O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Segmento: Serviços automotivos » Dicas para começar um negócio de sucesso como você sempre quis

Dicas para começar um negócio de sucesso como você sempre quis

Sumário

Ter um negócio de sucesso é o sonho de muitas pessoas, mas para chegar nele, o empreendedor precisa se planejar para montar um negócio. Aqui, confira dicas para lhe ajudar neste processo.

De acordo com uma pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), empreender é o sonho de quase 50% da população brasileira. Porém, tirar este sonho do papel e alcançar o sucesso é uma jornada longa, cheia de obstáculos, mas está longe de ser impossível.

Quer saber como entrar no mundo do empreendedorismo e alcançar o sucesso com o seu próprio negócio? Então, fique com a gente até o final deste conteúdo.

Como montar um negócio de sucesso?

Para montar um negócio de sucesso, o empreendedor deve ter planejamento, dedicação, uma pitada de criatividade e de sorte. Ainda, saber analisar bem o mercado e o nicho onde pretende investir.

Um ponto bastante importante para um negócio de sucesso é o trabalho árduo do empreendedor. Isso porque, é necessário que ele esteja presente, cuidando da empresa, seja em Home Office ou em uma Loja Física.

Pensando nisso, se você é uma destas pessoas que sonham em empreender e está meio perdido, separamos algumas dicas que podem ajudar nesta jornada. Confira a seguir!

Tenha certeza do que você quer fazer

Um primeiro ponto para investir em um negócio próprio é analisar aquilo que você deseja fazer. Então, esteja seguro de que quer trabalhar com aquilo para que possa ter sucesso nesta empreitada.

Nesse sentido, é fundamental entender o seu próprio perfil, coisas que você gosta de fazer e como algumas de suas características podem se encaixar e serem aproveitadas em um negócio.

Por exemplo, para quem gosta de carros, o negócio pode ser voltado para estética automotiva, serviços mecânicos, vendas de peças, entre outros.

Além disso, a forma de trabalhar também deve ter conexão com as suas características. Tem pessoas que gostam de conversar, fazer um networking, e isso se encaixa bem em negócios de vendas diretas, em contato com os clientes etc.

Pense que um empreendimento toma bastante tempo, exige muita dedicação. Assim, imagine ter que atuar horas com algo que você não gosta? Com certeza terá menos disposição para todo este trabalho.

Ainda, se você se identifica com aquilo com o que vai trabalhar terá mais prazer em pesquisar, falar disso ou conversar com outras pessoas sobre.

Avalie bem o mercado

Um negócio de sucesso começa com uma boa avaliação do mercado no qual você pretende atuar. Nesta pesquisa inicial, o empreendedor pode identificar um produto ou serviço que tenha potencial para se destacar.

Nesse sentido, depois de entender com o que você quer trabalhar de forma mais geral, o próximo passo é determinar o nicho de mercado.

Mas antes mesmo de iniciar uma atividade como empreendedor, é imprescindível analisar o nicho em que se pretende investir. E é justamente para isso que serve uma pesquisa de mercado. Logo, trata-se de uma análise de informações e dados que devem ser coletados e interpretados.

Ou seja, se um empreendedor quer saber sobre a viabilidade ou não da sua ideia, é interessante pensar e pôr em prática uma pesquisa de mercado.

Até mesmo se você já se aventurou no mundo dos negócios, a pesquisa será relevante para melhorar e expandir as ações que pretende gerir no futuro.

Do mesmo modo, ao avaliar o mercado entenda bem quem é seu público-alvo, saiba como ele consome, qual o poder aquisitivo, o perfil deles e assim poderá adequar o seu negócio com essas informações.

Depois, busque nichos de mercado que estejam em um bom momento ou em um viés de crescimento. Investir em um segmento em baixa pode ser perigoso e diminuir suas chances de ter um negócio de sucesso.

Entenda sua realidade financeira

Para começar um negócio, o investimento financeiro é fundamental e faz parte deste processo gastar o dinheiro da melhor forma possível e dentro das suas possibilidades.

Portanto, não adianta o empreendedor querer trabalhar com um grande negócio que em seu pensamento será a melhor forma de atrair a atenção dos consumidores, se não tem dinheiro suficiente para estruturá-lo.

Nesse sentido, um primeiro ponto é se organizar financeiramente. Isso porque, se você não organizar as finanças pessoais, vai levar toda essa confusão para a sua empresa.

Não dá para fazer essa mistura, tirar de um lugar para pagar uma conta sua que não tem nada a ver com o seu negócio. Assim, elabore um plano de negócios para ter uma boa noção de quanto precisará.

Após se organizar, você terá uma ideia de quanto dinheiro tem para investir em um negócio sem desestruturar sua vida financeira. Logo, tenha este valor como base para planejar sua empresa.

Mas é comum os empreendedores se perderem neste planejamento, dar um passo maior do que a perna. Então, isso pode ser a ruína do seu negócio.

Do mesmo modo, é preciso entender que a empresa demora a dar lucro, passa por altos e baixos, mas as contas não param de chegar. Precisa-se levar tudo isso em consideração para fazer o investimento de forma segura em um negócio de sucesso.

Analise opções de franquia

De uma forma simples, franquia é um modelo de negócio que se baseia na concessão do direito de uso de uma marca, patente, infraestrutura, know-how ou conceito a um investidor. Este modelo é baseado na padronização de processos e produtos.

Este direito é concedido por um franqueador, ou seja, proprietário da marca, a um franqueado, que é o investidor, para replicar em outros formatos e locais, os serviços e produtos oferecidos pela rede.

Portanto, em outras palavras, o modelo de franquia é a permissão dada por um proprietário de um negócio reconhecido e bem-sucedido a um investidor interessado em replicar este modelo.

Como é uma empresa que já atua no mercado e tem experiência, para o empreendedor é um negócio mais seguro.

A franqueadora apresenta uma projeção de custos e de rentabilidade, e com estes números o empreendedor consegue se planejar e escolher uma franquia que caiba em seu orçamento.

Do mesmo modo, uma vantagem deste formato são os suportes da franqueadora. Gerir um negócio nem sempre é fácil, mas com a ajuda da empresa, o franqueado terá uma administração mais eficiente, segundo o plano de negócio da marca.

Além disso, o franqueado conta com equipamentos e fornecedores homologados pela rede. Isto fará com que já tenha os fornecedores confiáveis e evite problemas com serviços mal prestados.

Muitos empresários buscam a liberdade e muitas franquias que atuam com várias opções de modelos de negócio, como o Home Based.

Por exemplo, é possível que toda a operação de uma unidade de franquia atue de forma flexível, sem sair de casa ou se preocupar com o trânsito e o caos das grandes cidades.

Estude bastante para empreender

Há quem diga que existem pessoas que nascem com o “dom” de empreender, e que isso não pode ser ensinado. Se pensarmos em empresários bem-sucedidos e sem educação superior formal, como Bill Gates, Steve Jobs e Silvio Santos, por exemplo, isso pode parecer verdade.

Porém, é necessário ter em mente que, se por um lado esses “empresários-celebridades” foram vitoriosos em suas empreitadas no mundo dos negócios, inúmeros outros, também sem estudo, tentaram, mas não alcançaram o sucesso e quebraram.

Os empreendedores que ficam pelo caminho mostram que ter um negócio sem muito estudo é a exceção e não a regra.

Embora ainda não existam cursos de graduação específicos para a formação de empreendedores, há muitos com disciplinas voltadas à gestão de empresas, como: administração, gestão de negócios, gestão financeira, marketing, entre outros.

Existem também outras formas de capacitação disponíveis para auxiliar quem empreende, como as oferecidas pelo Sebrae, que dispõe de cursos presenciais e a distância para ajudar na transformação de uma ideia em um modelo de negócios.

O Sebrae ainda orienta sobre praticamente todos os pontos que surgem em consequência da abertura de um empreendimento.

Então, quem deseja ter um negócio de sucesso deve aproveitar as facilidades de acesso à informação para estudar ao máximo todos os aspectos que envolvem o empreendedorismo para entrar nesta jornada o mais preparado possível.

Acredite no seu investimento

Depois de passar por todo este planejamento e cada vez mais chegar perto do seu sonho, não é hora de ter medo. Acredite no seu planejamento e faça o que tiver que fazer para tirar seu projeto do papel.

Uma empresa é um processo, uma construção que você faz tijolo por tijolo, planejamento em cima de planejamento. Depois de montar todo o projeto, não desista dele.

Nem sempre o negócio de sucesso começa bem. Muitas empresas grandes tiveram problemas em seus primeiros passos. Muitos destes percalços não são culpa do projeto, podem ser um momento ruim do mercado em si ou da Economia como um todo.

Se você tiver feito o planejamento de forma sólida, sem pressa, tomando os cuidados necessários para um negócio dar certo, não haverá dúvidas de que o caminho está bem traçado.

Empreender é em alguns momentos, dar um salto de fé, investir sem ter certeza, mas o planejamento é feito para diminuir estas incertezas inerentes ao empreendedorismo. Por isso, acredite, pule de cabeça no projeto e vá em busca do seu negócio de sucesso.

Busque auxílio

O empreendedor não precisa ser um solitário e alheio ao mundo. Seus relacionamentos e trocas de ideias com outras pessoas podem ser de grande ajuda no desenvolvimento do negócio.

Nesse sentido, mesmo que você esteja atuando em um nicho de mercado com o qual se identifique, tenha se planejado bem e estudado muito, sempre é possível e interessante ouvir outras ideias.

Mesmo que você saiba muito, outras pessoas podem lhe passar informações que antes estavam desapercebidas. Ainda que você tenha bastante conhecimento, não sabe de tudo.

Um olhar fora do negócio pode ser de grande ajuda para ver as coisas por um ângulo diferente. Nessa hora, suas fontes podem ser outros empreendedores e também os seus clientes.

Principalmente neste início, o seu consumidor será uma fonte quase inesgotável de ideias, uma forma de melhorar um detalhe aqui e outro ali.

Do mesmo modo, um outro empreendedor pode ajudar com alguma ideia diferente, uma maneira de melhorar seus processos ou o atendimento.

Em outras palavras, não se feche para as opiniões de fora, tente aproveitá-las da melhor maneira possível que isso lhe aproximará do seu negócio de sucesso.

Defina metas para o seu negócio

Ter metas é um passo fundamental na escolha dos caminhos a serem tomados e posteriormente, para o monitoramento do seu progresso. Assim, essas se tornam essenciais para guiar e adaptar suas estratégias para os melhores resultados no seu negócio.

Independentemente se você começou agora ou já possui experiência com empreendedorismo, precisará estipular metas a curto, médio e longo prazo para sua empresa, a fim de melhorar sua gestão e processos. Isso para que seu negócio possa crescer em direção ao sucesso.

Contudo, além de ter essas metas, elas precisam ser realistas, ou seja, objetivos que possam ser alcançados. Uma meta muito alta pode ser um desestímulo quando você percebe que não poderá chegar nela.

Estas metas realistas são importantes na manutenção da motivação, o que pode proporcionar um aumento de confiança. Posteriormente, o próximo passo após atingir um objetivo é definir outro maior.

Planeje seu passo a passo

Falamos muito aqui de planejamento e organização, e isso deve acompanhar o empreendedor ao longo de sua jornada.

Dessa forma, cada passo deve ser planejado, seja para evitar perda de tempo, bem como para que suas escolhas possam ser mais eficientes e certeiras.

Logo, é comum colocar suas ideias no papel para que não as esqueça e possa ir implementando melhorias nelas ao longo do tempo.

Assim, desde as etapas iniciais dos investimentos, passando pelo trabalho de marketing e atendimento, pós-vendas e melhorias que podem acontecer. Cada passo é importante. Por isso, deve fazer parte do seu planejamento.

Organize seu dia a dia

Mesmo você sendo o seu próprio chefe, é preciso organização para empreender. Seu negócio deve ter hora, o cliente precisa saber quando poderá contar com a empresa.

Nesse sentido, é importante que você organize seu dia a dia para se dedicar da melhor forma ao empreendimento. Se sua rotina for uma bagunça, isso pode refletir no seu negócio e não será bom.

Por exemplo, se um dia sua empresa abrir em um horário, no outro dia começar os trabalhos em outros, esse fato passará uma má reputação para os consumidores.

Enfim, esta organização também será boa para que você possa ter também tempo para descansar e para o seu lazer.

Entenda se você precisa de um sócio

Para ter um negócio de sucesso pode ser interessante ter um sócio. Porém, esta escolha necessita ser bem pensada pelo empreendedor.

Um sócio pode ser uma boa alternativa para quem precisa de um pouco mais de dinheiro para investir no empreendimento. Porém, é essencial colocar de forma clara qual será a participação do sócio, se ele terá poder de gestão ou apenas receberá parte dos lucros.

Além disso, dependendo do tipo de negócio, pode ser interessante aumentar o faturamento com mais uma pessoa para trabalhar em sociedade. Só tome cuidado para decidir, pois esta parceria precisa ser bem feita para que não atrapalhe o negócio.

Prepare-se para trabalhar muito

Uma dica que não é nenhuma novidade, mas é preciso sempre ser ressaltada para que tenha sucesso no seu negócio é: trabalhe muito!

A dedicação do empreendedor é um dos pontos chaves para um negócio de sucesso, seja antes, na parte do planejamento, como ao longo do trabalho após a inauguração.

Nesse sentido, esteja sempre presente, pois como diz o ditado, “é o olho do dono que engorda o boi”. Portanto, sua presença e sua energia precisam ser o motor propulsor deste negócio.

Vale a pena abrir uma franquia?

Sim. Mas primeiramente, avalie a reputação da marca no mercado e sua aceitação pelo público-alvo. Depois, pesquise o histórico da franqueadora, sua estabilidade financeira e suporte oferecido aos franqueados.

Além disso, verifique o segmento da franquia e sua viabilidade na região desejada. Um estudo de mercado detalhado pode fornecer dados importantes sobre a concorrência local e as demandas dos consumidores.

Por fim, não ignore os custos iniciais e as taxas recorrentes, pois podem impactar diretamente no retorno do investimento. A seguir, confira as melhores opções de franquias de sucesso para investir e ganhar dinheiro.

Franquias de sucesso para você considerar investir

Descubra oportunidades promissoras no mundo das franquias com nossa seleção de marcas consolidadas. No universo empresarial, a busca por investimentos seguros é crucial, e como você aprendeu até aqui, as franquias despontam como opções atraentes.

Marcas de renome oferecem não apenas produtos ou serviços, mas uma comprovada fórmula de sucesso. Empreendedores procuram garantir retorno rápido e sustentável, tornando essas franquias escolhas estratégicas.

Então, explore nossa lista criteriosa de franquias de sucesso, cuidadosamente selecionadas para proporcionar segurança e rentabilidade aos investidores. Esteja preparado para adentrar um universo de oportunidades e potencializar sua jornada empreendedora. Acompanhe!

[raio_x_esf]

Como escolher a melhor franquia para abrir?

Avalie suas afinidades e habilidades, alinhando-as ao segmento da franquia. Uma pesquisa de mercado minuciosa é essencial para analisar a demanda local e a concorrência.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Em seguida, considere também o suporte oferecido pela franqueadora, desde treinamentos até assistência operacional. Estude o histórico da marca, sua reputação e satisfação dos franqueados. Analise o plano de negócios, compreenda custos iniciais e projeções de retorno.

Passo a passo para começar sua franquia

Primeiramente, estabeleça contato direto com a marca e explore as oportunidades disponíveis. Após, aprofunde-se na análise do negócio, compreenda a proposta da franquia e seu encaixe no mercado local.

A avaliação da Circular de Oferta de Franquia (COF) é indispensável. Assim, examine detalhadamente os termos e condições.

Com essa clareza, planeje suas finanças de forma estratégica, considerando custos iniciais e projeções de retorno. A negociação com a franqueadora é um passo crítico, alinhando expectativas e acordos.

Por fim, quando todos os elementos estiverem alinhados, é hora de investir na franquia, solidificando o início de sua jornada empreendedora. Agora que você viu algumas dicas de como ter um negócio de sucesso e conheceu como funciona o modelo de franchising, empreenda e ganhe dinheiro.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje