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Ideias de negócio próprio para você ganhar dinheiro

Homem analisando informação de um papel e checando no computador. Imagem ilustrativa texto negócio próprio

Abrir um negócio próprio é o sonho de muitos empresários que desejam encontrar aquele empreendimento perfeito, aquele que mudará a sua vida. No entanto, ainda existe o medo.

Para os “empresários de primeira viagem”, pegar uma quantia em dinheiro e aplicá-lo em um empreendimento pode ser um passo muito delicado a ser dado. Esse temor é comum para a maioria dos empreendedores em início de carreira.

Uma das maneiras de acabar com esse sentimento seria apostando nas franquias. Este modelo de negócio oferece algumas possibilidades no caminho rumo ao empreendimento dos sonhos, transformando essa tarefa em algo mais palpável, principalmente para quem deseja começar a ganhar dinheiro.

Nesse sentido, preparamos o texto a seguir mostrando as diferenças entre abrir um empreendimento do zero e uma franquia, além de uma lista com algumas ideias de negócio. Acompanhe a leitura!

É melhor abrir um negócio do zero ou uma franquia?

Abrir um negócio próprio exigirá muita dedicação do empresário, seja uma franquia ou do zero. Todavia, existem algumas circunstâncias que diferenciam drasticamente uma situação da outra.

Transformar sonhos em realidade não é tarefa fácil, o que não significa que você não possa tomar alguns atalhos.

A princípio, é necessário ficar atento ao plano de negócio. Durante todo o processo de abertura do empreendimento, você enfrentará diversos desafios que, se mal calculados, poderão render noites e noites sem sono. Sem contar todo um esquema de formação de público, crucial para um bom empreendimento.

Ao contrário, em se tratando das franquias, esse processo é simplificado. O plano de negócio da marca está em execução há muito tempo, tanto que a empresa está onde está. Ela sabe o que é necessário exatamente porque adquiriu uma vasta experiência ao longo dos anos.

Nesse sentido, para conseguir fazer com que seus franqueados acompanhem seu sucesso, a marca oferecerá treinamento e suporte que auxiliarão o franqueado ao longo do contrato. Ou seja, ainda que você não tenha uma vasta experiência, a franqueadora estará lá prestando toda a ajuda necessária.

E isso é fundamental, afinal, se uma franquia da rede não vai bem, isso pode significar que algo não está certo em relação aos padrões estabelecidos pela franqueadora. Não à toa, há esse acompanhamento de perto.

A comprovação da segurança desse modelo de negócio pode ser averiguada na pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Segundo os dados, apenas 15% das unidades franqueadas fecham as portas antes de completar 10 anos.

Em contrapartida, a taxa de mortalidade entre os negócios abertos do zero é superior a 75%.

7 melhores opções de franquias para abrir seu negócio próprio

Pensando na possibilidade de abrir um negócio próprio, contando com toda a segurança que o modelo de franquias pode oferecer, listamos algumas empresas para ajudar você nessa análise.

1. Acquazero

Funcionário da Acquazero, devidamente equipado com luvas, realiza a limpeza de um para-brisa (imagem ilustrativa). Texto: negócio próprio.
A Acquazero é uma das oportunidades para quem busca um empreendimento próprio de sucesso.

A primeira de nossas opções para abrir um negócio próprio é a Acquazero. As atividades da empresa estão voltadas para os serviços de estética automotiva, oferecendo diversas possibilidades para ajudar o franqueado a se desenvolver no mercado.

Criada durante o ano de 2009, a marca surgiu com o intuito de oferecer o serviço de lavagem a seco para variadas parcelas da população. Apesar de existência de concorrentes, a marca via a necessidade de oferecer preços mais baixos. Dessa forma, desenvolveu a sua própria tecnologia e iniciou suas operações.

Mas o grande boom da Acquazero aconteceu durante a crise hídrica, entre 2014 e 2016.

Nesse período, diversas cidades brasileiras adoraram o racionamento de água como medida preventiva. Assim, por oferecer um serviço que somava positivamente ao momento, não demorou muito para que a empresa ganhasse fama e expandisse sua atuação para o resto do país.

São necessários somente 300 ml de água, usando a metodologia e equipamentos da Acquazero, para limpar toda a parte externa de um veículo. Em contrapartida, os tradicionais lava jatos gastam quase mil vezes mais na execução do mesmo procedimento.

Não à toa a Acquazero é considerada a maior rede de estética automotiva do mundo!

