Destaques ★EmpreendedorismoSegmento: Casa e ConstruçãoSegmento: Limpeza e ConservaçãoSegmento: Saúde, Beleza e Bem-estar

Mercado de franquias em 2022: 11 tendências para você investir e ganhar dinheiro

Duas mulheres sentadas em frente um computador conversando. Imagem ilustrativa do texto mercado de franquias em 2022.

O mercado de franquias em 2022 é uma boa opção para começar o próprio negócio. São vários nichos, e alguns deles estão em um momento especial e são tendências. Assim, a seguir falaremos um pouco sobre eles para você.

Este mercado teve bom desempenho em 2021, com faturamento de mais de R$ 185 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Este valor é 10,7% maior do que o ano anterior, o que mostra um momento de ascensão.

Mas para investir em uma franquia, o empreendedor deve analisar bem os nichos e avaliar quais são as tendências do mercado para aquele momento. Quer conhecer alguns destes mercados? Então, fique com a gente até o final do conteúdo!

Advertisement

Boas opções no mercado de franquias em 2022

O empreendedor que vai investir no mercado de franquias em 2022 deve atentar-se a estes nichos atrativos. Porém, não deve prestar atenção apenas nisso.

Por exemplo, ele também precisa buscar um modelo de negócio que se encaixe ao seu perfil, onde possa trabalhar com algo que goste.

Além disso, é necessário entender que tipo de negócio tem maiores chances de sucesso na sua região. Em seguida, analisar quais são as lacunas do seu mercado local e investir em uma franquia que ofereça algo que falta, seja um produto ou serviço.

Logo, veja agora algumas destas tendências de franquias para 2022, voltados para diferentes perfis e bolsos de empreendedores.

1. Franquias home office

Uma forma de investir em redes de franquias sem gastar muito e ter uma flexibilidade de horário de trabalho é com o modelo home office.

Neste formato, o franqueado trabalha o tempo todo de casa, com um computador conectado à internet e um telefone. Ele pode realizar vendas on-line ou oferecer serviços que são feitos de modo remoto.

Mulher sentada em frente a um computador. Imagem ilustrativa do texto mercado de franquias em 2022.
As franquias home office exigem baixo investimento e permitem um horário flexível.

Da mesma maneira, estas franquias possuem um investimento inicial mais baixo, muitas a partir de R$ 3 mil. Portanto, o empreendedor gasta menos para montar o negócio.

E ainda, por não ter necessidade de ponto comercial, elimina custos como aluguel e contas de água e luz, e também funcionários.

As franquias home office permitem também que o franqueado tenha um emprego formal em horário comercial e faça uma renda extra no mercado de franquias.

Com a ampliação do acesso à internet, é cada vez mais atrativo este mercado, onde o empreendedor pode ter uma empresa em casa e ganhar dinheiro por meio do mundo virtual.

Ao mesmo tempo, são variados tipos de produtos ou serviços que o empreendedor pode investir. Assim, tem a opção de analisar aquele que melhor se encaixa ao seu perfil.

2. Serviços delivery

O mercado de delivery faz cada vez mais parte do dia a dia das pessoas. Os consumidores buscam comodidade e as entregas em casa são a bola da vez.

Neste mercado de franquias em 2022, o empreendedor pode investir não apenas em uma franquia de entrega de comida. Isso porque, o nicho é amplo demais, com oportunidades diversas.

Por exemplo, o empreendedor pode atuar com a venda de produtos de limpeza, ou de beleza, ou ainda com outros itens. Cabe ao empreendedor avaliar quais tipos de produtos possuem um público mais atrativo na sua região.

Do mesmo modo, existem opções para trabalhar com serviços delivery onde o franqueado leva até os clientes os serviços. Nesse sentido, com essas franquias home based pode atuar com limpeza de carro, um atendimento estético, entre outros.

Assim, o empreendedor deve pesquisar bem até para avaliar o investimento necessário, tendo em vista que alguns negócios exigem um estoque maior, outros nem tanto.

3. Atendimentos de limpeza

Homem limpando uma mesa de centro. Imagem ilustrativa do texto mercado de franquias em 2022.
Os serviços de limpeza fazem parte do dia a dia de muitas pessoas.

Um tipo de serviço cada vez mais procurado pelas pessoas é o de limpeza, seja ela residencial ou comercial. É comum a terceirização deste serviço para diminuir os custos.

Nesse sentido, o empreendedor pode abrir uma empresa para atuar na intermediação destes serviços, contratando pessoas para atender empresas ou residências. Do mesmo modo, ele mesmo pode ir até os clientes realizar esse serviço.

O empreendedor pode oferecer a limpeza da casa, de itens específicos, como sofás e colchões e, ainda, limpeza automotiva.

Este mercado de franquias em 2022 deve continuar em crescimento, pois as pessoas estão sem tempo para elas mesmo realizarem estes serviços. Por isso, buscam contratar profissionais esporadicamente.

4. Turismo e hotelaria

Com certeza um mercado de franquias em 2022 que vai bombar é o de turismo e hotelaria. A volta à circulação normal das pessoas após a fase mais aguda da pandemia impulsionou o setor.

É uma oportunidade para investir neste e no próximo ano, já que muitas pessoas querem voltar a viajar.

Para o franqueado é uma opção que exige baixo investimento, já que muitas franquias do segmento trabalham em modelo home office.

Do mesmo modo, o empreendedor pode investir em uma loja para atuar no segmento, e assim atrair mais clientes na sua região.

Ainda, o franqueado pode atuar em segmentos específicos do turismo, como o voltado para esportes radicais, religião, para idosos ou adolescentes. Assim, pode direcionar seu trabalho de marketing de forma mais eficiente.

5. Casa e Construção

Para aquele empreendedor que gosta de fazer alguns consertos em casa, o mercado de Casa e Construção é bem atrativo para investir em um negócio próprio.

Dentro deste mercado existem diversas opções para trabalhar. Pode ser na venda de materiais, aluguel de máquinas e equipamentos, serviços variados, entre outros.

Dois homens dentro de uma obra usando capacetes e olhando um papel. Imagem ilustrativa do texto mercado de franquias em 2022.
Empreender com construção é investir em um mercado que nunca para.

Nesse sentido, o empreendedor que se encaixa neste segmento não terá dificuldade em achar algo que lhe agrade e também permite ganhar dinheiro.

Para este mercado de franquias em 2022, são opções com investimentos variados, alguns mais simples e outros voltados para grandes lojas. Mas o mais importante é estipular o capital necessário para abrir um negócio.

6. Moda e acessórios

Seja para vender roupas masculinas, femininas, sapatos, tênis, roupas de crianças, acessórios para combinar com as roupas e muitas outras opções. Este mercado de Moda e acessórios é bem atrativo pela variedade.

O empreendedor pode escolher com que tipo de negócio quer trabalhar, aquele que mais se encaixa ao seu perfil e sua região.

Dessa forma, pode abrir uma loja virtual de roupas, uma franquia voltada para vestuário de festas, ou para o dia a dia.

Do mesmo modo, atuar com uma franquia em uma loja de shopping é bastante atrativo para este mercado, por ser um local de grande movimentação de pessoas, além da segurança para os clientes.

Portanto, o empreendedor deve buscar negócios que se encaixem também ao seu bolso. Alguns formatos exigem um investimento maior, seja na estrutura da loja como no estoque.

Mas existem também pequenos negócios, com uma estrutura mais enxuta, que assim abre espaço para empreendedores com menos capital e muita paixão por este mercado.

7. Pagamentos e serviços financeiros

Um mercado de franquias para 2022 é o de pagamento e serviços financeiros. São muitos nichos dentro deste setor para empreender.

É um mercado com muitos clientes potenciais, sejam eles empresas, pequenas ou grandes, mas também pessoas físicas. Estas buscam empréstimos, financiamentos, entre outros serviços.

Nesse sentido, para o empreendedor é um bom negócio, pois pode ter uma franquia com menos estrutura, ou até trabalhar o tempo todo de casa.

Imagem de cartões de crédito e diversas notas de dinheiro.
O mercado de empréstimos e outros serviços financeiros é muito amplo.

Do mesmo modo, são negócios lucrativos, onde o franqueado tem alta rentabilidade, que pode ser ainda maior se ele se especializar em alguns determinados nichos.

Enfim, é possível também atuar em uma franquia que oferece máquinas de cartões, por exemplo, um tipo de serviço cada vez mais procurado por pequenos empreendedores.

8. Serviços de entrega

O mercado de franquias também reserva aos empreendedores boas oportunidades para atuar com serviços de entrega. O aumento das compras on-line em todo o país fez crescer este setor.

O empreendedor encontra franquias que atuem com o serviço propriamente dito de entrega, onde o franqueado é o responsável pelas entregas aos clientes.

Por outro lado, conta com negócios onde o franqueado é responsável pela parte administrativa da sua unidade, fazendo a gestão do negócio, sendo que as entregas são feitas pelos parceiros da franquia.

Dessa forma, encontram-se negócios variados, com investimentos que cabem no bolso do empreendedor interessado em atuar neste mercado de franquias em 2022.

9. Mercado pet

Com certeza você conhece várias pessoas que possuem algum animal de estimação. Seja um cachorro, gato, pássaros, esquilos, porco-da-índia, entre outros, os pets estão em todas as famílias.

Isso mostra o potencial deste mercado de franquias em 2022, onde o franqueado poderá atuar com serviços veterinários, cuidados como banho e tosa, venda de alimentação ou de acessórios.

Porém, o empreendedor deve analisar bem sua região, para saber se possui um público para seu negócio, se há espaço deixado pelos concorrentes, evitando assim investir de uma opção pouco eficiente para ganhar dinheiro.

Do mesmo modo, pesquisar sobre as melhores franquias, aquelas que dão suporte aos franqueados de forma a tornar o negócio atrativo não apenas para os clientes, mas também para os empreendedores.

Cachorro deitado em uma coberta dormindo.
Investir no mercado pet é poder atuar com uma grande variedade de produtos e serviços.

10. Cuidados para beleza

Um segmento bastante atrativo com muitas oportunidades para investir é o mercado de beleza. Nele o empreendedor encontra diversos tipos de negócios.

Este setor possui um amplo mercado em potencial, pois não apenas mulheres, mas também homens buscam estes cuidados. Pode ser na compra de produtos ou então serviços.

Nesse sentido, o empreendedor pode buscar neste mercado de franquias em 2022 um negócio voltado para depilação a laser, venda de produtos, perfumaria, cosméticos, design de sobrancelhas, entre diversos outros.

Do mesmo modo, encontra franquias mais completas, com alto investimento e grande visibilidade, bem como pequenos negócios, que podem até ser montados em casa ou em um espaço reduzido.

Assim, o franqueado pode optar por diversos nichos dentro deste mercado, avaliando bem sua região, buscando investir em uma franquia que vá preencher alguma lacuna de mercado.

11. Seguros

Considerado um dos segmentos mais importantes da economia brasileira, o mercado de seguros no Brasil registrou crescimento ao longo dos últimos anos.

Logo, o empreendedor consegue negócios de baixo custo neste setor, e com alta rentabilidade. Ainda, por ser um mercado com muitos clientes em potencial, é ainda mais atrativo.

Dessa forma, o franqueado pode investir em uma franquia de corretora de seguros e atuar em um nicho específico. Por exemplo, seguros de vida, seguros residenciais, ou de automóveis, ou voltados para empresas.

Por outro lado, pode atuar também com planos de saúde, que também estão dentro do leque de contratos nas corretoras.

Nesse sentido, é um dos mercados de franquias em 2022 com grande potencial de ganhos, o qual você precisa analisar e investir sem medo.

Então, aqui mostramos alguns mercados que serão as tendências do setor de franchising em 2022. Para finalizar, separamos um conteúdo com diversas franquias baratas em variados nichos para você conhecer. Acesse e descubra!

Como funciona a administração de franquias? Entenda o que você vai precisar fazer

Artigo anterior

Como montar um negócio online? 7 dicas que vão te ajudar

Próximo Artigo

Comentários

Comentários não permitidos.