O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Para Empreender » Microfranquias de Sucesso: benefícios e opções para 2021

Microfranquias de Sucesso: benefícios e opções para 2021

Sumário

Microfranquias de sucesso estão em alta e prometem ser oportunidades para os empreendedores que buscam ingressar no franchising! Esse é o seu objetivo? Então saiba mais sobre as opções que vamos mostrar nesse artigo!

A oportunidade da vez são as microfranquias. Afinal, com a diversidade de opções entre os 11 segmentos de negócios, é possível escolher um que esteja alinhado ao seu sonho de investir. Sendo assim, o setor de franquias é muito promissor e permite um retorno de investimento bem atraente.

Seu sonho é aproveitar a crise e se tornar dono do próprio negócio, ou começar tudo de novo no seu empreendimento? Então fique conosco que vamos mostrar opções bem interessantes para o seu investimento ser bem-sucedido.

O que é uma microfranquia?

Primeiramente, as microfranquias de sucesso são um modelo de negócio idêntico ao de franquias tradicionais com todas as características, exceto o valor limite de aquisição.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a definição de microfranquias é baseada em um cálculo referente ao valor de três vezes Produto Interno Bruto (PIB) anual médio por habitante do país.

Assim, o valor atual de uma microfranquia não pode ultrapassar R$ 135 mil. Nesse caso, são considerados valores baixos para um investimento, que trás junto da marca um potencial de crescimento superado ao de um negócio tradicional, iniciado do zero.

Sendo assim, as microfranquias estão sujeitas à lei nº 13.966/2019 (Lei das Franquias Empresariais) que estabelece as regras que devem ser atendidas pela franqueadora e também que devem ser esclarecidas por meio da Circular de Oferta de Franquia (COF).

Vantagens das microfranquias de sucesso

mulher fazendo uma reunião com 5 pessoas
O treinamento faz parte de um suporte essencial nas franquias

A maior das vantagens das microfranquias de sucesso é, por si só, o fato de ser uma franquia fazer parte de uma estrutura pensada e aprovada para ser replicada. Dessa forma, é um processo que permite ao empreendedor mais segurança e qualidade na gestão de um empreendimento.

As chances de desenvolvimento darem certo são quase que totais, dependendo apenas do desempenho do franqueado que, mesmo assim, é orientado durante toda a permanência na franquia.

Por isso mesmo, é preciso dedicação para entrar em um negócio próprio. A dedicação é essencial independente de ser uma franquia ou um empreedimento convencional. O foco é importante para que você atinja as metas do empreendimento.

Sendo assim, o suporte da franqueadora permite maiores chances de que tudo corra bem e você alcance o seu objetivo. Abaixo, explicamos como funcionam essas vantagens.

Treinamentos

Na opção de microfranquia, o franqueado recebe um plano de negócios que deve ser seguido para facilitar a gestão da empresa. Ao mesmo tempo, recebe o treinamento inicial para entrar no negócio.

A capacitação aborda os serviços que serão prestados e a forma de administrar o negócio. Todos os franqueados têm acesso a plataforma on-line para realização dos cursos, além de cursos adicionais não obrigatórios que podem ser oferecidos pela marca para aperfeiçoamento do negócio.

Contar com um plano de negócio

Um plano de negócios faz toda a diferença na hora da atuação nas microfranquias de sucesso. Por isso mesmo, o franqueado pode contar com esse planejamento, já definido pelas marcas a fim de auxiliar em todo o processo.

Outro tipo de acompanhamento, muito importante e que faz diferença no desempenho, são os relatórios periódicos sobre o comportamento dos clientes e atuação na franquia.

Dessa forma, é possível acompanhar os resultados e saber se estão andando de acordo com a previsão, caso contrário, sugestões e estratégias podem ser usadas para melhorar os resultados.

Saiba mais no nosso infográfico.

infografico plano de negocios

Economia de escala

Os custos voltados para propaganda permitem maior economia de escala para a rede. Isso se deve aos valores pagos mensalmente que, no caso das microfranquia, são fixos. Eles correspondem ao suporte de marketing ou custos de propaganda.

Esses valores são distribuídos entre os franqueados da rede, o que permite uma redução significativa dos investimentos necessários por cada empreendedor.

Dessa forma, auxiliam muito no desempenho da evolução das marcas, já que os valores são investidos em estratégia de marketing para melhorar as vendas e desempenho da unidade.

Independência financeira

Por mais que você esteja representando uma marca, você está atuando de forma individual no mercado. Assim sendo, sua independência existe mesmo no ambiente do franchising.

Um fato que deve ser considerado é que, nas franquias, o franqueado não possui uma autonomia total, mas a independência tanto jurídica, quanto financeira é, sim, possível.

Significa que a empresa do franqueado tem a própria razão social, e qualquer operação financeira é de responsabilidade individual dele.

Quanto posso faturar com microfranquias de sucesso?

Essa é a pergunta que não quer calar! Afinal, quanto posso faturar com as microfranquias de sucesso? A resposta vai depender do tipo de negócio que você escolher.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Franquias Sem Ciladas. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

Assim, as microfranquias estão baseadas em valores de aquisição que chegam até R$ 30 mil. Dessa forma, a previsão do retorno do investimento também pode ser menor, chegando até 36 meses.