Quem se interessar, poderá escolher entre duas categorias de negócio. Primeiramente, no formato home office, você vai até o cliente para realizar os procedimentos contratados.

A segunda opção são as lojas físicas. Nessa categoria, o franqueado tem a possibilidade de contar com um espaço físico para atendimento, além de um quadro de funcionários para auxiliar na execução dos serviços.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

2. Quisto Corretora de Seguros

Outro empreendimento que oferece boas condições para quem busca um negócio próprio, e deseja ter a segurança de uma franquia, é a Quisto. A corretora de Seguros é uma marca que está no mercado desde o início dos anos 2012. Desde então, são diversas conquistas que fazem da empresa um atrativo.

Inicialmente, o franqueado terá um leque de aproximadamente 90 serviços para ofertar. Entre eles, seguro auto, de vida e residencial, além de soluções financeiras e planos de saúde ou odontológico.

Apesar do foco em seguros, a Quisto não se limitou somente a isso. Bom para os clientes, mas principalmente para o franqueado. Nesse sentido, outro ponto que merece destaque é o software oferecido pela marca.

Contando com tantas opções de serviço e seus diversos parceiros, é necessário um sistema capaz de comparar preços para entregar as melhores opções. Sendo assim, o sistema da Quisto é capaz de orçar até 20 propostas diferentes.

Além disso, o formato de comissionamento oferecido pela franqueadora está entre os melhores. O franqueado pode saber exatamente o valor que receberá a cada contrato firmado, sem burocracia.

Dessa forma, o empreendedor tem nas mãos um dos negócios mais atrativos do mercado. Para conseguir abrir a sua franquia, você pode optar entre o modelo home office, em que apenas um computador com acesso à internet é desejável, ou uma loja física, caso queira algo maior.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 18 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 6 e 18 meses

Para conhecer um pouco mais sobre a Quisto, separamos um vídeo de apresentação com as principais vantagens da marca. Confira!

https://www.youtube.com/watch?v=hSng99O0MxY&t=156s

3. Mardelle

O empresário que busca uma empresa voltada para moda íntima, uma das melhores possibilidades do mercado é a Mardelle. A marca nasceu em Betim, região metropolitana de Belo Horizonte, no final dos anos 1990. O objetivo do empreendimento, até então, era custear os estudos de sua fundadora.

Porém, devido ao sucesso, alcançado graças aos seus produtos e atendimento de qualidade, não demorou muito para a primeira loja física ser inaugurada. Nesse meio tempo, somando excelentes resultados, a Mardelle passou a expandir sua atuação pelo Brasil por meio do modelo de franquias.

Entre os pontos que mais agradam clientes e franqueados está a tecnologia implementada no desenvolvimento das peças da marca. Graças à costura e os materiais utilizados, suas peças conseguem se adequar facilmente em qualquer tipo de corpo, atuando para todos os mercados.

Apesar de ser um negócio voltado para a moda íntima feminina, a Mardelle conta também com linhas masculina e infantil. Com isso, o franqueado tende a ter maiores resultados financeiros no final do mês. Além disso, importante destacar, as linhas plus size, pijama e gestantes.

Quem quiser se tornar um franqueado da marca, poderá escolher entre os dois modelos de negócio para loja física.

Primeiramente, o formato para pontos em ruas de bairros movimentados, que necessita de uma estrutura e quadro de funcionários menor. Por outro lado, caso esteja planejando algo maior, existe a possibilidade de implementação de lojas em shoppings ou grandes espaços comerciais.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 135 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

4. Fórmula Pizzaria

Voltado para o setor alimentício, a Fórmula Pizzaria aparece como uma oportunidade excelente. A marca é voltada para o atendimento delivery e tem aproveitado bastante o crescimento desse sistema de entrega para se desenvolver.

Pense em quantas vezes esse alimento não uniu pessoas em volta da mesa, não reuniu casais, foi servida em festas, reuniões? A todo momento, uma pizza pode cair bem! Não à toa, somos o segundo maior mercado de pizza do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Dessa forma, para o empresário que busca a chance de se destacar nesse ramo, a Fórmula Pizzaria chega com boas possibilidades. Para se ter uma ideia, são mais de 40 sabores de pizza em seu cardápio, considerando doces e salgadas, além de opções vegetarianas.

Outro ponto que vale a pena destacar, com relação ao cardápio, são os calzones e sobremesas, produtos que ajudam a alavancar os resultados mensais das unidades.

