O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » O que é ser empreendedor: significado, características e como fazer do jeito certo

O que é ser empreendedor: significado, características e como fazer do jeito certo

Sumário

Neste texto você vai entender o que é ser empreendedor. Sabia que o empreendedorismo é uma opção cada vez mais buscada pelos brasileiros? Por isso, neste artigo você vai aprender tudo sobre o assunto e suas vantagens.

A Global Entrepreneurship Monitor (GEM), fez um estudo em que o Brasil aparece no topo do ranking mundial de empreendedorismo. Isso significa que três em cada dez brasileiros possuem ou fazem parte de um negócio próprio.

Dessa forma, confira mais sobre o que é ser empreendedor e conheça os tipos de empresários.

Clique, conheça e compare FRANQUIAS LUCRATIVAS. Acesse!

Afinal, o que é ser empreendedor?

Um bom empreendedor é uma pessoa que pode identificar oportunidades e resolver problemas. Logo, pode criar soluções que contribuam para o desenvolvimento da sociedade. 

O empreendedorismo está relacionado à inovação. Ou seja, é possível, por meio de novas ideias, criar algo que pode ser um projeto, um método ou um negócio relevante para outras pessoas.

Então, saber o que é ser um empreendedor significa aproveitar novas oportunidades em relação ao negócio.

Portanto, é possível empreender em várias áreas. Tanto em segmentos mais tradicionais como a alimentação, até em setores mais inovadores, por exemplo, tecnologia.

Características de um empreendedor de sucesso

As características de um empreendedor de sucesso podem ser desenvolvidas. Existem muitas vantagens no empreendedorismo, sendo assim, vale se capacitar.

Nesse sentido, você pode fazer uma graduação, iniciar curso especializado, assistir a vídeos e ouvir podcasts de especialistas.

Uma dessas características necessárias é a capacidade de tomar iniciativa e buscar oportunidades. Isso significa, que você precisa ser uma pessoa proativa e antenada com as mudanças do mercado. Depois, fica mais fácil prever situações de crise ou aproveitar oportunidades.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Além disso, é essencial ter persistência. Afinal de contas, pode ser um longo caminho até o sucesso e cheio de percalços. Assim, é importante acreditar no seu negócio e estar disposto a aprender sempre.

Por fim, a seguir você poderá entender como se tornar um empreendedor de sucesso.

Hhomem de perfil sentado em uma mesa fazendo anotações. Imagem ilustrativa do texto sobre o que é ser empreendedor.
Existem características importantes para um empreendedor. Logo, isso é fundamental para um negócio dar certo.

Como se tornar empreendedor?

Agora entenda como se tornar empreendedor. Para abrir uma empresa e ter sucesso, você pode optar por adquirir uma franquia ou abrir o seu negócio do zero.

Portanto, para começar um negócio do zero o empreendedor, é claro, precisa de mais estudo e aperfeiçoamento.

Abrir um negócio 100% do início, pode ser vantajoso para quem já tem experiência no setor desejado. Ainda, essa opção de é ideal para quem não consegue seguir regras ou prefere ter mais independência em sua empresa.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Já outra opção é um empreendedor que faz parte de uma rede de franquias. Dessa forma, ele terá um negócio próprio com o apoio de uma franqueadora. 

Isso significa, adotar um negócio com uma estrutura completa. Assim, é uma vantagem para quem não tem experiência com o empreendedorismo.

O franqueado também conta um marketing personalizado, que realiza estratégias elaboradas com foco em trazer mais clientes para o negócio. Logo, o investidor pode focar sua atenção no gerenciamento do negócio.

As franqueadoras também ajudam na parte financeira das franquias. Nesse sentido, ela pode fornecer informações como a previsão do cenário financeiro, análise de mercado, entre outros. Isso ajuda o empreendedor a conhecer os pontos fortes e fracos da sua empresa. 

Tipos de empreendedor

Existem muitos tipos de empreendedores. Assim, além do franqueado, temos o empreendedor informal. Portanto esse é um dos tipos de empreendedores mais comuns.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Nesse caso, ele empreende por necessidade e os recursos financeiros são direcionados para o pagamento das suas contas.  

Assim, a principal dificuldade encontrada por ele é planejar o crescimento da empresa, por estar muito envolvido com as necessidades imediatas.

Pessoas apertando as mãos ao redor de uma mesa. Imagem ilustrativa do texto sobre o que é ser empreendedor.
Existem diferentes tipos de empreendedores.

Mais um tipo é o empreendedor cooperado, que valoriza muito o esforço em equipe. Isso porque, ele trabalha com cooperativas e geralmente está pronto para fazer parcerias e aumentar o seu faturamento.

Outro empreendedor muito comum é o individual. Esse é representado por uma pessoa que saiu da informalidade e se tornou um empresário.

Então, ele ainda não tem muita noção da capacidade de crescimento do seu negócio. No entanto, costuma estudar as possibilidades de divulgar a sua empresa no ambiente digital. Esses empreendedores desejam conduzir sua empresa sozinhos ou ter no máximo um funcionário.  

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Como último tipo de empreendedor que vamos trazer hoje, está o social. Trata-se de um tipo que possui um perfil que deseja mudar o mundo. Portanto, ele vai estruturar uma ideia pensando em contribuir com as próximas gerações. 

Desse modo, escolhe a criação das startups e empresas com um bom potencial de crescimento, aliadas à tecnologia.

Todo mundo pode empreender?

Sim, todo mundo pode empreender. Dessa forma, muitas são as pessoas que sonham em ter o próprio negócio. Até porque é uma forma delas alcançarem a independência pessoal e profissional.

Sendo assim, com um negócio próprio o empresário pode escolher tomar decisões e ser responsável pelo seu próprio crescimento.

Afinal de contas, sabemos que a resposta para o que é ser empreendedor, representa estar em aprendizado constante. Além disso, algumas habilidades necessárias para o empreendedorismo podem ser desenvolvidas com a atuação no cotidiano.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Por isso, o einvestidor consegue desenvolver a mentalidade empreendedora e uma capacidade de aprimorar suas atividades e estar preparado para correr riscos inerentes ao negócio.

Nesse sentido, essa mentalidade permite ao investidor se desenvolver no âmbito pessoal e se manter atualizado nas tendências do mercado. Depois, o empreendedor se torna um profissional cada vez mais versátil, pronto para adotar soluções criativas no negócio.

Porém, essa jornada de trabalho sem necessidade de ter um chefe, exige muita dedicação e resiliência.

Por isso, é tão importante procurar desenvolver as características empreendedoras, como o autoconhecimento e a liderança. Como dito, elas podem ser adquiridas por meio de cursos e capacitações.

Por último, um bom planejamento estratégico também auxilia na organização do negócio. Assim, você pode contar com as vantagens do empreendedorismo, como poder adaptar a sua rotina para encaixar aos seus horários.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Agora que você já sabe mais sobre o que é ser empreendedor, é hora de conhecer algumas opções de negócios. Para isso, esse texto pode lhe ajudar. Leia, “Franquias baratas e rentáveis: conheça as melhores opções no Brasil”.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje