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Melhores oportunidades de microfranquias de beleza: lucro, opções, vantagens e negócios mais caros

Sumário

As microfranquias de beleza estão se destacando no mercado brasileiro por suas oportunidades de lucro e expansão. Essas pequenas franquias oferecem uma alternativa acessível e promissora para quem deseja investir no setor de beleza. Aqui, você vai descobrir dicas para abrir um negócio enxuto e lucrar.

De acordo com dados, a indústria de Beleza no Brasil cresceu 13% em 2023 em relação ao ano anterior. Logo, esses números demonstram a expansão e a crescente demanda por serviços de beleza e bem-estar. Assim, apresenta o potencial lucrativo das microfranquias nesse mercado.

Portanto, investir em uma microfranquia de beleza pode ser bastante lucrativo, mas é fundamental compreender bem o negócio antes de tomar qualquer decisão. Conhecer as vantagens e os desafios desse tipo de empreendimento ajudará a determinar se ele é a escolha certa para você.

Então, se você está interessado em explorar as oportunidades oferecidas pelas microfranquias de beleza, continue a leitura para descobrir tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

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O que são as microfranquias de beleza?

Muita gente se pergunta o que são microfranquias e se elas são realmente diferentes das franquias tradicionais. A resposta é que, na essência, não são muito diferentes. A principal distinção entre elas é o valor do investimento necessário.

Isso porque, uma microfranquia geralmente requer um investimento de até R$ 135 mil, o que a torna uma opção mais acessível para quem tem menos capital ou deseja um investimento mais econômico.

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Assim como as franquias tradicionais, as microfranquias seguem as regras estabelecidas pela Lei de Franquias. Isso garante que você receba o suporte e o conhecimento da franqueadora, assim como acontece com as franquias de maior investimento.

Em termos gerais, uma franquia é uma unidade de um negócio já existente, oferecendo os mesmos produtos e serviços com o mesmo modelo de operação. Exemplos de sucesso mundial nesse modelo incluem o McDonald’s e a Subway, que têm lojas espalhadas por vários países.

Portanto, ao investir em uma microfranquia, você pode entrar em um negócio que segue o mesmo princípio das franquias tradicionais. Porém, com um custo inicial mais baixo e a mesma estrutura de suporte e know-how da marca.

Por que investir no setor de Beleza?

Porque investir no setor de beleza pode ser uma alternativa promissora e cheia de potencial. Além disso, os brasileiros enxergam os gastos com beleza como uma necessidade, e não como um luxo.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que os custos com beleza superam os gastos com alimentação, evidenciando a importância desse setor na vida das pessoas.

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Prova disso é que, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2023, o setor de Saúde, Beleza e Bem-estar faturou R$ 55,6 bilhões. Ou seja, um crescimento de 17,5% comparado com o ano anterior.

Parte do sucesso do setor está no fato dele ser diversificado, englobando desde a venda de produtos cosméticos até serviços de estética, cuidados capilares e muito mais.

Com um amplo público consumidor, que inclui tanto mulheres quanto homens preocupados com seu bem-estar, o mercado oferece várias oportunidades de negócio.

Mas é importante lembrar que números atraentes e o potencial de lucro não garantem o sucesso do seu negócio.

Isso porque, você deve ter um verdadeiro interesse no setor para se dedicar ao crescimento e à gestão da sua empresa. Logo mais, entenda qual o lucro de uma microfranquia de beleza. Mas antes, descubra os custos.

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Custos de uma microfranquia de beleza

Para garantir a padronização da marca, as franqueadoras oferecem treinamentos e suporte cotidiano ao franqueado. Assim, ele poderá reproduzir em sua unidade exatamente o que o consumidor espera da empresa.

Quando se trata de uma microfranquia, como dito, o empreendedor também costuma ter custo de manutenção menor, comparado com uma franquia convencional. Por isso, muito desses modelos enxutos de negócio existentes no mercado são do tipo Home Office.

Uma empresa Home Office, ou Home Based, não requer um espaço comercial para atuar. Em vez disso, o você pode trabalhar em casa, ou em outro espaço que conte com conexão à internet. Afinal, na maioria dos casos, o acesso à internet é necessário, especialmente se a franquia for de vendas online.

Mas se o Home Based for o seu objetivo, você poderá procurar por essa opção de franquia. Algumas microfranquias de beleza também trabalham dessa forma.

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Qual o lucro de uma microfranquia de beleza?

É difícil especificar o quanto uma microfranquia de beleza vai lucrar, porque são muitas as marca no mercado. Como cada uma delas atua com um público e serviço ou produto diferente, a média de ganhos pode ser variada.

Mas isso não significa que você deverá investir em um negócio sem saber o que esperar dele. Na verdade, cada franqueadora indica um faturamento previsto para as suas unidades. Essa informação consta na Circular de Oferta de Franquia (COF) de cada marca.

Além do faturamento previsto, o documento lista o investimento necessário, as regras da relação entre franqueador e franqueado, suportes oferecidos e mais.

Sendo assim, antes de abrir sua microfranquia, será essencial ler a COF da marca escolhida. Dessa forma, você terá maior certeza de que o negócio é mesmo o ideal ao seu caso. Principalmente, saberá se ele promete os rendimentos que você espera da franquia, e se vale a pena.

Vantagens das microfranquias de beleza

Se você leu este texto até aqui, já sabe um pouco mais sobre as microfranquias de beleza e a importância de estudar a COF. Mas é bem provável que ainda esteja na dúvida se vale realmente a pena investir neste tipo de negócio.

Então, para lhe ajudar nessa decisão, listamos alguns benefícios desse tipo de empreendimento logo abaixo. Acompanhe!

Contar com um plano de negócio

Como já explicado, abrir uma franquia garante ao empreendedor acesso ao plano de negócio já testado da franquia. Ou seja, todo o planejamento do seu modo de fazer. Logo, basta que você coloque o planejamento em prática para ver seu negócio se desenvolver.

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Isso é interessante, principalmente, porque o plano de uma franquia já foi testado em outra unidade. Então, seus erros já foram percebidos e corrigidos. 

Em uma empresa iniciada do zero, por outro lado, os erros seriam cometidos mais frequentemente. Eles teriam que ser corrigidos aos poucos, o que costuma atrasar o sucesso dos empreendimentos.

É por isso, inclusive, que as franquias têm taxa de mortalidade menor que as empresas comuns. De acordo com uma pesquisa, apenas 5% das franquias fecham as portas em dois anos de atividade, enquanto 23% das empresas abertas do zero vão à falência no mesmo prazo.

Independência financeira

Ao iniciar o próprio negócio, o indivíduo começa a controlar o próprio trabalho. Em outras palavras, não há um chefe para atender. Nesse sentido, você lida diretamente com os seus clientes.

Essa independência de atuação pode gerar também independência financeira, um dos principais motivos pelos quais os brasileiros preferem empreender.

Suporte do franqueado

Sem dúvida, uma das principais vantagens de investir em uma franquia de beleza é o suporte oferecido pela franqueadora. Como já explicamos, por meio dele, você pode receber uma série de dicas para colocar o seu modelo de negócio em prática e com sucesso.

É comum, por exemplo, que o franqueado receba suporte de marketing. Assim, ele pode divulgar sua unidade e atrair mais clientes, mas sem fugir do padrão de comunicação da marca.

As franqueadoras também oferecem treinamento ao empreendedor, para que ele aprenda o modo de trabalho do negócio. Esse treinamento pode ser feito de modo presencial, com aulas online, ou ainda dos dois modos.

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Opções de franquias de beleza e saúde para investir

O setor de Beleza oferece boas oportunidades para investidores. Com um mercado movimentando bilhões e a demanda crescente por produtos e serviços de beleza, investir em franquias dessa área pode ser altamente lucrativo.

Alternaticas variadas, como franquias de cosméticos, estéticas e cuidados capilares, atendem a um público amplo e exigente. Por outro lado, cada franquia oferece modelos de negócios diferentes, adequados para diversos perfis de investidores.

