Created by potrace 1.15, written by Peter Selinger 2001-2017

Como é o mercado de franquias no Brasil e no mundo? Principais tendências e características


Amanda Sales | 25 maio 2022
Como é o mercado de franquias no Brasil e no mundo? Principais tendências e características

O mercado de franquias no Brasil e no mundo tem passado por mudanças. Então, acompanhe este texto para conferir dados, tendências, características e conheça grandes franquias a nível nacional e global.

Durante a pandemia em 2021, o faturamento do mercado de franquia no Brasil foi 10,7% maior quando comparado a 2020. Assim, é possível perceber que esse modelo de negócio se mostrou resistente à crise econômica.

Por isso, saber mais sobre o setor de franquias pode lhe ajudar a encontrar uma oportunidade de negócio em uma área com boas chances de lucro.

Advertisement

Números do mercado de franquias no Brasil e no Mundo

O mercado de franquias no Brasil e no mundo se mostrou resistente durante a crise e apresentou recuperação no último ano. Portanto, a perspectiva para o cenário pós-pandemia tende a ser positiva.

Para se ter uma ideia, o mercado de franquias no Brasil apresentou estabilidade durante a crise e está em franca recuperação de suas atividades. Além disso, se tornou uma ótima opção por conta da perda de oportunidades na Economia. 

Durante o ano de 2021, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF),o mercado de franquias conseguiu se aproximar do faturamento de 2019.

Ou seja, depois da queda de 2020, em 2021 o mercado começou uma recuperação de forma consolidada pelo crescimento. Assim, os números já estão alinhados com os resultados antes pandemia e com a tendência de crescimento. 

Alguns fatores influenciaram nessa recuperação, como os ganhos de eficiência das redes de franquias pela digitalização e os novos modelos Home Office, Home Based e virtuais.

Já falando das projeções para 2022, o mercado de franquias brasileiro deve mostrar um aumento de 9% no faturamento, 5% em redes e 7% em unidades franqueadas. Desse modo, devem ser gerados em torno de mais 5% em empregos.

Em relação aos números mundiais, um em cada sete negócios é uma franquia. Logo, ao redor do mundo devem existir cerca de dois milhões de empresas que se expandiram por meio do franchising. 

É um grupo de negócios que gera cerca de 19 milhões de empregos. Além disso, de acordo com o Departamento de Comércio dos Estados Unidos, o mercado de franquias movimenta todos os anos cerca de 2,3 trilhões de dólares na economia global. São apenas exemplos da validade do franchising pelo mundo.

Vista aérea de mulher trabalhando de casa, sentada em mesa com computador e livros. Mapa feito de moe das um fundo branco e uma mão com lupa apontando para parte do mapa. Ilustração do texto sobre mercado de franquias no Brasil e no mundo.
A pandemia popularizou o modelo de trabalho remoto.
Advertisement

Tendências do mercado de franquias

O mercado de franquias no Brasil e no mundo tem tendência de crescimento, graças ao uso da tecnologia, de novas formas de pagamento e da segurança de dados e informação.

Como citado anteriormente, o mercado de franquia se encontra em recuperação, apontando uma grande tendência para o crescimento em 2022. Nesse sentido, novos franqueados devem aproveitar uma boa fase deste mercado.

Outra tendência observada antes da pandemia e que está se recuperando é a de abertura de franquias em cidades do interior, fora dos grandes polos. A ABF aponta que sete das onze cidades que mais cresceram em relação às franquias foram cidades do interior.

Dessa forma, a pandemia fomentou ainda algumas mudanças, que seguem em alta. Como a digitalização das franquias, incluindo o delivery também. 

Então, mesmo com a retomada da economia, negócios que oferecem delivery tendem a continuar crescendo.

Outra tendência consolidada, que ajudou tanto os empreendedores, quanto os consumidores, foi a simplificação de formas de pagamento, com a criação do PIX. Afinal, embora tenha ocorrido uma melhora na situação mundial na pandemia, os cuidados sanitários são uma prática que tende a continuar. 

Sendo assim, mesmo com a diminuição das restrições e retomada gradual da rotina, manter as entregas e boas práticas e medidas sanitárias são uma boa opção para manter a confiança dos consumidores.

Características das franquias 

Antes de continuar lendo, vale a pena analisar as características do modelo de franquias, como contar com um plano de negócio pronto, suporte da rede e marca consolidada no mercado.

Pessoas em reunião de negócio enquanto homem apresenta informações em um projetor. Mapa feito de moedas um fundo branco e uma mão com lupa apontando para parte do mapa. Ilustração do texto sobre mercado de franquias no Brasil e no mundo.
As franquias se destacam pelos treinamentos e suporte.

Embora existam diversas franquias no mercado, geralmente elas compartilham características em comum. Isso porque, franquias podem ser definidas como um negócio onde o franqueador oferece a concessão de uso da sua marca para o franqueado.

Por sua vez, ele irá explorar comercialmente a marca com o auxílio do know-how da franqueadora. Por isso, as franquias contam com um modelo de negócio padronizado

Ou seja, todos os seus processos, treinamentos, identidade visual e materiais seguem o mesmo padrão. Logo, há outra característica comum das franquias: a estruturação do espaço, no caso de negócios presenciais.

Por esse motivo, há também a característica de pagamento de royalties pelo franqueado. Esse valor serve para que o investidor possa usufruir dos direitos da marca e know-how acumulados pela rede.

Esses pagamentos também servem para um aspecto muito importante da franquia, que é o suporte aos seus franqueados. Ou seja, a franqueadora, além da transferência de know-how e treinamentos, costuma oferecer suporte constante aos franqueados. 

Como em assuntos financeiros, gerenciais e burocráticos. Assim, o franqueado pode contar com orientação na administração do seu negócio, planejamento de marketing e divulgação.

Para conhecer redes de franquias, tirar dúvidas e investir, uma dica é visitar uma feira de franquias, que pode acontecer de forma on-line ou presencial.

Mudanças no mercado do franchising

Como já citado, a pandemia trouxe diversas tendências que acabaram se consolidando no mercado em geral, como: modelos de negócio à distância e o investimento em marketing digital.

O modelo de negócio Home Office, por exemplo, mesmo com a diminuição das medidas de restrição, ainda é uma tendência. Inclusive porque, esse modelo acaba reduzindo diversos gastos, como com a gasolina e no tempo de deslocamento.

Uma grande mudança, que também já se tornou indispensável, é a presença nas mídias digitais. Atualmente, todo negócio precisa ter informações on-line e presença digital. Afinal, as pessoas procuram um empreendimento direto pela internet. 

Homem pegando caixa de pizza e passando cartão em máquina na mão de entregador. Mapa feito de moedas um fundo branco e uma mão com lupa apontando para parte do mapa. Ilustração do texto sobre mercado de franquias no Brasil e no mundo.
O delivery é uma das tendências que deve continuar após a pandemia.

Muitas empresas ainda começaram a ter, além do espaço físico, a opção de venda on-line e serviços de delivery. Essa prática potencializa os lucros e também permite abranger um maior número de possíveis clientes. 

Dessa forma, o empreendimento pode vender on-line ou até mesmo oferecer serviços e outros negócios por delivery. Além da praticidade, esse fator impulsiona o surgimento de negócios com baixo custo.

Advertisement

Mas lembre-se de manter as boas ações em higienização e cuidados sanitários para oferecer maior segurança aos clientes em unidades físicas e serviços prestados. Isso porque, mesmo que as medidas restritivas estejam suspensas, a preocupação com a saúde continua.

Por fim, é importante lembrar do cuidado com os dados dos clientes. Como citado, é um assunto que recebe cada vez mais atenção dos consumidores. Nesse sentido, investir em segurança digital é também um ponto positivo, que gera mais confiança para a marca. 

Quais as maiores franquias do Brasil?

O Brasil é um dos maiores mercados de franquias. Por isso, há grandes marcas para investir nesse setor, como algumas do ramo de alimentação, cosméticos, entre outros. Confira a seguir e saiba mais sobre as que mais cresceram.

Em primeiro lugar das maiores franquias do Brasil está a franquia O Boticário, empresa brasileira de cosméticos e perfumes. A marca tem 3,6 mil unidades e registrou um crescimento de 0,9% em 2021.

Já em segundo lugar está a Cacau Show, a marca de chocolates brasileira que tem 2.827 unidades e teve crescimento de 19,2% em 2021.

Já no terceiro lugar está a rede de fast food McDonald’s, com 2.585 unidades e crescimento de 0,7% em 2021. Em seguida, aparece na lista a empresa de semijoias Gazin, que finalizou o ano com 2.083 unidades.

Por fim, está a marca de colchões Ortobom, com 2.078 unidades e não forneceu dados de 2020 para comparação. Mas há muitas outras grandes franquias no Brasil e não faltam opções para os diversos perfis empreendedores.

Quais as maiores franquias do mundo?

O mercado de franquias no mundo também é robusto. Existem diversas franquias que se expandiram bem, em setores como de redes de conveniência, negócios de educação e fast-food.

Em primeiro lugar está a gigante internacional 7-Eleven, uma rede de lojas de conveniências fundada nos Estados Unidos em 1927. Atualmente, a empresa apresenta mais de 62 mil lojas físicas espalhadas em 17 países.

Mulher segurando embalagem de batata frita do McDonalds e comendo.
Muitas franquias mundiais atuam também no Brasil.

Em segundo lugar está a rede norte-americana de fast-food Subway. Fundada em 1965 e com mais de 44 mil lojas, ela é a maior rede de restaurantes do mundo, presente em 112 países.

Em terceiro está a maior cadeia mundial de restaurantes fast-food de hambúrguer, o McDonald’s. Atualmente, a rede conta com mais de 37 mil unidades e atende cerca de 68 milhões de clientes ao dia. Ela está presente em 119 países.

Em seguida está a maior rede de cafeteria do mundo, a multinacional estadunidense Starbucks. A marca conta com mais de 29 mil unidades físicas.

Por fim, na lista de maiores franquias do mundo aparece a rede Kumon, com mais de 25 mil unidades em 50 países. A marca é especializada em aulas de reforço individuais.

Agora que você já sabe tudo sobre o mercado de franquia no Brasil e mundo, conheça algumas opções para investir no texto: Franquias baratas e rentáveis.

Advertisement

Acompanhe o Mercado

As Mais Lidas