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Novas Franquias: 7 negócios recentes que já são tendência no mercado


Sarah Soares | 04 jun 2022
Novas Franquias: 7 negócios recentes que já são tendência no mercado

Para quem busca novas franquias, existem várias opções no mercado que aderiram ao franchising recentemente. Sendo assim, é possível encontrar marcas fortes mesmo durante a crise. Continue a leitura e saiba mais!

O setor de franchising tem apresentado bons resultados. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento foi de R$ 47,3 bilhões no terceiro trimestre de 2021.

Desse modo, em meio às opções, é importante conhecer novas franquias, que são tendências de mercado. Por isso, confira mais sobre esse assunto e descubra se vale a pena abrir um negócio.

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Vale a pena abrir uma franquia nova no mercado?

Se você está se perguntando se vale a pena abrir uma franquia nova, saiba que a resposta é sim.

Por exemplo, caso o modelo de negócio da franquia seja uma novidade, isso se torna um diferencial para o franqueado. Assim, o retorno do investimento pode acontecer em um prazo menor. Isso porque, muitas novas franquias costumam pedir um investimento inicial menor. 

Outra vantagem é que os franqueadores costumam estar mais abertos às mudanças e negociações nesses casos. Nesse sentido, essa é uma oportunidade para contribuir com o modelo de negócios da franquia. 

Além disso, uma franquia nova é uma boa opção para quem quer abrir mais de uma unidade do mesmo negócio. Já que as franquias tradicionais têm muitos franqueados, o que pode limitar o crescimento.

Porém, é necessário adotar alguns cuidados ao adquirir uma franquia nova. Então, antes de concluir a adesão, é preciso questionar a experiência anterior do franqueador em relação ao modelo de negócio.

Desse modo, é bom confirmar informações, como: prazo de retorno, taxa de franquia e capital de giro necessário. Em seguida, verifique também se algum franqueado opera neste modelo de negócio. Tudo isso para confirmar se o empreendimento já foi testado.

Homem comemorando resultado. Ilustração do texto sobre novas franquias.
Existem diversos fatores a serem considerados na hora de optar por uma franquia nova.

Confira também se o franqueado domina o negócio. Em uma franquia nova, o suporte ainda não está bem estruturado.

Portanto, a marca pode ser desconhecida do público. Logo, isso requer mais investimento na divulgação e tempo. Depois, é importante verificar se essas novas franquias apostam em negócios apenas porque estão na moda.

Por último, será que ele vai sobreviver a longo prazo? Esse é um questionamento importante a ser analisado.

Melhores novas franquias de sucesso para você investir

Agora que você sabe mais sobre as vantagens e cuidados a serem adotados em franquias novas, vamos à lista com as melhores franquias.

Então, ao procurar por novas franquias de sucesso, é comum que os investidores queiram saber qual a melhor marca para investir e ter bons lucros. Porém, para escolher a opção certa, é fundamental avaliar vários fatores. 

Primeiramente, você deve levar em consideração qual tipo de negócio é mais atrativo para o seu perfil. Para isso, pense com qual segmento você se identifica mais. 

Além disso, você deve considerar o modelo de negócio, pois as redes de franquias podem funcionar com ponto comercial ou até mesmo no formato Home Office.

Outro fator é a possibilidade de investimento. Isso porque, uma franquia exige um investimento inicial para começar a operação.

Portanto, você deve estar organizado financeiramente para conseguir fazer sua escolha. Dessa forma, leve em conta as opções de franquias que cabem no seu orçamento. Até porque, é mais seguro!

Assim, como dito, busque as marcas mais atrativas para você e tente conhecê-las melhor. Por fim, não se esqueça de conferir as opiniões dos clientes na internet. Analise quais marcas possuem credibilidade e a confiança do público.

Mulher pensativa. Ilustração do texto sobre novas franquias.
Entenda qual tipo de negócio é mais atrativo para o seu perfil empreendedor.

1. Only Mule

A Only Mule é uma franquia moderna, com baixo investimento, que possui um bom retorno e equipe reduzida. A empresa entrou para o franchising em 2021.

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Dessa forma, essa franquia pode ser uma boa opção para quem quer abrir o seu próprio negócio.

A marca é uma coquetelaria com um cardápio composto por 16 drinks. As bebidas são exclusivas e feitas com ingredientes selecionados, com destaque para as bebidas, como o Moscow Mule.

Já a rede de franquias surgiu com o objetivo de oferecer uma nova alternativa de happy hour. Assim, é possível escolher diversos pontos físicos para abrir o negócio.

São três modelos de negócio disponíveis: Bike, Quiosque e Loja. O primeiro, atende eventos e exige apenas um funcionário, os demais são pontos físicos que demandam de duas a três pessoas para o trabalho.

No caso do Quiosque, são necessários de seis a nove metros quadrados. Já a Loja Física demanda de 30 a 80 metros quadrados.

Além do mais, são necessários apenas dois dias para realizar todo o treinamento para que a equipe possa aprender a fazer os drinks.

Nesse sentido, o franqueado conta com todo suporte da marca para implantar e divulgar o seu negócio. Desde a escolha do ponto físico até outros suportes, como o de marketing.

De acordo com a publicação do portal Sua Franquia, o negócio é inovador, justamente por atender as pessoas que estão cansadas de sabores iguais de drinks com uma fruta no copo.

Confira o vídeo completo abaixo sobre a marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 54 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 20 mil
  • Prazo de retorno: de 10 e 18 meses

2. C’Clean Lavanderia

A C’Clean é uma rede inovadora do segmento de Lavanderias Self Service. A marca deseja atender cada vez melhor as necessidades dos brasileiros na lavagem e secagem de roupas usando tecnologia.

Sendo assim, a empresa é pioneira do segmento de lavanderia self service no Brasil. Isso porque, traz uma operação com as melhores máquinas industriais no mundo.

Mas além disso, a franquia, que entrou para o franchising em 2021, usa um sabão e amaciante industrial de alta performance, três em um (detergente, branqueador neutro e amaciante).

O modelo de gestão da franquia pode ser conduzido à distância. Isso é possível por meio de um aplicativo.

Nesse sentido, o acompanhamento dos indicadores de desempenho da loja acontece pelo back office do App. Inclusive, é possível seguir em tempo real a utilização das máquinas pelos usuários.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 135 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: de 24 e 36 meses
Mulheres conversando na lavanderia. Ilustração do texto sobre novas franquias.
A C’Clean Lavanderia é pioneira do segmento de lavanderia self service no Brasil.

3. CepilLaser

A CepilLaser é uma empresa com profissionais no mercado de Clínicas de Depilação a Laser. A marca iniciou o seu plano de expansão em franquias em 2022, com quatro unidades comercializadas.

Desse modo, as unidades oferecem ao cliente um ambiente agradável e aconchegante. Sendo assim, proporcionam uma experiência diferenciada.

Por fim, a marca oferece dois modelos de negócio para o empreendedor, sendo o Indoor, que é o modelo inédito de loja interna em estabelecimentos comerciais e o modelo Outdoor (loja de rua).

  • Investimento inicial: a partir de R$ 388 mil
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 63 mil
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses

4. Le Briju 

A Le Briju atua na comercialização de bijuterias, semijoias e acessórios de qualidade a preços acessíveis. Sempre alinhada com as tendências, a marca entrou no franchising em 2021 para oferecer o que há de mais atual no mundo da moda.

Dessa forma, ela investe constantemente na expansão por meio de lojas próprias e franqueadas que hoje estão presentes nos melhores shoppings no estado de São Paulo.

Nesse sentido, a Le Briju conta com um mix de produtos bem diversificados, por exemplo: anéis, brincos, colares, pulseiras, bolsas, lenços e acessórios de cabelo.

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Já os preços são acessíveis e há variedade de opções, aliados à qualidade da marca. Logo, esses fatores fazem os produtos da marca estarem entre as melhores opções de compras em relação aos seus concorrentes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 390 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

5. Donafresca Pescados

A Donafresca Pescados é a primeira rede de franquias de peixaria do Brasil. Sendo assim, a marca entrou para o franchising em 2021. Atualmente são três lojas próprias: uma Indústria de Processamento de Pescados e uma Distribuidora de salmão, frutos do mar e produtos orientais.

A Donafresca também é a única peixaria do Brasil a ter o selo de sustentabilidade do Projeto Tesouro Verde, que ajuda a preservar o desmatamento em várias regiões do país.

Além disso, a marca tem sua logística própria e atende todo o estado do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Nas unidades franqueadas, o cliente encontra tudo em peixes regionais, frutos do mar, produtos orientais, peixe de mar, temperos, bebidas e sobremesas.

A franquia também oferece aos seus franqueados uma linha de pratos prontos congelados, produtos 100% artesanais e de venda exclusiva nas unidades da marca.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 356 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: até 32 meses

6. Especialista Vistorias

Aperto de mãos entre duas pessoas de terno.
Os novos serviços da marca foram disponibilizados para empresas de pequeno, médio e grande porte.

A Especialista Vistorias foi fundada na cidade de Mogi Guaçu (SP). A empresa entrou para o sistema de franquias em 2021. Inicialmente, o trabalho era de vistorias para seguradoras do ramo automotivo.

No entanto, no ano de 2000, a Especialista Vistorias adicionou no leque de serviços as atividades dos ramos elementares e riscos diversos, por meio da realização de inspeções em imóveis, equipamentos gerais, maquinários e equipamentos agrícolas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 59 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

7. Reino Rural

A empresa Reino Rural comercializa por meio de seu Call Center, soluções de produtos agropecuários de marca própria, devidamente registrados, em todo território nacional.

Mesmo com o desafio da pandemia, o segmento do Agronegócio brasileiro não parou, venceu os desafios e teve um crescimento de 9% do PIB, frente a 2019, somando R$ 1,75 trilhões, segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Em 2021, a empresa entrou para o mercado de franquias. Logo, surgiu a Reino Rural Franchising, inicialmente apenas com produtos direcionados à pecuária.

A expectativa de crescimento da franquia é excelente, por se tratar de uma franquia Home Office, com baixo custo operacional, em um dos setores que mais crescem no país. Além disso, a marca vende produtos de excelência e necessários a todo e qualquer pecuarista.

  • Investimento inicial: até R$ 31,8 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: não informado

Gostou das opções de novas franquias que trouxemos no conteúdo de hoje, mas ainda tem dúvidas sobre o modelo de franchising escolher?

Homem pensativo.
Não fique com dúvidas na hora de empreender.

Nesse sentido, é importante considerarmos os dados recentes e vantagens que o formato oferece. 

Os números de faturamento em 2020, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), demonstram que mesmo em meio a um cenário de crise, o setor de franquias teve um faturamento de R$ 167,1 bilhões.

Além disso, não podemos esquecer que as franquias apresentam uma baixa taxa de mortalidade de apenas 5% no período de 24 meses.

Mas se você ainda está em dúvida sobre qual negócio escolher, esse conteúdo pode lhe ajudar: Qual a franquia perfeita para o seu perfil?

*Informações publicadas em JUNHO/2022. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

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