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O que é “royalties” em uma franquia? Saiba agora!

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Mulher séria usando terno cinza, trabalha com notebook. Ilustração do texto sobre o que é royalties.

O que é “royalties” em uma franquia? Saiba agora!

Muitas pessoas não sabem o que é royalties e como essa taxa funciona. Logo, acabam estranhando a existência de um valor recorrente ao longo do contrato de franquia. Neste artigo, você vai entender o que é essa cobrança, o que diz a lei e o impacto que pode gerar no seu empreendimento.

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Os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), mostram que o setor de franquias registrou um crescimento de 14,3%, em 2022, em comparação com 2021. Dessa forma, alcançou um faturamento total de R$ 211,4 bilhões, o que pode ser uma opção interessante para quem quer empreender e lucrar.

Então, ao assumir uma franquia, você precisa levar em consideração os possíveis gastos que envolvem o direito de explorar comercialmente uma determinada marca. Aqui, não estamos falando da estrutura física do negócio, mas das questões relacionadas ao trato da franqueadora com você.

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Entre esses possíveis gastos estão os royalties. Essa taxa é fundamental para manter o seu acesso a toda tecnologia, suporte e treinamentos da franqueadora. A arrecadação dessa taxa ajuda a marca a manter a rede cada vez mais forte, é um benefício direto para o modelo de negócio. Continue a leitura!

Entenda o que é “royalties” no sistema de franchising

Uma das coisas mais importantes para quem quer abrir uma franquia é saber o que é royalties. Essa nomenclatura é referente a taxa necessária para que o empresário continue a explorar comercialmente os produtos ou serviços oferecidos pela marca. Além do suporte e treinamentos que fazem parte do sistema.

Seria como se você garantisse mais um período como franqueado. Porém, para que essa cobrança funcione dentro do esperado, é muito importante ficar atento à Circular de Oferta de Franquia (COF) e ver como esse valor é apresentado. Lembrando que deve ser o mesmo no contrato.

Para ficar mais claro o seu entendimento, podemos dizer que os royalties são remunerações periódicas que visam garantir os serviços prestados pela franqueadora ao franqueado. Logo que você assina o contrato e inicia suas operações, já é possível usufruir de todos esses direitos autorais.

Isso porque, para ser algo rentável também para a franqueadora, que precisa preparar uma equipe de suporte e de treinamento, é necessário realizar essa cobrança mensalmente, na maioria dos casos. Todavia, existem empresas que, por uma questão estratégica, acabam não cobrando essa taxa.

Geralmente são marcas no início de suas operações e precisam atrair empreendedores, principalmente em segmentos mais disputados. Mas é importante destacar que o fato de cobrar ou não os royalties não significa que a franqueadora é boa ou ruim.

Só é possível chegar a uma conclusão como essa se você analisar e estudar as empresas que mais chamaram a sua atenção. Não utilize essa taxa como critério para escolher sua franqueadora.

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Inclusive, esse é um dos assuntos abordados no curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas. Assim, potencialize o seu conhecimento sobre ter uma franquia de sucesso.

O que a Lei de Franquias diz sobre os royalties?

De acordo com a Lei de Franquia, os royalties devem ser apresentados na COF. No documento, o franqueado precisa identificar quais serão os serviços entregues pela franqueadora, como a transferência do know-how e expertise para o desenvolvimento do negócio.

Embora exija a sua disposição, a Lei não estipula nenhum tipo de padronização com relação ao caminho tomado até a chegada do valor. Isso fica a critério da própria franqueadora, que pode expor ou não. Afinal, cada marca tem as suas necessidades e questões que precisam ser consideradas.

Ao mesmo tempo, dentro da COF, é obrigatório informar se a taxa será cobrada, o período adotado pela franqueadora e a maneira como isso será feito. Existem dois modelos usados para isso.

Você pode encontrar marcas que consideram os royalties equivalentes a uma porcentagem do faturamento bruto, enquanto outras determinam o valor fixado na Circular. Porém, no caso das quantias crescentes ou decrescentes, a marca deve apresentar essa informação na COF e no contrato final.

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Sabendo o que é royalties, é importante entender a diferença comparado a taxa de franquia. Sobre esse ponto você confere a seguir. Acompanhe!

Qual a diferença entre taxa de franquia e royalties?

A taxa de franquia é a primeira cobrança feita assim que você assina o seu contrato como franqueado. O valor é fixo e único.

Sendo assim, permite que você tenha acesso ao direito de explorar comercialmente um serviço e/ou produto da marca em questão, além de iniciar seus primeiros contatos com o suporte e os treinamentos oferecidos.

Só nesse primeiro parágrafo fica fácil entender o motivo de confundir com os royalties. Porém, a primeira diferença entre a taxa de franquia e os royalties está no seu valor, que é maior, e que faz parte do investimento inicial do projeto. Ou seja, você paga essa taxa somente uma vez.

Assim como os royalties, as diretrizes sobre a taxa de franquia também precisam constar na COF, como qualquer outra cobrança. Então, se a franqueadora, após a assinatura do contrato, trouxe uma nova taxa ou algo que não estava combinado anteriormente, é passível de processo.

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Caso você decida renovar o seu contrato, existem empresas que podem cobrar novamente a taxa de franquia, uma taxa de renovação ou apenas atualizar o contrato sem nenhum custo.

Mas é importante entender que as duas cobranças que estamos citamos – taxa de franquia e royalties – visam auxiliar a franqueadora no desenvolvimento da rede, na execução do seu plano de negócio, no uso da tecnologia operacional etc.

Porém, assim como os royalties, também existem marcas que não cobram a taxa de franquia. Mesmo que não haja essa despesa, isso não elimina a obrigatoriedade da franqueadora de auxiliar e oferece o suporte aos empreendedores, como prevê a lei.

Saiba qual o valor cobrado de royalties

Como dito, não existe um padrão, ficando a cargo da empresa. Além disso, sua periodicidade pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual.

Existem algumas questões que vão impactar nesse valor, como a estrutura do suporte oferecido pela marca. Como vimos, há um papel estratégico a se considerar. Todavia, o mais importante aqui é analisar bem como a cobrança é apresentada na COF e no contrato.

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Royalties é igual a fundo de publicidade?

O pagamento de royalties funciona de modo totalmente diferente do fundo de publicidade. Um visa manter o direito de explorar comercialmente os produtos ou serviços de uma marca. Isso, além do acesso a treinamentos e suporte.

Já a outra, cria uma reserva destinada às campanhas de marketing da rede como um todo. Ao longo do texto, você pôde entender mais sobre como o pagamento dos royalties funcionam e suas vantagens.

Mesmo que seja algo comum, existem marcas que não realizam essa cobrança como um meio estratégico. Porém, é preciso ficar atento para que essa informação esteja presente em todos os documentos que envolvam o negócio.

Além disso, essa taxa é uma maneira de auxiliar a franqueadora nas atividades que visam a transferência do know-how e experiência da marca. Agora que você está por dentro do assunto, abra o seu negócio de sucesso e ganhe dinheiro.

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