
O empreendedor que não tem tanto dinheiro para investir deve ficar atento às microfranquias promissoras. Essas marcas possuem um investimento menor, o que pode ser o ideal para você.
O mercado conta com 562 marcas de microfranquias, que são negócios que possuem até R$ 135 mil de investimento inicial. São muitas opções, o que permite que você possa escolher a melhor para o seu perfil.
Do mesmo modo, existem diversos tipos de microfranquias promissoras para atuar em todos os segmentos do franchising. Entenda melhor esses formatos agora.
Que tipos de microfranquia é possível abrir?
Existem alguns tipos de microfranquias que possuem uma estrutura bem pequena e outras um pouco maiores. É possível, por exemplo, investir em franquias home office com um pequeno custo inicial.
Além disso, são opções de negócios para atuar totalmente de casa ou em um ponto comercial. Dessa forma, você pode optar por aquele modelo que melhor se encaixa nos seus objetivos e perfil.
Home Office
Uma franquia home office é um modelo no qual o empreendedor abre um negócio em casa, sem precisar de um ponto comercial.
É um tipo de franquia cada vez mais comum, pois tem um investimento inicial bem baixo. Muitas vezes, o franqueado precisa apenas de um computador ligado à internet, como no setor de Serviços Educacionais.
Inclusive, é uma franquia que permite um horário flexível de trabalho, o empreendedor atua de acordo com a demanda.
Além disso, o franqueado pode atuar em diferentes nichos, seja com vendas online, ou prestação de serviços de maneira remota. Em todas as opções, o franqueado não precisa sair de casa para trabalhar.
Home Based
O modelo home based é bem parecido com o home office, só que nele o franqueado tem sua casa como a base do negócio. Contudo, ele deve sair para fazer parte do trabalho.
Nesses formatos, o franqueado leva os serviços ou os produtos até os clientes. No mercado de franchising são inúmeras opções de negócios nesse modelo, como marcas que atuam com limpeza e conservação.
É também bastante procurado pelos empreendedores, por conta da estrutura mais simples, sem uma loja ou funcionários.
Quiosques
Existem microfranquias promissoras no formato de quiosque. Esse modelo consiste em uma pequena estrutura, instalada em locais de grande movimentação de pessoas.
É um tipo de franquia bastante comum nos corredores dos shoppings. Assim, o franqueado pode atuar com a venda de produtos, usando poucos funcionários e um estoque menor.
Além disso, oferece serviços variados nesses pequenos espaços.
Tudo isso ajuda a reduzir os gastos com a operação do negócio. Desse modo, torna os quiosques um modelo ideal para quem procura uma opção de franquia mais barata.
Food Trucks
Os food trucks são formatos cada vez mais populares entre empreendedores e também entre clientes. É como ter uma empresa sobre rodas, um negócio que você pode levar até locais de maior movimentação.
Nesse sentido, é um tipo de franquia comum para atuar no segmento de alimentação, e tem se expandido para outros setores.
O franqueado precisa de um investimento maior, pois tem uma estrutura grande, maquinário etc.
Carrinhos
As franquias em formato de carrinhos são parecidas com as de food truck, mas em uma estrutura menor e mais barata. O franqueado é quem decide onde vai atuar com a sua unidade.
É comum que a franqueadora tenha um modelo predefinido, o que facilita para o franqueado, além de diminuir seus custos.
Containers
Um formato mais recente no mercado de franchising é o de container. Esse modelo usa esses espaços, originalmente de cargas, para instalar a unidade da rede.
Assim, a franqueadora apresenta um layout do negócio para instalar nesses containers. Desse modo, o franqueado pode instalar a unidade em um local e depois de um tempo ir para outro ponto.
Lista de maiores microfranquias do Brasil
O mercado de franchising é bem amplo e algumas microfranquias promissoras se destacaram no setor. São marcas que atuam em diferentes nichos de mercado.
Inclusive, a lista conta com empresas com um tempo de trabalho menor, além de faturamento e retorno maiores.
Por isso, são marcas que chamam atenção, pois o franqueado vai fazer parte de uma rede sólida no mercado. Ou seja, ela atrai clientes pela força do negócio. Confira uma lista com as maiores microfranquias do Brasil.
- Pit Stop Skol (1880 unidades)
- Prudential (1646 unidades)
- Kumon (1550 unidades)
- Acqio (869 unidades)
- +Ágil (554 unidades)
- Clube Turismo (538 unidades)
- Solarprime (468 unidades)
- Maria Brasileira (415 unidades)
- Bem Safe (368 unidades)
- Bluesun do Brasil (366 unidades)
Maiores franquias são as melhores franquias? Como escolher?
Não necessariamente as maiores franquias são as melhores. Elas são boas para se investir, mas o empreendedor também deve analisar outros aspectos antes da escolha.
Por exemplo, a microfranquia deve combinar com o seu perfil, bem como com as suas qualidades pessoais. Portanto, na hora de investir, é importante levar em consideração aquilo que você gosta de fazer.
Além disso, boas franquias são aquelas que oferecem bons suportes aos franqueados. Pode ser por meio de treinamentos, auxílio na escolha do ponto e montagem da unidade ou para o trabalho de marketing.
Do mesmo modo, uma boa franquia é aquela que cumpre o que promete. Ou seja, oferece um retorno em até 18 meses, e você espera que tenha o lucro para reaver o capital nesse tempo.
Enfim, é fundamental investir em uma franquia sólida, que tenha um negócio atrativo para os consumidores.
Microfranquias promissoras para investir
Conforme falamos, existem franquias promissoras das mais variadas, para atuar em diferentes tipos de negócio. Por isso, é importante conhecer o máximo possível de marcas para selecionar sua melhor opção.
Assim, conhecendo muitas microfranquias, fica mais fácil avaliar aquela ou aquelas que melhor atendem a você em seus objetivos.
Quais são as tendências em negócios de franquias para abrir?
O mercado de franquias tem diversos setores, alguns deles têm tido um bom retorno nos últimos anos e se destacaram. Um deles é o de Saúde, Beleza e Bem-estar.
É um segmento de muitas opções, para atuar com serviços ou venda de produtos para variados tipos de clientes.
Além disso, um setor interessante para ter um negócio próprio é o de Serviços Automotivos. A grande quantidade de carros em circulação é um atrativo potencial.
Dá também para destacar o segmento de Casa e Construção, setor que teve bom desempenho nos últimos anos.
Do mesmo modo, o setor de Entretenimento e Lazer se recuperou depois da pandemia. Inclusive, deve seguir em um crescimento sólido.
Outro que tem destaque no mercado de franquias é o de Comunicação, Informática e Eletrônicos.
Dessa forma, dentro desse setor um nicho cada vez mais interessante é o de marketing digital e serviços ligados à divulgação de marcas.
O mercado de microfranquias no Brasil
O mercado de microfranquias no Brasil é bem amplo, como mostramos. Por ser um modelo de franquia de menor investimento, esse formato é uma boa alternativa para empreendedores iniciantes.
Nesse sentido, há um crescimento na participação das microfranquias no mercado. Em 2020, o setor tinha 28,9% desses negócios, e agora subiu para 36,9% em 2022.
Outro ponto atrativo para as microfranquias é o tempo de retorno. Em média, esse prazo varia de 7 a 16 meses. O investimento médio nesse formato vai de R$ 43 mil a R$ 55 mil.
Assim, mostra que é um tipo de negócio bem acessível para empreendedores que estão começando.
Tem também um retorno mais rápido, um atrativo a mais, que dá segurança ao franqueado. Assim, ele pode começar a ter lucro em menos tempo.
Enfim, o mercado conta com microfranquias promissoras, com investimentos variados.
Então, analise bem antes de escolher uma dessas opções para investir da melhor forma. Não se esqueça de optar por um segmento que combine com o seu perfil. Assim, as chances de sucesso são maiores.