Created by potrace 1.15, written by Peter Selinger 2001-2017

Microfranquias automotivas: vale a pena abrir negócio assim?


Amanda Sales | 12 jun 2022
Microfranquias automotivas: vale a pena abrir negócio assim?

As microfranquias automotivas são opções baratas de investimento. Saiba tudo sobre esse modelo de negócio no texto a seguir e se convença que vale a pena comprar uma franquia.

Mas antes de tudo, vale a pena analisar o setor. Durante a pandemia, a busca por serviços automotivos cresceu 89%. Assim, surge uma brecha no mercado para os mais variados nichos dentro do setor automotivo, para quem quer se tornar um franqueado.

Portanto, é possível investir em uma das franquias de serviços automotivos para oferecer produtos e soluções. Já as opções não faltam. Isso porque, é possível trabalhar com limpeza ecológica, reparos, vendas, entre outros.

Advertisement

O que são microfranquias automotivas?

As microfranquias automotivas são negócios com baixo investimento, que oferecem diversos produtos e serviços em diferentes nichos do mercado automotivo. Uma microfranquia é caracterizada por ser um negócio com um investimento de no máximo R$ 105 mil. 

Sendo assim, conta com um modelo de negócio que pode atender variadas necessidades do mercado, como estética automotiva, limpeza e higienização, mecânica, entre outros.

Desse modo, o franqueado tem a oportunidade de ter um amplo portfólio. Assim, não fica dependente de apenas um produto ou serviço para conseguir lucrar com a sua unidade franqueada. 

Além disso, muitos clientes podem contratar mais de um serviço pela facilidade de encontrar todas as suas necessidades atendidas em apenas um lugar.

Nesse sentido, a microfranquia também costuma trazer outros benefícios, como baixo custo de manutenção, por exemplo. Outro fator que pode potencializar os lucros do franqueado. 

Do mesmo modo, as redes podem oferecer serviços de alta qualidade e sustentáveis. Então, o franqueado ainda tem o apelo do público pelo serviço trazer uma preocupação ambiental.

Por fim, há os benefícios gerais das franquias, como maior segurança do investimento e suporte antes e durante a atuação do franqueado. E ainda, o franqueado receberá a transferência de know-how.

Por isso, o empreendedor pode se beneficiar com as constantes melhorias disponibilizadas pela franqueadora. Assim, terá um negócio sempre atualizado e com altos padrões de qualidade em seus produtos e serviços.

Vantagens de abrir uma franquia automotiva

Homem deitado no chão trocando pneu de carro. Ilustração do texto microfranquias automotivas.
A mecânica e serviços como troca de óleo são apenas algumas das soluções possíveis nas franquias.

Exist em muitas vantagens em abrir uma das opções de microfranquias automotivas, como: potencial do setor, multiserviços e um modelo de negócio estabelecido. Embora tenham padrões, cada uma delas funciona de uma forma.

Advertisement

Assim, além de conhecer as vantagens, conheça os grandes nomes do setor automotivo antes de fechar o negócio. Então, é possível fazer uma escolha acertada e lucrar neste segmento.

Dessa forma, você pode ter seu negócio e ainda ser um franqueado de sucesso. Agora, confira as vantagens de investir em microfranquias automotivas!

Potencial do setor

O setor automotivo é um mercado que pode ser considerado essencial. No Brasil, são mais de 88 mil registros de carros emplacados até abril de 2022. Ou seja, um crescimento de cerca de 14,2% comparado ao registro do mês anterior da pesquisa, março de 2022. 

Cada vez mais brasileiros tendem a ficar com o carro por mais tempo. Isso aumenta a busca por serviços de manutenção.

Em outra pesquisa realizada em 2020 aponta que os mais comuns são os automóveis, seguidos das motos e de veículos leves. Ainda de acordo com outra pesquisa, a frota total de veículos no Brasil é maior do que 100 milhões.

O setor de franquias também apresenta um grande potencial de investimento. Isso porque, este mercado conseguiu se manter estável mesmo durante a pandemia. Atualmente, já apresenta sinais de total recuperação e já aponta crescimento.

Assim, investir em uma microfranquia automotiva pode ser uma boa opção para quem quer ter um negócio próprio na área. Além disso, os modelos de franquias costumam oferecer diversas opções de serviços automotivos. O que aumenta, ainda mais, o potencial de faturamento da unidade franqueada.

