O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Empreendedorismo » O que é home based? Vantagens, cuidados e como trabalhar assim

O que é home based? Vantagens, cuidados e como trabalhar assim

Sumário

Neste texto, vamos apresentar o que é home based e mostrar formas de trabalhar neste modelo de negócio. Então, leia até o final e entenda se realmente vale a pena atuar nesse formato.

Em 2023, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias teve um crescimento de 13,8% no faturamento em relação ao ano de 2022. Ou seja, pode ser uma boa opção para quem quer empreender e lucrar.

Após o término do isolamento social, causado pela pandemia, cada vez mais brasileiros buscam alternativas para trabalhar em casa. Portanto, escolher um negócio home based é apenas uma das opções para quem deseja atuar no espaço físico, com prestação de serviços ou e-commerce.

Porém, esse tipo de atuação também demanda alguns cuidados, como é natural ao começar qualquer empreendimento. Então, com essas precauções, escolha bem o negócio. Afinal, o seu dia a dia pode ser bem mais flexível. Continue a leitura!

Clique, conheça e compare FRANQUIAS HOME BASED. Acesse!

Afinal, o que é home based?

Você deve estar se perguntando o que é home based, não é mesmo? Esse modelo de negócio baseia-se em ter uma empresa sem sair de casa, de forma remota e pode ou não ter horários fixos.

Dessa forma, não é necessário se preocupar em abrir um espaço físico para começar a atuar. Isso porque, você precisará, na verdade, adaptar sua casa para que se torne uma estação de trabalho.

Afinal de contas, o termo home based significa justamente “baseada em casa”. Logo, a internet vai ser sua grande aliada.

Mas a maior parte dos empreendimentos home based disponíveis são negócios online. Isso porque, esse tipo de empresa pode ser administrada sem uma sede física, com poucos recursos e, geralmente, por uma pessoa apenas.

Em alguns casos, pode ser necessário ter uma equipe, mas vai ser pequena e atuará de forma descentralizada. Em outras palavras, cada um trabalha em casa e alinha as demandas conforme as necessidades.

Do mesmo modo, o modelo home based é bastante flexível. Assim, quase todos os segmentos podem criar negócios ou mesmo adaptar modelos a este tipo de atuação.

CURSO Guia Prático Sobre Franquias. Clique e confira o conteúdo completo sobre o franchising no Brasil, como investir e como faturar!

Alguns negócios que podem funcionar como home based são, por exemplo: lojas virtuais, agências de marketing digital, aulas online, corretoras de seguro, aplicativos de delivery e muito mais.

Qual a diferença do home based para home office?

Embora tenham pontos em comum, os modelos de negócio Home Office e Home Based são diferentes. Por isso, vamos diferenciar ambos, com a finalidade de que você tenha segurança em avaliar qual dos dois se mostra mais vantajoso para a sua realidade.

Primeiro, vamos falar do formato home office, já que costuma ser mais lembrado. Nesse modelo dividem-se as obrigações da empresa entre um espaço físico e a casa do trabalhador.

Assim, empresas maiores que têm um número de funcionários considerável buscam mais esse modelo. Logo, os colaboradores se dividem entre suas casas e o trabalho na sede da empresa.

Sendo assim, faz parte do acordo com o funcionário determinar quando o home office vai acontecer e quando será preciso atuar de forma presencial. Por outro lado, no home based, o negócio funciona totalmente em casa.

Banner ProResultado consultoria. Clique e confira!

Por isso, esse tipo de empreendimento pode ser uma alternativa para quem quer abrir um negócio por conta própria, sem sócios ou funcionários.

Então, o home based pode oferecer uma forma de empreender ainda mais simples. Afinal de contas, basta ter acesso à internet e um bom telefone para gerir o seu negócio.

Mas para isso, é necessário que a casa funcione como uma estação de trabalho e atenda todas as necessidades do empreendedor. A seguir, você irá descobrir quais são as vantagens de trabalhar em home based.

Vantagens do trabalho home based

Agora que você já sabe o que é home based, vamos apresentar quais as vantagens deste tipo de trabalho. Entre elas estão, por exemplo, horários mais flexíveis, mais qualidade de vida e baixos custos operacionais.

Dessa forma, você pode analisar essa opção com calma e perceber se compensa para o seu perfil. Afinal, o home based é apenas uma das alternativas para quem quer empreender.

Banner Totall Marcas. Clique para conferir os serviços!

Por fim, ele está associado a outras formas de trabalho. Logo, é possível atuar também com delivery, e-commerce ou prestação de serviços.

Flexibilidade de horário

Como você acompanhou acima, uma das principais vantagens do modelo home based é a flexibilidade de horário. Ou seja, é possível montar sua própria agenda e até mesmo conciliar esse negócio com outra ocupação.

Com um mercado cada vez mais competitivo, muitas pessoas procuram um segundo emprego. Sendo assim, tendo em vista o que é home based, é possível escolher uma fonte de renda extra.

Afinal de contas, é possível trabalhar em horários alternativos e montar sua própria rotina. Por isso, pode ser também uma opção para mães que precisam conciliar o trabalho com os filhos. No entanto, isso não significa que não é necessário organizar uma rotina de trabalho.

Pelo contrário, ter um planejamento ajudará a separar os momentos, por exemplo, de negócio e de lazer, já que você não terá a divisão entre escritório e casa.

MJG SOLUÇÕES EM ENGENHARIA. Clique e saiba como contratar essa empresa conceituada!

Com uma rotina organizada também é mais fácil adaptar as demandas aos seus períodos de maior produtividade. Assim, você e o seu negócio saem ganhando.

Inclusive, esse conteúdo também é explorado no curso Guia Para Iniciantes em Franquias. As aulas online estão prontas para você assistir. Clique aqui e descubra detalhadamente como investir em uma franquia.

Menor custo de operação

Outro ponto positivo do home based é o menor custo de operação. Isso porque, esse modelo de negócio não demanda locação de espaço físico, reformas, gastos com mobiliário e muito mais.

Além disso, geralmente os negócios home based costumam ter poucos funcionários ou somente o empreendedor. Dessa forma, não há custos elevados com a folha de pagamento.

Logo, pode ser uma boa solução para quem busca um negócio com baixo investimento inicial. Mas vale lembrar que o investimento de abertura da empresa não é o único que você vai ter.

FOCO MARKETING. Clique e acesse para saber como faturar com o seu negócio fazendo ações de marketing!

Embora os gastos com manutenção sejam menores, você ainda terá que pagar internet, impostos e outras taxas a depender do negócio em que vai investir.

Qualidade de vida

Trabalhar de casa é também fonte de mais qualidade de vida. Afinal de contas, evita desgastes com trânsito, garante mais conforto e possibilidade de mais tempo com a família. Por isso, esse modelo de negócio tem sido cada vez mais procurado por quem está em busca de bem-estar.

Só de não ter que passar um longo período no trânsito para chegar no local de trabalho já reduz o estresse. Além disso, trabalhando de casa as pessoas tendem a comer melhor e se estressam menos. No caso de quem tem família, pode ser ainda uma chance de passar mais tempo ao lado dela.

Na época da pandemia causada pelo coronavírus, muitas pessoas perceberam os benefícios de trabalhar de casa e resolveram adotar esse modelo de forma definitiva. Portanto, as adaptações foram grandes, tanto por parte das empresas, como por parte das famílias.

Até porque, para trabalhar em casa você deve ter alguns cuidados. Assim, é sobre esse assunto que vamos falar no tópico a seguir.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA DOTS HUNTERS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Cuidados para trabalhar em home based

Você já sabe o que é home based, certo? Por isso, chegou o momento de aprender sobre alguns cuidados importantes como separação do espaço, organização, disciplina e investimento em recursos.

Afinal de contas, um negócio precisa de gestão com tanto cuidado quanto uma loja física. O que muda é a forma de atuação, pois já que você vai trabalhar de casa, é importante ter um espaço próprio para isso.

Pode ser um escritório ou até mesmo um espacinho da sua sala, ou quarto. O mais importante é que esse espaço seja silencioso, limpo, organizado e sem muitos estímulos visuais.

Do mesmo modo, é essencial que você tenha disciplina e organização com suas metas e objetivos em relação à empresa. Assim, mantenha um controle rígido de suas finanças, operações, métodos e tudo que for importante.

Por fim, é essencial investir em recursos, como uma boa internet, computador, celular e outros itens para lhe ajudar com o negócio. Entenda que, cada tipo de empreendimento precisa de objetos próprios e é importante se equipar para isso.

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DA SULTS PARA FRANQUEADORAS! Clique aqui!

Como atuar em home based e ter sucesso?

As franquias podem ser uma alternativa, já que funcionam de acordo com um modelo pré-definido e existem inúmeras que adotam esse modelo de trabalho.

Sendo assim, o modelo de franquia resume-se em uma relação de venda de direitos de uso de uma marca. Então, você pode comprar uma unidade do negócio e começar a empreender.

Mas para isso, precisa seguir todas as padronizações definidas pela franqueadora. No caso de uma franquia home based, você replicará um modelo que já existe e trabalhará sem sair de casa.

Ou seja, seu contato com a franqueadora e com seus clientes vai acontecer via telefone e internet. Logo, os gastos são menores e é ainda mais simples do que começar uma empresa do zero.

Ainda mais para quem não tem experiência em empreendedorismo. Isso porque, você como franqueado receberá treinamento e suporte para franqueadora para aprender todas as operações do negócio. Assim, será possível conduzir sua unidade com sucesso.

Por que investir em franquias home based?

Investir em franquias home based tem muitas vantagens. Primeiro, como dito, você recebe todo o conhecimento e experiência do franqueador. Além disso, as franqueadoras geralmente oferecem suporte, como: marketing digital, assessoria jurídica etc.

Então, para ter sucesso, escolha uma marca que combine com seu perfil empreendedor. Assim, você terá um modelo de negócio aprovado no mercado e receberá o suporte contínuo.

Como abrir uma franquia home based?

Abrir uma franquia home based é simples e direto. Primeiro, entre em contato com a marca da sua preferência. Mas antes, pesquise bem e escolha uma empresa que combine com seu perfil e objetivos.

Depois, analise o negócio cuidadosamente. Verifique o histórico da franqueadora, sua reputação e os suportes oferecidos. Avalie a Circular de Oferta de Franquia (COF), pois ela contém todas as informações importantes.

Planeje suas finanças com atenção. Entenda os custos iniciais, taxas e possíveis despesas futuras. Garanta que você tem o capital necessário e um fundo de reserva.

Finalmente, invista na franquia. Assine os contratos, participe dos treinamentos oferecidos e comece suas operações. Com dedicação e o suporte da franqueadora, você poderá alcançar o sucesso.

Isso porque, abrir uma franquia home based oferece flexibilidade, menores custos operacionais e uma boa oportunidade de negócio.

Ao longo do conteúdo, você aprendeu o que é home based. Ainda, descobriu que as franquias podem ser uma boa opção para empreender e lucrar nesse mercado.

Então, agora que está por dentro do assunto, escolha a marca que mais combina com o seu perfil, fale com a franqueadora, abra o seu negócio de sucesso e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje