Um conceito que surge quando se começa a pensar em empreender no franchising é o MVP de franquia. O termo é usado para quem está pensando em iniciar uma franquia e busca testar o negócio.
O mercado de franchising é bastante atrativo. O setor faturou mais de R$ 167 bilhões em 2020 mesmo com a pandemia do novo coronavírus. Por isso, chama a atenção de empreendedores de vários perfis.
A força do mercado também atrai empreendedores que desejam fazer da sua empresa uma franquia. Contudo, este processo exige cuidado. Por isso, trazemos algumas dicas para você entender melhor como fazer.
Entenda o que é MVP de franquia
O termo MVP significa Minimum Viable Product, que é um produto mais básico possível e viável com o qual a franquia irá trabalhar.
Nesse sentido, significa ter um negócio mais simples, que possa atender aos mínimos anseios dos consumidores.
Este conceito inicia em startups, pois orienta os empreendedores a investirem em um modelo de negócio mais básico em um primeiro momento. É como se fosse um teste.
Dessa forma, o empreendedor pode avaliar a aceitação do produto e saber se vale a pena dedicar mais tempo e dinheiro para melhorar e solidificar a ideia.
No mercado de franquia, o MVP é preciso iniciar o negócio da forma mais enxuta, mas sem se esquecer da parte burocrática, que também é importante e sobre a qual falaremos daqui a pouco.
Enfim, o MVP de franquia é o serviço ou produto em sua forma mais simples que busca testar o negócio, o mercado e avaliar se compensa continuar no caminho desta ideia.
Processo para formatar franquia
O processo para formar uma franquia passa pelo MVP para que assim, possa se tornar um negócio sólido.
Neste primeiro momento, o empreendedor realiza e organiza as ideias, analisa como será a estrutura da franquia e também da franqueadora.
Ou seja, verifica como será o modelo de negócio a ser comercializado com os empreendedores e também a estrutura da franqueadora que fará a venda das unidades da franquia.
Por ser um processo complexo, o empreendedor deve estar atento a algumas etapas. Por exemplo, ter toda a parte burocrática que a formatação de franquia exige.
Nesse sentido, fazer uma Circular de Oferta de Franquia (COF), documento importante neste processo que inclui a regulamentação pela Lei de Franquias (Lei nº 13.966/19).
Da mesma forma, fazer o pré-contrato e o Contrato de Franquia, bem como proteger a sua marca junto aos órgãos de proteção intelectual.
Assim, você garante que só a sua empresa poderá usar aquele nome, aquela logomarca. Caso outras pessoas façam o uso, elas deverão remunerar a sua empresa.
O MVP de franquia se encaixa neste processo de maneira que o empreendedor realize toda a formatação da forma mais básica, mas ainda viável.
Por isso, é necessário fazer uma COF mais enxuta, que seja o mais completa possível no momento em que a franquia dá seus primeiros passos.
Do mesmo modo, os produtos ou serviços devem estar em sua forma mais simples para testar o mercado, avaliar sua aceitação e se os custos que melhoram o processo de produção compensam.
E para isso, o empreendedor pode contar com uma consultoria especializada para evitar pular etapas e assim, fazer a formatação de forma sólida e eficiente.
Vantagens de um MVP de franquia
Quando se faz um MVP de franquia, o empreendedor avalia como será a receptividade do produto ou serviço no mercado. Assim, ele economizará tempo e dinheiro antes de iniciar um processo mais completo do negócio.
Nesse sentido, reduz riscos de mercado, como a recusa de clientes diante do seu produto. Caso o negócio não dê certo ou demore a engrenar, os custos foram menores do que poderiam ter sido.
Uma outra vantagem do MVP de franquia, é a aproximação da sua empresa do público-alvo. Com menores investimentos, a empresa consegue se inserir no mercado.
Em outras palavras, com os primeiros resultados em mãos, os empreendedores terão condições de medir os custos e verificar se o produto é realmente vantajoso.
Quanto tempo deve durar um MVP?
O produto mínimo viável não é um protótipo criado para dar errado ou para as pessoas não gostarem do mesmo.
Dessa forma, o MVP já faz parte do produto final e precisa, obrigatoriamente, entregar um grande valor para convencer o público de que aquilo dará certo.
A duração do MVP de franquia vai variar, pois é neste espaço de tempo que o empreendedor vai aprender com o feedback do produto. Assim, poderá avaliar o que pode mudar e o que será aperfeiçoado.
Este período deve durar de um a três anos. Depende do tipo de negócio, o mercado no qual está inserido e a capacidade do empreendedor de realizar o processo.
Por exemplo, se com pouco tempo o empreendedor conseguir reunir informações e um retorno do público que lhe permita evoluir seu produto ou serviço, chegou a hora de passar do MVP.
Por outro lado, um negócio mais complexo pode exigir mais tempo para avaliar os resultados. Pode até mesmo demorar para aperfeiçoar as tecnologias e os processos da franquia.
Como fazer MVP na franquia?
Para fazer um MVP de franquia o empreendedor deve começar por uma equipe variada. Com pessoas que possam contribuir de formas diferentes.
Do mesmo modo, é preciso definir bem o produto, saber o que quer vender e como vender, para que possa avaliar os diversos aspectos como custo e público-alvo.
Nesse sentido, crie um perfil ideal de público-alvo para direcionar o processo. Isso permite buscar um produto ou serviço mais eficiente para atrair estes consumidores.
Todo MVP apresenta apenas um conjunto mínimo das funcionalidades necessárias para validar uma ideia. Dessa forma, se nos passos anteriores a equipe foi incentivada a fazer sugestões sobre o produto, é chegada a hora de cortar as propostas não essenciais.
Enfim, como todo início de negócio, o empreendedor deve definir as metas para chegar ao seu final, para então avaliar os resultados.
Assim, é preciso definir os custos, saber o quanto vale a pena gastar no processo de produção, se é viável de replicar em unidades de franquias que possam ser instaladas longe da franqueadora.