Nesse sentido, os empreendedores podem apostar no segmento e contar ainda com todo o know-how e suporte da franqueadora para o gerenciamento da unidade. 

Por fim, há muitas opções, com baixo investimento, com investimento inicial a partir de várias faixas. No caso de marca com baixo investimento, algumas franqueadoras adotam o modelo Home Office.

Variedade de serviços

Como já citado, a variedade de serviços oferecidos também é um grande diferencial para um bom faturamento. Por exemplo, o franqueado não depende apenas de um serviço para oferecer na sua unidade. 

Dessa forma, o potencial de lucro é aumentado pelo fato de que um serviço pode cobrir a falta de contratação de outro.

Pessoa usando luva limpando carro ensaboado. Ilustração do texto microfranquias automotivas.
A estética automotiva e a lavagem ecológica são outros serviços possíveis.

Ou seja, há sempre algum serviço sendo contratado e o franqueado não depende apenas de uma estratégia de mercado. Sendo assim, pode atender várias necessidades em diversos momentos diferentes.  

Por outro lado, há também a possibilidade de contratação de mais de um serviço pela facilidade de encontrar todas as necessidades cobertas em apenas um lugar. Assim, o franqueado oferece praticidade e comodidade aos clientes, além de melhorar o relacionamento com esse público. 

Nesse sentido, o número de serviços vendidos aumenta e amplia as compras por impulso. O que torna o seu estabelecimento mais competitivo entre os concorrentes que serve também como diferencial da unidade.

Advertisement

Por último, oferece um maior número de vantagens para o público consumidor. Com o potencial de ser lembrado pelos clientes e ter compras recorrentes. Uma ótima estratégia para se destacar no mercado local e ser lembrado mais facilmente quando o serviço for necessário.

Modelo de negócio estabelecido

O modelo de negócio estabelecido é um dos maiores diferenciais oferecidos pelas franquias. Isso significa que o empreendedor terá um negócio próprio. Porém, com toda a expertise e know-how transferido pela franqueadora. 

Dessa forma, você economiza tempo e dinheiro em diversos aspectos essenciais em um negócio que necessita de consultorias.

Portanto, você terá auxílio na análise do mercado local, escolha do ponto comercial, padronização do espaço, entre outras estratégias. Depois disso, você continua recebendo suporte em diversos outros aspectos importantes, como: marketing, jurídico e financeiro.

Tudo isso com um modelo de negócio já definido e pronto para ser aplicado. Desse modo, o franqueado não adquire apenas a franquia, mas também toda a sua estratégia e tecnologias para oferecer na sua própria unidade. 

Homem de terno segurando computador em rua, próximo de carro. Ilustração do texto microfranquias automotivas.
Há diversas opções de franquias que facilitam as chances de ter um negócio automotivo.

Além de outros suportes e treinamentos recorrentes para manter as unidades sempre atualizadas com as tendências do mercado. Por isso, uma das formas mais simples de abrir um negócio no segmento automotivo é uma rede de franquias.

Reconhecimento da marca

O reconhecimento da marca é outro bom indicador para a escolha da franquia. Isso porque, uma marca reconhecida pelo público é um sinal da integridade da empresa. 

Além de servir como um marketing orgânico dentre o público-alvo. Do mesmo modo, aumenta a segurança de investir em uma franquia de boa reputação.

Porém, o reconhecimento da marca vai além do público consumidor. Você também pode conferir ao falar com franqueados e ex-franqueados. Eles podem acrescentar suas experiências e impressões sobre a franqueadora. 

Além disso, é obrigatório ter o contato dos franqueados e ex-franqueados de até 12 meses na Circular Oferta de Franquias (COF). Esse documento tem tudo que o futuro franqueado precisa saber sobre a rede.

Por fim, uma marca reconhecida também oferece os melhores produtos e serviços com tecnologias atualizadas e reconhecido padrão de qualidade. O que torna a franquia mais confiável para o público, aumentando a aderência e potencialmente os lucros. 

Então, assista ao vídeo abaixo para continuar aprendendo sobre o mercado das microfranquias automotivas.

Agora que você está por dentro do assunto, continue a descobrir mais. Leia, “Franquias baratas e rentáveis: conheça as melhores opções no Brasil.”

Advertisement

Acompanhe o Mercado

As Mais Lidas