O maior Portal de Franquias do Brasil!
Home » Todos Conteúdos » Turismo e Hotelaria » “Elas” estão invadindo o mercado de franquias: entenda importância do empreendedorismo feminino

“Elas” estão invadindo o mercado de franquias: entenda importância do empreendedorismo feminino

Sumário

A Encontre Sua Viagem tem registrado um número crescente de empreendedoras investindo no negócio. A empresa é apenas um exemplo neste mercado de franquias feminino e que mostra o avanço da participação das mulheres no empreendedorismo.

Que o mercado de franquias é um ótimo negócio, isso todo mundo sabe. Tanto que, nos últimos anos, o número de franquias só tem crescido, inclusive entre as empreendedoras. Hoje, 48% dos franqueados no mercado são mulheres, segundo a Associação Brasileira do Franchising (ABF).

Mas para investir em uma franquia, a empreendedora, ou empreendedor, só precisa buscar uma atividade que lhe atraia. Continue a leitura e saiba mais!

Obstáculos para o empreendedorismo feminino no mercado de franquias

Hoje, são tantas as opções no franchising, que trabalhar com o que se gosta é simples. Logo, também é importante, pois este é um pré-requisito para o sucesso. Afinal de contas, gostar do que se faz é fundamental para investir seu tempo e dinheiro.

Então, ao optar por uma franquia, o novo franqueado recebe todo o plano de negócio da empresa. Com um modelo já testado em outras unidades, a companhia tem potencial de sucesso maior e mais rápido do que de um negócio iniciado do zero.

Mas para as mulheres, o caminho pode ser um pouco mais árduo no mercado de trabalho. Algo que acontece ainda pelo preconceito, barreiras sociais e econômicas.

Por exemplo, um estudo norte-americano mostrou que menos de 10% das empresas lideradas por mulheres recebem investimento externo. Por isso, apenas 2% das companhias lideradas por elas têm faturamento de mais de 1 milhão de dólares ao ano.

Ao mesmo tempo, de acordo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 38% dos cargos de liderança são de mulheres em grandes empresas. Sem contar que, no mundo, mais de 60 milhões de mulheres são privadas de estudar.

Vale ainda destacar que muito deste público feminino tem dupla jornada, sendo que 40% dos lares são chefiados por elas. Logo, também dedicam cerca de 18,1 horas por semana em afazeres domésticos, enquanto os homens se dedicam por apenas 10,5 horas por semana.

O resultado é que, muitas vezes, a jornada do empreendedorismo feminino apresenta um número maior de obstáculos (se comparado ao empreendedorismo masculino). Mesmo assim, no Brasil, segundo o IBGE, são cerca de 9,3 milhões de mulheres à frente de negócios.

Ainda assim, elas têm ótimos resultados. Para se ter uma ideia da força das mulheres empreendedoras, franquias lideradas por mulheres faturam 34% mais, comparadas aos homens.

O que é uma franquia?

Uma franquia nada mais é do que uma “cópia” de um negócio que já existe. Ou seja, uma nova unidade de uma empresa que atua no mercado. O McDonald’s é um dos exemplos mais bem-sucedidos de franquias no mundo.

Como citado, o franqueado de uma marca recebe todo o plano de negócio da empresa. Isso facilita muito o seu sucesso, pois o plano de negócio já terá sido testado em outras unidades. Principalmente, terá sido corrigido e modificado para alcançar os melhores resultados.

O plano de negócio de uma companhia é o documento que lista tudo sobre ela. Desde o seu modo de fazer a como lidar com o consumidor para que o franqueado entenda como funciona a operação.

Mas ao mesmo tempo, uma franquia garante treinamento ao novo empresário. Desse modo, pode aprender todos os processos estabelecidos, colocando-os em prática da melhor forma.

Além disso, os consumidores confiam mais em franquias. Não exatamente pelo modelo de negócio, mas porque a marca já é conhecida no mercado. Logo, quando o usuário sabe o que esperar da empresa, se sente mais atraído a comprar seus produtos ou contratar seus serviços.

Como ter sucesso no mercado de franquias feminino?

Uma das dicas para a empreendedora ter sucesso é saber fazer um bom network. Para qualquer mercado no qual vai atuar, conhecer pessoas que possam ser parceiros em potencial é fundamental.

Além disso, pesquise o máximo possível sobre o segmento no qual vai atuar. Entenda como funciona, como é o perfil do seu público-alvo e o que o atrai. Isso irá direcionar melhor suas ações de marketing e estrutura do negócio.

Isso também irá ajudar na sua comunicação com este público e sua presença no setor. Do mesmo modo, é importante investir em uma área com a qual tenha afinidade, que se encaixe ao seu perfil. Empreender é uma tarefa árdua, e trabalhar com o que gosta ameniza e facilita todo o processo e o dia a dia.

Você deve estar atenta também às mudanças no mercado, avaliar o que pode ser atrativo em um curto espaço de tempo. As alterações de hábitos e necessidades acontecem sempre, e o seu negócio precisa saber aproveitar isso.

Enfim, planeje-se ao máximo, seja em questão da rotina como também no capital para investir. Dessa forma, estará mais preparada para assumir os riscos e tomar as decisões necessárias e com confiança.

Esse é, inclusive, um dos pontos abordados no curso Guia Para Iniciantes. São aulas que você pode acessar clicando aqui, assistir online e entender em detalhes como investir em uma franquia. Sem prejuízo e sem o risco de escolher uma marca ruim.

A seguir, você poderá conhecer uma boa oportunidade no mercado de franquia para empreendedoras. Confira!

Mulheres franqueadas da Encontre Sua Viagem

A Encontre Sua Viagem é uma rede de franquias especializada em turismo e registra, no dia a dia, a relação das mulheres e o franchising. De acordo com o diretor executivo da rede, Henrique Mol, do total de 500 unidades franqueadas, 40% é representada pelo sexo feminino.

“O número de mulheres vem crescendo em nossa rede de franquias e mercado como um todo. Principalmente em modelos que oferecem o formato Home Office, dando às mães a oportunidade de conciliarem suas atividades”, relatou o diretor.

Segundo Mol, os resultados dessas empreendedoras são ainda mais interessantes. “Apesar de estarem em menor número, são as mulheres que têm os melhores resultados financeiros da marca”, ressalta o empresário.

História de uma franqueada ESV

Amanda Moreira da Costa Pereira, moradora do Rio de Janeiro (RJ), é uma das que contribui para esse número. Formada em Engenharia Civil, resolveu investir em duas unidades da Encontre Sua Viagem. Ambas fazem parte da modalidade Home Office.

Entre oportunidades e necessidades, Amanda entrou nesse mercado de franquias feminino por causa de uma paixão: viagens! Ela conta que sempre gostou muito de conhecer o mundo, ver cidades e culturas diferentes.

“Essa vontade de explorar o mundo já fez com que eu tenha visitado 20 países e mais de 100 cidades durante fins de semana, feriados e férias”, diz.

Segundo a empreendedora, sempre foi referência em oportunidades de passagens, pacotes e organização de viagens entre familiares e amigos.

“Por isso, resolvi buscar uma franquia de turismo que me trouxesse suporte e know-how para oferecer, de forma profissional, as melhores chances de viagens que encontro. Foi assim que achei a Encontre Sua Viagem e me tornei uma franqueada”, afirma.

Sobre a Encontre Sua Viagem

Sob o comando do empresário Henrique Mol, a Encontre Sua Viagem nasceu no final de 2011, em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Com dois modelos de negócio, Loja Física e Home Office, a franquia oferece ao cliente passagens aéreas, pacotes de viagens e locação de veículos. Já para se tornar uma pessoa franqueada, é preciso investir valores a partir de R$ 13 mil.

A franquia é especializada em turismo e tem parceria com cerca de 400 mil opções de hotéis, empresas de passagens aéreas e terrestres etc. A Encontre Sua Viagem tem atuação no Brasil e exterior, por meio de seus mais de 500 franqueados.

Inclusive, a marca é uma forma de investir no mercado de franquias feminino. Sendo assim, trata-se de um tipo de negócio interessante para empreender mesmo em momentos de crises. Agora que está por dentro do assunto, que tal abrir o seu negócio e começar a lucrar?

Acompanhe o mercado
A mais lidas hoje