O mercado de franquias no Brasil e no mundo tem passado por mudanças. Então, acompanhe este texto para conferir dados, tendências, características e conheça grandes franquias a nível nacional e global.
Durante a pandemia em 2021, o faturamento do mercado de franquia no Brasil foi 10,7% maior quando comparado a 2020. Assim, é possível perceber que esse modelo de negócio se mostrou resistente à crise econômica.
Por isso, saber mais sobre o setor de franquias pode lhe ajudar a encontrar uma oportunidade de negócio em uma área com boas chances de lucro.
Acesse uma parte específica do artigo
Números do mercado de franquias no Brasil e no Mundo
O mercado de franquias no Brasil e no mundo se mostrou resistente durante a crise e apresentou recuperação no último ano. Portanto, a perspectiva para o cenário pós-pandemia tende a ser positiva.
Para se ter uma ideia, o mercado de franquias no Brasil apresentou estabilidade durante a crise e está em franca recuperação de suas atividades. Além disso, se tornou uma ótima opção por conta da perda de oportunidades na Economia.
Durante o ano de 2021, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF),o mercado de franquias conseguiu se aproximar do faturamento de 2019.
Ou seja, depois da queda de 2020, em 2021 o mercado começou uma recuperação de forma consolidada pelo crescimento. Assim, os números já estão alinhados com os resultados antes pandemia e com a tendência de crescimento.
Alguns fatores influenciaram nessa recuperação, como os ganhos de eficiência das redes de franquias pela digitalização e os novos modelos Home Office, Home Based e virtuais.
Já falando das projeções para 2022, o mercado de franquias brasileiro deve mostrar um aumento de 9% no faturamento, 5% em redes e 7% em unidades franqueadas. Desse modo, devem ser gerados em torno de mais 5% em empregos.
Em relação aos números mundiais, um em cada sete negócios é uma franquia. Logo, ao redor do mundo devem existir cerca de dois milhões de empresas que se expandiram por meio do franchising.
É um grupo de negócios que gera cerca de 19 milhões de empregos. Além disso, de acordo com o Departamento de Comércio dos Estados Unidos, o mercado de franquias movimenta todos os anos cerca de 2,3 trilhões de dólares na economia global. São apenas exemplos da validade do franchising pelo mundo.
Tendências do mercado de franquias
O mercado de franquias no Brasil e no mundo tem tendência de crescimento, graças ao uso da tecnologia, de novas formas de pagamento e da segurança de dados e informação.
Como citado anteriormente, o mercado de franquia se encontra em recuperação, apontando uma grande tendência para o crescimento em 2022. Nesse sentido, novos franqueados devem aproveitar uma boa fase deste mercado.
Outra tendência observada antes da pandemia e que está se recuperando é a de abertura de franquias em cidades do interior, fora dos grandes polos. A ABF aponta que sete das onze cidades que mais cresceram em relação às franquias foram cidades do interior.
Dessa forma, a pandemia fomentou ainda algumas mudanças, que seguem em alta. Como a digitalização das franquias, incluindo o delivery também.
Então, mesmo com a retomada da economia, negócios que oferecem delivery tendem a continuar crescendo.
Outra tendência consolidada, que ajudou tanto os empreendedores, quanto os consumidores, foi a simplificação de formas de pagamento, com a criação do PIX. Afinal, embora tenha ocorrido uma melhora na situação mundial na pandemia, os cuidados sanitários são uma prática que tende a continuar.
Sendo assim, mesmo com a diminuição das restrições e retomada gradual da rotina, manter as entregas e boas práticas e medidas sanitárias são uma boa opção para manter a confiança dos consumidores.
Características das franquias
Antes de continuar lendo, vale a pena analisar as características do modelo de franquias, como contar com um plano de negócio pronto, suporte da rede e marca consolidada no mercado.
Embora existam diversas franquias no mercado, geralmente elas compartilham características em comum. Isso porque, franquias podem ser definidas como um negócio onde o franqueador oferece a concessão de uso da sua marca para o franqueado.
Por sua vez, ele irá explorar comercialmente a marca com o auxílio do know-how da franqueadora. Por isso, as franquias contam com um modelo de negócio padronizado.
Ou seja, todos os seus processos, treinamentos, identidade visual e materiais seguem o mesmo padrão. Logo, há outra característica comum das franquias: a estruturação do espaço, no caso de negócios presenciais.
Por esse motivo, há também a característica de pagamento de royalties pelo franqueado. Esse valor serve para que o investidor possa usufruir dos direitos da marca e know-how acumulados pela rede.
Esses pagamentos também servem para um aspecto muito importante da franquia, que é o suporte aos seus franqueados. Ou seja, a franqueadora, além da transferência de know-how e treinamentos, costuma oferecer suporte constante aos franqueados.
Como em assuntos financeiros, gerenciais e burocráticos. Assim, o franqueado pode contar com orientação na administração do seu negócio, planejamento de marketing e divulgação.
Para conhecer redes de franquias, tirar dúvidas e investir, uma dica é visitar uma feira de franquias, que pode acontecer de forma on-line ou presencial.
Mudanças no mercado do franchising
Como já citado, a pandemia trouxe diversas tendências que acabaram se consolidando no mercado em geral, como: modelos de negócio à distância e o investimento em marketing digital.
O modelo de negócio Home Office, por exemplo, mesmo com a diminuição das medidas de restrição, ainda é uma tendência. Inclusive porque, esse modelo acaba reduzindo diversos gastos, como com a gasolina e no tempo de deslocamento.
Uma grande mudança, que também já se tornou indispensável, é a presença nas mídias digitais. Atualmente, todo negócio precisa ter informações on-line e presença digital. Afinal, as pessoas procuram um empreendimento direto pela internet.
Muitas empresas ainda começaram a ter, além do espaço físico, a opção de venda on-line e serviços de delivery. Essa prática potencializa os lucros e também permite abranger um maior número de possíveis clientes.
Dessa forma, o empreendimento pode vender on-line ou até mesmo oferecer serviços e outros negócios por delivery. Além da praticidade, esse fator impulsiona o surgimento de negócios com baixo custo.
Mas lembre-se de manter as boas ações em higienização e cuidados sanitários para oferecer maior segurança aos clientes em unidades físicas e serviços prestados. Isso porque, mesmo que as medidas restritivas estejam suspensas, a preocupação com a saúde continua.
Por fim, é importante lembrar do cuidado com os dados dos clientes. Como citado, é um assunto que recebe cada vez mais atenção dos consumidores. Nesse sentido, investir em segurança digital é também um ponto positivo, que gera mais confiança para a marca.
Quais as maiores franquias do Brasil?
O Brasil é um dos maiores mercados de franquias. Por isso, há grandes marcas para investir nesse setor, como algumas do ramo de alimentação, cosméticos, entre outros. Confira a seguir e saiba mais sobre as que mais cresceram.
Em primeiro lugar das maiores franquias do Brasil está a franquia O Boticário, empresa brasileira de cosméticos e perfumes. A marca tem 3,6 mil unidades e registrou um crescimento de 0,9% em 2021.
Já em segundo lugar está a Cacau Show, a marca de chocolates brasileira que tem 2.827 unidades e teve crescimento de 19,2% em 2021.
Já no terceiro lugar está a rede de fast food McDonald’s, com 2.585 unidades e crescimento de 0,7% em 2021. Em seguida, aparece na lista a empresa de semijoias Gazin, que finalizou o ano com 2.083 unidades.
Por fim, está a marca de colchões Ortobom, com 2.078 unidades e não forneceu dados de 2020 para comparação. Mas há muitas outras grandes franquias no Brasil e não faltam opções para os diversos perfis empreendedores.
Quais as maiores franquias do mundo?
O mercado de franquias no mundo também é robusto. Existem diversas franquias que se expandiram bem, em setores como de redes de conveniência, negócios de educação e fast-food.
Em primeiro lugar está a gigante internacional 7-Eleven, uma rede de lojas de conveniências fundada nos Estados Unidos em 1927. Atualmente, a empresa apresenta mais de 62 mil lojas físicas espalhadas em 17 países.
Em segundo lugar está a rede norte-americana de fast-food Subway. Fundada em 1965 e com mais de 44 mil lojas, ela é a maior rede de restaurantes do mundo, presente em 112 países.
Em terceiro está a maior cadeia mundial de restaurantes fast-food de hambúrguer, o McDonald’s. Atualmente, a rede conta com mais de 37 mil unidades e atende cerca de 68 milhões de clientes ao dia. Ela está presente em 119 países.
Em seguida está a maior rede de cafeteria do mundo, a multinacional estadunidense Starbucks. A marca conta com mais de 29 mil unidades físicas.
Por fim, na lista de maiores franquias do mundo aparece a rede Kumon, com mais de 25 mil unidades em 50 países. A marca é especializada em aulas de reforço individuais.
Agora que você já sabe tudo sobre o mercado de franquia no Brasil e mundo, conheça algumas opções para investir no texto: Franquias baratas e rentáveis.