Quanto as possibilidades de ganhos, isso irá depender do segmento e do tipo de serviço ou produto que você vai oferecer. Assim, o que podemos adiantar, é que o percentual variável de ganhos nas microfranquias é de 15% a 40%, dependendo do tipo de negócio.

Enfim, para saber mais sobre as opções e analisar qual está mais alinhada com o seu perfil, vamos mostrar no próximo tópico dicas de como administrar o seu negócio e faturar bem com a sua microfranquia de sucesso.

Dicas para alcançar bons resultados nas microfranquias de sucesso

lista de check in
Defina suas metas e cumpra, assim terá sempre um objetivo a ser alcançado

Como mencionamos no tópico anterior, existe a possibilidade de faturar com valores bem atrativos no seu negócio. Mas para isso você precisa se organizar melhor em todos os aspectos.

Portanto, selecionamos aqui algumas dicas que podem melhorar o seu desempenho e alcançar o potencial de ganhos, possível atuando a frente de sua microfranquia. Acompanhe.

Atenção à Circular de Oferta de Franquia

Se tem uma forma de você adquirir uma microfranquia de sucesso adequada ao seu objetivo de negócio, está na leitura cuidadosa da Circular de Oferta de Franquia (COF).

A  COF é um documento entregue ao candidato a franqueado. As franqueadoras realizam algumas entrevistas com os candidatos para conhecer melhor o perfil de cada um. Aqueles que tiverem o perfil aprovado, receberão a COF.

O documento apresenta informações completas sobre a franquia. Por isso, estão presentes todos os valores de investimento e manutenção, taxas, faturamento, características do formato, entre outros. Também estão presentes direitos e deveres de franqueado e franqueadora.

A segurança das informações do documento é assegurada pela Lei de Franquias, que passou por atualizações no ano de 2019. Assim, na Circular, deverão constar todas as informações referentes aos seguintes tópicos abaixo:

  • Dados sobre a franqueadora, como CNPJ e endereço da sede;
  • Histórico da marca;
  • Balanço e demonstrações financeiras;
  • Pendências judiciais;
  • Relação de franqueados;
  • Franqueados ativos e que se desligaram nos últimos 12 meses;
  • Equipe da franqueadora;
  • Informações sobre o mercado;
  • Descrição do negócio;
  • Características dos modelos de negócio da marca de franquia;
  • Perfil desejado do franqueado;
  • Estimativa de investimento pelo franqueado, com descrição das taxas cobradas;
  • Estimativa de ganhos financeiros;
  • Regras sobre território (se haverá exclusividade ou não de atuação por um franqueado em determinada área);
  • Lista de fornecedores para atuação na franquia;
  • Lista de apoios prestados pela franqueadora;
  • Situação do franqueado após o término ou rescisão do contrato de franquia.

Fique atento ao relatório de vendas

Para que você consiga alcançar os ganhos previstos com a sua microfranquia de sucesso, é necessário estar atento ao controle financeiro. Principalmente no que diz respeito ao estoque.

Arrebatar o estoque de produtos que podem estagnar nas prateleiras pode gerar prejuízo no seu empreendimento. Por isso, pense sempre com cautela nas necessidades dos seus clientes e no que eles estão em busca naquele momento.

Para isso, faça um controle de planejamento. Registre todas as vendas, ganhos e as despesas que têm tido com o seu negócio. Todo esse cuidado vai evitar que transtornos financeiros aconteçam ao fim de cada mês.

Para saber um pouco mais sobre os custos de uma microfranquia, acompanhe nosso ebook! Basta clicar no banner abaixo.

ebook todos os custos de uma franquia

Aproveite as ferramentas de gestão

Entre as principais vantagens de optar pelas microfranquias de sucesso é a possibilidade de contar com suportes variados durante todo o franqueamento.

Assim, é possível contar com sistemas de gestão para melhorar o desempenho e operação da franquia, fortalecendo, principalmente, o desenvolvimento da unidade. Muitas redes contam com sistemas próprios, desenvolvidos com o objetivo de automatizar vários processos de gestão do negócio.

Todos os suportes disponíveis para o franqueado estarão descritos na Circular de Oferta de Franquia, que deve ser lida e estudada pelo candidato antes mesmo de adquirir o negócio.

Basicamente entre as opções de suporte estarão o suporte de marketing como mencionamos aqui, orientação jurídica. Assim como, dicas comerciais, treinamentos, suporte operacional com softwares próprios, para administração do negócio, entre outros.

Aproveite bem o suporte de marketing

Entre as opções de suporte, está o do time de marketing. Esse tipo de suporte é essencial para reforçar a imagem da nova unidade que foi inaugurada, além de potencializar a presença e atuação de toda a rede.

Assim, o suporte de marketing auxilia na divulgação do seu negócio de forma individual e personalizada, nas redes sociais, por exemplo. Os franqueados têm acesso a ferramentas e materiais de divulgação, on-line e offline.

As franquias contam com setores que produzem materiais de marketing para veiculação virtual e também física. Veja com a franqueadora como funciona esse trabalho e conheça as estratégias desenvolvidas pela rede.

Evite criar promoções rotineiras

Apesar de ser uma forma de atrair seguidores nas redes sociais e auxiliar na fidelização de clientes, as promoções e sorteios não devem ser rotina no seu negócio.

Isso porque, certas ações podem dificultar o desenvolvimento financeiro do negócio, atrapalhando no caixa da microfranquia. Você pode realizar certas ações, porém com cautela e autorização da franqueadora.

Fique atento às tendências do mercado

Por mais que você deva seguir a padronização da franqueadora, é importante estar atento às inovações do seu segmento.

Caso a rede ainda não tenha tomado a iniciativa de se atualizar com alguma referência inovadora e positiva, você pode sugerir isso à franqueadora.

A partir de uma análise feita pela marca e se a sua sugestão for viável, será possível implantar as novas ações voltadas para as novidades de mercado em toda a rede. O objetivo é a padronização de todos os processos de atendimento aos clientes, e vendas de produtos e/ou serviços.

Além disso, é essencial entender a fundo sobre o mercado que você irá atuar. Isso permitirá que você conheça as tendências e melhores soluções. Consequentemente, os clientes sentirão maior segurança ao buscar pelos serviços e/ou produtos da sua microfranquia, o que a permitirá maior sucesso.

Defina e alcance suas metas

Não há outra maneira de alcançar os resultados se não for por meio das metas, certo? Por isso, siga o planejamento de sua microfranquia de sucesso, e vá em busca das metas.

Assim, é importante traçar metas para focar sempre no melhor desempenho da sua microfranquia.

Desse modo, a sua gestão estará sempre com foco nos melhores resultados, voltados para gerenciamento da equipe de funcionários (se for o caso), atendimento aos clientes, gestão do estoque, administração financeira, entre outras áreas do negócio.

Esse movimento deve ser natural, sem desgaste para que não vire uma preocupação ao invés de uma alternativa de desempenho.

Motive-se e motive sua equipe

Motivação sempre! Se o trabalho na sua microfranquia de sucesso é solitário, se mantenha sempre motivado. Porém, se tiver colaboradores, faça o mesmo.

A motivação é uma característica imprescindível para quem está empreendendo. Independente do segmento.

Investir em motivação, sua ou de sua equipe, proporcionará maiores chances que o seu negócio alcance bons resultados e atinja um patamar de saúde financeira. Seja dedicado, disposto, tenha educação com seus colaboradores e clientes e mantenha as metas em níveis alcançáveis.

Opções de microfranquias de sucesso no franchising para 2021

Ampliando o seu leque de opções, vamos apresentar algumas microfranquias com valores de investimento de até R$ 30 mil. Os mercados de atuação são variados e, por isso, certamente existirá uma franquia que combina mais com o seu perfil. Acompanhe!

[raio_x_esf]

Entenda como funcionam as microfranquias

As microfranquias são empreendimentos que possuem poucas diferenças quando comparamos com o modelo tradicional. O principal ponto divergente entre eles é com relação ao investimento inicial necessário para tirar o projeto do papel. Ele é estabelecido a partir de um teto. 

Para ser considerado micro, a marca precisa ofertar um empreendimento com valor máximo de R$ 135 mil. Essa quantia é determinada com base no valor do Produto Interno Bruto (PIB) per capita, multiplicado por três. Atualmente, a média do brasileiro é de R$ 30 mil de acordo com o último levantamento, o que nos leva ao valor apresentado. 

Certamente que assim como o PIB, a quantia para determinar uma microfranquia pode subir mais ou abaixar. Outra diferença que precisamos ficar atento com relação a esse modelo de negócio é com relação a sua estrutura. Nem todas as franqueadoras oferecem uma loja física nesse formato. 

Isso acontece, pois uma loja física acaba exigindo outros gastos que podem acabar encarecendo o investimento e o tirando da margem proposta. Porém, ainda existem aquelas empresas que mesmo nessas condições, contam com um empreendimento bem em conta e abrangente para o bolso dos empresários. 

O formato mais tradicional que irá encontrar diante das microfranquias é o modelo delivery ou home office. Assim, o franqueado precisa ter apenas um telefone, computador e acesso a internet para desenvolver o seu negócio. O gasto será basicamente o equivalente para continuar explorando comercialmente a marca. 

Tirando esse pontos principais, não existe mais nenhuma diferença entre os modelos tradicionais de franquias e as micro. As taxas são as mesmas, os treinamentos e suportes continuam, e a necessidade de estudar a Circular de Oferta de Franquia (COF) não se altera. 

Viu como é possível investir em microfranquias que são sucesso no mercado e se tornar um empreendedor bem sucedido com pouco investimento?

Então, não deixe de se preparar para investir nesse setor que é cheio de oportunidades pra quem busca um negócio para chamar de seu! Fique por dentro de tudo que acontece no franchising por meio do artigo “Franquias home based de sucesso: dicas práticas para escolher a sua“.

*Informações publicadas em Novembro/2020. Os preços das franquias podem sofrer atualizações. Informe-se com a franqueadora da marca.

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje