essa pessoa já sabe o que é ser franqueado, pois vivenciou muitas experiências que podem ser relevantes para você avaliar antes de abrir o seu negócio.

Sabemos que uma franquia é uma forma interessante de empreender. Por outro lado, é preciso analisar alguns fatores antes de iniciar o seu novo empreendimento. Por exemplo, podem surgir dúvidas se a franquia é uma marca consolidada ou se tem uma boa reputação no mercado.

Esses fatores são importantes e não devem ser ignorados. Então, quem melhor que o franqueado para lhe passar a verdadeira realidade do negócio e transmitir o conhecimento que já tem?

Isso porque, você vai fazer um investimento em um empreendimento que será também o seu novo trabalho. Logo, nada melhor do que saber a experiência real de outro franqueado.

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Veja o que perguntar para um franqueado

Existem algumas questões indispensáveis para perguntar para um franqueado. Por exemplo, quais os principais desafios apresentados nos primeiros meses. Ou ainda se a franqueadora cumpre com tudo o que promete.

Sendo assim, é importante que você tenha um direcionamento entre as diversas opções. Desse modo, poderá começar a considerar alguns filtros. Pense, por exemplo, em modelos de negócio e seus formatos. Inclusive, pode escolher entre os modelos Home Office ou ponto comercial.

Além disso, você precisa analisar sobre os suportes e o volume de vendas da marca desejada. Enfim, esse são apenas alguns dos pontos a serem considerados. Confira outros abaixo:

A franqueadora entrega tudo que promete em suporte?

O primeiro ponto relevante é comparar as informações das redes de franquias diversas. Assim, ao investir em uma franquia, não deixe de fazer uma comparação entre as marcas desejadas. Inclusive em relação aos suportes inclusos.

Sendo assim, essa é uma boa primeira pergunta a ser feita para um franqueado. Por isso, procure fazer uma lista para que você possa anotar os dados relevantes de cada franquia escolhida.

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Dessa forma, será mais fácil realizar uma comparação e conhecer a relação de vantagens e suportes oferecidos pela franqueadora.

Isso porque, você pode contar com auxílios variados e completos em uma franqueadora, e em outra não ter os mesmos benefícios.

O volume de vendas com a marca é bom?

Antes de fechar negócio, é bom perguntar sobre o volume de vendas da marca. Afinal de contas, esse é um ponto muito importante para você empreender. Afinal, está diretamente relacionado a quanto pode faturar com a sua franquia e ao seu sucesso profissional.

Sendo assim, para conferir esse dado, uma opção é pesquisar o mercado. Inclusive, esse é um ponto importante para ser perguntado na conversa com os franqueados e franqueador.

Além disso, a organização financeira é muito importante. Isso porque, esse é um investimento que precisa ser acompanhado de perto.

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Porém, para fazer outras análises financeiras, você pode consultar a Circular de Oferta de Franquia (COF). Nesse documento, você encontra a relação com todas as necessidades de investimento.

Inclusive, tudo isso é discutido no curso Guia Para Iniciantes em Franquias. As aulas estão disponíveis online. Você pode assistir ao clicar aqui para aprender como investir em uma franquia, de forma detalhada.

Preciso ter experiência no negócio?

Você não precisa ter experiência em empreendedorismo para investir em uma franquia. Geralmente, a franqueadora oferece todo o suporte e treinamento necessário, mesmo para quem está começando do zero.

Mas se você já tiver experiência, pode ser uma vantagem extra. As franqueadoras normalmente disponibilizam uma equipe que presta suporte.

Então, não importa o seu nível de conhecimento prévio, desde que você tenha disposição para aprender e se dedicar a sua unidade. Em outras palavras, não se preocupe se você é novo nisso, pois terá todo o apoio que precisa para ter sucesso!

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Quais dificuldades você encontrou com a sua franquia?

A organização também é importante quando o assunto é abrir um negócio. Sem ela, você pode colocar em risco a sua empresa.

Dessa forma, é indispensável nesse processo que você esteja preparado para resolver problemas. Por isso, é interessante trocar experiências com um franqueado para saber como ele lidou com determinados problemas.

Isso lhe permitirá entender quais foram os desafios enfrentados na administração ou gestão do negócio. Assim, você saberá se vale a pena investir no negócio e como enfrentar essas dificuldades.

Que problemas você já teve com a franqueadora?

Outro ponto muito importante a se perguntar para um franqueado da marca é se ele já teve problemas com o franqueador.

Afinal de contas, todos os envolvidos no negócio têm expectativas e objetivos. Então, podem ter ocorrido desentendimentos entre as partes.

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Dessa forma, o franqueado passará esse retorno e contará como solucionaram esses problemas. Logo, caberá a você avaliar se deseja fechar negócio com a marca.

Você indicaria que alguém abrisse uma franquia da marca?

Para responder essa pergunta, o franqueado provavelmente vai analisar se os valores e objetivos da marca estão alinhados com os dele. Além de refletir em toda a experiência que ele viveu até o momento.

Dessa forma, a própria experiência dele é o que mais vai contar. Afinal de contas, só indicamos algo que verdadeiramente aprovamos. Então, essa resposta será uma parte decisiva em sua própria decisão de abrir ou não uma franquia dessa marca.

Sendo assim, os franqueados são uma parte essencial da franquia. Após receber a opinião deles, você poderá avaliar melhor sobre o serviço prestado pela marca.

Em outras palavras, quem tem interesse em se tornar um franqueado vai compartilhar dos valores e da reputação que a marca já tem no mercado. Por isso, avaliar a reputação é tão fundamental. Sendo assim, existem muitas formas de garantir que você não tenha dificuldades na hora de escolher a franquia ideal.

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Assim, procure levar em consideração todos os pontos levantados até aqui sobre o que perguntar para um franqueado da marca.

Como abrir uma franquia?

Primeiro, entre em contato com a marca franqueadora. Depois, analise o negócio para ver se é adequado para você.

Em seguida, como dito, avalie COF. Isso porque, ela detalha informações importantes sobre a franquia. Na sequência, planeje suas finanças e veja quanto você precisa investir.

Por fim, se estiver tudo certo, invista na franquia e comece sua jornada empreendedora. Com dedicação, você estará no caminho certo para o sucesso.

Ao longo do conteúdo, você aprendeu o que perguntar para um franqueado. Ainda, aprendeu dicas para empreender e lucrar. Agora que está por dentro do assunto, dê o pontapé inicial para iniciar o seu próprio negócio, empreenda e ganhe dinheiro.

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