O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Como montar um negócio online? Dicas que vão te ajudar

Acesse uma parte específica do artigo

Homem de terno preto sentado nos degraus de uma escada olha para o lado enquanto segura um laptop em seu colo e escreve em um caderno com uma das mãos. Imagem ilustrativa texto montar um negocio online.

Como montar um negócio online? Dicas que vão te ajudar

Montar um negócio online é a oportunidade para empreender onde você pode trabalhar por conta própria e aproveitar todas as potencialidades da internet. Quer saber como? Confira aqui algumas dicas para lhe ajudar.

Segundo pesquisa, o faturamento do comércio eletrônico foi de R$ 262 bilhões em 2022, um aumento significativo em comparação ao ano anterior.

Logo, investir em um negócio online é interessante, pois permite atuar em um amplo nicho de mercado, com produtos e serviços variados. Mas como escolher o seu tipo de negócio? Veja aqui com a gente!

Advertisement
Advertisement

Que tipo de negócio online abrir?

Ganhar dinheiro com um negócio online tem sido uma alternativa para diversos tipos de empreendedores. Seja por ser um formato de empresa que pode ter um baixo custo, como o amplo mercado para atuar.

Porém, o empreendedor deve fazer a escolha na hora de montar um negócio online. Por exemplo, se o investimento cabe no seu bolso e ainda, se combina com o seu perfil.

Esse ponto, inclusive, é ensinado no curso Guia Para Iniciantes. As aulas do curso são inteiramente online, você pode assistir quando e onde quiser e ficar por dentro do vantajoso universo do franchising. Acesse as aulas clicando aqui.

Nesse sentido, o universo virtual permite ter diversos tipos de negócios, para trabalhar com produtos e serviços de várias formas.

Assim, o empreendedor deve buscar aquele que melhor combine com suas próprias características, aquilo com o qual ele gostaria de trabalhar.

Não adianta investir em uma loja virtual de roupas, por exemplo, se o mercado da moda não lhe atrai. Por outro lado, se você gosta de redes sociais, pode vender por meio delas e conciliar o negócio com esta paixão.

Ao aliar o negócio com algo que você gosta, isso traz mais motivação para toda a dedicação que precisará ter ao longo do desenvolvimento da sua empresa.

Da mesma forma, dá um ânimo a mais para buscar conhecimento sobre aquele nicho de mercado, o que é necessário ao longo do processo de maturação do negócio.

Conselhos para você montar um negócio online

O primeiro passo para montar um negócio online é aquilo que falamos, buscar algo que se encaixe ao seu perfil, que seja prazeroso para você atuar.

Além disso, depois de escolher o tipo de negócio, você precisa se atentar a diversos detalhes que fazem parte da estruturação do empreendimento.

Dessa forma, aqui citamos alguns destes cuidados para este caminho que você deseja trilhar e com isso abrir o seu negócio na internet com solidez e ter sucesso.

Planeje o lado financeiro

Uma realidade bastante comum na vida de um empreendedor iniciante é manter as finanças do negócio em completa desordem. Seja por sua ausência de conhecimento ou pela falta de experiência.

Assim, para resolver essa situação, o primeiro passo é organizar o fluxo de caixa. Com ferramentas simples, como as tradicionais planilhas, é possível controlar a movimentação de entrada e saída de produtos e realizar previsões futuras.

Da mesma forma, antes mesmo de criar um negócio, o empreendedor precisa analisar quanto tem para gastar. Este valor irá orientar suas escolhas em relação à montagem do negócio.

Com mais dinheiro, você pode abrir um negócio maior, uma empresa oferecendo diversos tipos de produtos, com estoque e uma estrutura grande.

Por outro lado, se tem menos dinheiro, pode usar a venda de um bem para aumentar seu capital, como dispor de um carro, por exemplo.

Contudo, sua opção também pode ser investir em um negócio menor, tentar se consolidar vendendo poucas opções e ir investindo mais dinheiro ao longo do tempo.

Nesse sentido, uma saída pode ser um empréstimo. Diversas instituições financeiras possuem linhas de crédito atrativas para empreendedores iniciantes.

Por último, evitar dar um passo maior do que a perna, iniciando um negócio sem ter a capacidade de investimento necessária para mantê-lo.

Escolha seu modelo de negócio

O empreendedor pode montar um negócio online do zero, fazendo a estruturação do negócio do início ao fim. Este processo exige cuidado, conhecimento e bastante trabalho para dar certo.

Nessa hora, o empreendedor pode fazer a montagem de um negócio em casa, ele mesmo produzir aquilo que vai vender. Ou ainda, abrir uma loja online para revender certos tipos de produtos ou oferecer serviços variados.

O empreendedor terá que fazer toda a criação do site, montar um negócio online, escolher com que produtos ou serviços trabalhar, a precificação deles, o trabalho de marketing, entre outros detalhes.

Contudo, o mercado de franquias pode facilitar nesta empreitada rumo aos negócios online. É cada vez mais atrativo este setor do franchising, por conta do baixo investimento e as variadas opções.

O modelo de franquia é interessante para o empreendedor sem experiência, ou que não deseja correr muitos riscos. Isso porque, ele recebe um negócio previamente estabelecido, com produtos ou serviços testados e aprovados pelo mercado.

Neste formato o empreendedor recebe um negócio pronto, um modo de fazer, uma marca reconhecida. É como abrir um negócio “clone” de outro.

Do mesmo modo, o franqueado recebe o suporte da franqueadora para a montagem do negócio, auxílio para o marketing digital da unidade e para a gestão do empreendedor.

Portanto, este modelo exige que o empreendedor siga uma padronização. Ao começar um negócio do zero o empreendedor tem maior liberdade para gerenciar a empresa, para escolher como realizar as vendas ou os atendimentos.

Ao final, cada empreendedor possui um objetivo diferente e preferências na hora de abrir o negócio próprio. Então, cabe a ele escolher entre estas opções aquela que melhor se encaixa às suas necessidades.

Organize sua logística

Como falamos, na hora de montar um negócio online você pode trabalhar com produtos ou serviços. Para realizar suas vendas, é preciso pensar também na logística da entrega destes produtos.

Nesse sentido, você terá que organizar uma equipe, que vai variar de tamanho de acordo com a sua região de atuação ou tipo de negócio.

Esta parte do negócio é de extrema importância, pois quem compra online busca comodidade, e uma entrega lenta pode trazer uma imagem ruim para sua empresa.

Além disso, terá que buscar entregadores eficientes e de confiança, que possam ser o seu elo com os clientes, realizando um atendimento de qualidade.

Logo, esta organização da logística pode ser uma etapa crítica da montagem do negócio. Mas isso pode ser mais fácil se investir em uma franquia.

Dessa forma, a franqueadora auxilia nesta organização. Por exemplo, algumas franqueadoras fazem as entregas dos produtos. Assim, o franqueado fica responsável apenas pela parte das vendas.

Em outras palavras, o franqueado sequer realiza as entregas, não precisa nem ter estoque em casa, já que logística é toda por conta da empresa.

Portanto, facilita a vida do franqueado, traz maior profissionalismo e eficiência para suas entregas, agregando valor ao seu negócio.

Planeje seu modo de trabalho

Ao montar um negócio online o empreendedor pode trabalhar de diversas formas, conforme falamos. Por isso, antes mesmo de escolher com o que trabalhar ele deve avaliar como será o seu trabalho.

Por exemplo, sua empresa irá funcionar o dia todo? Você tem disponibilidade para isso, ou seu negócio será uma renda extra, mantendo assim o seu emprego formal.

Se o seu trabalho será no seu tempo livre, é preciso fazer adaptações para não perder vendas, e estar sempre atento para seus clientes.

Do mesmo modo, o empresário deve planejar onde será o seu trabalho. Alguns negócios permitem usar apenas o celular, dando liberdade ao empreendedor. Então, não é algo simples de se fazer.

Independente da forma que será o seu trabalho, é preciso que crie uma rotina, para que possa atender os clientes com qualidade e eficiência.

Dessa forma, é importante para você ter uma empresa organizada, com a qual os clientes possam contar.

Nesse sentido, mesmo que seja uma rotina mínima, ela é necessária. Sabemos que muitos empreendedores possuem diversas outras tarefas, como família, projetos ou trabalho. Por isso, a rotina é importante para organizar sua vida.

Pesquise bem seu mercado

O estudo do mercado é outro elemento essencial para montar um negócio online. Quanto mais o empreendedor conhecer a concorrência e a área de atuação, maiores serão as chances de sucesso.

Assim, ao analisar o mercado, você terá muito mais segurança e confiança para definir suas estratégias.

Portanto, pesquisas de quantidade e qualidade vão ajudar a identificar seu público-alvo e, ainda, determinar as melhores técnicas para vender seu produto ou serviço.

Além do mercado, é importante ponderar a atual situação econômica do país antes de inaugurar sua empresa. Se a análise indicar que este não é o melhor momento, talvez você deva esperar um pouco para realizar o seu sonho.

O empreendedor inteligente deve atentar-se para as lacunas de mercado, espaços deixados pelos concorrentes onde ele possa atuar.

Em um negócio online esta lacuna é mais difícil, pois com o amplo alcance da internet a concorrência pode estar bem longe da sua casa.

Por último, esta pesquisa não pode ser deixada de lado. Isso porque, é possível identificar algum tipo de produto ou serviço que esteja com a procura em alta.

Entenda o seu público

O público-alvo é uma parcela da sociedade consumidora para quem sua empresa ou negócio direciona as ações de marketing dos seus produtos ou serviços.

A ideia é ter uma segmentação de mercado com a qual você estará se comunicando. É um grupo de pessoas que têm um mesmo grau de escolaridade, objetivos, interesses etc.

Dessa maneira, o empresário deve analisar as pessoas que procuram pelo seu produto. Na internet existem ferramentas que orientam o empreendedor na hora de montar um negócio online.

Assim, você tem informações concretas sobre o seu público atual e pode traçar estratégias mais eficientes de comunicação.

Pesquise o público-alvo dos seus concorrentes já consolidados para entender esse perfil de cliente. Navegue pelas redes sociais dessas marcas e analise o modelo de comunicação usado.

Porém, é claro que você não vai copiar a mesma estratégia, mas essa dica te ajuda a ter mais conhecimento sobre o seu público.

Quanto mais informações o empreendedor tiver sobre seus consumidores, mais fácil será entender as demandas de mercado daquele público. Uma maneira de realizar essa pesquisa é por meio do contato direto com os próprios clientes.

E ainda, é importante sempre estar inteirado nas pesquisas e estudos realizados nesse sentido, bem como conversar com as pessoas que você conhece e sabe que consomem neste mercado.

Aprenda sobre marketing

Conhecimento é uma ferramenta importante para montar um negócio online. Ainda, para se destacar neste mercado da internet o empresário precisa aprender sobre marketing.

Sua marca precisa ser vista entre várias outras, e para isso, pode ser interessante buscar um curso online caso você não tenha total conhecimento sobre as atuais ferramentas de divulgação na internet.

Do mesmo modo, é interessante aprender com palestrantes do ramo, que possam passar dicas para o dia a dia que podem fazer grande diferença no sucesso do seu negócio.

Por último, agora que você já sabe um pouco mais sobre como montar um negócio online, é o seu momento de tirar o projeto do papel e botar a mão na massa. Não perca tempo!

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje