Created by potrace 1.15, written by Peter Selinger 2001-2017

O que perguntar para um franqueado da marca antes de comprar sua própria franquia?


Sarah Soares | 04 ago 2022
O que perguntar para um franqueado da marca antes de comprar sua própria franquia?

Na hora de saber o que perguntar para um franqueado da marca, existem alguns pontos interessantes a serem avaliados.

Desse modo, abrir a sua própria franquia é algo relevante para muitos empreendedores que desejam ter sucesso. Inclusive, no Brasil, cerca de 50 milhões de pessoas desejam abrir um negócio nos próximos três anos.

Sendo assim, o franchising aparece como uma boa oportunidade de negócio, devido à segurança que proporciona.

Advertisement

Portanto, não perca a oportunidade de entender melhor esse modelo antes de abrir o próprio negócio. Continue a leitura!

Por que é bom conversar com franqueados da marca?

Na hora de abrir uma unidade de redes de franquias, é bom conversar com franqueados da marca. Afinal, essa pessoa já vivenciou muitas experiências que podem ser relevantes para você avaliar antes de abrir o seu negócio.

Sabemos que uma franquia é uma forma interessante de empreender. No entanto, é preciso analisar alguns fatores antes de iniciar o seu novo empreendimento.

Por exemplo, podem surgir dúvidas se a franquia é uma marca consolidada ou se ela tem uma boa reputação no mercado.

Esses fatores são importantes e não devem ser ignorados. Então, quem melhor que o franqueado para lhe passar a verdadeira realidade do negócio e transmitir o conhecimento que já tem?

Isso porque, você vai fazer um investimento em um empreendimento que será também o seu novo trabalho. Logo, nada melhor do que saber a experiência real de outro franqueado.

Veja o que perguntar para um franqueado

Existem alguns fatores para perguntar para um franqueado. Por exemplo, quais os principais desafios apresentados nos primeiros meses. Ou ainda se a franqueadora cumpre com tudo o que promete.

Sendo assim, é importante que o empreendedor tenha um direcionamento entre as diversas opções.

Desse modo, você pode começar a considerar alguns filtros. Pense, por exemplo, em modelos de negócio e seus formatos. Inclusive, pode escolher entre os modelos home office ou ponto comercial.

Além disso, você precisa analisar sobre os suportes e o volume de vendas da marca desejada. Enfim, esse são apenas alguns dos fatores a serem considerados. Confira abaixo.

Advertisement

A franqueadora entrega tudo que promete em suporte?

O primeiro ponto relevante é comparar as informações das redes de franquias diversas.

Assim, ao investir em uma franquia, não deixe de fazer uma comparação entre as marcas desejadas. Inclusive em relação aos suportes inclusos.

Sendo assim, essa é uma boa primeira pergunta a ser feita para um franqueado. Por isso, procure fazer uma lista para que você possa anotar os dados relevantes de cada franquia escolhida.

Dessa forma, será mais fácil realizar uma comparação e conhecer a relação de vantagens e suportes oferecidos pela franqueadora.

Isso porque, você pode contar com auxílios variados e completos em uma franqueadora, e em uma outra não ter os mesmos benefícios.

 O volume de vendas com a marca é bom?

Antes de fechar negócio, é bom perguntar sobre o volume de vendas da marca.

Afinal de contas, esse é um ponto muito importante para o empreendedor. Afinal, está diretamente relacionado a quanto ele pode faturar com a sua franquia e ao seu sucesso profissional.

Assim, para conferir esse dado, uma opção é ir pesquisando no mercado. Inclusive, esse é um ponto importante para ser perguntado na conversa com os franqueados e com a franqueadora.

Além disso, a organização financeira é muito importante. Isso porque, esse é um investimento que precisa ser acompanhado de perto.

Porém, para fazer outras análises financeiras, você pode consultar a Circular de Oferta de Franquia (COF). Nesse documento, você encontra a relação com todas necessidades de investimento.

Quais dificuldades você encontrou com a sua franquia?

A organização é um outro fator importante em um negócio. Sem ela, você pode colocar em risco o seu negócio.

Dessa forma, é muito importante nesse processo estar preparado para resolver problemas.

Por isso, é interessante trocar experiências com um franqueado para saber como ele lidou com determinados problemas. Isso te permitirá entender quais foram os problemas enfrentados na administração ou gestão do negócio.

Advertisement

Assim, você saberá se vale a pena investir no negócio e como enfrentar essas dificuldades.

Que problemas você já teve com a franqueadora?

Outro ponto muito importante a se perguntar para um franqueado da marca é se ele já teve problemas com a franqueadora.

Afinal de contas, todos os envolvidos no negócio têm expectativas e objetivos.

Então, podem ter ocorrido desentendimentos entre as partes. Dessa forma, o franqueado vai lhe passar esse retorno e contar como foram solucionados esses problemas.

Logo, caberá a você avaliar se deseja fechar negócio com a marca.

Você indicaria que alguém abrisse uma franquia da marca?

Para responder essa pergunta, o franqueado provavelmente vai analisar se os valores e objetivos da marca estão alinhados com os dele. Além de refletir em toda a experiência que ele viveu até o momento.

Dessa forma, a própria experiência dele é o que mais vai contar. Afinal de contas, só indicamos algo que verdadeiramente aprovamos. Então, essa resposta será uma parte decisiva em sua própria decisão de abrir ou não uma franquia dessa marca.

Sendo assim, os franqueados são uma parte essencial da franquia. Após receber a opinião deles, você poderá avaliar melhor sobre o serviço prestado pela marca.

Em outras palavras, quem tem interesse em se tornar um franqueado vai compartilhar dos valores e da reputação que a marca já tem no mercado. Por isso, avaliar a reputação é tão fundamental.

Sendo assim, existem muitas formas de garantir que você não tenha dificuldades na hora de escolher a franquia ideal.

Desse modo, procure levar em consideração todos os pontos levantados no artigo de hoje sobre o que perguntar para um franqueado da marca.

Decisão tomada? Agora é só conferir o passo a passo para abrir o seu empreendimento! Assim, você vai contar com todos os suportes da franqueadora.

Agora que você já sabe tudo o que perguntar para um franqueado da marca, confira também este texto: Franquias baratas e rentáveis: conheça as melhores opções no Brasil.

Advertisement

Acompanhe o Mercado

As Mais Lidas