Para se tornar um franqueado, você pode escolher entre três modelos de negócio. Existem dois, mais baratos, voltados para quem busca trabalhar apenas com delivery. Desse modo, é necessário que o empresário tenha acesso a um local onde possa montar a sua cozinha.

Do mesmo modo, para quem busca algo maior, pode optar pelo restaurante convencional, com o sistema de delivery incorporado.

O valor do investimento varia de acordo com a sua capacidade de produção.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 99 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 24 e 36 meses

5. Suav

Mulher deitada e com vários instrumentos de tratamento estético ao redor do rosto.
A Suav é um negócio que oferece atendimento de qualidade e sem hora marcada.

A Suav é um centro de estética voltado para atendimento express e sem agenda. A empresa é uma das pioneiras no Brasil que atua nesse formato.

Ou seja, para ser atendido, basta chegar em uma das unidades e solicitar o serviço desejado. Vale destacar que os profissionais da marca são treinados para oferecer o há de melhor em estética. Assim, o cliente tem a certeza que sairá do atendimento satisfeito.

Um franqueado da Suav poderá oferecer, pelo menos, quatro serviços: design de sobrancelha, manicure, escovaria e diferentes tipos de depilação. Apesar de atuarem na mesma linha, os salões de beleza convencionais não são concorrentes diretos, já que não trabalham com o modelo express.

Quem deseja se tornar um franqueado deve considerar duas possibilidades de unidades para inaugurar. O primeiro modelo é para todos os serviços listados, menos escovaria. Caso queira o pacote completo, é necessário uma estrutura maior e um quadro de funcionários mais robusto.

Vale destacar que a Suav oferece todos os treinamentos necessários para transformar o empreendimento em um negócio de sucesso. A marca sempre busca se atualizar perante o mercado, buscando novidades e o aprimoramento de seus serviços. Assim, o empresário está sempre um passo à frente da concorrência.

Por fim, a franqueadora também ajuda na escolha do melhor ponto comercial. O que acaba facilitando o trabalho de captação e na rotatividade de clientes.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 168 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 70 mil
  • Prazo de retorno: entre 16 e 36 meses

6. Encontre Sua Viagem

Outra empresa para quem deseja atuar com negócio próprio, a Encontre Sua Viagem (ESV) é a melhor escolha para o ramo de turismo.

A marca é reconhecida no mercado pelo seu alto padrão de qualidade dos serviços prestados. Dessa forma, seus franqueados contam com todo o know how necessário para começar a faturar logo nos primeiros meses do negócio.

Toda essa estrutura só foi possível devida às parceria que a Encontre Sua Viagem possui. São mais de 400 mil possibilidades em hotelaria em todo o mundo, além das 130 companhias aéreas disponibilizadas. Assim, é possível montar tanto pacotes fechados, quanto personalizados.

Importante destacar que a ESV oferece para seus consumidores viagens relacionadas a trabalho, turismo e até intercâmbios. Dessa forma, as chances de fechar o mês com um bom faturamento aumentam ainda mais. Vale ressaltar, também, a política de comissionamento adotada pela franqueadora.

Mesmo que seu cliente pague a viagem parceladamente, o empresário recebe o valor integral da sua comissão assim que a entrada for feita. Como resultado, o franqueado não fica “no escuro”, facilitando o controle financeiro da sua unidade, sem contar na porcentagem oferecida pela ESV.

Existem duas possibilidades para quem deseja se tornar um franqueado da Encontre Sua Viagem.

Primeiramente, o formato home office, em que é necessário apenas um computador com acesso à internet para fechar os pacotes. Caso queira algo maior, existem as unidades físicas que podem ser abertas tanto em centros comerciais, quanto em pontos em ruas movimentadas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
  • Faturamento médio mensal: aproximadamente R$ 50 mil
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses 

7. Viva Eventos

Se você busca um negócio próprio voltado para eventos, a Viva é uma das boas possibilidades do mercado. A marca é especializada na produção de eventos de formatura e no auxílio de seus clientes na gestão e contratação de parceiros e fornecedores criando, assim, uma relação de confiança.

O franqueado terá acesso a uma empresa com mais de 10 anos de história e que conta com mais de 20 unidades espalhadas pelo Brasil. Por fim, vale destacar, o mercado dinâmico e com boas perspectivas oferecidas.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 160 mil
  • Faturamento médio mensal: não informado
  • Prazo de retorno: entre 12 e 36 meses 

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