O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Franchising » Segmento: Serviços automotivos » Dá pra montar negócio com pouco dinheiro? Dá sim! Veja como aqui

Dá pra montar negócio com pouco dinheiro? Dá sim! Veja como aqui

Sumário

Montar um negócio com pouco dinheiro é o sonho de muitas pessoas. Saiba que é possível começar um negócio com investimentos menores. Então, se você tem vontade de empreender e não quer deixar esse desejo para depois, confira nossas dicas.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias teve um crescimento de 14,3%, em 2022, em comparação com 

2021. Portanto, alcançou um faturamento total de R$ 211,4 bilhões. Logo, esse modelo de negócio pode ser promissor para quem quer lucrar.

O desejo de mudar de vida e abrir uma empresa é algo bem comum entre os brasileiros. Afinal de contas, ter autonomia para trabalhar e conseguir bons lucros são fatores que contribuem para uma melhor qualidade de vida.

Todavia, temos a impressão frequente de que, para ter um negócio próprio, é preciso ter muito dinheiro para investir. Ou que todo o processo pode ser bem difícil. Mas no mercado existem várias possibilidades que podem facilitar esse processo, por exemplo, as franquias. Continue a leitura!

Franquia: melhor opção para montar um negócio!

As franquias, são um modelo de negócio que consiste na réplica de uma marca em novas unidades. Ou seja, como franqueado, você conduzirá a nova unidade de uma empresa já estabelecida no mercado.

E investir em uma franquia é um processo mais seguro e simples do que começar um negócio totalmente do zero. Primeiramente porque na franquia você já tem uma previsão de quais serão os seus gastos.

Assim, ao conhecer a marca, você saberá qual o valor do investimento inicial, possíveis taxas e o capital de giro. Com isso, você pode se planejar melhor financeiramente e correr menos riscos, já que começar algo do zero pode gerar gastos além da conta.

Outro fator é que, com uma franquia, você conta com um plano de negócio já testado e que funciona na prática. Então, não será preciso passar por longos períodos de testes e nem enfrentar grandes falhas que podem comprometer o negócio.

Além disso, não podemos nos esquecer de que o modelo de franchising é ainda mais vantajoso para quem nunca teve uma experiência como empreendedor.

Isso porque, antes de começar as operações da unidade, a franqueadora oferece um treinamento completo para seu investidor. Como resultado, o franqueado pode aprender a administrar e a operar o seu negócio.

Ao longo da operação, ele também recebe uma série de suportes bem úteis para o trabalho no dia a dia. Dessa forma, é comum que as empresas ofereçam apoio em marketing, na área jurídica, em vendas e mais.

Ideias para montar um negócio com pouco dinheiro

Agora você já sabe como é possível montar um negócio com pouco dinheiro por meio das franquias! No entanto, antes de realizar qualquer tipo de investimento, é importante fazer algumas pesquisas.

Portanto, você deve procurar por segmentos com os quais você se identifica e terá prazer em trabalhar. Gostando do que faz, você terá ainda mais facilidade para crescer e conseguir bons resultados.

Sendo assim, o primeiro passo é se conhecer e entender o seu perfil de empreendedor. Em seguida, procure por empresas que tenham um negócio atrativo e que ofereçam o suporte necessário para operação.

Além disso, listamos ideias de negócio nos quais você pode investir com pouco dinheiro. Separamos franquias em setores diferentes para que você conheça mais possibilidades e formas de atuação no mercado. Acompanhe!

[raio_x_esf]

Logo mais, descubra quais são os cuidados que você deve considerar ao abrir o seu negócio com pouco dinheiro. Mas antes, veja qual melhor franquia para investir.

Qual a melhor franquia para investir?

Escolher a melhor franquia para investir é uma decisão estratégica. Por isso, é vital considerar o mercado, como dito, o perfil empreendedor, e o potencial de retorno. A pesquisa de mercado é essencial para identificar as oportunidades.

Desse modo, avalie suas paixões e habilidades, pois a afinidade com o negócio aumenta as chances de sucesso. Considere a solidez da marca, o suporte oferecido e a rentabilidade.

A franquia ideal pode variar de pessoa para pessoa, mas encontrar uma que se alinhe com seus interesses e valores é um passo significativo para o sucesso no mundo do franchising.

Cuidados para abrir seu negócio com pouco dinheiro

Até aqui, foi possível conhecer várias opções de franquias para quem deseja ter um empreendimento fazendo investimentos em conta.

Mas como falado, abrir uma franquia é um processo que exige preparação. Por isso, é fundamental que você faça um bom planejamento antes de começar a investir.

Tenha controle sobre sua situação financeira e faça economia, se for preciso. Em seguida, pesquise bem sobre o setor e veja quais são as possibilidades de crescimento e como você se vê atuando naquela área.

Outra dica muito importante é conhecer a fundo a marca que você deseja se tornar franqueado. Para que sua unidade tenha sucesso e se desenvolva, será preciso contar com a credibilidade que a empresa já construiu.

Portanto, o primeiro passo é ler com cuidado a Circular de Oferta de Franquia (COF), documento que reúne todas as informações sobre a marca. Por lá, você encontra o histórico, descrição dos modelos de negócio e seus direitos e deveres como franqueado.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Da mesma forma, pesquise a opinião de clientes na internet, confira sites de avaliação e comentários em redes sociais. Saber qual a percepção do público e sua experiência com a marca irá ajudar você a conhecer mais a empresa.

Para quem o modelo de franquia é indicado?

O modelo de franquia é indicado para empreendedores que buscam um caminho estruturado para os negócios. Isso porque, é ideal para aqueles que desejam ter seu próprio empreendimento, mas com o suporte e a segurança de uma marca estabelecida.

Esse modelo atende as pessoas com diferentes perfis, desde os que buscam investimentos seguros e retorno financeiro até os que têm afinidade com um setor específico.

Como você já aprendeu, o franchising oferece a oportunidade de empreender com menos riscos e um plano de negócio testado. A versatilidade das opções de franquia permite que empreendedores encontrem a que melhor se adapte às suas ambições e habilidades.

Passo a passo para começar a sua franquia

Iniciar uma franquia é um processo estruturado, e seguir os passos corretos é fundamental para garantir o sucesso. Aqui está o guia passo a passo para iniciar sua franquia:

Primeiramente, entre em contato com a marca franqueadora e demonstre seu interesse. Após o contato inicial, aprofunde-se na análise do negócio, estude o setor, a concorrência e compreenda como a franquia opera.

Como dito, avalie minuciosamente a COF, mas antes de tomar qualquer decisão, faça um planejamento financeiro sólido. Para isso, leve em consideração seu investimento disponível, custos operacionais e projeções de retorno.

Depois, defina seu plano financeiro, negocie os termos com a franqueadora, aborde questões contratuais, taxas e expectativas mútuas.

Por fim, quando todos os detalhes estiverem acertados, dê o passo final: invista na franquia. Isso inclui assinar o contrato e efetuar o pagamento das taxas necessárias.

Seguir esse guia passo a passo com atenção é essencial para começar sua franquia com o pé direito e maximizar suas chances de sucesso no mundo do franchising. Agora que você já sabe como montar negócio com pouco dinheiro, abra a sua franquia e lucre.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje