Destaques ★Franchising

Entenda de uma vez o crescimento do mercado de franquias

Celular com gráfico financeiro sobre notas de dolares. Imagem ilustrativa texto mercado de franquias

O mercado de franquias, assim como diversas áreas, tiveram um 2020 complicado. Porém, mesmo assim, as franqueadoras conseguiram caminhar rumo a recuperação e tendem a crescer cada vez mais.

Durante o período de crise, muitas pessoas acabaram perdendo seus empregos e acreditaram estar num bom momento para iniciar uma nova caminhada, empreendendo. Aqueles que apostaram nos modelos de franquias, conseguiram alcançar bons resultados, na maioria dos casos. 

Parte desse sucesso, para que fique mais claro para você, foi apresentado em diversos levantamentos feitos sobre o sistema de franchising. Mas para que isso possa fazer sentido na sua cabeça, é importante entender quais as características que transformam esse modelo de negócio em algo grande. 

Assim, preparamos o texto a seguir explicando brevemente sobre os últimos dados do mercado e o que torna as franquias algo tão seguro. Dessa forma, quem sabe você não encontra uma maneira para mudar de vida e transformar a sua rotina? Acompanhe a leitura. 

Desempenho do mercado de franquias no Brasil

Desde 2015, pudemos ver como o mercado de franquias tem crescido no Brasil e se tornado cada vez mais forte. Não à toa, segundo os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), são pelo menos cinco anos seguidos de faturamento alto e novas empresas adotando o modelo. 

Porém, por causa da crise econômica e sanitária de 2020, os resultados não devem acompanhar o crescimento dos anos anteriores, apesar da alta expectativa dos empresários com o setor (os dados ainda não foram divulgados pela ABF). Mas muita dessa expectativa se deu principalmente pela rápida recuperação das franquias no terceiro trimestre do ano. 

Para se ter uma ideia, colocando 2019 como comparação, o melhor ano da história das franquias, houve apenas uma queda de 7% no faturamento em 2020. O avanço se torna ainda mais impressionante quando analisamos os números do primeiro semestre da crise, em que o déficit foi superior a 35%. 

Importante dizer que alguns segmentos tiveram papel fundamental nessa recuperação e na alta expectativa dos empresários. São eles: “Casa e Construção”, “Comunicação, Informática e Eletrônicos”, “Saúde, Beleza e Bem-estar”, e “Serviços e outros negócios “. As demais áreas fecharam no negativo, porém já mostram força para voltar ao normal. 

Por que o mercado de franquias não para de crescer?

Mulher segurando dinheiro e comemorando. Fundo amarelado (imagem ilustrativa). Texto: mercado de franquias.
O mercado tem conseguido se recuperar devido as vantagens que as franquias oferecem.

Existem diversos motivos que fazem do mercado de franquias no Brasil um dos mais seguros para investir. Não à toa, em apenas três meses de 2020 todo o segmento conseguiu reduzir um prejuízo que batia próximo a 40% em comparação com 2019.

Muito desse resultado se dá pela segurança em investir nesse negócio. De acordo com o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apenas 15% das franquias fecham as portas antes de completar 10 anos. A taxa de mortalidade de quem opta por iniciar algo do zero é cinco vezes maior. 

Assim, separamos alguns pontos que farão você entender melhor o motivo do sistema de franquias ter conseguido se recuperar com tanta facilidade no período de crise. Afinal, o que leva as pessoas a investir em algo durante esse momento conturbado e cheio de incertezas?

Modelo de negócio com eficácia testada

Primeiramente, precisamos destacar o fato de assumir um empreendimento com modelo de negócio testado e comprovado. Esse ponto é fundamental para qualquer empresa que deseja entrar no mercado. Graças a ele, você tem uma ideia de como o seu serviço ou produto vai conseguir ser útil para seus clientes. 

Quando você opta por abrir algo do zero, é necessário fazer esse estudo e considerar os valores necessários para tirar o projeto do papel, identificar seus concorrentes, pensar no que irá vender, o prazo para o retorno financeiro etc. Para se ter uma ideia da importância desse estudo, sem ele é impossível conseguir uma linha de crédito, por exemplo. 

Porém, mesmo que o planejamento esteja perfeito, as chances do modelo de negócio ser 100% eficaz de primeira é mínimo. Ou seja, ao longo do processo, será preciso fazer alterações e testar as novas ideias. Geralmente, são anos de desenvolvimento até chegar no modelo perfeito e que realmente traga sucesso. 

No caso das franquias, essa etapa é descartada. Afinal, você estará utilizando uma marca reconhecida e os seus processos. Basta seguir todas as regras e orientações da franqueadora e o caminho estará aberto para você. Inclusive, todas as mudanças no plano de negócio também são por conta dela. 

Ao franqueado, o único trabalho é gerenciar a sua unidade de uma maneira tranquila e não descumprir as questões apontadas no contrato. A jornada é mais simples e fácil do que pensar e tirar do papel um projeto sozinho. 

Suportes para desenvolvimento da empresa

Vemos um casal conversando com um homem engravatado e mostrando um documento e suas vantagens.
O suporte é fundamental para que uma unidade consiga se destacar.

Outro ponto interessante das franquias é que a franqueadora oferece suporte para auxiliar no entendimento do plano de negócio. Assim, ela permite que qualquer pessoa possa se tornar dono do seu negócio, sem enfrentar grandes dificuldades. O objetivo desse time é encontrar soluções para a sua unidade conseguir grandes resultados. 

Essa é uma via de mão dupla, onde você ajuda a franqueadora a construir redes de franquias fortes e, ao mesmo tempo, ela lhe ajuda a ter um bom retorno financeiro e ganhar experiência como empresário.

É preciso que você entenda que o sistema de franchising é reconhecido por ser semi-independente. Ou seja, apesar das suas obrigações, a parte de gestão e administração da unidade é de sua responsabilidade exclusivamente. 

Assim, caso alguma das suas ações estejam surtindo um bom efeito, o suporte pode entrar em contato com você para saber o que está sendo feito e, assim, sugerir sua estratégia para outros franqueados da rede.  

Investimento previsto no negócio

Para o futuro franqueado, uma das grandes vantagens de entrar nesse sistema é a chance de saber com mais precisão o valor certo para tirar o projeto do papel.

As empresas apresentam para os futuros franqueados a Circular de Oferta de Franquia (COF). Esse documento é responsável por trazer diversos detalhes importantes sobre o negócio. 

Entre eles, está toda a parte financeira com os valores que precisam ser desembolsados para que o negócio saia do papel.

Porém, no caso das lojas físicas, o valor não é tão exato por causa dos valores ligados à estruturação do espaço. Como cada cidade possui um custo de obra, fica difícil cravar essa quantia. 

Mas, mesmo assim, o franqueado não foge muito dos valores fixados. Muito diferente de quem opta por iniciar algo do zero. Afinal, não é possível saber com tamanha precisão todos os gastos que você terá para iniciar um empreendimento, apenas uma estimativa. Enquanto que outras unidades da franquia já terão sido abertas, então é possível fazer a estimativa com maior exatidão.

Vale a pena investir em uma franquia?

Resumidamente, podemos dizer que vale muito a pena investir em franquias. Esse modelo de negócio oferece uma série de vantagens que dificilmente você verá iniciando algo do zero. É a chance perfeita para iniciar um projeto com reconhecimento do público, histórico de sucesso e sabendo o valor certo do investimento. 

O único cuidado que precisamos destacar é com relação ao seu processo de escolha da marca. Não deixe se levar apenas pelo dinheiro, leve em consideração a área que deseja atuar, a fama da franqueadora, leia com atenção todas as informações da COF, estude cada detalhe que envolve a marca. 

Empreender em franquias, por mais seguro que seja, exige cuidado para que você não corra riscos desnecessários. Porém, as chances de sucesso são bem maiores do que para quem opta por iniciar um negócio do zero. Não à toa, vimos ao longo do texto um mercado em plena recuperação mesmo diante da crise. 

Gostou do nosso conteúdo sobre o mercado de franquias? Continue explorando o Top Franquias e veja o nosso artigo “Como montar uma franquia: por onde começar e qual a melhor opção?”.

Franquias do Futuro: lucre online com joias, beleza e suplementos

Artigo anterior

Franquia Brasil Nutri Shop: venda fácil online e sem estoque

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.