O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

O que é franquia e como funciona? Guia completo para investir

Acesse uma parte específica do artigo

Pessoas usando roupas prestas, sentadas e concentradas em uma prancheta. Ilustração do texto sobre o que é franquia e como funciona.

O que é franquia e como funciona? Guia completo para investir

Quer descobrir o que é franquia e como funciona esse modelo de negócio que tem atraído cada vez mais empreendedores? Aqui, separamos um guia com tudo o que você precisa saber para empreender com o seu próprio negócio e ganhar dinheiro.

Em dez anos, a taxa de mortalidade das franquias chegou a apenas 15%. Portanto, trata-se de um modelo de negócio seguro. Isso porque, esse número sobe para 75% nos demais negócios que nascem do zero.

Advertisement

O sistema de franquia é uma forma eficiente de expansão de negócios. Isso já que o franqueador não precisa arcar com todos os custos e riscos de abrir uma nova unidade. Continue a leitura e saiba mais sobre o que é franquia e como funciona.

Advertisement

Afinal, o que é franquia e como funciona?

Franquia é um modelo de negócio em que o franqueador cede o direito de uso de sua marca e know-how ao franqueado, em troca de pagamento de taxas e royalties.

O franqueado recebe treinamento e suporte do franqueador para a gestão e operação do negócio, seguindo um padrão definido pela marca.

Desse modo, o modelo de franquia permite ao empreendedor iniciar um negócio já consolidado no mercado, reduzindo os riscos e aumentando as chances de sucesso. Além disso, o franqueado conta com o suporte e orientação do franqueador em áreas como marketing, finanças e gestão de pessoal.

Quem pode abrir uma franquia?

Qualquer pessoa física ou jurídica pode abrir uma franquia, desde que atenda aos requisitos estabelecidos pelo franqueador. Por exemplo, capital mínimo, perfil empreendedor e aptidão para o negócio.

Mas muitas franqueadoras oferecem treinamentos e capacitações para os franqueados, não exigindo experiência prévia na área de atuação da franquia.

No entanto, é importante que o interessado realize uma pesquisa de mercado e analise com cuidado a Circular de Oferta de Franquia (COF). Assim, avaliar se o modelo de negócio é adequado às suas expectativas e recursos disponíveis.

A decisão de abrir uma franquia deve ser tomada de forma consciente e bem embasada. A seguir, você continuará a entender o que é franquia e como funciona. Continue lendo.

O que é e qual a importância da COF?

A COF é um documento essencial para quem deseja adquirir uma franquia, pois contém informações importantes sobre a marca. Por exemplo, o histórico, o perfil dos sócios, o investimento inicial, as taxas, royalties, entre outras.

O documento é uma exigência do Artigo 3º da Lei de Franquias (Lei nº 13.966/2019). Dessa forma, deve ser entregue ao potencial franqueado com antecedência mínima de dez dias antes da assinatura do contrato de franquia.

A importância da COF está em garantir transparência e segurança na relação entre franqueador e franqueado. Nesse sentido, permitindo que o investidor avalie com mais clareza os riscos e benefícios de adquirir uma determinada franquia.

O que está incluso no valor da franquia?

O valor da franquia inclui o direito de uso da marca, do modelo de negócio e treinamentos para a operação da unidade. Ainda, o suporte inicial na escolha e adaptação do ponto comercial.

Além disso, a franqueadora costuma oferecer manuais e orientações para a gestão do negócio. Isso incluindo processos de produção, gestão de estoque, contratação e treinamento de funcionários, dentre outros aspectos relevantes para o sucesso da operação.

Outro aspecto que pode estar incluso no valor da franquia é a assistência na escolha e negociação de fornecedores. Assim, garantindo que os produtos e serviços oferecidos estejam alinhados com a qualidade e padrão da marca.

No entanto, lembre-se que cada franquia pode ter sua própria política de inclusões e exclusões no valor da aquisição. Portanto, é fundamental ler atentamente o contrato de franquia e esclarecer todas as dúvidas com a franqueadora antes de fechar negócio.

Mas vale ressaltar que, além do valor inicial de aquisição da franquia, o franqueado geralmente precisa arcar com taxas periódicas de royalties e publicidade. Logo, correspondem a um percentual do faturamento bruto da unidade.

Essas taxas são importantes para a manutenção da marca e suporte contínuo do negócio. No entanto, cada franquia pode ter sua própria política de inclusões e exclusões. Então, leia atentamente o contrato de franquia antes de investir.

Qual é o lucro de uma franquia?

O lucro de uma franquia varia de acordo com diversos fatores. Por exemplo, o setor de atuação, o modelo de negócio, a região geográfica, a competição e o desempenho do franqueado. Portanto, não é possível determinar um valor fixo de lucro para todas as franquias.

Nesse sentido, para avaliar o potencial de lucro de uma franquia, escolha uma marca e analise cuidadosamente o modelo de negócio e o desempenho da rede.

Porém, é possível solicitar ao franqueador informações financeiras das unidades existentes, como faturamento, margem de lucro e despesas operacionais.

Além disso, entenda se o investimento é compatível com o seu capital disponível e se você possui as habilidades necessárias para gerenciar o negócio.

Qual a vantagem de se ter uma franquia?

Uma das principais vantagens de se ter uma franquia é a redução dos riscos de empreender, já que o modelo de negócio já foi testado e validado pelo franqueador.

Além disso, o franqueado recebe treinamentos e suporte contínuo da rede, o que pode ser útil para quem não tem experiência prévia no ramo.

Por fim, o franqueado pode se beneficiar das economias de escala proporcionadas pela marca, o que pode resultar em melhores preços de compra e maior rentabilidade.

Como escolher uma franquia para investir?

Para escolher a franquia ideal para investir, é fundamental analisar o mercado em que ela está inserida. Sendo assim, avalie a reputação da franqueadora, entenda o investimento necessário e as políticas de royalties e publicidade.

Além de estudar o seu próprio perfil empreendedor e afinidade com o ramo de atuação. Ao considerar esses aspectos, é possível escolher uma franquia alinhada com seus objetivos e perfil de investimento, aumentando as chances de sucesso no negócio.

Por fim, potencialize o seu conhecimento sobre esse modelo de negócio e tenha sucesso. Conte com o curso Franquias: Guia prático para iniciantes. Acesse e saiba mais sobre as aulas.

O que é necessário para abrir uma franquia?

Para abrir uma franquia, é necessário seguir alguns passos importantes. Como você já aprendeu até aqui. Então, lembre-se de avaliar seu perfil empreendedor e financeiro, pesquisar o mercado de franquias e escolher uma marca que se alinhe ao seu perfil e objetivos.

Além disso, é preciso cumprir os requisitos e exigências do franqueador, que podem incluir investimento inicial, capital de giro, localização e estrutura física do negócio.

Também é necessário assinar o contrato de franquia e seguir as orientações do franqueador quanto à gestão e operação da sua unidade. Então, agora que você já sabe o que é franquia e como funciona, abra o seu negócio e ganhe dinheiro.

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje