O maior Portal de divulgação de Franquias do Brasil!

Como montar negócio com pouco dinheiro e sem se endividar? Veja dicas aqui

Acesse uma parte específica do artigo

Notas de dinheiro sobre um fundo branco. Em primeiro plano, há uma nota de cinquenta reais dobrada, ao fundo notas de cem, vinte e dois reais, respectivamente. Imagem ilustrativa texto montar negocio com pouco dinheiro.

Como montar negócio com pouco dinheiro e sem se endividar? Veja dicas aqui

Se você está pensando em montar negócio com pouco dinheiro, saiba que é possível e fácil com as nossas dicas.

Atualmente, existem diversas estratégias que podem ser adotadas para começar um empreendimento com pouco dinheiro e, aos poucos, expandi-lo. Uma delas, por exemplo, é investir em franquias. O setor, hoje, é um dos mais rentáveis, apresentando um faturamento de R$ 211 bilhões em 2022.

Por isso, neste artigo, apresentaremos algumas dicas importantes para quem deseja empreender sem comprometer suas finanças pessoais. Confira a seguir!

Advertisement
Advertisement
Advertisement

Passos para montar negócio com pouco dinheiro

Para montar negócio com pouco dinheiro, o empreendedor precisa saber investir com eficiência, buscar um modelo de negócio mais enxuto e com uma estrutura simplificada.

Nesse sentido, o dinheiro precisa ser bem gasto, pois cada real pode fazer falta. Cada custo precisa ser bem analisado, o tipo de negócio como um todo precisa ser pensado para se adequar ao seu orçamento.

Enfim, são alguns cuidados para investir com segurança e aqui temos alguns passos para você seguir. Continue a leitura!

Seja realista com o quanto você pode gastar

O primeiro passo para montar negócio com pouco dinheiro é ser realista com quanto você pode gastar neste empreendimento. Analise antes de começar a pensar em ideias de negócio.

Nesse sentido, veja o que tem de dinheiro e quanto deste valor poderá gastar. Nessa hora é importante também eliminar alguns custos desnecessários no seu dia a dia para abrir espaço no seu orçamento.

Além disso, caso não tenha dinheiro suficiente para investir, avalie se vale a pena pegar um empréstimo. Porém, pegar este capital não pode atrapalhar sua saúde financeira.

Dessa forma, veja se consegue pagar este empréstimo sem problemas, seja com a renda que vai ter do negócio ou fazendo a venda de algum bem.

Advertisement

Por outro lado, se suas contas não permitirem que pegue este valor emprestado, avalie se a melhor opção seria juntar dinheiro durante um tempo. Diminuindo seus custos mensais e buscando aumentar o seu capital, em algum momento pode já ter um valor considerável.

Caso decida por juntar o dinheiro, veja quanto tempo irá demorar para ter um valor suficiente para investir em um negócio. Serão quantos meses? Durante este período pode-se planejar melhor para empreender.

Assim, podem ser feitas análises mais calmas do mercado, avaliar a melhor opção para investir  e assim montar negócio com pouco dinheiro, mas com segurança.

Escolha bem no que investir

Após analisar quanto de dinheiro tem para empreender, chegou a hora de escolher com o que você quer trabalhar. Dessa forma, entenda o que fazer e que tipo de negócio se encaixa ao seu perfil.

Para empreender você não deve analisar apenas os negócios lucrativos e a frieza dos números do faturamento. Logo, é importante analisar como será o trabalho no dia a dia.

Advertisement

Por exemplo, como montar um negócio com pouco dinheiro no mercado de Alimentação se você não gosta de cozinhar e sequer tem vontade de aprender?

Imagine as coisas que você mais gosta de fazer ou tem vontade de aprender e veja como podem se encaixar em um negócio. Isso será um ingrediente a mais para ser bem-sucedido nesta empreitada.

Mas é importante ter sinergia entre suas qualidades e gostos e seu negócio.

Isso porque, será mais prazeroso no dia a dia, bem como um incentivo a mais para que você pesquise sobre aquilo e busque aprender cada vez mais.

Nesse sentido, busque fazer este encaixe enquanto está pensando ainda em montar negócio com pouco dinheiro para não se arrepender depois.

Advertisement

Enfim, esta decisão irá impactar por um longo tempo na sua jornada, então, tenha cuidado e analise cada detalhe antes de se decidir.

Considere abrir uma franquia

As franquias são uma boa opção para montar negócio com pouco dinheiro, pois é um formato mais simples e enxuto de negócio.

Este tipo de negócio consiste em uma empresa com estrutura e operação previamente estabelecidas, além de uma marca reconhecida no mercado. O empreendedor recebe uma empresa quase pronta, com um know-how e um suporte que simplifica o trabalho.

No mercado existem muitas opções que os empreendedores podem começar sem grande investimento. São várias franquias baratas em nichos de mercado bastante atrativos e que podem combinar com os seus gostos pessoais.

Este formato permite que o empreendedor se planeje bem em relação aos seus investimentos.

Advertisement

Isso porque, a franqueadora apresenta aos interessados uma projeção de custos e do retorno financeiro da franquia.

Nesse sentido, a Circular de Oferta de Franquia (COF), importante documento nas tratativas entre empreendedor e franqueadora, contém muitas informações detalhadas sobre o negócio. Uma delas é em relação aos investimentos necessários.

Na COF, a franqueadora apresenta quanto você precisa ter de capital de giro, o valor da taxa de franquia, custos variados para a abertura da unidade, entre outros. Assim, o empreendedor sabe de antemão quanto precisa para começar o negócio.

Dessa forma, você evita surpresas e pode buscar um negócio que se encaixe no seu orçamento, sem correr o risco de iniciar um empreendimento e ficar sem dinheiro para terminar.

Além disso, a franqueadora apresenta um plano de negócio com a direção que o empreendedor deve tomar e quanto tempo demora para ter o retorno do dinheiro. Assim, você consegue se organizar melhor.

Advertisement

Pense em trabalhar home office

Como dito, para montar negócio com pouco dinheiro é importante economizar de diversas formas. Por isso, pode ser interessante investir em um empreendimento que possa montar na sua casa.

Trabalhar em Home Office pode diminuir muitos os custos, seja com o aluguel de um ponto comercial, gastos com deslocamento e outras contas.

Nesse sentido, o investimento necessário vai ser menor que em uma Loja Física, que muitas vezes não está em boas condições. Então, você elimina custos, o que é importante para quem tem poucos recursos.

A pandemia aumentou muito a quantidade de pessoas trabalhando em Home Office. Há um grande movimento no mercado para facilitar este tipo de atuação. Empreender neste modelo também faz parte desse cenário.

Existem muitas opções para o empreendedor atuar com uma loja virtual ou marketing digital, tipo de empresas que só precisa de um computador conectado à internet para o trabalho.

Advertisement

Do mesmo modo, você pode atuar oferecendo serviços por meio da internet, como consultorias, isso tudo sem precisar sair de casa.

Nas grandes cidades isso pode ser um diferencial ainda maior. Os custos de aluguel são grandes, preço da gasolina, trânsito, tudo isso pode encarecer o seu dia a dia. Portanto, com o trabalho em Home Office diminui-se muito os gastos.

Planeje a abertura do seu negócio

Conforme dito, para montar negócio com pouco dinheiro é importante ter um bom planejamento para diminuir gastos e investir de forma certeira. Dessa forma, planeje cada passo para a abertura do empreendimento.

Nesse sentido, é importante colocar no papel as suas ideias que surgem ao longo do tempo para que você não se perca. Além disso, é sempre fundamental voltar nos passos anteriores para melhorá-los.

Esse ponto, inclusive, é ensinado no curso Guia Para Iniciantes. As aulas do curso são inteiramente online, você pode assistir quando e onde quiser e ficar por dentro do vantajoso universo do franchising. Acesse as aulas clicando aqui.

Do mesmo modo, este será o seu guia para organizar a estrutura do negócio, quanto cada etapa vai custar, o que você tem para investir e como vai fazer isso.

Com este planejamento, o empreendedor consegue pesquisar preços, ver como pode investir melhor o seu dinheiro e comprar algumas coisas com antecedência para pagar mais barato.

Do mesmo modo, antes mesmo do negócio estar pronto você precisa pensar em como vai fazer o marketing de inauguração e quanto poderá gastar nestas ações. Seja pelas redes sociais ou na sua região.

Além disso, pode ser interessante fazer promoções neste primeiro momento, algo que chame a atenção dos consumidores.

Dessa forma, pensando em todas as etapas com antecedência, o empresário consegue definir de maneira mais tranquila tudo que precisa fazer.

Franquias para você montar negócio com pouco dinheiro

As franquias são uma boa opção para montar negócio com pouco dinheiro, pois além do valor de investimento, conta também com outras vantagens.

Ao abrir uma franquia, você já está ciente da estrutura e da reputação da empresa. Isso faz com que seu negócio seja mais seguro, pois seu franqueador já tem um grande conhecimento do mercado.

Do mesmo modo, ao se vincular a determinada franquia, o franqueado passa a ter um status forte como empreendedor.

Isso pode ajudar tanto a conseguir algum investimento, como também ter uma vantagem ao realizar compras de produtos a preços reduzidos e negociações de pagamentos, por exemplo.

Além disso, todos os testes de mercado já foram realizados e o plano de negócio tem exatamente a estratégia que mais funciona para seu setor, seu perfil de cliente e para gestão da sua franquia.

O empreendedor também conta com suportes variados da franqueadora, o que facilita a sua vida, principalmente se não tem experiência.

Outro ponto atrativo das franquias é a sua variedade de opções no mercado, para todos os tipos de perfis e investimentos.

Então, aqui separamos algumas oportunidades baratas para você conhecer um pouco mais. Confira!

...Carregando..

Estas são algumas opções para montar negócio com pouco dinheiro. As franquias são o modelo mais interessante, pois há uma previsibilidade de custos, o que permite um melhor planejamento do empreendedor.

Por fim, para auxiliar na escolha do melhor negócio para o seu perfil, acesse o blog e leia os conteúdos com dicas. Assim, tenha mais segurança e invista da maneira certa.

Advertisement

Advertisement

Acompanhe o mercado

A mais lidas hoje