Quer descobrir quais são as melhores marcas para empreender e lucrar? Clique no botão abaixo e confira as opções de franquias de beleza disponíveis. Explore e encontre a oportunidade que mais se alinha com seus objetivos.

Logomarca da franquia Bevita.
Lucre Com Cuidados!
Investimento Inicial
R$ 50 mil
Logo da franquia 33Doctor.
Fature com Agendamentos de Saúde!
Investimento Inicial
a partir de R$ 132,5 mil
Logomarca franquia Instituto Visão Solidária.
Lucre Com Sua Ótica!
Investimento Inicial
a partir de R$ 190 mil
Logomarca da licença Sky Med.
Lucre com Telemedicina!
Investimento Inicial
R$ 2.500,00
Logomarca da franquia Guruseg, em verde e preto.
Lucre com Segurança do Trabalho!
Investimento Inicial
R$ 16.097,00
suav franquia logomarca em rosa e preto
Lucre com Beleza e Estética!
Investimento Inicial
R$ 214 mil

Passo a passo para investir na microfranquia

Pronto! Agora você já sabe muito mais sobre as microfranquias de beleza e conhece opções para investir. Então, chegou a hora de seguir o passo a passo para abrir a sua unidade.

Pesquise sobre a marca escolhida

Como explicamos ao longo do texto, as regras e suportes do franchising variam conforme a marca da franquia. Então, é essencial ler a sua COF e entender cada um dos pontos do documento.

Mas as suas informações não devem se limitar à COF. É essencial estudar sobre o negócio em sites de busca e verificar o que há de conteúdo.

Quais as opiniões dos consumidores e franqueados? A empresa é bem-vista no mercado? Ter a certeza lhe dará mais segurança de que o negócio é mesmo atraente e que terá sucesso.

Vire cliente da marca

Essa é outra etapa importante para verificar se o que dizem é mesmo a realidade da empresa. Caso haja uma unidade da franquia em sua cidade, ou próxima, faça uma visita. Assim, você poderá conhecer o atendimento de perto.

Nestes casos, se você preferir, não se apresente como candidato a franqueado. Assim, você pode se comportar como um cliente comum, mas um pouco mais observador. Isso porque, contar sobre sua pretensão de abrir uma unidade pode fazer seu atendimento mudar.

Converse com franqueados

É sempre importante conversar com franqueados antigos e atuais da marca. Isso pode ser feito pessoalmente, em uma segunda visita à unidade e também por telefone.

Segundo a Lei de Franquias, a franqueadora é obrigada a disponibilizar os contatos dos franqueados e ex-franqueados dos últimos dois anos.

Desse modo, essa pode ser uma oportunidade de conversar com quem já passou pelo processo que você pretende iniciar com a marca. Quais foram as dificuldades vividas pelo franqueado? Ele recebe os suportes prometidos pela franqueadora? Que vantagens e ganhos ele vê no negócio?

Para a conversa com o franqueado, seja o mais franco possível. Você encontrará alguns empreendedores pouco dispostos a ajudar, mas outros terão prazer em lhe apresentar o dia a dia do negócio

Escolha o ponto comercial

Finalmente, na hora de abrir um negócio loja física, você precisará de um bom ponto comercial. As franqueadoras costumam ajudar no processo de escolha do local, por meio de um estudo de geomarketing. 

Neste estudo, a área é avaliada de acordo com a presença do seu público-alvo, facilidade de acesso, concorrência e mais.

Ainda assim, será sua responsabilidade procurar por um bom ponto. Claro, com as orientações da franqueadora. Mas como você está presente em sua cidade, essa pesquisa será mais simples e prática.

Nesse conteúdo, você aprendeu como empreender com a sua microfranquia de beleza. Ainda, descobriu como está esse crescente mercado. Agora que está por dentro do assunto, você pode escolher a marca do seu interesse e dar o pontapé inicial para abrir o seu próprio negócio de sucesso e lucrar.

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